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Game News

Started by Gynoug, Apr 29, 2008, 19:24:04

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King

QuoteBOMBA: União Européia decide que jogos digitais usados podem ser vendidos!
 
A indústria dos games, mais especificamente nos consoles, sempre tenta evitar um mercado ótimo para os jogadores, mas péssimo para os distribuidores: jogos usados.

DLCs gratuitos para jogos novos, passes onlines e outras ferramentas sempre fracassaram em desencorajar de verdade a venda de um jogo usado.

Enquanto isso, no mundo digital, o Steam começava um reinado (junto com outros portais como Gamersgate, Origin e GoG): jogos digitais que, sem a necessidade de uma mídia física, tinham acesso e promoções com preços ridículos de baratos. E com um plus: o jogo sempre estaria atrelado à conta do usuário. Os jogadores não reclamavam pela facilidade e forma barata de compra, e os serviços não torravam o saco.

Mas agora, uma decisão da Corte de Justiça da União Européia acabou com a festa, afirmando que o consumidor pode revender qualquer propriedade que possua, mesmo que seja um jogo distribuído de forma inteiramente digital (confira o documento original aqui).

Reproduziríamos as leis traduzidas aqui, mas para não cometermos caneladas (já que o uso dos termos é muito difícil de traduzir), vamos explicar de forma resumida.

Basicamente, tudo o que você compra de forma digital na União Européia é seu e ponto. Toda transação do tipo transfere todos os direitos sobre aquele produto para o consumidor. Assim sendo, o direito de comercializar este produto digital cabe a você. Se vendido para outra pessoa, tal direito passa adiante, e você perde todo e qualquer direito ao produto, estando proibido de ter o programa instalado em seu computador.

Isso certamente obrigará serviços que usam DRM (Steam, Gamersgate e Origin) a repensar toda sua forma de comércio, para permitir tal tipo de revenda. Serviços mais livres, como o GoG, terão mais facilidade para implementar esta mecânica.

Agora, fica a pergunta: como se calcula o valor de um jogo usado?
 
http://jovemnerd.ig.com.br/jovem-nerd-news/games/bomba-uniao-europeia-decide-que-jogos-digitais-usados-podem-ser-vendidos/

LOL
 
E eu tava lendo a lei, ela foi aplicada num julgamento contra a Oracle, e engloba qualquer tipo de software, não só jogos.
 
Isso tem potencial de mudar muita coisa (pra pior).

Gamersnake

Mudanças pra bem pior.
 
Preparem-se pra muito mais jogos vendidos como "serviço mensal" ao invés de produtos comprados; quando parar de pagar, você perde o direito de jogar.
 
E os jogadores, pra variar, vão baixar as calças e aceitar numa boa.

King

O pior é que isso aí afeta mais os desenvolvedores indies que as grandes empresas. A maior parte dos jogos digitais sem mídia física são de empresas pequenas (eventualmente subsidiadas por empresas grandes).

Gamersnake

Não sei se afeta tanto. Indies estão fazendo muito sucesso, e MUITAS vezes têm aquele fator "tô comprando pra ajudar esses caras, porque é um tipo de jogo que eu gosto e as grandonas não tão fazendo". Além disso, o dinheiro da venda pode ser reinvestido em um jogo novo (boas chances de ser um jogo da mesma produtora indie que o antigo).
 
Venda de jogos usados é algo que já acontece rotineiramente com a mídia física. As grandes produtoras ADOOOORAM fazer drama em cima, com aqueles cálculos fora da casinha pra dizer que "deixaram de ganhar 8 zufilhões de dólares porque o povo está comprando do balaio de usados e não da nossa mão!", mas é conversa pra boi dormir. Sem poder vender os usados, os jogadores teriam menos dinheiro e comprariam menos dos jogos dessas mesmas que tão fazendo o chororô.

Baha

Que monstro compraria usado um jogo que novo custa 5 dólares?

Billy Lee Black

Quote from:  link=topic=1067.msg#msg date=45Que monstro compraria usado um jogo que novo custa 5 dólares?

Pergunta isso pra quem pirateia esses jogos baratinhos :lol:

Baha

Ah, mas quem pirateava isso não vai passar a comprar "usados", vai apenas continuar pirateando. E se a valve for esperta vai criar um sistema interno no steam pra permitir essas vendas e faturar uns trocados em cima. (real money auction house anyone?)

King

Andei lendo comentários que a Valve já permite a troca de jogos dentro do steam... :lol:

Edit:

Ah, vi agora e são somente jogos que não tenham sido ativados.

E Baha, tem jogo indie de 0 ~ 5 dólares e tem jogo indie de 15 ~ 30 dólares, que são de empresas que tão começando a sair do "underground" ou conseguiram aval pra usar alguma franquia já existente no mercado. Nos mais baratos realmente acho que não deve afetar tanto, mas nos que tão numa faixa mais elevada, acho que devem ser afetados sim.

Billy Lee Black

Então, Baha, não to dizendo q vai ser esse povo q vai comprar. Mas se tem gente q pirateia até jogo baratinho, não vejo porque não vai ter quem queira vender e comprar jogo usado mais barato, mesmo q seja um valor pequeno.

King


http://www.youtube.com/watch?v=qr4TgU4SKLc#ws


http://www.youtube.com/watch?v=zM8Ga--dcAI#ws

Nada como ganhar dinheiro relançando jogo velho.
Capcom ao menos colocou algum extra no jogo. Square colocou save em nuvem e achievemnts. /palm

King


http://www.youtube.com/watch?v=ZsgTGpRocRM#ws

(versão com mais qualidade: http://seiya.wanmei.com/main.htm)

MMO produzido pela parceria entre a Sega e a Perfect World. Vai ser lançado na China em 2013, e com total certeza vem pro Brasil asap. :lol:

Nota: Foi produzido inteiramente com base no mangá, por isso o Mu é loiro (e o Seiya é ruivo!).

Flyer Guy

Reviveram ele, e na China? Se me lembro bem era pra ter saído 2 ou 3 anos atrás mas cancelaram em cima do lançamento...


Prowler


Flyer Guy

Ih, não é o incomum. Rage HD com update é 1.2gb. Infinity Blade é 900mb. Infinity Blade 2 é 1.1gb. Lost Souls é 1.5gb. Os jogos da Teltale usam +- 350mb por episódio (e o padrão é ter 5 episódios...), Bard's Tale tb é 1.7gb...