Main Menu

Game News

Started by Gynoug, Apr 29, 2008, 19:24:04

Previous topic - Next topic

0 Members and 12 Guests are viewing this topic.

Strife

Gosto do humor dos jogos da NIS, o que não suporto é a jogabilidade. Todos seus jogos são baseados em grind e criação de itens, coisas que detesto em RPGs (ou em jogos em geral). Sem falar que ter gráficos ultrapassados por ser empresa pequena é uma coisa, mas ter uma equipe tão preguiçosa que usa a mesma engine para tudo, sendo que essa engine ainda tem dificuldade em parecer melhor que jogos de PS1, é outra.

Flyer Guy

Ah, sim. O Grind dela é phoda. Gicar indo pro Item World, etc. Mas ainda aquilo, em último ponto, tem umas 20-30 horas da historinha inicial que dá pra passar sem grind...
Mesmo os de PS3 sendo 'ligeiramente' mas bonitos, tb com certeza, é bem feio. Nesse ponto acho que sou eu mesmo que não ligo. Eu ainda compro jogo de NES :p
De usar a mesma engine, acho que só os Disgaea/La Puccele e Makai Kingdom compartilham engine, não? Pelo menos que me lembre os Phantom Brave, apesar de semelhanças na identidade visual, tem um engine bem diferente...

Gamersnake

Coloca uns [+1] em todos esses posts recentes do Strife, concordo muito com o que colocou. Os jRPGs tiveram seu ápice nos anos 90 e de lá pra cá só decaíram.

Não que faltem jogos bons hoje em dia, mas estão em outros gêneros. E aquilo que tornava os jRPGs únicos (boas histórias, bons personagens, sistemas de evolução e perícias, etc) foi assimilado por esses outros gêneros, então dá pra achar fácil outros jogos que agradem dependendo do que tu gostava.

Claro, ainda tem bons RPGs ocidentais saindo, também, principalmente pra PC.

Flyer Guy

Eu joguei relativamente muitos jrpgs nos últimos 25-27 anos. E não me lembro de nenhum que se destaque por uma história boa... não que tenha tb muitos wrpgs que se destaquem nesse quesito...

Billy Lee Black

JRPG deu uma decaída, mas tem muita coisa boa no mercado.

Nier, que o Strife falou, é realmente um show a parte. Não adianta ver vídeos. Só jogando pra sentir.

Mas os do Wii são realmente muito fodas. A tríade Xenoblade, The Last Story e Pandora's Tower é F-A-N-T-Á-S-T-I-C-A!
Isso que ainda nem terminei o Pandora. Quem sente saudades de jRPGs de qualidade precisa jogar esses 4 jogos.

Os outros que gostei eu nem recomendo, porque muita gente não gostou, como FFXIII e Star Ocean The Last Hope.

Strife

Não gosto de RPGs ocidentais e não tenho nem pretendo comprar um Wii, então minhas opções são bem limitadas. Uma pena pois fiquei muito curioso com Xenoblade.

Achei FFXIII horrível e SO4 tem sérios problemas tb.

Pra mim os melhores RPGs que joguei nesta geração foram Blue Dragon, NIER e Valkyria Chronicles, e todos foram jogos de começo da geração. E desses três, dois tiveram continuações para portáteis (bleh) e o outro a empresa que fez faliu :(

O jeito é se contentar com outros gêneros de jogos e esperar por migalhas mesmo.

Gamersnake

Não rola um emulador de Wii, Strife?

Quote from: Flyer Guy on Aug 09, 2012, 19:35:46
Eu joguei relativamente muitos jrpgs nos últimos 25-27 anos. E não me lembro de nenhum que se destaque por uma história boa... não que tenha tb muitos wrpgs que se destaquem nesse quesito...

Hahaha, pois é, já me bateu um arrependimento logo depois de postar, devia ter botado umas aspas. Histórias BOAS não são exatamente um ponto marcante dos jRPGs, mas existem algumas sim. Suikoden 2, Chrono Trigger, Vagrant Story, FF6, Lunar 2... e já que tão contando Disgaea como RPG, tem Front Mission 3 cujas 2 histórias são muito boas.

Flyer Guy

Ou mudar a ideia de não ter pretensão com o Wii :p
Sim, Wii tem uma tonelada de lixos. E o WiiMote é bem atrapalhado. Mas com um Classic Controller dá pra jogar de boa ele.
E eu sei de alguém que também não gosta de portáteis. Olha a foto da criança :p

Quote from: Gamersnake on Aug 09, 2012, 20:58:32
Não rola um emulador de Wii, Strife?

Quote from: Flyer Guy on Aug 09, 2012, 19:35:46

Hahaha, pois é, já me bateu um arrependimento logo depois de postar, devia ter botado umas aspas. Histórias BOAS não são exatamente um ponto marcante dos jRPGs, mas existem algumas sim. Suikoden 2, Chrono Trigger, Vagrant Story, FF6, Lunar 2... e já que tão contando Disgaea como RPG, tem Front Mission 3 cujas 2 histórias são muito boas.
Só não terminei 2 dessa lista. Mantenho minha frase :p

King

Conceito de enredo bom é algo pessoal.
E também concordo com tudo que o Strife disse.
Ainda não joguei Nier, preciso ir atrás então... É que o Zuco malhou tanto esse jogo que mesmo com o Billy falando bem eu fiquei com pé atrás. lol

E outro jRPG ruim que o Strife ainda não citou é White Knight Chronicles.

Strife, esse é outro gênero, mas essa série sempre teve forte influencia do estilo japonês, então me diga o que achou: Castlevania: Lords of Shadow

Baha

Flyer, poderia definir "história boa" e citar exemplo(s)?

Flyer Guy

Assim, em um tópico de forum? Isso é material pra se fazer uma tese :p

Acho mais simples definir elementos que fazem (ou podem fazer) um enredo ruim.
Ponto um é contrapor seres natural e absolutamente bons e ruins. Um vilão que seja absolutamente maligno é pouco crível. Claro, um bom contador de história consegue ocultar motivações. Mas é diferente de um que deixa claro que um vilão tem um motivo torpe (ou nenhum motivo...). Da mesma forma, um herói absolutamente virtuoso é um ponto bastante negativo. Só nisso uma boa parte dos jogos já são cortados...
Segundo ponto é falta de habilidade em lidar com elementos externos introduzidos na narrativa. As vezes os jogos introduzem de forma central elementos existentes. Por motivos óbvios, raramente se pode entrar profundamente em um elemento complexo. Nesse ponto entra a habilidade de adaptar do roteirista. Se ele for habilidoso, mesmo de forma simplificada o espírito original do conceito é mantido. Na maioria das vezes, porém, esses elementos são introduzidos de maneira simplista, alterada, não raro oposta ao original. É o tradicional: se você não vai tratar de elementos da psicologia com o mínimo de fidelidade de forma que eles tenham o mesmo sentido do trabalho original NÃO ADICIONE ELEMENTOS DE PSICOLOGIA. Se sua ideia de retratar alguma mitologia antiga é escolhendo alguns deuses para serem bons e outros para serem malignos VOCÊ NÃO DEVE ESCREVER SOBRE MITOLOGIA.
Existe uma profusão de personagens e relações dramáticas (se é que em uma mídia virtual seria esse o termo) das mais básicas. Rasteiras. Sempre o herói titubeante, a mocinha virginal, a autoridade incapaz, a juventude salvadora. São clichês diferentes, mas do mesmo valor dos clichês melodramáticos que se vê nas novelas ou nos melodramas hollywoodianos dos anos 50.
Falta de clareza, de objetividade. Existe muito enredo onde se confunde complexidade com complicação. Um tema complexo é melhor discutido de forma simples. Uma apresentação complicada muito raramente é uma boa representação de um tema simples.

Mais? Precisa de mais? Já escrevi até demais...
Ah, exemplos de histórias boas (lembrando, boas. Não perfeitas. Não desprovidas de defeitos). Em jogos tem muito poucas. De cabeça eu citaria Fallout 1 e 2, Ultima 5-7, Planescape: Torment e não muito mais que isso...
Ou pra provocar e citar algo com narrativa menos tradicional, The Path.

Edit: ó tb deixar claro: digo roteiro bom. Não roteiro que necessariamente eu goste ou não, ou que seja virtuoso ou não. Existem histórias ruins que eu gosto (kct, eu ainda leio quadrinhos. E 95% de todo quadrinho publicado no mundo é, em termo de qualidade do roteiro, lixo.). Por exemplo, eu gostei da história de Dragon Quest 5, mas isso não muda o fato de que é uma história ruim. Eu gosto dela apesar dela ser ruim.

Baha

Strife

Quote from: King on Aug 09, 2012, 21:16:56
Conceito de enredo bom é algo pessoal.
E também concordo com tudo que o Strife disse.
Ainda não joguei Nier, preciso ir atrás então... É que o Zuco malhou tanto esse jogo que mesmo com o Billy falando bem eu fiquei com pé atrás. lol

E outro jRPG ruim que o Strife ainda não citou é White Knight Chronicles.

Strife, esse é outro gênero, mas essa série sempre teve forte influencia do estilo japonês, então me diga o que achou: Castlevania: Lords of Shadow

Ainda não tive a oportunidade de jogar White Knight Chronicles, mas tenho vontade mesmo lendo mal a respeito, tamanha a seca no gênero haha. Estou aguardando uma oportunidade de conseguir ele bem baratinho.

E deveria pegar NIER mesmo, um dos poucos RPGs dos últimos anos com uma história madura e até surpreendente eu diria, as revelações do segundo final são fantásticas; NIER é o único jogo além de Shadow of the Colossus que me deixou com pena de matar inimigos após descobrir a "verdade". Sem falar que possui algumas das melhores e mais impressionantes boss fights que já enfrentei. De todas as pessoas que conheço que deram uma chance (realmente é um jogo único, em tudo, no enredo, na atmosfera bizarra, na mistura de estilos etc, veja o vídeo que postei para ter uma idéia vaga do jogo), apenas uma não curtiu, todo o resto amou o jogo e coloca como um dos melhores da geração.

Castlevania: Lords of Shadow achei excelente, mas confesso que eu desisti dele umas duas vezes no início e fui jogar outras coisas. Os primeiros capítulos são muito chatos e o jogo nada mais parece que um clone bem-feito de God of War. Mas evolui bastante depois e conta com uma atmosfera fenomenal. Não sou viúva de Castlevania, até pq taquei o foda-se quando a série ficou relegada a portáteis, ainda acho SoTN o melhor de todos, mas esse novo me agradou muito.

E Gamersnake, tenho uma preguiça imensa de caçar emuladores e jogos. Tava querendo emulador de Saturn mas logo vi que jogar em PC realmente não é pra mim, sem falar que estou apenas com um laptop novo que é bom mas nada de outro mundo, não é voltado para jogos e nem sei se rodaria decente um emulador de Wii. Não quero complicação haha, sou old-school, quero comprar um vg, comprar um jogo, colocar e jogar. Tanto que uma das razões que eu parei com pirataria é a dor de cabeça de ficar atualizando firmware pq a cada dois meses sai um jogo que não roda, aí dá problema aqui e ali, medo de ser banido das redes etc (apesar de não jogar online, PSN/LIVE é uma boa fonte para se pegar jogos independentes e diferentes).

Gamersnake

Mas aí tu tá querendo elevar muito o nível de comparação, Flyer. A maioria absoluta das histórias não só dos videogames, mas de qualquer mídia vai ser reprovada nesses quesitos.  :D

Eu diria que uma história que passe nesse crivo não é só boa, é EXCELENTE e digna de ser usada como molde pra qualquer tipo de ficção. Minha margem pra chamar um enredo de bom - especialmente tratando-se de games - é bem mais piedosa.

Aliás, caso não tenha checado ainda, recomendo dar uma olhada em Dear Esther - eu não joguei, mas pelos relatos que li pode ser algo que vai te interessar.

Flyer Guy

Talvez mal acostumado com elementos de outras mídias, talvez ficando mais exigente (e muito mais chato) conforme vou me afastando da adolescência, talvez (mal, será?) influenciado pelas amizades, mas que hoje em dia eu tenho uma visão de qualidade bem mais restrita do que tinha uns 10 anos atrás, sim tenho.
Mas tb o que disse, considerar a história não sendo boa não é impeditivo pra gostar de um jogo. Os ninjas, ogros, adolescentes chorões e peitos pulantes são elementos onipresentes na mídia? Que sejam. Não é por eles que eu jogo mesmo :p

Quote from: Strife on Aug 09, 2012, 23:14:40
E Gamersnake, tenho uma preguiça imensa de caçar emuladores e jogos. Tava querendo emulador de Saturn mas logo vi que jogar em PC realmente não é pra mim, sem falar que estou apenas com um laptop novo que é bom mas nada de outro mundo, não é voltado para jogos e nem sei se rodaria decente um emulador de Wii. Não quero complicação haha, sou old-school, quero comprar um vg, comprar um jogo, colocar e jogar.
Nisso sou 100% como você. A consequência disso é que se vc chegar em casa hoje, tem 10 consoles ligados na TV prontos pra serem ligados, mais 5 no armário a uma ligação de cabos de distância, e mais os portáteis.
Do que eu pergunto: se tem vontade de jogar algo de Saturn, já considerou comprar um?