Trânsito se aproxima do colapso em SP, RJ, Belo Horizonte e Porto Alegre

Started by SirPhillip, May 16, 2008, 17:17:57

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

night

QuoteCuritiba é sim organizada e bem planejada. Só que o sistema ja ta saturado. Falta o metro. Um sistema nao aguenta muito tempo, por melhor que seja.
Cansei de falar isso.. O sistema é exemplo mas está saturado. Ainda que nos ultimos anos a prefeitura tenha investido em centenas de novos onibus, não tem mais condições... Em horários de pico as filas para se pegar onibus para algumas linhas é desencorajadora. Terminais lotados, e as vezes é necessário esperar passar 3 onibus da mesma linha pra vc conseguir entrar em um, da mais espremida forma possível.

Quanto ao trânsito... bem. Não temos congestionamentos a nível São Paulo, mas vamos comparar em proporções... para uma cidade como Curitiba em algumas ruas está inviável andar. As 7 horas da manhã eu levo 50 minutos a 1 hora para rodar 6 km. Av. Presidente Kennedy, Brigadeiro Franco, Alferes Poli, Martin Afonso e Mariano Torres (e muitas outras que fazem ligação bairro > centro) são ruas impraticáveis de manhã cedo, meio dia e final da tarde. Em partes se deve ao fato das obras que o Sun falou, mas o que mata são algumas quadras pequenas, cheias de semaforo.. aquilo para demais o trânsito.

Voltando a proporção... se nesses horários se tem filas gigantes e espera para se pegar onibus, e se tem congestionamento... Isso que a maioria das linhas de ônibus andam em ruas próprias, chamadas canaletas...

Billy Lee Black

Olha o pai do Dark ae:


 :lol:



Cara, aqui no DF o trem já tá ficando caótico também. Claro, que não a nível de Sampa ainda, mas está camihando pra lá.

Eu mesmo levo cerca de 1 hora e 10 minutos de carro até o trabalho todo dia. Isso em mais ou menos 30km de estrada.

E nem posso falar da opção do transporte público, porque isso aqui não existe :lol:

SirPhillip

Quote from: 'King' post='20654' date='May 18 2008, 01:29 AM'Se eu ligar um microfone aqui pra vc ouvir o que meus vizinhos estão escutando, vc diria que eu to numa favela msm... -.-

Pq todo nordestino tem q ter um nível tão baixo? =( Depois falam que somos preconceituosos... >_>


Liga, liga! Agora quero saber  :lol:

Dark

Initium et finis

Danny Zuco

Sim King, em matéria de tamanho não tem como comparar Curitiba com São Paulo. Porém, proporcionalmente falando em matéria de carros x população, Curitiba é a cidade que mais tem carros por habitantes no Brasil, então por esses dados você percebe como o transito aqui é um cu...

Por isso achei graça de um paulista vir aqui e tratar nosso transito como o de uma cidade americana...



SirPhillip

Quote from: 'Danny Zuco' post='20668' date='May 18 2008, 01:50 PM'Sim King, em matéria de tamanho não tem como comparar Curitiba com São Paulo. Porém, proporcionalmente falando em matéria de carros x população, Curitiba é a cidade que mais tem carros por habitantes no Brasil, então por esses dados você percebe como o transito aqui é um cu...

Por isso achei graça de um paulista vir aqui e tratar nosso transito como o de uma cidade americana...

Claro que da pra comparar, Zuco.

Estado de Sao Paulo

Cidade/Area Urbanizada (Km2)

-SP/968,32

Estado do Parana

Cidade/Area Urbanizada (km2)

-Curitiba/319,46

3 vezes mais. É bastante, mas nao tanto que de pra dizer que "nao da pra comparar".


Agora que se considerar a mancha urbana (nao só a area do municipio, mas a conurbacao) aí a diferença aumenta e pode-se dizer que nao da pra comparar. Guarulhos e as cidades do ABC paulista sao maiores que muita capital por aí. Juntando tudo numa aglomeracao só, não dá pra comparar com Curitiba e nem mesmo com o Rio de Janeiro.

Nas manchas urbanas (areas metropolitanas) é isso ai:



Lembrando que esses dados tao cheios de erros, porque considerando só as manchas urbanas da metropoles e nao as faixas de transicao. Nao da pra confiar nisso aí, apenas dá uma certa ideia. (Fortaleza atrás de Vitória é piada, Fortal tem 3 mi de hab e Vitória tem 400k...)


__

Quanto a Curiba ser a cidade que mais tem carros por habitantes...todo mundo que eu conheço diz que a sua cidade é que tem mais carros por habitante! Nas últimas duas semansa ,eu ja ouvi isso de "cidade tal é que mais tem carros por habitantes" umas 5 vezes, sempre sendo uma cidade diferente. Alguem tem algum dado oficial?

Ah, saiu uma materia sobre os sonhos do Night:

Lotação : o ônibus seletivo que virou um símbolo da cidade




Porto Alegre achou um jeito de atrair para o transporte coletivo passageiros com renda um pouco mais alta, alguns deles proprietários de automóvel. São microônibus, que resolvi experimentar e posso dizer que gostei bastante.

Usam diariamente as lotações diferenciadas de Porto Alegre 53 mil passageiros. A tarifa, é 50% mais cara do que a do ônibus comum, mas o conforto compensa: ninguém viaja em pé e tem ar condicionado.

A grande vantagem do sistema é tirar carros das ruas. A advogada Adriana Correia, por exemplo, deixa o automóvel na garagem quando vai para o trabalho.

A rede de lotações é ampla nos bairros mais nobres. Ela anda apenas cinco quadras até chegar ao ponto. Dá para aproveitar a viagem para estudar os processos e preparar o dia de trabalho.

"Ultimamente eu tenho utilizado muito pouco meu carro. Quando eu saio à noite, é mais seguro e também mais econômico eu sair de táxi em Porto Alegre. Utilizo para viagens, para realizar audiências no interior ou para ir a lugares mais distantes aqui em Porto Alegre. Para o Centro, nunca. Não vale a pena".

O diretor de Transportes da cidade, Fernando Michel, diz que para convencer a classe média a andar de ônibus é preciso oferecer qualidade. E isso só se consegue com fiscalização permanente.

"Toda cidade de porte médio a porte grande, com certeza pode utilizar esse tipo de sistema, que é um sistema complementar a um sistema de ônibus". "

King

Aqui em SP temos alguma raras linhas com essas lotações, que chamamos de "Taxi Executivo". Custa mais de 4 reais, e não adianta nada pq vc se atrasa do mesmo jeito. :lol:

E sim, quando se fala em São Paulo, se pensa em Grande São Paulo. Nossos vizinhos trabalham na nossa cidade, assim como nós trabalhamos na cidade dos vizinhos. Faz tudo parte, a diferença é que são outros prefeitos, então não costumamos dar muito enfoque a administração pública dos vizinhos... =P

feles

Errata de lotacao:

1: salvo as linhas dos ricos, se viaja em peh sim - é proibido, poucos motoristas nao permitem. Mas como regra: é mais rapido que onibus, portanto é uma opcaode velocidade (além de conforto). O correto é o motorista avisar que vai de pé antes de entrar, caso contrario o passageiro sai e nãopaga.

2: ar condicionado garantido apenas nas linha da classe A, novamente. Assalariado fica na sorte: mais de 50% costuma ter, porem a maioria desses nunca liga.

3: o maior problema em lotacao eh seguranca: tipo, 5x ou mais a chance de ser assaltado, claro tirando esse multiplicador da minha bunda. Mas já fui nela 1x, presenciei mais uma (onde nao me roubaram), e historias nunca param de aparecer. Ônibus é raro. E é simples para mentes maiores que de minhocas: um sistema coletivo onde o motorista temtodo dinheiro, viajam menas pessoas e pessoas de maior poder aquisitovo - claro, lotacao nao tem parada, para em qualquer lugar na rota. Ou um onibus super-lotado com pobre que apenas para em locas pre-estabelecidos. Qual tu assaltaria?
Bundinha fofa não usa onibus, portanto mais seguro qu o carro dele qualquer bosta é.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Dark

Lembrando que é quase injusto comparar com SP só:

Guarulhos, Osasco, ABC e Santo André já tão virando quase SP.

Eu trabalho com mais pessoas dessas regiões do que da própria Sampa.
Initium et finis

Santo

Aqui em BH também tem sistema de microônibus, chamado suplementar, só que aqui é o inverso, é pro povão mesmo. A implantação desse sistema foi para acabar com a "gangue" de perueiros que tomou conta da cidade anos atras (muitos vindo de SP).

Estes verdadeiros vagabundos tiveram a audácia de prover transporte mais rápido e confortável que as sagradas empresas de ônibus coletivos, uma vergonha. Mas com o pretesto de falta de segurança (que não era totalmente infundado), regularizaram o sistema e financiaram a compra de microônibus para os perueiros, foi na base do sorteio e quem ficou de fora foi praticamente expulso da cidade.

Hoje os micoônibus fazem trajetos capilares, bairro-a-bairro, complementando o sistema tradicional. O preço é o mesmo das linhas mais baratas do sistema tradicional, em tese tem mais conforto mas o trajeto é maior (cheio de voltas pra "atender" mais pessoas, leia-se: fazer mais dinheiro) e quase sempre lotado.

Red XIII

Aki na cidade o transito só é ruim pq tem muito motorista barbeiro... nao adianta nada ter a rua livre se os facão pilotam a 10km/h, é irritante ><
Seifer sUx

SaintFerio

Pobres mortais das grandes cidades, já falei pro Kingay vir pra cá... Vejam só o que estão perdendo:

Andradas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na microrregião de Poços de Caldas. Sua população estimada em 2004 era de 35.323 habitantes. A área é de 468,7 km² e a densidade demográfica, 75,36 hab/km².

Parte da História

O povoamento que gerou a cidade de Andradas começou a acontecer no final do século XVIII e começo do século XIX (no período pela corrida pelo ouro, recém descoberto na região central do Estado), mas o crescimento populacional se concentrou, mormente, no final do século XIX e começo do século XX, em função da chegada de imigrantes estrangeiros, vindos das fazendas de café, sobretudo de São João da Boa Vista/SP, uma das cidades vizinhas. Os imigrantes italianos foram os mais numerosos (início da construção do epíteto "Terra do Vinho"), mas também vieram espanhóis, gregos, libaneses, alemães, suecos e portugueses.

Na década de 20, do século XX, o topônimo Caracol foi alterado para Andradas, em homenagem a um ex-governador do Estado, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, natural de Barbacena.

A cidade, na década de 50 (do século passado), juntamente com outras cidades mineiras, tentou se ligar, jurisdicionalmente, a São Paulo, haja vista que a cidade é bem mais próxima de São Paulo e de outros centros maiores (paulistas) que mineiros.

Geografia

O município de Andradas está situado no sudoeste do Estado de Minas Gerais, integrando a mesorregião Sul/Sudoeste de Minas e a microrregião de Poços de Caldas. A cidade de Andradas está a uma altitude de 920m e tem sua posição marcada pelas coordenadas geográficas 22º04'05" de latitude Sul e 46º34'04" de longitude Oeste, no ponto situado na Igreja Matriz.

Os municípios limítrofes são Poços de Caldas a noroeste e norte; Caldas a nordeste; Ibitiúra de Minas e Santa Rita de Caldas a leste; Ouro Fino a sudeste; Jacutinga e Albertina a sul; e os paulistas Santo Antônio do Jardim a sudoeste; e São João da Boa Vista e Águas da Prata a oeste.


Relevo

São encontradas três tipos de relevo: o primeira na porção norte, situada entre a Serra do Caracol e o limite norte do município onde predominam planaltos, com altitude entre 1 350 e 1 500 m; o segundo compreende toda a porção central do município, limitada ao norte pelas Serras do Caracol, ao sul pela do Bebedouro e a sudeste, pela Serra do Pau d'Alho, corresponde a um relevo de colinas. Os topos são planos e ligeiramente inclinados e sua altitude situa-se entre 900 e 970 m, aproximadamente; o terceira parte compreende as áreas serranas. Ao norte da cidade, localiza-se a Serra do Caracol, que se prolonga para oeste através da Serra do Gavião. As altitudes são superiores a 1 400 m, com destaque para o Pico do Gavião que situa-se a 1 657 m.


Vegetação

Ocupada anteriormente por matas tropicais e pelos campos de altitude, atualmente são as pastagens que predominam na região. São encontradas apenas pequenas reservas da antiga mata muito degradada. O tipo de mata mais comum é a de galeria ou mata ciliar. Nos altos planaltos, a vegetação natural é o campo de altitude, em que predominam formas vegetais rasteiras, principalmente gramíneas.

Hidrografia

O município tem como rio principal o Jaguari-Mirim, que atravessa a parte central do município vindo de Ibitiúra de Minas, onde se localiza sua nascente. Na porção norte destacam-se os ribeirões do Tamanduá e das Antas. A cidade é rica em água: há pequenos córregos, razoavelmente, caudalosos em várias propriedades rurais. Um dos córregos mais conhecidos, da cidade, é o Córrego do Mosquito.

Administração

Prefeitura

Dividida, atualmente (administração 2005/2008), nas secretarias de Fazenda; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Planejamento Urbano e Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Administração e Gestão de Pessoas; Saúde e Ação Social; Assessoria Imprensa, Cerimonial e Relações Públicas; Obras, Serviços Públicos e Transporte e Procuradoria Geral do Município.

Os atuais conselhos municipais são:

Conselho Municipal de Assistência Social

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS)

Conselho Municipal do Meio Ambiente

Conselho Municipal do Menor

Conselho Municipal do Patrimônio Cultural

Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep)

Conselho Municipal de Turismo

Conselho Tutelar

 Câmara de vereadores

A câmara local é composta por 9 vereadores.

Sindicatos situados na cidade

Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Cerâmica de Andradas e Poços de Caldas

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais

Sindicato dos Vitivinicultores

Sindicato Rural

 Bairros e Distritos

Veja lista de distritos e bairros de Andradas

 Movimentos culturais

A cidade realiza, anualmente, o Festival da Canção de Andradas. Gêneros como MPB e música raiz tendem a ser comuns. Preza-se, sobretudo, as composições próprias e outras como alternativa às de massa. Em 2008, o festival chegará a 10a. edição.

Em 2007, foi criado o Brasil Instrumental Música, como evento expositivo, sendo comum a execução de música erudita e música clássica.

Em 2006, aconteceu a 1a. edição da Festa D'Itália com o objetivo de celebrar e de refletir sobre a imigração italiana na cidade.

Mostras de artes como SAARS (Salão Andradense de Artes) e o Andradas em Arte acontecem esporadicamente (sem data fixa). É conduzido e idealizado por artistas com apoio da prefeitura local.

Em outubro de 2007, aconteceu a 2a. edição do Andradas Café Show com palestras, concursos,degustação de café etc.

A cidade tem também uma banda municipal: Lira da Mantiqueira e diversos corais (Coral infantil da Escola Adventista, Coral do Colégio Junqueira Lemos, Coral Municipal Infantil, Coral Municipal Adulto, Coral Feminino Quadrangular e cerca de 5 corais da Igreja Católica), além do Grupo Violeiros de Andradas.

Bibliotecas

O município possui uma biblioteca municipal. Inaugurada em 1972, a Biblioteca Municipal "Delia Maria Risso de Souza" possui cerca de 1500 volumes em seu acervo bibliográfico.

 Teatros

A cidade tem um teatro: Teatro Municipal José Stivanin, onde acontecem, esporadicamente, mostras de artes plásticas. Semanalmente, há aulas de música (piano, violão, guitarra etc.) e de técnicas diversas de artes plásticas.

 Museus

Inaugurado em 1995, o Museu Municipal João Moreira da Silva abriga grande parte da história de Andradas. Hoje, ele se encontra instalado na Casa da Memória.

Cinemas

A cidade tem uma sala de exibição de filmes.

 Pavilhão do Vinho

Andradas tem um local para receber eventos culturais, o Pavilhão do Vinho, que antes recebia a Festa do Vinho, mas de lá saiu, porque o local se tornou pequeno frente a ampliação do público. Anualmente, o local recebe a Feira Mineira de Artesanato Rural e a exposição da Associação Comercial Industrial e Rural de Andradas (ACIRA), que é uma mostra, paralela à Festa do Vinho de Andradas, com empresas, mormente, de Andradas.
Feriados

20 de Janeiro - Dia do Padroeiro São Sebastião

22 de Fevereiro - Aniversário de Andradas

Economia

A economia se baseia, sobretudo, no setor terciário (serviços), mas outros setores têm algum nível de desenvolvimento.

 Indústria

Destaca-se a produção de louça sanitária, indústria moveleira (empresas de organização familiar que surgiram de um pequeno negócio), confecções (de malhas, vestuário masculino e feminino em tecidos diversos e moda em couro), tecnologia vegetal (da empresa Multiplanta sai 70% das mudas de morangos produzidas em todo o Brasil) e laticínios.

A permanência de algumas indústrias na cidade graças ao fornecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) pela Gasmig (por meio do Consórcio Gemini, associação entre Petrobrás e White Martins).

Agropecuária

Destaca-se, sobretudo, o cultivo de café, que continua, há décadas, sendo o produto agrícola que mais retorna em recursos financeiros para produtores e para a cidade. Segundo a Pesquisa Agrícola Municipal, do IBGE (2006), divulgado em outubro de 2007, Andradas é o 19º maior produtor de café beneficiado do Estado (em quantidade) e está em os 35 maiores produtores nacionais (em rentabilidade, segundo a mesma pesquisa).

O plantio de rosas se tornou um dos maiores expoentes da economia local (o maior produtor de Minas Gerais) pela vinda de produtores da cidade de Holambra/SP, haja vista que o clima ameno favorece o desenvolvimento de botões e hastes.

A produção de batatas se encontra em decadência, pois a maior parte dos produtores se deslocaram para a região de Alfenas, em decorrência, sobretudo, do esgotamento da terra. A produção de vinhos é razoável.

A cidade teve muitas vinícolas, mas a fragilidade das empresas não foi maior que a exigência de mercado. Tenta-se retomá-la com apoio do Núcleo Tecnológico ligado à EPAMIG, situado em Caldas, uma das cidades vizinhas.

Há produção de bananas, com bom nível de desenvolvimento (alta rentabilidade). Segundo a Pesquisa Agrícola Municipal( uma pesquisa do IBGE, em 2006), Andradas é o 18º maior produtor de bananas do Estado (em valor produzido).

Turismo

O turismo tem sido sazonal (ou seja, concentrado em épocas festivas, como Festa do Vinho de Andradas, que acontece em julho de cada ano (desde 1954 quando começou a festa), e em campeonatos de vôo livre no Pico do Gavião).

Nas últimas administrações municipais, o turismo tem sido questionado e tenta-se torná-lo uma atividade importante e geradora de renda.

A cidade faz parte da rota conhecida como Caminho da Fé, que começa na vizinha cidade de Águas da Prata passando por Andradas até a cidade de Aparecida. A cidade também está incluída no roteiro Caminhos Gerais e Rota das Capelas. Ou seja, o foco tem sido o ecoturismo, sendo a Pedra do Elefante (20 km do centro da cidade), Pedra do Pântano, Toca das Andorinhas e, principalmente, o Pico do Gavião os pontos mais conhecidos.

Andradas possui um Centro Enogastronômico (Casa Geraldo), local para degustação de vinhos e de comidas típicas da culinária italiana (e de descendentes que se instalaram na cidade).

Na Praça Coronel Antônio Augusto de Oliveira, centro da cidade, há um Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Mídia

A cidade tem uma rede de televisão, duas rádios difusoras e três jornais impressos (editados semanalmente).

Jornais

A cidade tem três jornais impressos: Folha Andradense, Andradas Hoje e Jornal da Mantiqueira.

Rádios

Há três rádios na cidade: Rádio Vinícola AM (desde 1986) e Band FM (antiga Vinícola FM, existente desde 1988).

Televisão

Na cidade, há ainda a TV Andradas, que retransmite a Rede Minas, além de ocupar espaço na grade com programas locais.

 Saúde

Dados do IBGE de 2000, situam Andradas entre as 40 cidades brasileiras com maior expectativa de vida.A cidade tem um hospital público e pronto-atendimentos (Posto de Saúde do Jardim Rio Negro; Posto de Saúde do Horto; Unidade Básica de Saúde Vereador Manoel Adolfo Marques, situada no distrito Campestrinho; e o Pronto Atendimento Municipal), embora não tenha Centro de Tratamento Intensivo (CTI).

 Educação

Dados de 2007, apontam Andradas entre as 235 cidades brasileiras com maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Veja lista de escolas de Andradas

 Esporte e lazer

Andradas também é conhecida pela prática de esportes radicais como vôo Livre, no famoso Pico do Gavião, onde ocorreram e ocorrem vários campeonatos, incluindo, campenatos brasileiros e uma etapa do mundial, além de escaladas, na linda Pedra do Elefante, um dos cartões postais da cidade, além de outros esportes de aventura em algumas das muitas canhoeiras da cidade como a Cachoeira Olho D'água e Cachoeira dos Macacos. Tirolesa, rappel, 4x4, bike, trekking também são comuns na cidade.


Clubes

A cidade é sede do Rio Branco de Andradas Futebol Clube, também conhecido como Azulão da Mantiqueira, uma das equipes mais tradicionais do futebol mineiro. Seu estádio é o Parque do Azulão, com capacidade para 5.000 espectadores. Andradas é a menor cidade mineira a contar com time na primeira divisão (e única cidade do sul de Minas a ter um time na 1a. divisão na temporada 2008). A cidade ainda possui o Clube Rio Branco, onde há uma instalação física com restaurante, área de eventos e bar e outra sede para eventos e prática esportiva. Ambos os clubes estiveram ligados por muito tempo.


Rodovias

Andradas pode ser acessada pela BR-146, que liga o município a Poços de Caldas e a divisa com o Estado de São Paulo no município de Santo Antônio do Jardim ou pela MG-455 que liga Andradas a Ibitiúra de Minas.

Município de Andradas
"Terra do Vinho"

Aniversário    
Fundação    22 de Fevereiro de 1890
Gentílico    andradense
Lema    
Prefeito(a)    Margot Navarro Graziani Pioli (PPS)

Estado     Minas Gerais
Mesorregião    Sul e Sudoeste de Minas
Microrregião    Poços de Caldas
Região metropolitana    
Municípios limítrofes    Poços de Caldas, Caldas, Ibitiúra de Minas, Santa Rita de Caldas, Ouro Fino, Jacutinga, Albertina, Águas da Prata, Espírito Santo do Pinhal, Santo Antônio do Jardim e São João da Boa Vista
Distância até a capital    463 quilômetros
Características geográficas
Área    467,403 km²
População    34.956 hab. IBGE - abril de 2007
Densidade    77,8 hab./km²
Altitude    913 metros
Clima    tropical de altitude
Fuso horário    UTC-3
Indicadores
IDH    0,812 PNUD/2000
PIB    R$ 276 milhões (aprox.) IBGE/2005
PIB per capita    R$ 7701,00 (aprox.) IBGE/2005


Lembrando que aqui só temos 2 semáforos, horário de pico apenas nos domingo na praça, que os carros andam mais de vagar, acho que é pra tentar mostrar pras garotas que eles têm carros :lol:

Temos mto espaço, 467,403km² é mta coisa, hehe vamos levar mto tempo para ter congestionamento, ou talvez nunca teremos! Mas uma coisa é facto, tem aumentado mto o número de carros na cidade, meio de semana é praticamente impossível achar uma vaga no centro pra ir nos bancos por exemplo, vc "demora até 10 minutos" procurando uma vaga, antigamente sobravam vagas :lol:
Mas é isso, prefiro aqui que os grandes centros, não tenho correria... Posso acordar todo dia as 8:40 pra vir abrir a Lan House as 9! De carro até aqui são 5 minutos e moro no extremo sul da cidade... De pé uns 20-25 minutos, e de bicicleta não levo nem 15 minutos... Maravilha né? Só uma correção, esse texto eu peguei na Wikipédia... Lá diz que tem sala de cinema... Não tem mais, fechou tem pouco mais de 1 mês... E é um pouco parada a cidade, de repente, vcs sentirão um pouco de monotonia, em relação aos grandes centros, mas aqui é mto bom! Poderiam passar uns dias por aqui  :lol:

SirPhillip

Quote from: 'Dark' post='20677' date='May 18 2008, 09:41 PM'Lembrando que é quase injusto comparar com SP só:

Guarulhos, Osasco, ABC e Santo André já tão virando quase SP.

Eu trabalho com mais pessoas dessas regiões do que da própria Sampa.


Sim, isso de considerar a cidade como sendo só o municipio é coisa do século passado. A cidade é a conurbacao toda!

SP incluiu aí o ABC, Diadema, Guarulhos, Cotia, Itaquaquecetuba, Itapevi, etc.

Ctba tem Sao Jose dos Pinhais e mais algo que nao sei o que ( só o pessoal de la responder).

POA tem Canoas,Viamao,Alvorada, etc.

Detalhe: pelo menos aqui, com excecao de Sao Leopoldo, Canoas mais ou menos e Novo Hamburgo ( a melhor) , as cidades conurbadas sao puro lixo.

King

Aqui em SP, nunca esqueça do município de Barueri (onde fica Alphaville), que já é um dos municípios com maior PIB do Brasil (per capta de 87 mil :lol:)... e ainda assim tudo o que tem é um trenzinho mixuruca e uma rodovia meio pedagiada (1) para fazer a ligação com SP. >_>

(1) - Uma rodovia "Meio-Pedagiada" seriam 2 pistas, uma paga e outra free. Quem paga pedágio tem pista um pouco mais livre, quem não paga "que se foda" no transito na pista cheia. lol

night

Aqui tem S. José dos Pinhais, Colombo, Piraquara e Araucária que são acho que os maiores municípios da região metropolitana... Araucária tem a maior arrecadação do estado depois da capital, devido as industrias que tem lá e claro, refinaria da Petrobras...

E sim, praticamente toda a região metropolitana vem trabalhar aqui... :lol:
Apesar que todas as montadoras de carros ficam em S. José dos Pinhais, sendo assim muita gente daqui vai pra lá trabalhar também. Mas depois da reforma da BR 116 que agora vai se chamar "Linha Verdeeee" :lol: as coisas devem melhorar...