Main Menu

Opinião Sobre AD&D ONLINE

Started by Danny Zuco, Sep 13, 2008, 13:02:21

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

Danny Zuco

Bom, aqui tem gamer de tudo quanto é tipo. Não sei se alguém entende ou joga RPG de mesa ou está familiarizado com o esquema, mas não custa perguntar:

A questão é:E SE EM UMA CAMPANHA, O ARQUI-VILÃO FOR UM BARDO???

Listei alguns pontos que podem ajudar a deixar a campanha complicada e extensa em relação aos bardos:

1) A facilidade que ele teria para enganar os personagens, além dos efeitos que ele pode causar com música e magias (que poucos jogadores estão acostumados a enfrentar, então não conhecem) seria um grande diferencial.
2) Tem habilidades suficientes pra fazer com que todos os jogadores tenham de cantar, ou recitar versos. Além de anular encantamentos específicos de magos, deixa a campanha divertida em certos pontos.
3) Ele simplesmente pode deixar o mundo contra os heroís usando SÓ suas habilidades sociais.
4) Um bardo no nivel 6 de magia aprende as magias Dirge, Snowsong e uma que ressuscita aliados mortos por 1 minuto (Mundo AD&D). Se você combinar essas habilidades com as magias certas, se torna praticamente intocável.
5) Tam habilidades sociais suficientes pra agir com um spymaster infiltrado no próprio grupo, que sabe de todas as coisas, manipula bem o grupo para o que ele quer e tal...
6) Quando o objetivo dele terminar ele monta um plot pra arrebentar com o grupo e some.

Aí, depois de toda a trama, a quest se daria na seguinte condição:

o grupo procurando o maldito [LOTADO de subterfúgios! =D ] escondido pelo mundo pra limpar o nome deles...

Ir em cada pedaço de informação que ele deixou, procurar saber pra quem a informação foi vendida - e assim conseguir algo do paradeiro dele, coisas assim. [E pra encontrar um bardo que se especializou em "se misturar na multidão" dá trabalho... ]

Então, acham que daria certo ou tem algum tipo de impecílio ou fraqueza no personagem que eu não estou conseguindo enxergar? Vi essa discussão no portal AD&D e fiquei interessado em iniciar essa campanha. Só preciso da opinião de alguém que conheça RPG de mesa...

Valeu pela força pra quem ajudar.

SaintFerio

Droga, pensei que era sobre o AD&*D jogo pra PC, não o que se joga via chat...

Nossa, faz uns 5 ou 6 anos que parei de jogar RPG de "mesa"... Até deu saudade, mas as circunstancias da vida vão mudando e vc acaba deixando de lado... Hj nem tenho interesse mesmo...

Sobre sua aventura, tá interessante... Mas como nunca joguei AD&D, só o D&D original, nem vou comentar mto hehe!

Spellbinder

Se ele for bem construído, pode ser qualquer coisa. Na última campanha que eu estava jogando, o vilão era um bardo (bom, na verdade ele se disfarçava de bardo, mas usava apenas as habilidades de bardo) e enganou todo mundo. Não estou familiarizado com as magias e skills de AD&D porque eu jogava D&D 3.0, mas é interessante.

Também depende MUITO do nível da campanha. Nós jogavamos em níveis épicos na situação que eu coloquei.

Gamersnake

Está realmente falando de AD&D? Porque se for o caso não vou ter muito o que comentar, mas pra D&D 3e ou 4e sim.

Danny Zuco

Bom, tanto faz galera. Eu tive a idéia da campanha lendo sobre AD&D. Porém nada impede de jogar ela em D&D mesmo. Por isso estou aberto a opiniões de todos também.

SaintFerio

Jogue D&D primeira cara, muito mais vintage, saca?! :mrgreen:

Danny Zuco

Conheço D&D e AD&D há muitos e muitos anos Fério, queria opinião sobre Bardos e essa campanha em específico! :mrgreen:

SunStar

Como o próprio Spell falou, se for bem construído pode ser qualquer um. Um vilão não precisa ser necessariamente feito de milhões de pontos de atributos para ser forte, alias a própria palavra forte é meio relativa aqui. Há vários casos de vilões em filmes/comics que são bem fracos em comparação ao mocinhos mas são de certa forma intocáveis tipo Lex Luthor.

Esses caras estão analisando demais as regras a fim de construir personagens. As regras estão ali pra orientar os jogadores mas eles não são obrigados a seguir elas a risca. Eu mesmo certa vez criei um vampiro consideravelmente poderoso apenas dando poderes extras pra ele que não possuia no livro de regras. Pena que não cheguei a testar ele... :mrgreen:

King

Parei de jogar D&D antes das classes 2-2, Zuco. =(

:mrgreen:

Joguei só a primeira edição do D&D, aquela que dizia que elfos viviam 3x mais que os humanos e possuiam estatura máxima de 1,70m. :P

Gamersnake

Eu acho que a questão principal ali não é se o classe/personagem em si é forte ou não, mas sim se ele vai funcionar bem como um vilão que é aliado do grupo por um bom tempo, depois trai todo mundo e vira o cuzão mor.

Aí depende muito de conhecer o grupo de jogadores, tem gente que adora esse tipo de reviravolta, outros que ficam com raiva do mestre dependendo da forma como a situação foi conduzida (especialmente quando há superproteção do NPC).

King

Depende unicamente de uma coisa. Da capacidade de raciocínio do mestre.

Se ele souber moldar os personagens e criar uma boa ambientação, prevendo ações e reações dos jogadores, ele pode colocar até a Xuxa cantando como vilã do jogo e vai ficar bom.

Spellbinder

Pois é. No caso do nosso grupo, depois de muito tempo descobrimos que alguém que consideravamos neutro (nem aliado era) tava manipulando todo mundo. Uma pena que o cara seja um dragão prismático e não só um bardo de nível 35~40 como nós imaginavamos (sendo que o nível máximo do nosso grupo é 28). Só que atributos e habilidades não contaram nada no caso. O cara foi extremamente sábio e nem precisou usar habilidades pra manipular todo mundo do jeito que queria, mérito total do mestre.