Provar Deus usando a Bíblia é igual a provar "Orcs" usando LOTR?

Started by night, Mar 04, 2009, 13:44:50

Previous topic - Next topic

0 Members and 3 Guests are viewing this topic.

Gamersnake

Quote from: 'Seifer Almasy®' post='24627' date='Mar 9 2009, 12:21 AM'
Quote from: 'Gamersnake' post='24620' date='Mar 7 2009, 12:49 PM'LOL, o conceito bíblico de "livre arbítrio" é risível.

"Você tem a liberdade de agir como quiser!

...mas se não agir exatamente do jeito X, e concordar com Y e Z, você será punido por toda a eternidade logo que seus curtos anos nesse mundinho terminarem.

Tenha um bom dia!"

Já quanto ao espiritismo... sério que você acredita naquilo, Seifer? Em todo o conceito, ou só mais superficialmente, acha que faz sentido reencarnar pra limpar o débito de vidas passadas e termina aí?

Não termina ai, só começa na verdade... ou você acha que faz mais sentido você nascer, viver, morrer e acabou? isso não faz sentido nenhum tem que ter alguma coisa a mais, a ciencia já começou a pesquisar sobre existirem 9 dimensões (nada a ver com super cordas, é outra coisa) saiu até numas revistas cientificas ae não faz muito tempo, estão começando a acreditar que existe realmente alguma coisa a mais...

"Ter sentido" ou deixar de ter não torna algo mais real ou não.

O universo seria um lugar mais bonitinho, tranquilo e bom de se viver caso todo mundo reencarnasse depois da morte e ganhasse créditos ou punições de acordo com o que fez na vida anterior? Com certeza.

Eu gostaria que o universo funcionasse assim? Pode apostar!

Isso é motivo pra acreditar que é assim que ele funciona? Não. De forma alguma.

Você tem algum outro motivo racional pra achar que o universo funciona assim, ou é apenas o fato de você achar que ele devia ser assim pras coisas fazerem sentido, e pro mundo parecer um lugar justo?

Sobre as nove dimensões, pode ser mais específico sobre qual pesquisa se refere exatamente? Já vi até uma bem interessante sobre 11 dimensões, mas não tem nem um pingo de sobrenatural nisso - tampouco qualquer coisa que reforçasse esse conceito de "espírito", "alma" ou whatever.

Spellbinder

Quote from: 'Seifer Almasy®' post='24627' date='Mar 9 2009, 01:21 AM'você acha que faz mais sentido você nascer, viver, morrer e acabou? isso não faz sentido nenhum tem que ter alguma coisa a mais,

É nessa parte que eu acho besteira. Quem disse que existe um motivo para tudo? Talvez sejamos consequência de alguma coisa que aconteceu a bilhões de anos (Big Bang?) que também não possuia um "motivo" para acontecer.

O ser humano tenta explicar tudo (por isso evoluimos tanto cientificamente, isso é uma coisa boa!), mas isso não quer dizer que as coisas existem dessa forma por algum "motivo". Talvez estejamos aqui apenas para nascer, viver, morrer e pronto mesmo. A necessidade de "algo mais" sempre me pareceu um apego do ser humano a sua própria existência, a maioria das pessoas não consegue aceitar que sua existência é curta, mas como não se pode viver para sempre, acabaram criando mil maneiras se acreditar que pelo menos uma parte de nós (consciência, alma, whatever...) é eterno...

Santo

10 dimensões segundo a teoria das supercordas
11 dimensões segundo a teoria M.

Quem gosta do assunto recomendo o "Universos Paralelos" da BBC:

http://www.youtube.com/watch?v=o9LV9vaGxJQ

Danny Zuco

Quotevocê acha que faz mais sentido você nascer, viver, morrer e acabou? isso não faz sentido nenhum tem que ter alguma coisa a mais,

Yep, exatamente por este pensamento confortista e primitivo da busca do conforto e do alento que a humanidade na sua sofrível curta história já adorou o sol, a lua, os mares, bodes, vacas, homens invisíveis que moram nos céus, fantasmas, etc.

É muito difícil pra uma sociedade maternal como a nossa aceitar que estamos desalentados em relação a vida eterna. Que assim como no início de nossas vidas, quando somos indefesos, não teremos uma mãe (ou pai) pra nos pegar no colo e nos proteger ante a indefesa realidade de uma "pós-vida desconhecida". Por isso todas as divindades tem como função primária nos zelar e proteger após a morte.

Já no caso do espiritismo, temos uma situação um pouco diferente, mas não menos cruel. Você simplesmente é condenado a ser perfeito para conseguir descansar ao lado de deus. Se você não evoluiu o suficiente e não atingiu status de alma perfeita, volta e se fode de novo... se se fodeu a vida inteira e ainda não é bom suficiente pra estar do lado de deus, volta e se fode mais... é tão cruel e tirano como nascer marcado com um pecado original que seu próprio deus colocou em você antes mesmo de ser concebido e que será a chave pra tua condenação e tortura eterna, a menos que você se arrependa de um pecado que você não cometeu e aceite alguém que provavelmente você nunca saberia quem é se não nascesse na europa ou nas américas...

Não Seifer, eu e muitos discordam de você. NÃO TEM QUE TER ALGUMA COISA A MAIS. Pode ser, talvez, que exista. Mas detesto te desapontar no fato de que SE existir e SE houver reincarnação, as únicas coisas que poderiam comprovar isso são relatos delirantes e não confiáveis ao longo dos tempos.

P.S: Muito bom esse vídeo Santo. Assisti direto até o final aqui no trampo. Já tinha lido sobre isso nos livros do Stephen Hawkin, mas a forma como as teorias foram colocadas no vídeo é muito interessante.

Prowler

Quote from: 'pro[w]ler' post='24625' date='Mar 7 2009, 10:58 PM'
Quote from: 'Seifer Almasy®' post='24617' date='Mar 7 2009, 12:58 AM'
QuoteComo eu posso querer convencer você de algo que não existe?

Não pode, se não tiver provas simplesmente não pode...
E como você pode nos convencer de que "ele" existe?
Repostando...

Seifer Almasy

Quote from: 'Gamersnake' post='24628' date='Mar 9 2009, 01:49 AM'
Quote from: 'Seifer Almasy®' post='24627' date='Mar 9 2009, 12:21 AM'
Quote from: 'Gamersnake' post='24620' date='Mar 7 2009, 12:49 PM'LOL, o conceito bíblico de "livre arbítrio" é risível.

"Você tem a liberdade de agir como quiser!

...mas se não agir exatamente do jeito X, e concordar com Y e Z, você será punido por toda a eternidade logo que seus curtos anos nesse mundinho terminarem.

Tenha um bom dia!"

Já quanto ao espiritismo... sério que você acredita naquilo, Seifer? Em todo o conceito, ou só mais superficialmente, acha que faz sentido reencarnar pra limpar o débito de vidas passadas e termina aí?

Não termina ai, só começa na verdade... ou você acha que faz mais sentido você nascer, viver, morrer e acabou? isso não faz sentido nenhum tem que ter alguma coisa a mais, a ciencia já começou a pesquisar sobre existirem 9 dimensões (nada a ver com super cordas, é outra coisa) saiu até numas revistas cientificas ae não faz muito tempo, estão começando a acreditar que existe realmente alguma coisa a mais...

"Ter sentido" ou deixar de ter não torna algo mais real ou não.

O universo seria um lugar mais bonitinho, tranquilo e bom de se viver caso todo mundo reencarnasse depois da morte e ganhasse créditos ou punições de acordo com o que fez na vida anterior? Com certeza.

Eu gostaria que o universo funcionasse assim? Pode apostar!

Isso é motivo pra acreditar que é assim que ele funciona? Não. De forma alguma.

Você tem algum outro motivo racional pra achar que o universo funciona assim, ou é apenas o fato de você achar que ele devia ser assim pras coisas fazerem sentido, e pro mundo parecer um lugar justo?

Sobre as nove dimensões, pode ser mais específico sobre qual pesquisa se refere exatamente? Já vi até uma bem interessante sobre 11 dimensões, mas não tem nem um pingo de sobrenatural nisso - tampouco qualquer coisa que reforçasse esse conceito de "espírito", "alma" ou whatever.

Tenho varios motivos que me levaram a pensar dessa forma e encarar o que acredito hoje como sendo verdade (se quiser eu me aprofundo mais no assunto... contanto que se leve uma discussão em torno do assunto totalmente saudavel, e não pessoas querendo impor o que pensam como verdade absoluta)

Quote from: 'Spellbinder' post='24629' date='Mar 9 2009, 02:30 AM'
Quote from: 'Seifer Almasy®' post='24627' date='Mar 9 2009, 01:21 AM'você acha que faz mais sentido você nascer, viver, morrer e acabou? isso não faz sentido nenhum tem que ter alguma coisa a mais,

É nessa parte que eu acho besteira. Quem disse que existe um motivo para tudo? Talvez sejamos consequência de alguma coisa que aconteceu a bilhões de anos (Big Bang?) que também não possuia um "motivo" para acontecer.

O ser humano tenta explicar tudo (por isso evoluimos tanto cientificamente, isso é uma coisa boa!), mas isso não quer dizer que as coisas existem dessa forma por algum "motivo". Talvez estejamos aqui apenas para nascer, viver, morrer e pronto mesmo. A necessidade de "algo mais" sempre me pareceu um apego do ser humano a sua própria existência, a maioria das pessoas não consegue aceitar que sua existência é curta, mas como não se pode viver para sempre, acabaram criando mil maneiras se acreditar que pelo menos uma parte de nós (consciência, alma, whatever...) é eterno...

Na verdade é um pouco mais complexo que isso, mas já deu pra perceber que vocês falam sem conhecimento do assunto, dai fica dificil discutir

Quote from: 'Danny Zuco' post='24631' date='Mar 9 2009, 09:42 AM'
Quotevocê acha que faz mais sentido você nascer, viver, morrer e acabou? isso não faz sentido nenhum tem que ter alguma coisa a mais,

Yep, exatamente por este pensamento confortista e primitivo da busca do conforto e do alento que a humanidade na sua sofrível curta história já adorou o sol, a lua, os mares, bodes, vacas, homens invisíveis que moram nos céus, fantasmas, etc.

É muito difícil pra uma sociedade maternal como a nossa aceitar que estamos desalentados em relação a vida eterna. Que assim como no início de nossas vidas, quando somos indefesos, não teremos uma mãe (ou pai) pra nos pegar no colo e nos proteger ante a indefesa realidade de uma "pós-vida desconhecida". Por isso todas as divindades tem como função primária nos zelar e proteger após a morte.

(sempre de acordo com o que acredito, então no caso, espiritismo)
Mas é claro, a função material dos pais na terra é a mesma, pare pra refletir... "Deus" (ou seja lá qual seja o nome dEle) não é um tirano como a biblia pinta (aliás eu já citei isso... não acredito no Deus Biblico) ele é justamente como um pai, que lhe da a chance de refletir sobre seus erros, para que você evolua, e evoluindo você consiga subir mais e mais na escala evolucionaria, ninguém ta dizendo que um dia vai ser perfeito, porque igual a Ele não tem, ele é unico... existem espiritos perfeitos, mas isso ja é um outro assunto...

QuoteJá no caso do espiritismo, temos uma situação um pouco diferente, mas não menos cruel. Você simplesmente é condenado a ser perfeito para conseguir descansar ao lado de deus. Se você não evoluiu o suficiente e não atingiu status de alma perfeita, volta e se fode de novo... se se fodeu a vida inteira e ainda não é bom suficiente pra estar do lado de deus, volta e se fode mais... é tão cruel e tirano como nascer marcado com um pecado original que seu próprio deus colocou em você antes mesmo de ser concebido e que será a chave pra tua condenação e tortura eterna, a menos que você se arrependa de um pecado que você não cometeu e aceite alguém que provavelmente você nunca saberia quem é se não nascesse na europa ou nas américas...

Não, não é cruel, nem tirano... nem torturante... é somente uma chance de você aprender e evoluir, porque isso é ruim? você não é condenado a ser perfeito, essa não é a meta de todos, há relatos de espiritos que passam milenios e milenios na "escuridão" (algo como, não evolução se preferir)...

QuoteNão Seifer, eu e muitos discordam de você. NÃO TEM QUE TER ALGUMA COISA A MAIS. Pode ser, talvez, que exista. Mas detesto te desapontar no fato de que SE existir e SE houver reincarnação, as únicas coisas que poderiam comprovar isso são relatos delirantes e não confiáveis ao longo dos tempos.

Delirantes? é claro... tem publicação espirita aos montes, relatos, inclusive já foi usado espiritismo para se desvendar crimes aparentemente sem solução, sendo que em tribunais de alguns paises, a Psicografia ja é aceita como prova, principalmente quando revela algo da investigação aparentemente insoluvel, como já aconteceu... o mundo fecha os olhos para isso porque não é conveniente, a Igreja mascara tudo a seu bel prazer, dizendo que quem acredita nessas coisas ou segue esse tipo de doutrina é herege (como já fez quando matou milhares de "bruxas" e etc na antiguidade, essa igreja que se diz a santa, é a principal arquiteta de um dos maiores genocidios da história, que deixaria hitler no chinelo) dizem ser coincidencia, a ciencia tenta explicar esses "fenomenos" como transmissão mental, mas no caso citado acima, ninguém tinha conhecimento do local do crime, e o espirito psicografou tudo exatamente, inclusive onde estava escondido o corpo (mais detalhes, google... Super Interessante de Fereveiro, etc) não to dizendo que você tenha que acreditar nisso, como bom cético que é, mas se não acredita que ao menos pesquise e tire conclusões baseadas em fatos, não no que você pensa (e nem venha me falar em teologia por favor... :D)

Quote from: 'pro[w]ler' post='24632' date='Mar 9 2009, 09:50 AM'

Repostando...

Quem sou eu para tentar convencer uma pessoa que uma coisa que ele não pode ver, não pode sentir e não pode ser comprovado pela ciencia, existe?
O problema é que eu sou ser pensante, e dado o relato acima, e alguns acontecimentos pessoais (na resposta do snake eu disse que poderia me aprofundar mais, e vou se for solicitado) eu acredito sim, em vida após a morte, em todo conceito de carma e livre-arbitrio porque ele existe, mesmo quem não acredita em Deus querendo ou não esta sujeito a ele, é uma lei universal... você faz o que quer, mas sabe que vai pagar por isso, ou isso não existe e eu to delirando?

reflitam, leiam a respeito... não to querendo converter ninguém, aliás quem sou eu... só estou dizendo que, pra mim, o espiritismo tem respostas que qualquer outra religião ou a própria ciencia me nega, novamente me referindo a fatos que aconteceram comigo durante praticamente toda a minha vida de adolescente/adulto

Gamersnake

Ah, cara... dá uma preguiça. Pensando bem, prefiro que não se aprofunde no assunto não. Quando as melhores coisas que você tem a citar são a fajuta revista Super Interessante, "relatos de espíritos", psicografias e outros casos de "médiuns ajudando a polícia", e "revelações pessoais"... ah, deixa pra lá. A palavra certa é preguiça mesmo, a conversa levaria um bom tempo, não creio que você vá mencionar qualquer coisa que eu já não tenha visto por aí, e muito menos que você fosse refletir sobre o que for dito pelo outro lado, menos ainda que pudesse rever sua crença nem que fosse em um mínimo detalhe.

Então... deixa pra lá. Faço minhas as palavras do estupendo Tim Minchins, na música
Storm:

"...and if perchance I have offended,
think but this, and all is mended:
We'd as well be 10 minutes back in time,
for all the chance you'll change your mind."

Seifer Almasy

Quote from: 'Gamersnake' post='24638' date='Mar 10 2009, 03:30 AM'Ah, cara... dá uma preguiça. Pensando bem, prefiro que não se aprofunde no assunto não. Quando as melhores coisas que você tem a citar são a fajuta revista Super Interessante, "relatos de espíritos", psicografias e outros casos de "médiuns ajudando a polícia", e "revelações pessoais"... ah, deixa pra lá. A palavra certa é preguiça mesmo, a conversa levaria um bom tempo, não creio que você vá mencionar qualquer coisa que eu já não tenha visto por aí, e muito menos que você fosse refletir sobre o que for dito pelo outro lado, menos ainda que pudesse rever sua crença nem que fosse em um mínimo detalhe.

Então... deixa pra lá. Faço minhas as palavras do estupendo Tim Minchins, na música
Storm:

"...and if perchance I have offended,
think but this, and all is mended:
We might as well be 10 minutes back in time,
for all the chance you'd changed your mind."

A Revista Super Interessante é fajuta porque? porque mostra coisas interessantes com fatos e documentadas? hmmm...

e porque, psicografias e casos de médiuns ajudando a policia são fajutos também? ou sua mente não consegue entender ou aceitar o fato que alguns casos foram realmente solucionados por Psicografia?

em tempo: não preciso de tempo para refletir sobre o outro lado porque eu já estive nele... já vi e revi minha crença... é como aquele Gordo do programa idiota de Ateus lá mesmo diz "Certeza Absoluta, não existe" então vocês não podem ter certeza se Deus existe ou se o homem veio do macaco (cientificamente dito, o que também não é certeza absoluta, assim como plutão demorar 200 anos pra dar uma volta em torno do Sol também não o é) ótimo, eu acredito num Deus (falando num ser superior, não necessariamente o Deus biblico) acredito que tudo tem sua razão, que o nada não existe e que Deus (ou ser superior) é Eterno e criador de tudo que existe, acredito em leis universais (não leis da fisica, aliás leis da fisica são universais aonde?) e por ai vai

quanto a não refletir sobre o que os outros dizem, você esta enganado... só que eu quero que você me prove que minha crença está 100% errada e porque Psicografia, Mediuns e Espiritos não existem, sendo que os casos citados acima são documentados e veridicos

Quote from: 'Gamersnake "no tópico do Youtube"'Você... não está fazendo muito sentido.

Você acha que o careca da Atheist Experience (show incrivelmente bom, por sinal) contradisse a ciência ao dizer que não há certezas absolutas? Por quê?

Você acha que as ciências estarem em constante estado de pesquisa para aprimorar o que sabem, ao invés de ficarem com dogmas estáticos independente das novas descobertas que surgissem é ruim? Por quê?

Pelo simples fato que, se a Ciencia é exata, logo ela me é obrigada a me dar certeza, foi nesse ponto que eu acho que ele se contradisse e contradisse tudo que a ciencia estuda

oras, descobertas são feitas todos os dias, hoje são 9 elementos na matéria, se não me falha a memória, amanhã serão quantos? 20? tem que se chegar num consenso

Dogmas estáticos? é por isso que religião é realmente uma merda... sim realmente religiões como a católica tem Dogmas estáticos, foi por isso que eu disse lá atrás que vocês precisam ler mais sobre o assunto em pauta aqui, no caso espiritismo... porque, pelo menos essa doutrina, vem evoluindo com o passar dos anos, vem mostrando coisas novas... é mas perae, tem uma coisa só bem interessante... de nada vai adiantar eu ficar escrevendo isso aqui, se ninguém aqui acredita em espiritos, psicografia e whatever...

é mais comodo acreditar que viemos do nada, e vamos voltar pra lá de uma forma ou de outra, afinal morreremos o corpo virará pó e enfim seremos nada novamente

:D

Spellbinder

Quote from: 'Seifer Almasy®' post='24637' date='Mar 10 2009, 02:52 AM'
Quote from: 'Spellbinder' post='24629' date='Mar 9 2009, 02:30 AM'

Na verdade é um pouco mais complexo que isso, mas já deu pra perceber que vocês falam sem conhecimento do assunto, dai fica dificil discutir

Até hoje mesmo estava conversando com meu irmão sobre o assunto. Ele acabou de ler um livro "psicografado". Minha irmã e meus pais frequentam centros espiritas e lêem bastante sobre o assunto. Confesso que realmente não tenho um conhecimento "profundo" sobre o assunto, mas me corrija se eu estiver errado, a base do espiritismo não é que uma alma deve reencarnar para "evoluir" até atingir um estado de "perfeição", baseando suas novas vidas na tentativa de corrigir erros e dessa forma evoluir a cada uma de suas "novas vidas"?

Sua crença o leva a acreditar que isso é um motivo. Mas isso não é suficiente para me fazer mudar nenhuma das palavras que escrevi anteriormente. Aliás, cito novamente, para mim, o "espirito" não passa de mais uma das maneiras criadas pela mente humana de acreditar que é "eterno". Você teve as suas experiências que o levaram a acreditar nisso, minha irmã também diz ter as delas, mas nenhum dos relatos que ouvi conseguiram me convencer de maneira alguma que fossem realmente reais (quem sabe um dia?).

No entanto, também acho uma arrogância afimar "com certeza absoluta, não existe", como você citou. O fato de não acreditar não anula nenhuma possibilidade (afinal de contas, quantas coisas incríveis já foram descobertas e explicadas).

Agora, como você mesmo disse:
Quotequero que você me prove que minha crença está 100% errada

Quotede nada vai adiantar eu ficar escrevendo isso aqui, se ninguém aqui acredita em espiritos, psicografia e whatever...

é mais comodo acreditar que viemos do nada, e vamos voltar pra lá de uma forma ou de outra, afinal morreremos o corpo virará pó e enfim seremos nada novamente

Afinal de contas, o contrário também me parece válido.

Seifer Almasy

Eu digo comodo, porque é uma coisa que a maioria das pessoas acreditam, é difundido amplamente que funciona dessa forma (afinal pros católicos, adventistas e etc, é isso que acontece, tu morre e fica esperando Jesus voltar pela segunda vez) as pessoas dessa religião não aceitam nada ao contrario disso, e essas religiões são responsaveis por uma fatia de mais da metade da humanidade (as cristãs em geral, não só as duas citadas, e todas de um modo ou de outro caminham no mesmo sentido) é praticamente um cancer... não que seja errada ou certa, mas eu, como ser inteligente que sou (e com certeza todos aqui também) pensa, e logo chega a conclusões de aceitar ou não o cristianismo como verdade :D no momento eu acredito de alguma forma no espiritismo, mas mais complicado que isso, eu não aceito alguns dos pensamentos de Kardec com relação a doutrina, por isso eu não sou mais espirita (citei a doutrina que sigo alguns posts acima) mas a base é a mesma

Quotea base do espiritismo não é que uma alma deve reencarnar para "evoluir" até atingir um estado de "perfeição", baseando suas novas vidas na tentativa de corrigir erros e dessa forma evoluir a cada uma de suas "novas vidas"

1.  O Livro dos Espíritos: lançado por Allan Kardec em 1857, é o principal livro da Doutrina Espírita. Podemos chamá-lo de espinha dorsal, pois sustenta todas as outras obras doutrinárias. Divide-se em quatro partes: "As causas primárias"; "Mundo espírita ou dos Espíritos"; "As leis morais"; e "Esperanças e consolações". É composto de 1018 perguntas feitas por Kardec aos Espíritos superiores responsáveis pela vinda do Espiritismo aos homens. O que é Deus? De onde viemos? Para aonde vamos? O que estamos fazendo na Terra? Estas são algumas das questões respondidas pela falange do Espírito de Verdade.

2. O Livro dos Médiuns: teve seu lançamento em 1861. Nele, Allan Kardec mostra os benefícios e os perigos da mediunidade, ou seja, o canal que liga o homem encarnado ao mundo espiritual. Demonstra que embora todos os seres vivos possuam esta abertura de contato, há aqueles que a têm de uma forma mais abrangente. Kardec e os Espíritos superiores alertam sobre a sutileza desta faculdade, para que uma pessoa possa contatar os Espíritos sem ser prejudicada por entidades maléficas, descontrolando sua mediunidade.

3. O Evangelho Segundo o Espiritismo: editado em 1864, esta obra pode ser entendida como a parte moral da Doutrina Espírita. Nela, Kardec e os Espíritos superiores comentam numa linguagem acessível as principais passagens da vida de Jesus. Explicam suas parábolas e demonstram a grandiosidade do Mestre nos seus ensinos, dando-nos, além disso, conselhos importantes sobre nossa conduta diária frente às dificuldades e dúvidas da vida.

4. O Céu e o Inferno: Kardec lançou este livro em 1865. Através da evocação dos Espíritos de pessoas das mais diferentes classes sociais, crenças e condutas, demonstra-nos como foi a chegada e a vivência espiritual destes seres após o seu desencarne. Rainhas, camponeses, religiosos, assassinos, ignorantes e intelectuais são alguns dos que contam o que os aguardava depois de suas atitudes terrenas e como poderão ser suas vidas futuras.

5. A Gênese: nesta obra, de 1868, Kardec explica a Gênesis Bíblica, a formação do Universo, demonstrando a coerência da mesma quando confrontada com os conhecimentos científicos, despida das alegorias próprias da época em que foi escrita. Expõe o que são os milagres, explicados pelas leis da natureza, produtos da modificação dos fluidos que nos cercam. Enfim, faz a religião e a ciência caminharem juntas, fortalecendo a fé dos que crêem em Deus.

Allan Kardec foi um estudioso do espiritismo, enquanto charlatães se aproveitavam da onda mediunica que surgiu em paris na época, ele se reuniu com outras pessoas adeptas do mesmo sentimento, estudou e codificou o espiritismo

se tiver realmente interesse, mesmo que seja a leitura para obtenção de conhecimento, sugiro que leia(m) os livros acima

Gamersnake

Aff, eu já devia estar dormindo... vou ser BEM sucinto, porque já estou me xingando por ainda postar aqui:

- A revista Super Interessante é fajuta porque deixou a fidelidade das reportagens de lado há anos, em troca do sensacionalismo e capas que vendessem. Suas matérias não são, nem de longe, algo confiável como uma revista Science, por exemplo. Por mais que ela queira (se) iludir achando que é a Science brasileira...

- Psicografias e médiuns "resolvendo casos": 100% fajutos. É triste mas é verdade. Alguns dos médiuns até acham mesmo que estão fazendo o bem jogando seus palpites genéricos por aí, outros são charlatães completos (estou olhando pra você, Sylvia Browne e o trouxinha brasileiro que disse ter previsto o 11/09).

- O homem não veio do macaco. Ambos vieram de ancestrais em comum, não do macaco como existe hoje em dia. Tenho certeza absoluta e permanente disso? Não, nada na ciência é imutável. Mas não vejo a mínima chance de isso ser revisto tão cedo, dada a quantidade absurda de fatos que corroboram essa alternativa todos os dias. O mero ato de você tomar um antibiótico é um experimento que reforça diariamente a teoria da evolução, sabe?

QuoteNo entanto, também acho uma arrogância afimar "com certeza absoluta, não existe", como você citou.

Não afirmo que "com certeza absoluta, não existe" deus, ou maomé, ou espíritos, ou fadas madrinhas. Mas afirmo com convicção que não vejo nenhum motivo concreto pra acreditar na existência de nenhuma dessas coisas. Então não acredito, oras.

Quotequanto a não refletir sobre o que os outros dizem, você esta enganado... só que eu quero que você me prove que minha crença está 100% errada e porque Psicografia, Mediuns e Espiritos não existem, sendo que os casos citados acima são documentados e veridicos

Primeiro prove que o unicórnio rosa invisível não existe, depois me peça pra provar que o seu conjunto particular de crenças não existe.

Já foi dito por aqui mesmo: não existe o "provar que algo não existe". Leia sobre Russel's Teapot.

Se você está afirmando que existe, cabe a você demonstrar que existe, não ao resto do mundo provar que não existe.

QuotePelo simples fato que, se a Ciencia é exata, logo ela me é obrigada a me dar certeza, foi nesse ponto que eu acho que ele se contradisse e contradisse tudo que a ciencia estuda

Repito: você está trabalhando com um conceito incorreto de "ciência" e de "ciência exata".

Quoteoras, descobertas são feitas todos os dias, hoje são 9 elementos na matéria, se não me falha a memória, amanhã serão quantos? 20? tem que se chegar num consenso

O que diachos é isso que você já mencionou antes de "elementos da matéria"?

QuoteDogmas estáticos? é por isso que religião é realmente uma merda... sim realmente religiões como a católica tem Dogmas estáticos, foi por isso que eu disse lá atrás que vocês precisam ler mais sobre o assunto em pauta aqui, no caso espiritismo... porque, pelo menos essa doutrina, vem evoluindo com o passar dos anos, vem mostrando coisas novas...

Ah sim, pelo menos alguma coisa aqui consegue pegar meu interesse. Fale sobre essa evolução do espiritismo, eu já vi alguns adeptos usarem argumentos parecidos pra dizer que espiritismo não é uma religião e sim uma ciência (lol), então vá lá.

Quoteé mais comodo acreditar que viemos do nada, e vamos voltar pra lá de uma forma ou de outra, afinal morreremos o corpo virará pó e enfim seremos nada novamente

Eu já te disse: eu não baseio minhas convicções naquilo que eu acho que seria mais "bunitinho" ou mais "cômodo", e sim naquilo que seria "VERDADE".
Se você dá mais valor a ter alguma crença que te diga que o universo é um lugar legal e tudo fica supimpa depois que você morrer, independente disso ser verdade ou não... bem, aí é com você. Eu prefiro a verdade.

Seifer Almasy

QuoteNão afirmo que "com certeza absoluta, não existe" deus, ou maomé, ou espíritos, ou fadas madrinhas. Mas afirmo com convicção que não vejo nenhum motivo concreto pra acreditar na existência de nenhuma dessas coisas. Então não acredito, oras.

Então ta certo... eu tenho motivos bem concretos para acreditar (não em maomé ou fadas madrinhas...)

QuoteEu já te disse: eu não baseio minhas convicções naquilo que eu acho que seria mais "bunitinho" ou mais "cômodo", e sim naquilo que seria "VERDADE".
Se você dá mais valor a ter alguma crença que te diga que o universo é um lugar legal e tudo fica supimpa depois que você morrer, independente disso ser verdade ou não... bem, aí é com você. Eu prefiro a verdade.

E quem me garante que o que você pensa ser verdade é a verdade? você? e no que você se baseia para dizer que "eu baseio as minhas convicções naquilo que seria verdade" que verdade? existe alguma verdade no mundo ALEM daquela fatidica que, a unica verdade no mundo é que um dia você vai morrer? "Amanhã eu vou acordar vivo" não é uma verdade, é uma suposição, como todo o resto... a menos que você tenha uma prova que sustente a sua crença, e eu tenho as minhas

Eu não acho que o que eu acredito é verdade, simplesmente É verdade (pra mim)
simples assim

Danny Zuco

Quoteque verdade? existe alguma verdade no mundo ALEM daquela fatidica que, a unica verdade no mundo é que um dia você vai morrer? Amanhã eu vou acordar vivo" não é uma verdade, é uma suposição, como todo o resto...

Inconscientemente você está usando a aposta de Pascal que foi criada em cima de um catolicismo que você tanto critica aqui. Decida-se se você é espírita e critica o catolicismo ou se é um católico/espírita como eu conheço vários no meu convívio.

Quotea menos que você tenha uma prova que sustente a sua crença, e eu tenho as minhas

OK, a menos que eu tenha uma prova. Vamos colocar uma aplicação prática nisso: Eu tenho uma pedra na minha mão e solto ela no chão. Ela cai. Está na minha frente, estou vendo, ouvindo, sentindo. Existem leis da física que NÃO entram, em hipótese alguma, no campo da crença pessoal, e que PROVAM que a pedra caiu e PORQUE caiu. Legal, nisso eu acredito.

Também posso partir do presuposto que um duende alienígena microscópico entrou pelo meu ouvido e com uma arma de descargas elétricas atirou dentro do meu cérebro, gerando reflexos involuntários que fizeram minha mão abrir para derrubar a pedra que só caiu porque a nave invisível deles estava na minha frente e precisava de uma amostra do nosso solo. Legal, nisso eu NÃO acredito. E por  que? Por que mesmo que seja verdade e eu esteja errado (não me venha com essa que duendes alienígenas microscópicos são besteira sem sentido e espíritos, anjos, orcs e burros falantes são coisas coerentes e passíveis de crença que você estará sendo arrogante na tua crença), não tenho motivo prático NENHUM pra aceitar tal coisa. E provavelmente, como em momento nenhum da história da humanidade teremos uma fórmula que explique os duendes num campo físico ou metafísico, continuarão tendo o mesmo valor pra mim que mula-sem-cabeça, saci pererê, negrinho do pastoreio, etc... apenas histórias pra criança dormir.

QuoteEu não acho que o que eu acredito é verdade, simplesmente É verdade (pra mim)

"O primeiro passo para o engano absoluto é a certeza de que se tem certeza sobre alguma coisa." - rebatendo teus comentários sem conhecimento sobre a ciência e ciência exata.

P.S: Sobre Superinteressante: Perdeu toda a credibilidade já na década de 90, quando passou a tentar explorar o nome que conseguiu no início quando tinha matérias sólidas e respeitáveis, pra se tornar um tablóide sensacionalista que, como todos, não são aceitos e nem levados a sério. Acredito mais no programa da Marcia Goldschmidt ou nos quadros do João Kleber do que no que leio em Superinteressante.

Prowler

Quote from: 'Seifer Almasy®' post='24637' date='Mar 10 2009, 02:52 AM'
Quote from: 'pro[w]ler' post='24632' date='Mar 9 2009, 09:50 AM'

Repostando...

Quem sou eu para tentar convencer uma pessoa que uma coisa que ele não pode ver, não pode sentir e não pode ser comprovado pela ciencia, existe?
O problema é que eu sou ser pensante, e dado o relato acima, e alguns acontecimentos pessoais (na resposta do snake eu disse que poderia me aprofundar mais, e vou se for solicitado) eu acredito sim, em vida após a morte, em todo conceito de carma e livre-arbitrio porque ele existe, mesmo quem não acredita em Deus querendo ou não esta sujeito a ele, é uma lei universal... você faz o que quer, mas sabe que vai pagar por isso, ou isso não existe e eu to delirando?

reflitam, leiam a respeito... não to querendo converter ninguém, aliás quem sou eu... só estou dizendo que, pra mim, o espiritismo tem respostas que qualquer outra religião ou a própria ciencia me nega, novamente me referindo a fatos que aconteceram comigo durante praticamente toda a minha vida de adolescente/adulto
Exatamente, quem é você pra tentar convencer que algo existe ou não? Não li todos os posts com atenção, mas pelo que vi ninguém aqui tá afirmando nada, só está pedindo provas disso que você está falando.

Ahhhh e porque algumas coisas aconteceram com VOCÊ (nada pessoal, não estou falando porque é você, podia ser com qualquer um :D) tudo vira a mais correta e absoluta verdade?

Eu vi o unicórnio rosa com chifres e olhos cor de mel mencionado abaixo no tópico, é verdade, aconteceu comigo, você TEM que acreditar.

Seifer Almasy

QuoteEu vi o unicórnio rosa com chifres e olhos cor de mel mencionado abaixo no tópico, é verdade, aconteceu comigo, você TEM que acreditar.

Se você viu e acredita no unicórnio rosa, quem sou eu pra duvidar?

==

Quotenão tenho motivo prático NENHUM pra aceitar tal coisa

Como se pode afirmar com tanta convicção que "para a ciencia não existem espiritos e pronto"? Primeiro a ciência não é uma caixa monolítica, mas provém de um conjunto heterogêneo de pesquisadores e encontra-se, portanto sujeita a modificações. Convidem 10 cientistas para discutir um tema, e muito provavelmente emergirão pelo menos 11 teses diferente em torno do assunto, da mesma forma que há cientistas que advogam a idéia materialista de que a eixstencia nasce e morre exclusivamente a partir do corpo fisico, negando a existencia de um ser superior, há outros como Carl Jung, Albert Einstein, Ian Stevenson, que, pelo contrario, acreditam na existencia de um espirito que precede a vida terrena.

A ciencia explica muita coisa, mas existem coisas complexas que mereceriam mais estudos, ou alguém aqui pode explicar como Chico Xavier, escreveu mais de 400 livros, e as cartas para as mães de pessoas mortas?, e psicografar em varias linguas sendo que ele não tinha conhecimento de nenhuma delas e psicografou em mais de 20 linguas diferentes?