Duelo de Titans [2] - Golden Axe VS Final Fight

Started by Seifer Almasy, Sep 10, 2009, 15:46:25

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Golden Axe VS Final Fight

Golden Axe
4 (50%)
Final Fight
4 (50%)

Total Members Voted: 10

Seifer Almasy

[size="5"]VS[/size]

[size="5"]Golden Axe[/size]

Softhouse: Sega Enterprises, 1989
Genero: Beat'n UP
Players: 2
Hardware: System 16B

Review

Golden Axe é um jogo eletrônico da SEGA, originalmente criado para Arcades, mas que foi lançado para os videogames Master System e Mega Drive. Ambientado num cenário estilo Conan, o jogador deve conduzir seu personagem até o castelo de Death Adder para resgatar um rei e uma rainha, no clássico estilo de "pancadaria", como Double Dragon.

Teve duas continuações: Golden Axe II e Golden Axe III.

Além dos jogos no estilo que consagrou a série, Golden Axe teve uma versão RPG lançada para o videogame Master System chamada Golden Axe Warrior, cujo estilo foi baseado no jogo Legend of Zelda para o console NES.

Em 1994 o jogo reapareceu nos arcades com Golden Axe: The Duel, um jogo de luta no estilo consagrado por Street Fighter 2 usando a placa de arcades Titan (ST-V) baseada no hardware do console Sega Saturn. Em 1995 Golden Axe: The Duel foi convertido para Sega Saturn.

[editar] Personagens

    * Ax Battler, The Barbarian (sua mãe foi morta por Death Adder)
    * Altura: 1.80 m
    * Arma: espada

    * Tyris Flare, The Amazon (seu pai e sua mãe foram mortos por Death Adder)
    * Altura: 1.60 m
    * Arma: espada

    * Gilius Thunderhead, The Dwarf
    * Histórico: Um anão das minas de Wolud, Gilius-Thunderhead perdeu o irmão gêmeo em uma batalha defendendo o lar contra a horda de Death-Adder. Membros da raça Dwarvish, são intrinsecamente ligados pelos valores emocionais e no caso de irmãos gêmeos, isso é intimamente violento. Gilius Thunderhead jurou por tudo que é sagrado unir-se ao irmão derrotando Death-Adder e posteriormente cometendo suicídio.

Ao longo da jornada pelo Machado de Ouro, Gilius-Thunderhead pode controlar a Magia dos Raios em até três níveis de poder de acordo com o número de potes mágicos que apanhar dos anões.

    * Altura: 1.50 m
    * Arma: machado

Os três personagens têm as qualidades de luta e magia balanceadas: Tyris Flare é a menos habilidosa na luta, porém possui a magia mais forte; Gilius Thunderhead é o guerreiro mais eficiente, porém sua magia é fraca; Ax Battler é um lutador mediano e sua magia é mais fraca do que a de Tyris Flare, porém mais forte do que a de Gilius Thunderhead. Na versão para Master System, só é possível jogar com o personagem Ax Battler.

Na verdade o jogo não explicita que Gilius iria se matar após cumprir sua vingança. Isso é uma dedução errada, uma vez que ele volta em golden axe 2 e 3. Quanto as habilidades de luta, as de Tyris e Gilius são equiparadas, sendo Ax o pior.

===

Final Fight

Softhouse: Capcom, 1989
Genero: Beat'n UP
Players: 2
Hardware: CPS1

Sinopse

Metro City, um município fictício de Nova York, é uma cidade dominada há muitos anos pelo crime e pela violência, um problema que o recém-eleito prefeito Haggar havia se encarregado de resolver. Porém, a mais cruel gangue da cidade, chamada Mad Gear, ao saber dos planos de Haggar para livrar a cidade do crime, rapta a filha do prefeito, a jovem Jessica, para assim poder chantageá-lo. Então, Haggar, unindo-se a Cody e Guy, namorado e amigo de Jessica, respectivamente, desafiam sozinhos a gangue Mad Gear para resgatar Jessica e livrar Metro City do terrível grupo criminoso que a raptou.

Guy

Um mestre-ninja, caracterizado por usar um traje laranja. Também participa da série Street Fighter Zero.

Prós: Dos três heróis é o personagem mais veloz e que possui a mais longa sequência de golpes (5 golpes). Possui a habilidade de saltar em paredes ou objetos e depois saltar de volta até o inimigo e lhe dar um golpe voador (Off-The-Wall-Jump). Seus socos podem defendê-lo contra facas arremessadas e arpões.

Contras: É o mais fraco dos três heróis, seus golpes causam pouco prejuízo à energia dos inimigos.

Cody

Um habilidoso lutador de rua, amigo de Guy e namorado de Jessica. É caracterizado por ser loiro, trajar calça jeans e camisa branca. Participa da série Street Fighter, no jogo Street Fighter Zero 3, como um ex-presidiário.

Prós: É considerado por muitos o melhor personagem. Combina rapidez e força e é o único que pode segurar (e não soltar) as facas ao atacar os inimigos, sem ter de arremessá-las. É o mais indicado para enfrentar alguns inimigos que atacam correndo, e também para defender-se com socos contra facas e arpões.

Contras: Apesar de não ser tão veloz quanto Guy nem tão forte quanto Haggar, não há muito que se possar citar contra este personagem.

Haggar

O prefeito de Metro City, pai de Jessica e um habilidoso lutador de Luta Livre. É caracterizado por ser fisicamente o mais forte dos heróis e trajar apenas uma calça e nenhuma camisa.

Prós: É o mais forte dos heróis. Possui um poderoso golpe, conhecido no Brasil como Pilão, que pode ser executado ao se agarrar o adversário, saltar e apertar o botão de ataque, causando grandes prejuízos à energia dos inimigos. Seus golpes comuns também tiram bastante energia dos adversários. É o melhor personagem para se lutar com canos e espadas, pois diferentemente de Guy e Cody, executa movimentos rápidos com estas armas.

Contras: É o mais lento dos heróis. Leva grande desvantagem contra inimigos que atacam correndo e também contra facas e arpões arremessados contra ele.

Inimigos Comuns

    * Bred, Dug, Jake e Simmons: São os inimigos mais comuns. Não são muito velozes e após caírem no chão, ficam tontos antes de se levantarem, o que os deixa à mercê do jogador. Seus ataques são socos, chutes e joelhadas, porém Jake e Simmons, os mais fortes deste grupo, possuem chutes voadores.

    * J e Two P.: Dois punks, bem mais rápidos e menos fortes do que os do grupo de Bred. J é o punk de cabelo e roupa amarelos e Two P. possui cabelos e roupa de cor laranja. Seus ataques são apenas socos muito rápidos.

    * Axl e Slash: Dois personagens que são na verdade paródias dos integrantes da banda Guns N' Roses. São um pouco lentos, porém muito fortes. Sua principal característica é se defenderem (bastante) dos ataques do jogador, menos se este os atacar com armas. Seus ataques são golpes com as mãos e chutes, que sempre causam grande prejuízo à energia do jogador.

    * Holywood e El Gado: São inimigos rápidos e perigosos. Possuem várias táticas de ataque, como socos e rasteiras rápidas que às vezes surpreendem o jogador, e também dispõem de um arsenal de facas infinito. Podem arremessar facas, esfaquear o jogador e executar um grande salto acima da cabeça do personagem do jogador, esfaqueando-o. Há uma outra versão de Holywood, bem mais fraca, onde o vilão usa roupas vermelhas e arremessa coquetéis molotov em lugar de facas.

    * Roxy e Poison: As únicas integrantes femininas da gangue. Podem escapar dos ataques do jogador saltando para trás. Seus ataques são socos, chutes e chutes voadores (estes dois últimos causam grande prejuízo à energia do jogador). Há uma controvérsia: na história original japonesa, Poison é um transexual, mas na versão americana este detalhe foi censurado. Quando são atacadas por socos, não são acrescentados pontos ao placar do jogador.

    * G. Oriber, Bill Bull e Wong Who: Se caracterizam por serem bem gordos. Seus ataques são cabeçadas e chutes, mas o golpe que mais causa dano à energia do jogador é quando atacam correndo com cabeçadas.

    * Família Andore (Andore Jr., Andore, Andore Father e Andore Grand-Father): São personagens gigantes com trajes parecidos com os de homens das cavernas, que lutam ao estilo da Luta Livre. Seus ataques incluem socos, estrangulamentos, a técnica pilão, atacar correndo e saltar sobre o jogador caído, e além de tudo a energia destes personagens é retirada muito devagar.

Chefes

    * Damnd (Thrasher): O primeiro dos chefes. Seus golpes são socos e chutes voadores. Ao perder parte de sua energia, se retira e pede ajuda a outros membros da gangue e instantes após a chegada de sua ajuda, retorna até o jogador com um chute voador. Carinhosamente conhecido no Brazil como 'Xuxa' devido aos cabelos grandes e loiros.

    * Sodom: O segundo chefe, bem mais perigoso que o primeiro. Seus golpes incluem socos, golpes com suas duas espadas que causam grandes prejuízos, corridas muito rápidas com e sem espadas, Sodom também tem a maior resistência a golpes de impacto em todo o jogo, no entanto, golpes de agarrão (joelhadas/cabeçadas e arremessos) provocam um dano muito alto. Sodom também participa da série Street Fighter Zero (alpha).

    * Edi.E: Um policial corrupto, membro da gangue Mad Gear e terceiro chefe do jogo. Seus ataques são golpes com seu porrete e tiros com sua arma de fogo, que causam prejuízos enormes à energia do jogador.

    * Rolento: O quarto chefe, um habilidoso e velocíssimo soldado boina vermelha. Seus ataques são chutes voadores, golpes com seu bastão, agarrões e granadas. Rolento também participa da série Street Fighter Zero (alpha).

    * Abigail: O penúltimo chefe do jogo. Sua aparência é quase idêntica à dos Andores e seu estilo de luta é o mesmo deles, porém Abigail pode agarrar e atacar o jogador com muito mais facilidade e não é tão fácil de ser atacado apenas com socos. Seus ataques são socos, agarrões seguidos de arremessos e sua técnica mais poderosa: Quando Abigail fica furioso, torna-se vermelho e corre em direção ao jogador, e ao atacá-lo causa um enorme prejuízo. O nome Abigail é uma referência ao disco mais famoso do King Diamond, vocalista de Heavy Metal, e o personagem usa a mesma maquiagem que ele (ainda assim, é interessante, pois o nome Abigail vem de uma mulher da Bíblia, que ajudou e mais tarde se casou com o Rei Davi).

    * Belger: O último chefe do jogo. Um sujeito que aparece numa cadeira de rodas, trazendo Jessica em seu braço. Seus ataques são apenas um arsenal infinito de arpões, que acabam rapidamente com a energia do jogador e até mesmo dos próprios membros da gangue que os receberem.

Votem

Danny Zuco

Final Fight é um clássico muito superior. Inclusive gerou até Spin-offs em outra série. Golden Axe é só uma versão precária de Dungeons and Dragons.



Seifer Almasy


Danny Zuco

Seifer, vc é uma comédia. Cria enquetes pra ficar comentando as respostas... hahahaha, vc é uma lenda da internet. Melhor que você só o REIROM!



Seifer Almasy

Ué, além de votar o tópico também serve pra comentar sobre o(s) jogo(s)...

senão eu fechava o tópico e deixava aberto só pra votação :blush:

queria pedir pro pessoal que le o tópico, votar também... mesmo que não poste, não precisa a votação é aberta, da pra saber quem votou em quem

King

Essa aqui acho que vc acertou em fazer, Seifer.

Eu particularmente sempre curti muito mais Golden Axe. Final Fight é ótimo, mas Golden Axe tinha características únicas, como andar em dragões e uma ambientação baseada em D&D muito foda. Marcou muito minha infância.

night

Fui de Golden Axe também... joguei muito.  :blush:

Billy Lee Black

Adoro os dois, mas como nunca tive uma mega-drive e sim um snes, joguei mais o Final Fight. Logo, meu voto foi pra ele.

Prowler

Sempre gostei dos dois, mas acho Golden Axe (e suas continuações) superiores, ao menos em diversão, que Final Fight.

Como o King disse, andar em dragões era muito legal. A ambientação geral, em si, era melhor.

SunStar

Joguei os dois (pouco mais joguei) e prefiro Golden Axe. Acharia mais interessante se fosse um duelo entre Streets of Rage e Final Fight (apesar q ainda sim prefiro o jogo da Sega)

Red XIII

Vou de Final Fight por ter jogado mais tmb.
Seifer sUx

SaintFerio

Seifer seu animal!

Não há como comparar, pelo menos pra mim!

Final Fight é rival do Streets Of Rage, como já disse o Sun...

Golden Axe é rival de ahn, sei lá, King Of Dragons talvez... Se parar pra pensar, acho que Golden Axe não tem rival, fale algum jogo Medieval de ação, que tenha pelo menos 2 continuações? Tem o D&D Shadow of Mystara e o outro lá pra Arcade da Capcom, mas não creio que deva-se compara-los...

Seifer, faça aí uma comparação pra ver, de RPGs heheh só pra gente ver pegar fogo a coisa, que nem nos velhos tempos :smartass:

Danny Zuco

Vc tem razão Fério, por serem de épocas diferentes, os D&D são infinitamente melhores...



Seifer Almasy