Curitibanos, preparem-se para a jogatina =D

Started by King, Oct 06, 2009, 23:34:31

Previous topic - Next topic

0 Members and 3 Guests are viewing this topic.

Danny Zuco

night

Já me basta pica-fumo.... Gaudério é pica-pica?  :mrgreen:

Spellbinder

Falar mal de truco por aqui dá morte, ainda mais porque tudo que é lugar organiza campeonato. Provavelmente é tão complexo quanto o de vocês, então não vou parar pra explicar. Na comunidade do orkut tem todas as regras, se alguém for curioso.

Danny Zuco

Acho que as regras são basicamente as mesmas Spell, só deve mudar alguns detalhes como carteado, nomes das cartas e manilhas e coisas assim.

Mas nada como truco de soldado!!!!

night

Santo

Mas que porra de truco é esse? Aqui em BH (acho que em toda MG também) não tem "mão de onze" é "mão de dez", e as cartas maiores são o Zap (4[size="4"]?[/size]), 7 de copas, espadilha (A[size="4"]?[/size]), 7 de ouros... depois vem a sequencia de 3, 2, As, família real  (em que o valete vale mata a dama, deve ser por machismo), 7, 6, 5, 4. O Coringa ou copão pode valer 3,5 dependendo do acordo dos jogadores. 

Ainda tem as variações de jogo de 6 pessoas, mas é muito confuso e só é jogado de zuação mesmo, aí acima do Zap entra o Coringa, o Letrado (coringa extra/descolorido), 7 de rata (7[size="4"]?[/size]) e o catatau (4[size="4"]?[/size]).

SunStar

Essa suas regras são as que estão numa revista que eu tenho aqui em casa sobre jogos de cartas

Truco é praticamente jogado de uma maneira diferente pra cada lugar que você vai. Inclusive acho que alguns aqui usam baralho espanhol ñ? Até quero comprar um pra jogar truco

King

Porrea... e o pessoal reclamando do Pica-Fumo... :mrgreen:

Pelo visto cada região tem suas regras de truco, totalmente malucas.

Do truco de Curitiba pra SP as mudanças que eu notei foram pequenas. Além da nomenclatura:

1) Cartas distribuidas sempre em sequencia (mesmo sem ser mão de ferro). Aqui a primeira carta é pro adversário a direita e o resto vc distribui do jeito que quiser.

2) Por default eles sobem, enquanto que em SP o default é descer a menos que quem cortou mande vc subir.

3) Não se pode queimar cartas. Isso em SP varia de lugar pra lugar, mas no geral costuma-se poder queimar até 3 cartas.

4) Ao cortar, pode-se tirar uma carta, olhar e dar ao parceiro. Em SP é permitido tirar até 3 cartas, mas não se pode olhá-las e para cada carta tirada é 1 corte seco a menos no baralho que vc pode fazer (aqui são 3 cortes secos ou 1 serrado), ou seja, se vc tirar 3 cartas vc não pode cortar.

5) Quando se é trucado pode-se olhar as cartas do parceiro antes de aceitar o truco. Isso non ecsiste em SP.

De resto, é a mesma coisa. :mrgreen:

Spellbinder

Aqui é jogado com baralho espanhol.

Cartas é sempre sentido anti-horário e quem corta é o adversário que está na esquerda. Se você estiver embaralhando e oferecer as cartas pro adversário da direita e ele "tentar" cortar, leva um tapão e perde um ponto (isso vária, mas aqui qualquer errinho perde ponto). Se o "cortador" bater uma vez nas cartas (sem corte) elas são distribuidas partindo da de cima, duas vezes pela de baixo. Não pode mudar a ordem nem queimar nenhuma.

Não dá pra ver porra de carta nenhuma nunca, mas dá pra conversar. Aliás, truco sem conversa não tem nem graça.

Ps: A ordem das cartas é sempre a mesma. Mais alta é o Ás de espada, depois vem o Ás de paus, 7 de espada e 7 de ouro (manilhas), seguido de 3, 2, Ases restantes, rei, cavalo, valete, 7's restantes, 6, 5 e 4.

Como dá pra perceber, copas é o pior nipe pq não tem nenhuma manilha. Existe uma regra opcional que se alguém receber três 4's ganha 5 pontos além de cortar envido/flor.

Seifer Almasy

http://pt.wikipedia.org/wiki/Truco

Aqui comentam sobre cinco tipos de truco, com suas regras e afins

o Paulista (que é jogado com cartas normais)
o Gaucho (Ou truco-cego / Gaudério)
o Goiano
o Mineiro
e o Truco de Amostra (Truco Uruguaio)

e deve ter mais, inclusive tem variações nesses citados dependendo do lugar
ou seja, um campeonato de truco a nivel brasileiro é impossivel :mrgreen:

http://www.truco-livre.com

para jogar truco paulista e gaudério :mrgreen:

Curiosidade: pelo que andei lendo, o truco paulista, mineiro, paranaense etc é tudo variação do truco goiano, se fosse pra classificar mesmo seria só o Goiano e Gaudério mesmo (que são os mais diferentes)

Quote~O Truco Gaudério é um jogo online de truco cego, tipicamente gaúcho, jogado com baralho espanhol de 40 cartas. O Truco Paulista é um jogo online de truco popular em São Paulo conhecido também como truco goiano, paranaense, capixaba, entre outras variações. As regras e as cartas são diferentes, uma representação de culturas diferentes do mesmo jogo no mesmo país.

Red XIII

O meu truco é mais legal.

Jogamos com baralho espanhol, n tem essa historia de Zap (lol) e casal preto é gato e copa.

No proximo encontro que eu for ensino vcs a jogar truco de verdade.  :mrgreen:
Seifer sUx

King

Red, se o copas é vermelho, pq o casal preto aí é Gato e Copas? :mrgreen:

Billy Lee Black

Meu pai, eu nem sabia que existiam tantos tipos de truco :mrgreen:

Danny Zuco

Boa pergunta King... lá em SC ouros e copas deve ser casal verde.

Red XIII

É casal preto pq n tem como perder (se o night nao tiver jogando.)

Casal branco ai seria o Espadilha e o mole (pica-fumo uhauhaua).

Pq é assim eu nao sei, só sei q é.
Seifer sUx