Main Menu

Tipo assim...

Started by Danny Zuco, Jun 23, 2006, 22:44:05

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Danny Zuco

Tipo Assim...

Um dia desses, ? s 2 da manhã, peguei o carro e fui buscar minha filha adolescente na saída de um show.

Ela e as amigas estavam eufóricas e eu ali, meio dormindo, meio de pijama, tentei entrar na conversa.

- "E aí, o show foi legal".

A resposta veio de uma mais exaltadas do banco de trás:

- "Cara! Tipo assim, foda!".

E outra emendou:

- "Tipo foda mesmo!"

Fiquei, tipo assim..., calada o resto do percurso, cumprindo minha função de motorista. Tô precisando conversar um pouco mais com minha filha, senão logo logo vamos precisar de tradução simultânea.

Pra piorar ainda mais, inventaram o ICQ, essa praga da internet onde elas ficam horas e horas escrevendo abobrinhas umas pras outras, em código secreto. Tipo assim:

- "Kct! vc tmb nunk tah trank,kra. Eh d+, sl. T+ Bjoks. Jubys".

O que significa...!!!!

- "Cacete! Você também nunca está tranqüila, cara. É demais, sei lá. Até mais, beijocas. Jubys".

Jubys, que deve ser pronunciado "diúbis". Só que este é o nome de batismo de minha filha Júlia, um nome bonito, cujo significado é "cheia de juventude", que eu e meu marido escolhemos, sentados na varanda, olhando a lua...

Pois Jubys é hoje essa personagem de cabelo cor de abóbora, cheia de furos na orelha que quer encher o corpo de piercings e tatuagens.

Tô ficando velha !!!

Outro dia tentei explicar pro mesmo bando de adolescentes o que era uma máquina de escrever. Nunca viram uma. A melhor definição que consegui foi:

- É tipo assim um computador que vai imprimindo enquanto você digita.

Acho que não entenderam nada. Eu sou do tempo do mimeógrafo. Pra quem não sabe, é uma máquina que você coloca
álcool e gira uma manivela pra imprimir o que está na folha matriz.

Por sua vez, essa matriz precisa ser datilografada (ver "datilografia" no dicionário) na tal máquina de escrever, sem a fita (o que faz com que você só descubra os erros depois do trabalho feito), com o papel carbono invertido... Tipo... é melhor você procurar na internet que deve haver algum site sobre mimeógrafo, papel carbono, essas coisas.

Se eu ficar explicando cada vocábulo descontinuado, não vou conseguir acompanhar meu próprio raciocínio.

Voltando ? s garotas, a cultura cinematográfica delas varia entre a "obra" de Brad Pitt e a de Leonardo de Caprio. Há anos tento convencê-las a ver "Cantando na Chuva", mas sempre fica para depois.

Um dia, cheguei entusiasmada em casa com a fita de um filme francês que marcou minha infância: "A guerra dos botões". Chamei a Jubys para a exibição solene e a coisa não durou nem 5 minutos, pois ela inventou "um trabalho de história sobre a civilização greco-romana que tem que entregar tipo amanhã, senão perde ponto".

Uma amiga me contou que o filho de 10 anos ficou espantado quando viu um telefone de discar. Sabe telefone de discar É tipo assim um aparelho sem teclas, geralmente preto, com um disco no meio, todo furado, onde cada furo corresponde a um algarismo. Você enfia o dedo indicador no buraco correspondente ao número que precisa registrar, gira o negócio até uma meia lua de metal e solta a roleta, que lá por dentro está presa a uma mola que a faz voltar a posição inicial.

Esse aparelho serve para conversar com outra pessoa, como qualquer telefone comum, desde que esteja, é claro, conectado na parede. Eu sou do tempo em que vidro de carro fechava com maçaneta. E o Fusca tinha estribo e quebra vento.

Não espalha, mas eu andei de Simca, Chambord, de DKW, Gordini, Aero Willis e até de Romiseta.

Não dá pra explicar aqui o que era uma Romiseta, só vou dizer que era tipo assim um veículo automotivo, com 3 rodas, que a gente entrava pela frente e a direção era grudada na porta.

Procure na internet, deve haver um site. Tá bom, tá bom, confesso mais. Usei Camisa Volta ao Mundo, casaquinho de Banlon, assisti ?  Jovem Guarda, ao Direito de Nascer... mas é mentira essa história de que meu primeiro disco gravado foi em 78 rotações.

Há pouco tempo, João, meu filho de 8 anos, pegou um LP e ficou fascinado. Botei pra tocar e mostrei a agulha rodando dentro do sulco do vinil.

Expliquei que aquele atrito gerava o som que estávamos escutando... mas aí ele já estava jogando o Pokemon Stadium no Game Boy. Não é que ele seja desinteressado, eu é que fiquei tipo patinando nos detalhes.

Ele até que é bastante curioso e adora ouvir as "histórias do tempo em que eu era criança".

Quando contei que a TV, naquela época, era toda em preto e branco, ele "viajou" na idéia de que o mundo todo era em preto e branco e só de uns tempos para cá é que as coisas começaram a ganhar cores.

Acho que de certa forma ele tem razão.

Tipo assim.........

(Luiz Fernando Verissimo)

Billy Lee Black

veih, eu juro q na hora q eu li as primeiras frases eu me assustei achando q tu tava falando de vc!

eu sabia q tu era um dos tiozinhos do forum, mas jah tava tentando imaginar qtos anos tu tinha pra ter uma filha adolescente, heheh.
ateh q eu vi um pronome feminino, e como nao era o red q tava escrevendo, daih eu vi q nao era vc, kkkkkkkk

feles

LFV é demais!!!!
FDP é quase milionario e mora em uma casa normal, aki em PORTO ALEGRE (de todos os lugares!!), proximo a 24... e o telefone dele é divulgado no 102 (aomenos a 2 anos atras), está no nome do pai dele ainda :lol:

Essa semana fui numa agencia e tinha um cara datilografando os papeis que eles arquivam, juro!! Meu cerebro parou em facinação quando eu vi - foi muito estranha a sensação! Devia fazer, não brinco, uns 10 anos que eu não via pessoalmente uma dessas sendo usada, e com os barulinhos das teclas e o trimm!!!

E cheiro de prova mimeografada... honestamente, quem não teve a oportunidadede pegar uma prova molhadinha e dar uma boa cheirada, não aproveitou a melhor parte do colégio.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

icestar

HAHAHHAHA

aquele cheiro de alcool misturado com a folha de papal chamequinho era o ouro!
soh nao gostava propriamento do momento pq normalmente folha mimeografada era igual a uma prova...
Já to velho para assinaturas de forum.

Zero Cool

Que absurdo datilografar um stencil!!! Lá na escola que eu trabalhava, imprimia nele com a matricial...

kkkkkkkkkkkkkkk

SunStar

Pelo menos na empresa q eu trabalhava (e acredito q algumas outras por ai tmb) preenchem a nota fiscal com máquina de escrever

Eu q naum sou taum velho sei maioria dessas coisas...mas depois q a internet começou a c difundir muita coisa mudou  :lol:
Tah certo q eu to pouco m fudendo pra essas mudanças  :D

feles

Para não perder o costume, tenho de postar um conto dos favoritos...  :lol:

Uma família de classe média alta. pai, mulher, um filho de sete anos. É a noite do dia em que o filho fez sete anos. A mãe recolhe os detritos da festa. O pai ajuda o filho a guardar os presentes que ganhou dos amigos. Nota que o filho está quieto e sério, mas pensa "é o cansaço". Afinal ele passou o dia correndo de um lado para outro, comendo cachorro-quente e sorvete, brincando com os convidados por dentro e por fora da casa. Tem que estar cansado.
- Quanto presente, einh, filho
- É.
- E esta espada? Mas que beleza. Esta eu não tinha visto.
- Pai...
- E como pesa! Parece uma espada de verdade. É de metal mesmo. Quem foi que deu?
- Era sobre isso que eu queria falar com você.
O pai estranha a seriedade do filho. Nunca o viu assim. Nunca viu nenhum garoto de sete anos sério assim. Solene assim. Coisa estranha... O filho tira a espada da mão do pai. Diz:
- Pai, eu sou Thunder Boy.
- Thunder Boy?
- Garoto trovão.
- Muito bem, meu filho. Agora vamos para cama.
- Espere. Esta espada. Estava escrito. Eu a receberia quando fizesse sete anos.
O pai se controla para não rir. Pelo menos a leitura de história em quadrinhos estava ajudando a gramática do guri. "Eu a receberia..." O guri continuna.
- Hoje ela veio. É um sinal. Devo assumir meu destino. A espada passa a um novo thunder boy, a cada geração. Tem sido assim desde que ela caiu do céu, no vale sagrado de Bem Tael, há sete mil anos, e foi empunhada por Ramil, o primeiro garoto-trovão.
O pai está impressionado. Não reconhece a voz do filho. E a gravidade do seu olhar. Está decidido. Vai cortar as histórias em quadrinhos por uns tempos.
- Certo filho. Mas agora vamos...
- Vou ter que sair de casa. Quero que você explique ?  mamãe. Vai ser duro para ela. Conto com você para apoiá-la. Diga que estava escrito. Era o meu destino.
- Nós nunca mais vamos ver você? - pergunta o pai, resolvendo entrar no jogo do filho, enquanto o encaminha sutilmente para a cama.
- Claro que sim. A espada do thunder boy está a serviço do bem e da justiça. Enquanto vocês forem pessoas boas e justas poderão contar com minha ajuda.
- Ainda bem - diz o pai.
E não diz mais nada. Porque vê o filho dirigir-se para a janela do seu quarto, e erguer a espada como uma cruz, e gritar para os céus "Ramil!". E ouve um trovão que faz estremecer a casa. E vê a espada iluminar-se e ficar azul. E o seu filho também.

O pai encontra a mulher na sala. Ela diz:
- Viu só? Trovoada. Vá entender esse tempo.
- Quem foi que deu a espada para ele?
- Não foi você? Pensei que tivesse sido você.
- Tenho uma coisa para te contar.
- O que é?
- Senta, primeiro.

Raptor

O problema da juventude não é nem isso. É o fato de que a noiva geração ficando MUITO mais fútil, fresca, preguiçosa e, enfim, incapaz de lidar com o mundo.

SunStar

Quote from: 'Raptor' post='4400' date='Jun 24 2006, 10:09 PM'O problema da juventude não é nem isso. É o fato de que a nova geração ficando MUITO mais fútil, fresca, preguiçosa e, enfim, incapaz de lidar com o mundo.

Realmente e eles cada vez inventam novos métodos pra tentarem explicar o pq saum assim  :lol:

feles

Quote from: 'Raptor' post='4400' date='Jun 24 2006, 10:09 PM'O problema da juventude não é nem isso. É o fato de que a noiva geração ficando MUITO mais fútil, fresca, preguiçosa e, enfim, incapaz de lidar com o mundo.

Raramente essa frase é tão apropriada: Déj?  Vu

Raptor

Meu intelecto subdesenvolvido não acompanhou a equação felesiana.

feles

...

Se tu nunca escutou os mais velhos falando akele tipo de frase a descrever a tua geração, tu não teve juventude....

Caso tu esteja de alguma forma confundindo com a noticia divulgada no final de semana, que os adultos não estão desenvolvendo uma mente adulta atualmente, isso em nada tem a ver com a tua quotação.

Raptor

Ah sim, é verdade. Isso sempre foi progressivo.

É que como você se deu ao trabalho de quotar algo redundante assim, achei que tinha dado ao dejavu outra interpretação. :lol:

Billy Lee Black

kkkkkkkkkkk, essa do thunder boy eh otima!!!!!!