Main Menu

Criem um modelo de governo.

Started by Raptor, Jun 26, 2006, 23:30:14

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

Raptor

"4000 BC. Since times immemorial, you've been leading a nomadic life. But now it's time your civilization is ready to expand. Xerxes, your people deposits full trust on you, and will obbey until you build a nation that lasts forever."
(era pra ser a mensagem de quando você começa uma partida de Civilization 4)

Democrático, ditatorial, anarquista, comunista, enfim, digam como seria o melhor modelo de governo a ser adotado no Brasil (e por que não mundo), na criatividade de vocês?

feles

Para o brazil, ditadura é a únia esperança. Ou comessar do zero absoluto, matando todo o povo. O país não tem chance, não tem futuro da forma que está. Não tem capacidade para conseguir uma utopica anarquia. Comunismo seria interessante, mas comunismo eu penso como um meio para algo, nunca um fim.


Para o mundo, democracia. Funcionou em inumeros países, se não funcionou conosco o problema eh NOSSO, e não do sistema.






Utopicamente falando, um tipo de democracia seria interessante. Sei lá, uma democracia sem capitalismo? Anarquia talvez??

O que estraga a sociedade é o capitalismo. Desejamos mais qe precisamos, até aí eu suporto, porém desejamos mais que os nossos vizinhos sempre. Não é a minha sociedade, minha especie que importa, SOU EU QUE IMPORTO, e assim temos os dias atuais, e com um pouco de sorte uma eminente extinção da espécie.
O anarquismo traz esse pluz: adeus capitalismo. Produzo para todos. A chave seria: eu tenho de me sentir importante para a espécie, eu teria de desejar fazer parte de algo maior, e não da minha família. FODA-SE A MINHA FAMILIA, a minha prole - dado tempo o suficiente na nossa historia, somos todos irmãos mesmo. Heis uma criança em anarquia: ela É responsabilidade da sociedade, não mais dos pais. Cabe ?  sociedade ensinar essa criança, pois tudo que importa é o futuro que estamos chegando, e essa criança estará nele - nós não.
Ao me sentir parte de algo mais, de uma enorme família, eu farei aquilo que eu for capaz para ajduar essa família (como hoje, na minha minuscula). Se eu sou bom em algo, eu posso ensinar outros esse algo (professor?), mas se for evidente que não tenho vocação para isso, farei o que puder onde puder. Um dia morro de qualquer forma, mas a proxima geração continua - dessa forma, cada geração vem tomando um pouco menos no cu, tendo uma vida um pouco mais confortavel que a anterior. E dessa vez, com liberdade.

O que caga a ideia de anarquia, sempre foi, é o cerebro humano. Diz para um humano "tu pode matar uma pessoa SEM NENHUMA REPRESARIA, quem mataria?" e a resposta invariavelmente será alguém. Um assassino, um político, o vizinho que dormiu com a mulher ou o chefe que botou para a rua. O ser humano precisa de leis, e para ter leis ele precisa de algum tipo de orgão centralizador. Heis a política.

Agora teriamos um órgão de controle, porém esse controle não terá, na minha utopia, o interesse de luxo ou dinhiero. É só para cuidar dos interesses de seus familiares.
Esse controle, eu sonho, seriam todos nós - ainda em votação, porém as decisões seriam sempre tomadas por todos. Criações de normas a serem seguidas, ou alterações das previamente tomadas.
Com isso, claro, teriamos de ter menores comunidades. Evetulamente poderiamos chegar a democracia se seguir progressivamente nisso, porém a chave é quebrar menor - eh absurdo ter um órgão unico que controla um planeta, quando da aldeia A até a M existe muita diferença nas condições de vida. Teriamos de acertar a base antes, e sem o desejo de consumo (de todos os tipos) sonho ser possível.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Spellbinder

Em qualquer sociedade que pensarmos, o problema vai ser o cérebro humano. O ser humano evoluiu de seres que vivem em bando, mas como em toda a natureza, bandos diferentes não necessariamente se dão bem.

No meu sonho (porque sonhos são desejos considerados impossíveis de serem realidade), uma sociedade ideal seria o comunismo utópico. Não existem pessoas no comando, muito menos dinheiro. As pessoas realizam suas funções por saberem que isso vai ajudar no bem da sociedade. Pela sua criação e aprendizado, as pessoas sabem que tudo é de todos, possuem valores morais e éticos bem definidos e se todos trabalharem direito, nunca irá faltar nada para ninguém (muitos problemas dos dias atuais estão na distribuição, tanto de renda, a qual não haveria nessa sociedade, e quanto a distribuição de itens necessários, como comida).

Baha

Em geral, uma mistura de capitalismo com aspectos de socialismo e até comunismo. Todos teriam uma cota diária de trabalho público para o governo e em troca receberiam os benefícios básicos: Alimentação, água, eletricidade, etc.(sim, parece o sistema de hoje de pagar impostos, mas replanejado e reexecutado do zero). O restante do tempo livre a pessoa poderia coçar o saco ou fazer algo no setor privado, ou tentar algo para conseguir outro cargo no público mesmo(estudo, desenvolvimento de trabalhos extras, etc).

Quem não cumprir sua cota, simplesmente não recebe os benefícios. Além disso haveria pré-requisitos, como número máximo de filhos, todos os filhos matriculados em escola, etc. O setor privado existiria paralelamente e seria a fonte dos supérfluos.

Mas isso não funcionaria. Depende de um governo muito limpo, muito competente, muito responsável e de uma mentalidade muito firme por parte de todo o povo.