Main Menu

A realidade do quadro "Lata Velha"

Started by Joe Musashy, Jan 31, 2010, 21:15:11

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Dark

Quote from: Gamersnake' date='03 fevereiro 2010 - 10:40 on Feb 03, 2010, 21:40:19SUVs, hummers e outros veículos retardados e desnecessariamente gastadores precisam ser extintos, sim.

Felizmente, é esse o caminho que o mercado automotivo em geral vem tomando, do pouco que tenho visto.

Então tem visto pouco, pois enquanto o mercado dos EUA desalecera o da China e do próprio Brasil expande nisto.

Quote from: Joe Musashy' date='03 fevereiro 2010 - 11:39 on Feb 03, 2010, 22:39:09Tá rodando com Zafira ou Astra?! Na boa, o custo X benefício do Meriva e do Agile é muito melhor. São os únicos 1.4 que vi fazendo 14x1 na cidade.

Quanto a partir pro Marea, você tá forçando a barra. Tanto ele quanto o Brava tem sérios problemas de estabilidade e possuem a manutenção mais cara das respectivas categorias. Sou muito mais um AP.

Falando nisso, já guiou o Agile? Minha mãe pegou um agora e eu fui fazer o test-drive. O viado não sai nem fudendo, mesmo eu tocando o zaralho. Ele é meio fraco em giro baixo, mas puxa feito 1.8 em intermediário. Cinco cabeças dentro do carro e ele nem sentiu ou dobrou nas curvas. O único problema é que a mala aquece muito bem em cima do escapamento. Aguarde recall logo.

Tô de Astra HB, peguei recentemente, mas planos pra trocar já. Meriva é carro de tiozão hehe não é meu perfil, suspensão original muito mole pra dirigir rápido e mesmo baixinho com umas 17' não faz meu estilo.
O Agile fui ver para comprar antes do Astra, e minha insatisfação começou ao entrar nele: MUITO plástico. Então, com certeza com o tempo vai ficar uma sinfonia dentro do carro... mas Astra, Corsa tem mais tecido e um acabamento de melhor qualidade e infelizmente ligo muito para interior do carro. Achei legal a solução do ar imitar o digital e a iluminação do painel azul como um todo, mas os cortes do plástico da junção porta-painel não me apeteceu. Quando saí com ele achei ele muito fraco, me lembrou uma perua Peugeot 206 que passou pelas minhas mãos: ele demora pra ganhar velocidade, mas é bom em curvas. Tem um motor muito fraco (aliás, pelo que você tem falado do seu estilo de direção, me impressionou gostar do carro), mas para a mesma proposta que o Punto tem, se encaixa: deslocar-se com uma agilidade acima dos 1,0 e com uma economia razoável. Não deu pra brincar nas curvas com ele, mas deu pra perceber que a suspensão traseira dele foi bem trabalhada.

Pra categoria dele ficaria com um Fox 1,6 ou um Sandero 1,6 16v.

Sobre a discussão de fivetech x AP, vai de gosto. Eu sempre gostei do conjunto da volks, mas a Fiat sempre tem motores que rendem mais quando com o mesmo pacote de desempenho. Tivemos um Palio Step A 97/97 com comando um pouco mais bravo e CAI. Passamos no Dino e deu pouco mais de 120cv. O carro era MUITO ligeiro e subia giro mto forte. Só que AP é aquela coisa, por mais que seja uma mecânica ultrapassada, tem qlqr coisa pra mexer em uma padaria da vida.  :lol:
E sobre estabilidade, o Brava HGT e os Mareas fivetech não tombavam mto, tinham uma suspensão mais firme. MUITO longe da moleza de um Palio e da dureza de um Peugeot.

Aliás, qndo vem pra Sampa Joe? Tem encontro todas terças no sambódromo, especialmente dos old's. Durante a semana tem encontro dos vários clubes - eu frequento os Fiat da vida.  :lol:  É legal ver as brincadeiras que o pessoal faz por lá!
Initium et finis

Joe Musashy

Quote from: Dark' date='03 fevereiro 2010 - 10:55 on Feb 03, 2010, 23:55:21Tô de Astra HB, peguei recentemente, mas planos pra trocar já. Meriva é carro de tiozão hehe não é meu perfil, suspensão original muito mole pra dirigir rápido e mesmo baixinho com umas 17' não faz meu estilo.

Ele compensa, mas não é carro pra firula. Centro de gravidade alto é um lixo pra quem quer correr.


Quote from: Dark' date='03 fevereiro 2010 - 10:55 on Feb 03, 2010, 23:55:21O Agile fui ver para comprar antes do Astra, e minha insatisfação começou ao entrar nele: MUITO plástico. Então, com certeza com o tempo vai ficar uma sinfonia dentro do carro... mas Astra, Corsa tem mais tecido e um acabamento de melhor qualidade e infelizmente ligo muito para interior do carro. Achei legal a solução do ar imitar o digital e a iluminação do painel azul como um todo, mas os cortes do plástico da junção porta-painel não me apeteceu. Quando saí com ele achei ele muito fraco, me lembrou uma perua Peugeot 206 que passou pelas minhas mãos: ele demora pra ganhar velocidade, mas é bom em curvas. Tem um motor muito fraco (aliás, pelo que você tem falado do seu estilo de direção, me impressionou gostar do carro), mas para a mesma proposta que o Punto tem, se encaixa: deslocar-se com uma agilidade acima dos 1,0 e com uma economia razoável. Não deu pra brincar nas curvas com ele, mas deu pra perceber que a suspensão traseira dele foi bem trabalhada.

Pra categoria dele ficaria com um Fox 1,6 ou um Sandero 1,6 16v.

Foi o que eu falei: o Agile só rende depois dos 3000. Esse motor 1.4 da GM tem esse defeito em baixa, mas é bem abusado de intermediário pra cima. Eu testei o carro com cinco cabeças dentro e vi que ele não é perfeito, mas esse motorzinho dá um caldo. De repente uma mudança na relação resolva o "problema".

Eu também achei que tem plástico demais e a primeira coisa que eu disse foi "Vai ser um chocalho em uns quatro anos". Mas como esses carros são feitos pra repassar com uns três anos, não faz tanta diferença. Valeu os 40k pagos no modelo top. Eu não pagaria (pegaria um XR3 ou um Puma pra arregaçar), mas é só carro pra passeio mesmo...


Quote from: Dark' date='03 fevereiro 2010 - 10:55 on Feb 03, 2010, 23:55:21Sobre a discussão de fivetech x AP, vai de gosto. Eu sempre gostei do conjunto da volks, mas a Fiat sempre tem motores que rendem mais quando com o mesmo pacote de desempenho. Tivemos um Palio Step A 97/97 com comando um pouco mais bravo e CAI. Passamos no Dino e deu pouco mais de 120cv. O carro era MUITO ligeiro e subia giro mto forte. Só que AP é aquela coisa, por mais que seja uma mecânica ultrapassada, tem qlqr coisa pra mexer em uma padaria da vida.  :lol:

E esse é o ponto: o AP ganha muito com pouco. Se você coloca um comando 0490 nele (aquele do Pointer), o bicho fica um monstro. Como o meu é injetado (o tal do tucho hidráulico), vai ter que ser outro. Ele já veio com CAI de fábrica (e eu nem sabia que faziam isso), então não vou fuxicar. Só vou trocar o comando e trabalhar umas partes mesmo.


Quote from: Dark' date='03 fevereiro 2010 - 10:55 on Feb 03, 2010, 23:55:21E sobre estabilidade, o Brava HGT e os Mareas fivetech não tombavam mto, tinham uma suspensão mais firme. MUITO longe da moleza de um Palio e da dureza de um Peugeot.

Que é isso... os dois saíam mais de quatro que a Jenna Jameson. Tudo bem que eram muito melhores que um Palio, mas não chegam perto de um Kadett GSI (com elos devidamente cortados) ou até de um Gol GTS/GTI. Eu até pensei em citar o Passat, mas lembrei que o filho da puta só era bom em curvas sem depressão. Cansei de ver nego estampado em parede tentando descer serra embucetado com ele.


Quote from: Dark' date='03 fevereiro 2010 - 10:55 on Feb 03, 2010, 23:55:21Aliás, qndo vem pra Sampa Joe? Tem encontro todas terças no sambódromo, especialmente dos old's. Durante a semana tem encontro dos vários clubes - eu frequento os Fiat da vida.  :lol:  É legal ver as brincadeiras que o pessoal faz por lá!

Eu já estou devendo isso há muito. Com o trabalho, essa vida com bambolê de otário e a minha (lenta) recuperação, fica brabo. Ainda mais porque terei que pagar hotal. Aí é uma grana que se vai, e eu nunca vi professor endinheirado (só aqueles que tem umas gambiarras/extras). Eu já estava pronto pra frequentar o clube do Fusca aqui, mas aí vi o AP e o pé pesado falou alto. Agora só preciso arrumar um aro 16 pra começar a ir aos encontros devidamente paramentado. Rodar lá de 185-60-14 chega a ser humilhante.

-----------------------------





Vamos ver se vai:













Não discuto com socialista/comunista.

Billy Lee Black

Quote from: Joe Musashy' date='04 fevereiro 2010 - 12:14 on Feb 04, 2010, 01:14:14Foi o que eu falei: o Agile só rende depois dos 3000. Esse motor 1.4 da GM tem esse defeito em baixa, mas é bem abusado de intermediário pra cima. Eu testei o carro com cinco cabeças dentro e vi que ele não é perfeito, mas esse motorzinho dá um caldo. De repente uma mudança na relação resolva o "problema".

Eu odeio esse motor 1.4! Tenho um corsa 1.4 econoflex e a arrancada dele é um lixo! Tem hora que o carro custa pra sair do lugar. Isso irrita demais! Fora que o consumo nem é isso que a GM prega. O meu faz entre 10,5 e 11,5 km/l com gasolina e entre 7,0 e 8,5 com álcool. Faz mais que isso só se eu nunca passar das 3000 rpm.

Sinceramente, compensa muito mais comprar um carro 1.6. Minha mãe tinha um Gol G3 Power 1.6 que bebia a mesma coisa do meu e andava bem mais!

Sem falar dos defeitos ridículos que esse motor 1.4 tem, que a GM CONHECE E SABE COMO RESOLVER, mas parece que não arrumou na fábrica até hoje!

Joe Musashy

Quote from: Billy Lee Black' date='04 fevereiro 2010 - 08:16 on Feb 04, 2010, 09:16:46Eu odeio esse motor 1.4! Tenho um corsa 1.4 econoflex e a arrancada dele é um lixo! Tem hora que o carro custa pra sair do lugar. Isso irrita demais! Fora que o consumo nem é isso que a GM prega. O meu faz entre 10,5 e 11,5 km/l com gasolina e entre 7,0 e 8,5 com álcool. Faz mais que isso só se eu nunca passar das 3000 rpm.

Sinceramente, compensa muito mais comprar um carro 1.6. Minha mãe tinha um Gol G3 Power 1.6 que bebia a mesma coisa do meu e andava bem mais!

Sem falar dos defeitos ridículos que esse motor 1.4 tem, que a GM CONHECE E SABE COMO RESOLVER, mas parece que não arrumou na fábrica até hoje!

Eu acho que eles poderiam mudar a relação das 3 primeiras marchas. Em giro alto, ele segue tranquilo.


Não discuto com socialista/comunista.

Red XIII

Quote from: Joe Musashy' date='03 fevereiro 2010 - 09:39 on Feb 03, 2010, 22:39:09
Quote from: Red XIII' date='03 fevereiro 2010 - 08:06 on Feb 03, 2010, 09:06:13Se for pra pegar um carro antigo, que pelo menos seja um completasso!

OMEGÃO! Conheço um cara que teve até Jaguar e diz que não há carro como esse. O problema é achar peça pra ele hoje em dia. Tem Omega 1997 sendo vendido a R$8.000,00 por isso.

Kd? Aonde? Em bom estado? Link?  :lol:
Seifer sUx

Billy Lee Black

Quote from: Joe Musashy' date='04 fevereiro 2010 - 08:26 on Feb 04, 2010, 09:26:42Eu acho que eles poderiam mudar a relação das 3 primeiras marchas. Em giro alto, ele segue tranquilo.

Isso é verdade. Em giro alto ele vai embora mesmo. Mas em giro baixo é completamente ridículo! Sério, em um semáforo, se eu já não estiver com o pé no acelerador fazendo controle de embreagem pra ele arrancar, ele demooooora pra sair do lugar.

Em retornos não dá pra confiar nele nem a pau! Eu espero a pista ficar limpa pra eu entrar :lol:

Foda é que essas coisas você não consegue perceber direito nos test-drives boquetas de volta no quarteirão das concessionárias. Senão eu tinha comprado outro carro...

Seifer Almasy

QuoteFalando nisso, já guiou o Agile?

Sim minha irmã tem um, e realmente de saida ele é fraquinho, agora na estrada vai de boa, além de ser confortavel e tal

o problema é que eu jamais compraria um, não gostei do desenho do carro, mas não é por isso que é um carro ruim, muito pelo contrario, só é feio mesmo :lol:

King

Hahaha, eu reclamo da mesma coisa aqui, Billy.

Me arrependi de não ter pego um Fiesta. Minha mãe tem um Fiesta GL 1.0 velhão (acho que é de 99), que tem maior arrancada que meu Corsa 1.4.

Isso sem falar na ré do Corsa. Estacionar de ré em garagem inclinada é pedir pro carro chorar.

Joe Musashy

Quote from: Red XIII' date='04 fevereiro 2010 - 10:35 on Feb 04, 2010, 11:35:15Kd? Aonde? Em bom estado? Link?  :lol:

De vez em quando sai umas mamatas. Olha só:

http://www.balcao.com/anuncio-veiculos-chevrolet_omega_gls_20_kit_gas_bancos_de_couro_disco_nas_4-rio_de_janeiro-det-3268312.aspx


Claro que eu exagerei, mas pode procurar que não foge muito do que eu disse, pelo menos aqui no Rio.


Quote from: Billy Lee Black' date='04 fevereiro 2010 - 12:05 on Feb 04, 2010, 13:05:49Isso é verdade. Em giro alto ele vai embora mesmo. Mas em giro baixo é completamente ridículo! Sério, em um semáforo, se eu já não estiver com o pé no acelerador fazendo controle de embreagem pra ele arrancar, ele demooooora pra sair do lugar.

Em retornos não dá pra confiar nele nem a pau! Eu espero a pista ficar limpa pra eu entrar :lol:

Foda é que essas coisas você não consegue perceber direito nos test-drives boquetas de volta no quarteirão das concessionárias. Senão eu tinha comprado outro carro...

Por isso EU fui fazer o test-drive. Deixei a mulher da loja com a calça cheia no primeiro punta taco.


Quote from: Seifer Almasy®' date='04 fevereiro 2010 - 02:14 on Feb 04, 2010, 15:14:30Sim minha irmã tem um, e realmente de saida ele é fraquinho, agora na estrada vai de boa, além de ser confortavel e tal

o problema é que eu jamais compraria um, não gostei do desenho do carro, mas não é por isso que é um carro ruim, muito pelo contrario, só é feio mesmo :lol:

Nem tanto. Minha mãe pegou um pretão e ficou lindo.


Quote from: King' date='04 fevereiro 2010 - 02:18 on Feb 04, 2010, 15:18:51Isso sem falar na ré do Corsa. Estacionar de ré em garagem inclinada é pedir pro carro chorar.

Quem anda de ré é siri. Toca o pé até bater limitador. Simples. :lol:


Não discuto com socialista/comunista.

King

Aproveitando o conhecimento dos experts do fórum...

Eu sou carta fresca e odeio dirigir. Me digam, o que é melhor, do ponto de vista de manutenção, quando é preciso reduzir a velocidade ao descer uma ladeira? Mandar ver no freio mesmo ou ir reduzindo gradualmente, reduzir a marcha e deixar o próprio motor do carro segurar a velocidade?

Lavei meu carro hj e os pneus da frente estavam pretos demais de tantas freiadas. @@

SunStar

O ideal é sempre evitar freiada brusca demais. Uma derrapagem pode ser suficiente pra prejudicar a vida útil do pneu.

Eu acho ideal em ladeira freiar gradualmente, impedindo o carro de ganhar velocidade. Acho menos provável alguém acertar a traseira do carro dessa maneira e fica mais fácil pra você evitar um acidente se alguém fizer uma cagada na tua frente.

King

Bom, mas e do ponto de vista da manutenção?

A pergunta real seria: Estraga o motor usar ele para reduzir a velocidade?

Edit:

É, pesquisei melhor e dizem que descer engrenado em alta rotação é o recomendado, pq aí ocorre o Cut-Off na injeção eletrônica e vc economiza combustível. D:

Red XIII

Quote from: Joe Musashy' date='04 fevereiro 2010 - 10:08 on Feb 04, 2010, 23:08:21
Quote from: Red XIII' date='04 fevereiro 2010 - 10:35 on Feb 04, 2010, 11:35:15Kd? Aonde? Em bom estado? Link?  :(

De vez em quando sai umas mamatas. Olha só:

http://www.balcao.com/anuncio-veiculos-chevrolet_omega_gls_20_kit_gas_bancos_de_couro_disco_nas_4-rio_de_janeiro-det-3268312.aspx


Claro que eu exagerei, mas pode procurar que não foge muito do que eu disse, pelo menos aqui no Rio.


Ta certo que é GLS 2.0 mas por estar rebaixado, com git gas e sem ter foto do interior deve estar muuito acabado. Não compraria um desses.  :(

Eu estive procurando por um CD 3.0 com Painel Digital. Não faço muita questão de Banco de Couro nem Teto Solar mas se aparecer blz. Só que os preço aqui estão na casa dos 16 ~ 20k.  :(
Seifer sUx

Dark

King, a forma de correta de se reduzir a velocidade em descida é freiando, mas a forma de manter uma velocidade em aclives é utilizando o freio-motor - deixando uma marcha engrenada e deixar o próprio motor segurar o carro.

Este Econo.flex tem o cut-off a partir de 1800 rpm. Ou seja, caso o carro esteja acima de 1800 rpm e você não esteja pressionando embreagem ou acelerador, a injeção corta o envio de combustível pra câmara, consequentemente, deixando o carro mais econômico.
Initium et finis

Joe Musashy

Quote from: King' date='07 fevereiro 2010 - 10:22 on Feb 07, 2010, 23:22:34Lavei meu carro hj e os pneus da frente estavam pretos demais de tantas freiadas. @@

Isso é normal. Acostume-se.


Quote from: Red XIII' date='08 fevereiro 2010 - 08:27 on Feb 08, 2010, 09:27:16Ta certo que é GLS 2.0 mas por estar rebaixado, com git gas e sem ter foto do interior deve estar muuito acabado. Não compraria um desses.  :(

Eu estive procurando por um CD 3.0 com Painel Digital. Não faço muita questão de Banco de Couro nem Teto Solar mas se aparecer blz. Só que os preço aqui estão na casa dos 16 ~ 20k.  :(

Nem tanto. Tem gente burra mesmo. :(

E pega um banco de couro, cara. É outra coisa, sério mesmo.


Quote from: Dark' date='08 fevereiro 2010 - 12:11 on Feb 08, 2010, 13:11:18Este Econo.flex tem o cut-off a partir de 1800 rpm. Ou seja, caso o carro esteja acima de 1800 rpm e você não esteja pressionando embreagem ou acelerador, a injeção corta o envio de combustível pra câmara, consequentemente, deixando o carro mais econômico.

Cut-off?! Até pouco tempo atrás, meu cut-off era a banguela. Esse é o ponto fraco do carburador.

Tá aí uma coisa que eu nunca soube: o cut-off acontece com os monoponto também?


Não discuto com socialista/comunista.