Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 15 Guests are viewing this topic.

Danny Zuco

Uma coisa eu aprendi, nesses meus últimos 30 anos de video games (meu primeiro jogo da vida foi em 82 num Atari):
 
Se quiser saber se o jogo é bom, JOGUE! Crítica não presta pra nada. Já houveram muitos jogos que a crítica desceu a lenha e deu nota 4.0 pra baixo. Eu peguei pra ver se era tão ruim mesmo e fui até o fim do jogo sorrindo. Outros que a crítica (quando digo crítica, é a especializada e comentário de gamers também) endeusaram e ressaltaram milhares de coisas maravilhosas, eu achei uma bosta e não consegui jogar nem até o meio do jogo.
 
Tenho certeza que todos aqui já passaram por isso também. Eu abandonei FFXIII em 2010 porque realmente me injuriei com o estilo "corredor" que a gente segue até a metade do jogo. Foi só dar uma chance a mais pra ele, que mudei minha opinião completamente. Se perguntarem pra mim, hoje, eu vou dizer: "porra, FFXIII eu gostei mesmo. Muito bom o jogo". Aí vão me dizer: "Mas a crítica desceu o pau no jogo e disse que é uma merda!"
 
Eu vou responder: "Foda-se a crítica. Eu joguei e gostei. O que a crítica escreve muda isso? Outra vez, foda-se!"
 
Realmente aconselho que quem tem alguma dúvida em relação a esse jogo, que jogue. Só aqui no fórum temos boas opiniões e impressões sobre o jogo de gente que já acabou: King, Billy e eu.... mas... cada um que tire suas próprias conclusões. Por isso, Seifer, eu deixei de levar em conta opinião de sites como IGN, Gamespot, Metacritic e coisas do tipo. Prefiro tirar minhas próprias. Por isso:
 
Quote from: er Almasy&# on Dec 31, 1969, 21:01:08É o que eu tenho ouvido também, apesar das toneladas de criticas em cima do jogo...

Pode botar fé em nós aqui, seus brothers, e não levar em conta a opinião de terceiros. Gamers é família, porra!!! :doido:



King

Fala sério, vc realmente gostou desse enredo Zuco?

Eu achei um lixo, juntamente com a jogabilidade linear até o fim do jogo. As coisas só se abrem bem próximo do final e ainda assim é tudo opcional. As coisas que vc precisa passar são sempre lineares.

É que vc terminou agora, deixa esfriar um pouco e faz uma análise de como é o jogo como um todo e como foram os FFs anteriores. Eu diria que apenas crianças que estão jogando seu primeiro FF achariam esse jogo realmente bom.

Danny Zuco

Vamos dizer assim, King...
 
Joguei FF maravilhosos de história. Joguei outros que quase chorei de raiva (ex: 9). Perto desses, eu tenho só elogios para o XIII. Comparado com os melhores, não posso dizer que está no mesmo nível. Por isso disse que achei um jogo bom. E sim, gostei da história. Gostei das funções da Vanille e da Fang na trama. Gostei a forma como finalizaram a trama. Achei muito melhor que muitos outros que joguei.
 
Quanto a jogablilidade, os dois mais comentados FF que são 7 e 8, até um ponto do jogo também são lineares pra caralho. Assim como esse. Então não entendo porque o XIII é tão ruim e o VII é tão bom, se são, na maioria do tempo, a mesma bosta. Mas acho que sei a resposta:
 
QuoteEu diria que apenas crianças que estão jogando seu primeiro FF achariam esse jogo realmente bom.

A maioria aqui jogou o VII quando era criança/adolescente, mesmo efeito. Se criança/adolescente joga o XIII hoje, vai ser o melhor jogo da vida dele. Mesma coisa com toda a seita que coloca o 7 como o melhor RPG/Game de todos os tempos. Na verdade é um jogo mediano. Na geração do PSX mesmo houveram RPGs muito melhores. Mas enfim, entende o que eu quero dizer, não?
 
Pode ser que com o tempo eu mude minha idéia, como você disse. Aconteceu isso com o 8. Achei a oitava maravilha do mundo quando acabei. Hoje não penso nada nem parecido com isso. Mas vamos ver. O 10 eu gostei muito quando acabei e continuo pensando da mesma forma que pensei em 2006, quando terminei ele.



Seifer Almasy

Final Fantasy VIII é um dos melhores da série... dizem que foi um tiro no pé da Square, que não agradou os fãs da formula antiga... o novo sistema e tudo mais, mas eu particularmente gostei muito...
 
o último que eu joguei foi o X-2, então não posso falar muito do XII, XIII e suas variantes

Danny Zuco

Sobre o 12, Seifer... deixa eu te dar uma resumida pelo que eu acho do jogo.
 
Tipo assim, curte MMO? Tipo fazer uma party em que tem um tanker, um nuker, um damage dealer, um buffer e um healer? De jogo que você escolhe uma dessas classes e deixa os outros membros do teu grupo se virando sozinhos? Pois bem, esse é o 12. Eu gosto de MMO, então achei a jogabilidade dele divertida. Me lembrou meus tempos de Ragnarok em alguma coisa.
 
A única diferença grande que eu senti no 12 em relação a parties de MMOs, é que você configura os gambits (regras para seus companheiros seguirem em diferentes ocasiões) e adequa eles para seu estilo de jogo ou conforme a necessidade. De resto... bem, história meio esquisita, personagens não muito atraentes e um protagonista que parece que saiu do Restart. Já te falei que Shiva, Ifrit e Bahamut são espaçonaves? Sim, espaçonaves MESMO! Você não sumona eles, não controla nenhum tipo de GF, Summon, Eidolon, nem porra nenhuma...
 
Mas enfim. FF12, ame ou odeie. Não existe um meio termo.



Seifer Almasy

É, eu curto bem pouco (COF...) só to jogando Lineage 2 no oficial hehe
 
É, dai vou ter que pegar e jogar pra ver... vamos ver, vou colocar na lista aqui tanto um quanto o outro (bom no total são 4 né, haja saco... :doido:)

King

Então zuco, a questão é que FF7 mesmo quem já jogava FF acabou gostando. O enredo não tinha um foco tão infantil quanto o 13 (leia: HOPE) e acho que posso dizer o mesmo para outros FFs, como o FF6. O FF10 já era focado num público mais jovem, como o snake mesmo falou recentemente, mas como um todo o jogo se equilibrava e ficava com saldo positivo (ao menos para mim).
 
Quanto a linearidade do jogo, FF7 era linear dentro de Midgard, o que representa aí umas 13 horas de jogo. A partir daí as opções se expandiam mais e mais e vc já tinha total liberdade para explorar mapas, interagir com outros npcs, outras cidades, mini-games, etc... Não era um western RPG mas mantinha a linearidade dentro de um limite aceitável / agradável, que é algo que eu realmente sempre gostei dos jRPGs, pq os western sempre tem coisas demais e inúteis.
 
Mas enfim... opinião é que nem bunda. :doido:

ivanpuma

FFXII só gostei mesmo da jogabilidade, lembrava um MMO em vários aspéctos. Os summons (espers?!? :doido: ) eram chefes de FFs antigos, eles tem o mesmo esquema de funcionamento que os paradym packs do ff13-2, onde vira tipo um pet que vc não controla. O divertido era pegar esses summons, tinha que lutar contra eles e as batalhas eram os bicho. Também a parte de caçada aos mobs era bem dificil, sendo que os últimos da lista eram verdadeiros weapon monsters, dificuldade elevada ao quadrado.
No FF13-2 apesar dos sub-chefes serem exagerados, são muito fáceis comparados aos "super mobs" dos FFs anteriores. Tipo, se quiser encarar dificuldade mesmo, vc pode lutar contra o omega weapon, a lighting e outros adversários no coliseum, mas tudo via DLC (a square tá aprendendo com a capcom, só pode).

Joe Musashy

Eu coloquei os Silent Hill de PC pra baixar. Vou relembrar a série. Joguei bastante o 1, metade do 2, nada do 3 e do 4 e uma merreca do Homecoming (achei a jogabilidade horrorosa).
 
Algo que eu deva saber (tipo "tal episódio é um lixo e não vale a pena")?


Não discuto com socialista/comunista.

Danny Zuco

Dispense o 4 - The Room. Não tem nada com porra nenhuma haver com os outros e não faz falta em nada para o entendimento.
 
1 e 3. Obrigatórios. 3 é sequencia direta do 1. Valem a pena, apesar do final tosco do 3.
 
2 - É um spin-off mas o terror psicológico dele é uma obra prima. Recomendadíssimo.
 
Silent Hill Origins -  Interessante. Conta o momento em que a Alessa é deixada pra queimar viva e explica o envolvimento dos personagens que vimos no primeiro. Vale a pena.
 
Homecoming - Apesar da jogabilidade estilo "action", a história é boa e tem um final bem interessante (o melhor). Se quiser dar uma chance independente da jogabilidade, manda ver. Acho que o resultado final vale a pena.
 
Shatered Memories - Jogue Mickey - Castle of Illusion ao invés desse.
 
Downpour - Impressões iniciais boas. Bons gráficos, história interessante no começo... quero ver se continua assim até o fim.



ivanpuma

de volta ao 13-2
consegui fazer 8 finais e 134 dos 160 fragmentos (quase acabando), pelo que eu vi existe conquista para todas as armas e todos os monstros encontrados, agora o bicho pega dinovo.
tem 10 fragmentos que eu vou deixar por último, não são dificeis mas são os mais chatos:
 
Luck coin (ganhar 7.777 coins - all luck seven - nas máquinas caça níqueis do casino)
9 disturbios de paradox em Oerba 400 AF (puzzles que levam um certo tempo para serem resolvidos)
Fazer 100% nos mapas
Mensagens escondidas deixadas pelos personagens do FFXIII
Quiz com perguntas referente ao FFXIII tb.
 
Tomara que o secret ending seja bom (não vi no youtube) por que pegar todos os fragmentos é osso ><.
 
XD

Billy Lee Black

Viu, Zuco, eu falei que o FF XIII era legal =D
 
Eu ainda to com pé atrás de jogar o XIII-2, porque pelo que já por aí da história, parece que ele simplesmente pegou toda a história do XIII, jogou no lixo e criou outra totalmente nova. Ou seja, nada de Falcie, Lacie etc. Fora que jogaram o relacionamento da Serah com o Snow no limbo tb.
 
Isso eu achei tosco. Parece que só aproveitaram o universo pra fazer um jogo novo. Ivan, vc confirma isso?

Danny Zuco

Pleo que vi da abertura do XIII-2, me questionei isso também, Billy. E o casamento dos dois? Parece que a Serah já tá esfregando a piriquita  num emo tipo Justin Biba japones... não entendi porra nenhuma disso.
 
Estou com o XIII-2 aqui. Do que terminar minha batalha pelas conquistas do XIII, vou começar a jogar ele e ver o que acontece.



Billy Lee Black

Vou esperar vc jogar e me falar da história. Dizem que a história ficou muito boa, mas, na boa, se tiverem jogado no lixo tudo que criaram no XIII, não animo não...

Joe Musashy

Quote from: y on Dec 31, 1969, 21:01:18Dispense o 4 - The Room. Não tem nada com porra nenhuma haver com os outros e não faz falta em nada para o entendimento.

Mas não foi você mesmo que falou que crítica não serve pra nada?! :P
 
Falando sério agora: é tão ruim assim? Eu vi pessoas mutilando Vandal Hearts e Overblood, mas adorei ambos. Não há algo que se salve?
 
Aliás, se o 2 é um spin-off, não seria também o 4, nesse caso?
 
 
Quote from: y on Dec 31, 1969, 21:01:181 e 3. Obrigatórios. 3 é sequencia direta do 1. Valem a pena, apesar do final tosco do 3.

Adoro o 1. Nunca fiquei tão abalado com um jogo. Só não começo por ele porque a mecânica é muito antiga - tipo Fallout 3 vs. Deus Ex - se comparado aos sucessores e não terei paciência de caçar disco voador e a puta que os pariu.
 
 
Quote from: y on Dec 31, 1969, 21:01:182 - É um spin-off mas o terror psicológico dele é uma obra prima. Recomendadíssimo.
[/b]
 
Até onde eu fui, me caguei de medo. Tinha uns trechinhos insuportáveis, mas era só um ou outro.


Não discuto com socialista/comunista.