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Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

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Baha

E seguindo no Final Fantasy IX!

Eu estou em... algum lugar do segundo CD.

Pow, eu to gostando MUITO do game. Bem mais do que lembro de ter gostado de FF8 a essa altura do campeonato.

O jeito como as coisas progridem continua dando aquela sensação de "pacote completo" típico da série FF. Eu não saio de uma cidade com a sensação de "faltou acontecer muita coisa que deveria ter acontecido" que eu tive no Star Ocean 2. Ou se saio e acho que faltou coisa, tenho certeza que é porque eu vou poder voltar lá depois.

Comparando com os grandes(ff6 e ff7)... A história tá mais rasa por enquanto. Mas até aí, eu sei lá quando as reviravoltas tão programadas pra acontecer. É o segundo CD ainda.

O sistema de combate tem defeitos, aqueles que eu mencionei anteriormente. Notei que inimigos são cheios de counters e triggers, então eles agem várias vezes por turno, além das animações e esperas serem muito demoradas.

Mas eu gostei do sistema de skills e de aprender via equipamentos. Isso te incentiva a experimentar várias coisas. O sistema do jogo não é amplo como FF7 ou quebrado como FF8. É bem parecido com FF6 onde cada personagem tem sua especialidade. Isso de certa forma é bom, porque no ff7 não tinha, fora limit breaks, muita individualidade entre personagens.

Eu achei legal os "active time events". Acho tosco ter toda essa nomenclatura, mas basicamente são os Private Actions do star ocean 2, mas sem a participação do seu protagonista.

Adorei ter moogles e chocobos tão presentes no mundo. (Aliás, fica também um elogio ao FF XIV por isso)

FF8 por exemplo praticamente só incluiu uma florestinha de chocobos num canto avulso do mapa por obrigação. Ele dava a clara impressão de que "tinha vergonha de ser um final fantasy". Parece que o enredo foi idealizado como outro jogo, mas pra conseguir hype e marketing que trouxessem vendas que justificassem o orçamento tiveram que colocá-lo num jogo de FF.


Voltando ao enredo de FF9, as vezes dá a impressão que a Square não soube muito bem escrever o Zidane. Parece em algumas partes que eles falam "hum... peraí, já faz mais de 2h que o Zidane não banca o mulherengo né? Vamos tentar encaixar um pouco disso no meio dessa cutscene não-relacionada então...". É como se eles tivessem uma checklist de traços psicológicos dos personagens e ficassem sempre consultando ela durante o desenvolvimento do enredo pra garantir que não estão destoando do que tinham definido.

Se for pensar com atenção, os personagens são bem superficiais em esterotipados mesmo. Mas pelo menos são agradáveis. (tá, o Steiner tava de fato começando a me dar nos nervos)

E... a aventura que vem transcorrendo... é exatamente o tipo de coisa que eu estava buscando num rpg ultimamente. Um mundo com muita magia, uma aventura bem concisa, com lugares, eventos, pessoas que ajudam a te trazer praquele mundo... coisas bonitas e fantásticas, agradáveis, confortáveis... é o que eu queria voltar a ver num FF.

Fora o desenvolvimento fraco de personagens, Wild Arms tinha conseguido isso, mas o setting dele não era o que esperava... Hm... "esperava" não é o termo certo. Eu sabia muito bem o que esperar do W.A. e ele correspondeu. Mas é tipo... vejamos... você tá procurando um anime épico espacial de alto nível, e aí encontra um anime que tem todas as características necessárias pra isso... só que não é espacial, e sim steampunk. É um ótimo anime, e você sai feliz dele. Mas não realizou seu sonho, LOL. FF9 está realizando o sonho que W.A. não realizou :d1:

Eu não me importo se a história não ficar "profunda e pesada" como ff7. Até prefiro que não fique.

Gamersnake

Quote from: Baha on Sep 21, 2014, 20:40:36
O sistema de combate tem defeitos, aqueles que eu mencionei anteriormente. Notei que inimigos são cheios de counters e triggers, então eles agem várias vezes por turno, além das animações e esperas serem muito demoradas.

Certeza que são counters e triggers? Pra mim era só um sistema de ATB mal feito em que as barras (dos personagens e inimigos) não paravam de encher durante as animações, então ficava todo mundo sempre amontoado em uma fila enorme esperando a ação.

Baha

Sim, notei que tem de fato counters e triggers ALÉM do enchimento mal feito das barras. Por exemplo, andei enfrentando um pássaro na parte em que estou que tem um comportamento mais ou menos assim : Ele tem 50% de chance de castar white wind em sí mesmo imediatamente após tomar um ataque que o deixe com menos de 25% de vida. Isso é independente da ação normal dele, tanto que as vezes ele toma a ação normal logo depois de fazer isso, ou logo antes da ação do personagem que o ataca e ativa o white wind. Do mesmo jeito as lamias tem uma chance de castar um buff de strength sempre que tomam algum ataque.

Gamersnake

Isso é a cereja em cima do bolo fecal que são as ATBs podres...  :P

Baha

Mas de qualquer forma, encontrar o Kuja tem prioridade secundária. Meu objetivo central é ajudar o Choco a evoluir e atingir o paraíso dos chocobos. *_*

Ficou tão bonitinho andar com ele no mapa.

Billy Lee Black

Resolvi investir na Arena no Hearthstone e está bem divertido!

Além disso, remontei alguns dos meus decks que estavam fracos. Fiz um de mago só pra encher o saco dos oponentes. Atochei de segredos nele, huaehueh. As partidas estão muito engraçadas.

Prowler

Acho que sou o único que não tem capacidade mental suficiente para ver e entender as e montar um deck. hahahaahahah

Billy Lee Black

Hahaha, só jogando pra aprender a combar as cartas. Á medida que você vai jogando com outros jogadores, vai vendo a estratégia que eles usam, e como usam certas cartas e você acaba "aaaaahhh, então é assim que ela funciona"  :P

Strife

Baha tá jogando FFIX onde? Emulador?

Tentei re-jogar ele recentemente, mas não suportei os loadings das batalhas. Foi algo que me incomodou mesmo na época do lançamento: gostei muito do jogo inteiro mas achei o sistema de batalhas lerdo e mal implementado. Porém, naqueles tempos, eu ainda tinha saco pra encarar. Hoje não suporto qualquer RPG que tenha loadings absurdos para entrar numa batalha ou batalhas lerdas demais (o ATB de FFIX mesmo na velocidade máxima é uma tartaruga comparado com outros da série).

Falando em jogar, terminei Diablo III esse fds. Primeiro da série que termino, principalmente porque a implementação do controle ficou ótima e tirou aquela chatice de jogar no mouse pelo PC (o que a diferença que um input decente não faz). Pensei em encostar o jogo, mas ao ver que zerei faltando ainda muita skill pra destravar, já tô pensando em jogar de novo a campanha em dificuldades mais altas (zerei no Normal Master II, sendo que precisa jogar no Nightmare que só destrava depois de zerar uma vez para avançar em coisas como ferreiro e joalheiro), que muda bastante a dinâmica. Mas só mais uma vez tb; não sou desses que jogam Diablo por anos seguidos, uma hora a falta de objetivo dele me cansa (tenho amigo que deve ter jogado uma vida inteira só no Diablo II enquanto eu zerava todos os RPGs do PS1 e PS2 que encontrei, nunca entendi).

Baha

Sim, to jogando em emulador. Bom, acho que estou aguentando pq as últimas coisas que andei jogando em geral foram outros games de PS1, então estou no ritmo de achar tudo normal.

E uma atualização: Finalmente tenho meu barquinho e o grupo tá todo reunido! (apesar da dagger estar zoada) \o/

Agora é hora de explorar o mundo inteiro e fazer trilhões de coisas opcionais, MWAHAHAHAHAHA!

Strife

É, mas em questão de loadings antes das batalhas FFIX é um dos piores do PS1 mesmo :P

Mesmo assim emulador acho que ameniza um pouco. Não cheguei a testar, porém. Testei no PS3, quando tava em promoção.

Billy Lee Black

Ontem fiz minha primeira Dungeon no Guild Wars 2.

Nossa, fantástico!!!! As Dungeons possuem histórias próprias, inclusive com cenas cinemáticas e eventos!

Ah sim, e foi difícil pra caralho! Por várias vezes o grupo todo morreu. Tiveram batalhas épicas, onde só sobrava um membro do grupo em pé e ainda assim o cara conseguia derrotar o inimigo, hahaha.

Um detalhe é que como as dungeons são difíceis, só se consegue fazê-las em grupo. E o jogo possui um sistema interna pra criar grupos fantástico! Criamos um e em pouco tempo ele encheu e fomos pra dungeon :D

Esse jogo é foda demais, pqp!

Prowler

Quote from: Strife on Sep 23, 2014, 20:06:39
Falando em jogar, terminei Diablo III esse fds. Primeiro da série que termino, principalmente porque a implementação do controle ficou ótima e tirou aquela chatice de jogar no mouse pelo PC (o que a diferença que um input decente não faz). Pensei em encostar o jogo, mas ao ver que zerei faltando ainda muita skill pra destravar, já tô pensando em jogar de novo a campanha em dificuldades mais altas (zerei no Normal Master II, sendo que precisa jogar no Nightmare que só destrava depois de zerar uma vez para avançar em coisas como ferreiro e joalheiro), que muda bastante a dinâmica. Mas só mais uma vez tb; não sou desses que jogam Diablo por anos seguidos, uma hora a falta de objetivo dele me cansa (tenho amigo que deve ter jogado uma vida inteira só no Diablo II enquanto eu zerava todos os RPGs do PS1 e PS2 que encontrei, nunca entendi).
A história do D3 é fraquinha comparada com os antecessores e jogar em uma dificuldade acima não muda nada além da própria dificuldade (duh!).

A "graça" (que para alguns não tem graça nehuma) é o hoarding. Jogar e jogar e jogar e fazer rifts e bounties atrás dos itens (ou de um item específico, maldito Unrelenting Phalanx) para montar tua build.

Sobre jogar no console, joguei muito pouco o beta do Xbox 360 e... não parece natural. Talvez seja a nostalgia do I/II de jogar no PC, mas não me senti a vontade jogando com um controle na mão... :P

Strife

Pois é, já eu nunca gostei de jogar no mouse. Até falava que não tinha jogabilidade, pois tudo era click click click click. Sempre achei um saco. Nos consoles conseguiram deixar os controles muito mais naturais, além de um menu prático e foda. E eu já notei que os inimigos são mais difíceis, vem em grupos muito maiores e misturados (e os raros possuem mais atributos especiais), e o drop rate é melhor em dificuldades elevadas. Fora que só a partir daí que se aproveita de verdade a criação dos itens no ferreiro.

Sobre a história, ninguém joga Diablo por isso. Porém eu acho o lore e o background do jogo muito bom, a forma como foram envolvendo personagens que no começo eram sem importância (isso desde o primeiro jogo) e os desenvolvendo etc. Mas o lado WRPG dele não deixar ir além e a narrativa acaba sendo fraquíssima, até pelo fato de não se ter um personagem principal propriamente dito.

Joe Musashy

Estou jogando a saga F.E.A.R. O primeiro foi muito chato e repetitivo, sem contar a trama esburacada. Nem instalei os DLC pra me livrar logo. Só salva a A.I. - que é fantástica - e alguns efeitos de luz. Parte do suspense também é legal.

Agora estou no segundo. Tão repetitivo quanto o primeiro, mas bem mais difícil e com missões mais elaboradas. Os sustos também são interessantes e a carnificina triplicou. Ainda assim, um jogo no qual estou no INTERVAL 6 - e são 11, creio - e já estou ficando de saco cheio.

Espero que melhorem o terceiro, principalmente quanto à variedade de inimigos, repetitividade de cenários e missões, key mapping e jogabilidade em geral.


Não discuto com socialista/comunista.