Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 34 Guests are viewing this topic.

Gamersnake

Heh, eu fico imaginando como seria a minha opinião sobre Thousand Arms se meu eu atual, não-virjão-e-não-cheio-de-hormônios, jogasse ele pela primeira vez só agora.  :P

Ah, já riscou Azure Dreams da tua lista?

Baha

Eita, nem tava na lista isso. Deixa eu dar uma olhada...

Billy Lee Black

Thousand Arms é outro massa! A história e os personagens são muito legais :D

Strife

Credo, vou ser do contra, encher o saco do Billy e do Gamersnake e falar logo que Thousand Arms e Azure Dreams são dois dos piores RPGs do PS1 haha. Thousand Arms na época eu já achei horrível, ele tem um humor legal mas o sistema de batalhas é impraticável. Azure Dreams é um ARPG abaixo da média e com características Rogue-like (uma única dungeon com mapas aleatórios que vc volta para o nível 1 sempre que volta para a única cidade dele). Eu recomendaria passar longe de ambos, tem RPG muito melhor no PS1 pra jogar e depois se for o plano passar para o PS2.

Como está sua lista de RPGs do PS1, Baha? Falta o que pra jogar?

Baha

Segue o meu atual backlog completo (excluindo PC, que tem o backlog do Steam).

Todos os ítens depois do 7 estão totalmente fora de ordem e incluem coisas que eu tenho mera curiosidade em conhecer/relembrar. Além disso eu ainda não vasculhei as bibliotecas das gerações seguintes à PS1 pra trazer todos os games que pretendo. Os que estão aí eu fui colocando quando lembrava pra não esquecer depois:

Thousand Arms (PlayStation)          
Alundra (PlayStation)          
Chrono Cross (PlayStation)          
Arc the Lad (PlayStation)          
Arc the Lad II (PlayStation)          
Arc the Lad III (PlayStation)          
Azure Dreams (PlayStation)          
Treasure Hunter G (Super Nintendo)          
Skies of Arcadia Legends (GameCube)          
Mystical Ninja starring Goemon (Nintendo 64)          
Eternal Sonata (PlayStation 3)          
Zone of the Enders: The 2nd Runner HD Edition (PlayStation 3)          
Panzer Dragoon (Saturn)          
Panzer Dragoon II Zwei (Saturn)          
Panzer Dragoon Saga (Saturn)          
Panzer Dragoon Orta (Xbox)          
Lost Odyssey (Xbox 360)          
Rudra no Hihou (Super Nintendo)          
Arcana (Super Nintendo)          
Skyblazer (Super Nintendo)          
The Longest Journey (PC)          
Dreamfall: The Longest Journey (PC)          
Ys: The Ark of Napishtim (PlayStation 2)          
EarthBound (Super Nintendo)          
Paper Mario: The Thousand-Year Door (GameCube)          
Super Paper Mario (Wii)          
Disney's Aladdin (Genesis)          
Disney's Aladdin (Super Nintendo)          
Ys Seven (PSP)          
Ys: Memories of Celceta (PlayStation Vita)          
Golden Sun (Game Boy Advance)          
Golden Sun: The Lost Age (Game Boy Advance)          
Golden Sun: Dark Dawn (DS)          
Drakengard (PlayStation 2)          
Drakengard 2 (PlayStation 2)          
Drakengard 3 (PlayStation 3)          
NIER (PlayStation 3)          
Valkyrie Profile 2: Silmeria (PlayStation 2)          
Lufia & the Fortress of Doom (Super Nintendo)          
Lufia II: Rise of the Sinistrals (Super Nintendo)          
Wild Arms 3 (PlayStation 2)          
Wild Arms 4 (PlayStation 2)          
Wild ARMs 5 (PlayStation 2)          
Paladin's Quest (Super Nintendo)

Baha

E por curiosidade, seguem os games que já estiveram nessa lista e eu já completei:

Tales of Destiny
Tales of Eternia
Lunar: The Silver Star Story Complete
Lunar 2: Eternal Blue Complete
Wild Arms
Star Ocean: The Second Story
Final Fantasy IX
Legend of Legaia
Breath of Fire
Breath of Fire 2
Breath of Fire 3
Breath of Fire 4
Valkyrie Profile
The Legend of Dragoon
Wild Arms 2

E os (que eu me lembro) que não entraram na lista pois eu joguei na época ou ao menos antes de começar a lista:

Tudo de Snes que não está na lista
Final Fantasy VII
Final Fantasy VIII
Grandia
Xenogears
Suikoden 2

Strife

Nossa, muito jogo bom pra jogar hehe. Uma rápida avaliação da sua lista, sobre o que eu acho dos jogos que joguei e excluindo os que não sei nada:

Thousand Arms (PlayStation) -> lixão          
Alundra (PlayStation) -> um dos melhores ARPG do PS1 (o 2 é muito ruim)          
Chrono Cross (PlayStation) -> jogão, não deixe de jogar          
Arc the Lad (PlayStation) -> jogue, introdução para o 2          
Arc the Lad II (PlayStation) -> um dos melhores RPGs ever          
Arc the Lad III (PlayStation) -> ótimo, mas não tanto quanto o II
(se tem interesse em Arc the Lad e gostar da série depois de jogar esses, não pense duas vezes e pegue Arc the Lad: Twilight of the Spirits de PS2, tão bom quanto o Arc the Lad II)      
Azure Dreams (PlayStation) -> blergh          
Treasure Hunter G (Super Nintendo) -> nunca joguei muito, mas achei fraco          
Skies of Arcadia Legends (GameCube) -> ainda tenho que tirar o atraso desse                
Eternal Sonata (PlayStation 3) -> ótimo RPG, bem original          
Zone of the Enders: The 2nd Runner HD Edition (PlayStation 3) -> tanto o 1 quando o 2 são ótimos, mas o 2 é outro nível mesmo          
Panzer Dragoon (Saturn) -> ótimo          
Panzer Dragoon II Zwei (Saturn) -> excelente          
Panzer Dragoon Saga (Saturn) -> excelente          
Panzer Dragoon Orta (Xbox) -> não joguei          
Lost Odyssey (Xbox 360) -> achei bem ruim viu, o Blue Dragon, mesma equipe, mesma plataforma é muito melhor        
Rudra no Hihou (Super Nintendo) -> joguei um pouco só, achei genérico                    
Skyblazer (Super Nintendo) -> plataforma bem bacana                
Ys: The Ark of Napishtim (PlayStation 2) -> excelente, mas não deixe de jogar o Ys: Oath in Felghana se ainda não o fez, é o melhor da série (Ys Origin e Ys Chronicles tb são ótimos, não sei se já jogou eles)        
EarthBound (Super Nintendo) -> não gosto, batalhas em 1a pessoa          
Ys Seven (PSP) -> excelente!
Ys: Memories of Celceta (PlayStation Vita) -> quero muito jogar                  
Drakengard (PlayStation 2) -> jogo cheio de falhas, mas compensa pela história e ambientação completamente absurdos, tocam em temas raramente vistos em jogos, mas com exceção das fases no dragão que são boas, a jogabilidade é ruim        
Drakengard 2 (PlayStation 2) -> melhorou a jogabilidade do primeiro, mas perdeu em todo o resto, não é dos criadores originais          
Drakengard 3 (PlayStation 3) -> feito pelos criadores do 1, vale a pena pela mesma razão, a jogabilidade melhorou mas sofre de vários problemas técnicos        
NIER (PlayStation 3) -> melhor jogo dos criadores de Drakengard 1 e 3. Foda demais, um dos melhores RPGs do PS3/X360          
Valkyrie Profile 2: Silmeria (PlayStation 2) -> foda, acho melhor que o 1        
Lufia & the Fortress of Doom (Super Nintendo) -> muito ruim, pode ignorar        
Lufia II: Rise of the Sinistrals (Super Nintendo) -> excelente, e a história é prequel do 1, o que torna aquele jogo ainda mais dispensável          
Wild Arms 3 (PlayStation 2) -> muito bom, mas um pouco estagnado na fórmula          
Wild Arms 4 (PlayStation 2) -> meu WA favorito ao lado do WA1        
Wild ARMs 5 (PlayStation 2) -> muito bom tb, seguiu a fórmula do WA4 com algumas modificações, umas para melhor, outras para pior

Como vc ainda não vasculhou as bibliotecas de outras plataformas nem cheguei a mencionar outros RPGs que notei que estão de fora, mas haja tempo para jogar tudo isso já haha. Meu backlog tb tá triste, acho que nem com dois anos de tempo livre daria para entrar na nova geração zerado (sei que não vai acontecer :P).

Gamersnake

Thousand Arms tem um estilo de arte que eu gostei e o grande destaque são os diálogos, tanto na história normal quanto nos "encontros".

Azure Dreams eu gostei na época por ser algo muito diferente, esse mix de roguelike/criação de monstros/dating sim/city sim não tinha muita comparação no console. Eu também não sei se chegaria a gostar dele hoje, até porque a mecânica era bem primitiva em vários aspectos, mas tenho lembranças queridas de muitas coisas nele. Especialmente os personagens "secundários".

Baha

Baha

Sobre TA e Azure Dreams, bom, eu vou testar eles. Se forem muito insuportáveis eu abandono. Caso contrário, servem ao menos como material de estudo!

Strife

Verdade baha, lembrei que vc postou sobre a versão PC do Ark of Napishtim naquele tópico que eu fiz. Chegou a conferir essa versão já? Tão dizendo por aí que é a melhor versão dele, superior à versão PS2 inclusive.

Baha

Eu joguei só uns minutos, mas deu pra notar que tá bem ajeitada essa versão. Agora o game ta na lista do steam, pra ser jogado nessa ou na próxima intercalação com a lista de PS1.

Baha

Dando uma limpada nos jogos curtos da minha lista do Steam, terminei Braid.

Fiz o final normal. Dei uma olhada em como pegar as estrelas e achei alguns dos processos esdrúxulos demais pra ter paciência de tentar.

A jogabilidade é um platformer bem semelhante a Mario, com mecânicas de controle do tempo estilo os Prince of Persia da era PS2. Mas ele aprofunda e expande muito o uso do controle de tempo. Pra começo de conversa, é ilimitado, e você pode voltar todo o tempo da sala se quiser, mesmo após vários minutos. Além disso em vários cenários há elementos que não são afetados pela manipulação do tempo, ou são afetados de forma diferente. Em alguns cenários inclusive o tempo "normal" se comporta de forma diferente, por exemplo avançando e retrocedendo conforme a sua posição horizontal no cenário.

Com isso o jogo tem alguns puzzles temporais bem interessantes, mas o atrativo mesmo está em solucioná-los pela primeira vez, depois já é território de speedrunners. A jornada no total é bem curta, eu levei 5 horas pra terminar, entre ontem e hoje.

O game tem um estilo visual que lembra pinturas e cenários de sonhos, cheios de efeitos e elementos abstratos.

De pano de fundo rola uma história fortemente filosófica e metafórica. Bem pretensiosa.

Em geral eu gostei bastante do jogo, principalmente pelo gameplay.

Strife

Braid é excelente, um dos melhores indies da geração passada, junto com jogos como Journey, Brothers: A Tale of Two Sons, Limbo, Rain e outros (eu chamaria Child of Light de indie apesar de ser da Ubisoft, quem gosta de JRPG deveria conferir).

Baha

Brothers: A tale of two sons e Child of Light estão na minha fila do Steam (aliás, se quiserem posto ela aqui)

O Brothers aliás deve ser um que eu vou começar hoje. Pelo que vi ele deve ser bem curto também. Child of Light eu acho que vou deixar pra outra ocasião.

Limbo já joguei e é muito bacana mesmo.