Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 15 Guests are viewing this topic.

Danny Zuco

:P

Quoteapesar de simples, eu gostei, com suas críticas religiosas e talz.

:P  :P  :P  :P  :P  :D  :D  :D  :D  :D  :D

night

Exatamente, é um rpg gostoso de jogar.

Gamersnake

Bah, eu sou muito diferente. Não suporto jogos que te agarram pelo nariz e vão puxando pelo trilhozinho que eles querem que tu siga. Dá uma agonia, parece que não é um jogo, e sim um filmezinho semi-interativo. O último RPG que eu lembro de sofrer tanto desse mal era Legend of Dragoon, e talvez alguns aqui ainda lembrem da minha opinião sobre aquela joinha... :P

FFX tem alguns personagens legais sim, vide Auron e Rikku, ou mesmo o Wakka que tem um dublador que salva o elenco. E a Lulu é Gothtosa. Mas quando os personagens principais - Tidus e Yuna - são duas marrecas, não dá pra se empolgar muito.

As críticas religiosas são bacanas - isso partindo de alguém que geralmente aprecia esse tipo de coisa - mas não chegam a salvar a história pra mim, porque o ritmo do enredo é muito lento, e o vilão principal não dá pra levar muito a sério (especialmente com a voz que deram pra ele).

O esquema de jogo é divertido, gosto do fato de ser focado em usar todos os personagens e não apenas um grupo fixo. Especialmente na versão International, onde tem o Sphere Grid novo que fica bem mais fácil customizar as habilidades dos personagens (ensinando magias de ataque pra Yuna, por exemplo, ou Cure e Esuna pra Lulu). Podia ter mais liberdade ainda (não cobrando Sphere Levels pra andar pelas partes do Grid que você já passou, por exemplo), mas é bom assim. Só É uma pena que não tenha se livrado do sistema de batalha por turnos, que já devia ter sido abandonado pelos RPGs há tempo. Mas as batalhas são legais mesmo.

Só que a linearidade ainda me tira do sério. Não poder voltar aos pontos do mundo que você já visitou - mesmo que seja uma cidade BEM ALI AO LADO, às vezes - é algo que eu não consigo aceitar.

night

Snake, se vc chegar no final do jogo vai poder ir pra qualquer lugar do mundo quando quiser. No mais, não vejo vantagem em poder viajar por locais que vc ja fez o que tinha que fazer. Só pra passear.

E Auron é um dos personagens mais legais da história dos FF pra mim. Tidus é malinha mesmo, mas depois de chegar ao final vc começa a entender melhor a história dele e do pai dele, e pelo menos eu, passei a gostar dele também.

Gamersnake

QuoteSnake, se vc chegar no final do jogo vai poder ir pra qualquer lugar do mundo quando quiser. No mais, não vejo vantagem em poder viajar por locais que vc ja fez o que tinha que fazer. Só pra passear.

Eu sei, eu já tinha passado do ponto em que você ganha a Airship, quando joguei da primeira vez. Mas isso só acontece quando você está praticamente terminando o jogo, então pra mim não conta.

A vantagem de poder ir pra onde quiser - além da sensação de que você está jogando o jogo, e não sendo controlado por ele - é que você não é obrigado a ficar procurando minuciosamente em cada área pra garantir que não deixou alguma coisa pra trás, porque se avançar uma única cena no jogo tu já pode ter perdido algo e não ter como voltar. Sem contar outras coisas, como o recrutamento de jogadores de Blitzball, que ficam em lugares específicos no mundo, a maioria dos quais você passa a maior parte do tempo sem ter a liberdade de voltar pra recrutar alguém se mudar de idéia.

Quer voltar numa dungeon logo ali atrás que era bom de evoluir teus personagens? Não pode. Quer voltar numa loja de armas ali na outra cidade, agora que tá com mais dinheiro sobrando? Não pode.

Definitivamente não gosto.

QuoteE Auron é um dos personagens mais legais da história dos FF pra mim. Tidus é malinha mesmo, mas depois de chegar ao final vc começa a entender melhor a história dele e do pai dele, e pelo menos eu, passei a gostar dele também.

Assim que chegar ao final do jogo eu comento mais sobre isso, pra não correr o risco de ser injusto. Mas da primeira vez cheguei BEM perto do último chefe antes de parar, minha opinião é baseada nisso.

Danny Zuco

Faça como eu... pegue todas as Celestial Weapons, libere todos os monstros da arena, pegue todos os Aeons, ganhe todos os torneio de Blitzball e pegue os melhores equips pra todos... assim vc tem um porque a mais se empenhar no jogo além da história principal.

Quanto as Sphere Grids, quando terminei o jogo tinha Sphere sobrando Snake... muitas na verdade. Então meio que desencana com isso.

Quanto ao Tidus, realmente, no final vc pega o espírito da história dele, bem como a do Auron. Joguei a versão americana e gostei muito. Única coisa que não curti é que na minha versão não tinham os Dark Aeons... queria dar um pau neles.

night

Na minha tinha. E vc viu como eram fodas. :P

Billy Lee Black

Putz, o meu tem os Dark Aeons e eu desisti de enfrentar eles. Cheguei no final bem evoluído até, e mesmo assim tomei um pau até mesmo do Dark Valefor.

Gamersnake

Na minha versão tem os Dark Aeons, mas putz, na única menção que eu vi a eles, disseram que são tão apelões que é preciso ter todo o Sphere Grid completo, preencher todas as Spheres que começam em branco, E reescrever as Spheres de bônus baixo (tipo Str +1 e Mag +1) com outras de bônus maiores pra ser forte o bastante pra espancar eles.

Aí nem cogitei a idéia. Só se eu fosse realmente apaixonado pelo jogo, do contrário não tenho paciência pra tanto.
(A exceção recente foi Digital Devil Saga, que eu fiz questão de matar todos os chefes opcionais... mesmo precisando passar 15h evoluindo pra poder fazer isso.)

night

Eu peitei a Dark Shiva e tomei uns bons cacetes também. Mas o Zuco do jeito que ele deixou os personagens dele acredito que peitavam de boa os Dark Aeons.

Danny Zuco

Acredito que talvez tivesse algum problema com Dark Bahamut ou Dark Arima, mas mesmo assim acho que não seria muito dificil derrota-los. Como falei acima, evoluí muito meus chars e tinha todas as celestiais, era muito dificil ser derrotado por algo lá. Tanto que o chefe e sub-chefe do jogo morreram em 2 turnos....

Strife

Dark Valefor e Dark Ifrit são muito fáceis. Os dois primeiros é possível matar antes mesmo deles agirem, isso sem estar absurdamente evoluído (esses nem precisam de "Sphere Grid completo"). Basta Oblivion do Anima + Attack Reels do Wakka. Se sobreviverem a isso, um Blitz Ace do Tidus ou Delta Attack das Magus Sisters dá conta do recado.

Dark Ixion e Dark Shiva exigem um pouco mais, mesmo assim não são grande coisa.

Dark Yojimbo é um pouco mais difícil.

Agora sim, é preciso evoluir bem o Sphere Grid, pelo menos completando todos os nodes normais e usar alguns dos nodes em branco para aumentar alguns status.

Dark Bahamut foi a melhor luta pra mim, muito desafiante e divertida.

Dark Anima em contraste é bem fácil. Se derrotou o Dark Bahamut é moleza de vencê-lo.

As Dark Magus Sisters que realmente exigem muito esforço e muito Sphere Grid hehe.

Pra falar a verdade eu enchi o saco delas desviarem tanto dos meus ataques e me trucidarem, nem tava a fim de ficar evoluindo mais (na verdade só tinha que evoluir Luck, já que todos os outros status eu coloquei no máximo, mas Luck é essencial para ter Accuracy suficiente para enfrentá-las), apelei: peguei todas juntas (vc pode lutar com cada uma separado), chamei Yojimbo, paguei 1.2 milhões de Gil para ele usar Zanmato. Flawless Victory :P

FFX é jogão, um dos melhores FFs. Nem me importo com linearidade quando o jogo é divertido. Porém, devo confessar que quando o re-joguei ano passado o enredo caiu um pouco no meu conceito (ainda acho muito bom nisso, apenas uns pontos que me incomodaram). Os "daddy issues" do Tidus irritam bastante (principalmente no final), e faltou uma figura de vilão mais marcante (Seymour tinha potencial, mas ficou muito em segundo plano, e Sin/Yu Yevon são... hmm, pouco "palpáveis" como personagens). Talvez foi porque eu tinha jogado FFXII que possui um enredo bem mais maduro e com o melhor voice-acting de um RPG em inglês ever, mas enfim, FFX continua ótimo. E Uematsu compôs uma das suas melhores músicas nele: At Zanarkand, de babar. A versão ao vivo do concerto Dear Friends então, pqp.

E o Auron realmente é um dos melhores personagens de toda a série.

Gamersnake

Pra quem já terminou o FFX, quanto vale a pena conseguir as ultimate weapons de todo mundo? É só pelo gostinho de ter terminado o jogo com 100%, ou elas realmente influenciam bastante no poder do grupo?

Pergunto isso porque estou quase pegando a Airship (enfrentando o Seymour zumbi no Mt. Gagazet, pra ser mais exato) e até agora eu simplesmente não dei a mínima pro equipamento, não fiz customize em nenhuma arma, não comprei nenhuma em loja, só uso as que eu encontro pelo caminho, e ainda assim não tive dificuldade alguma no jogo. Mesmo assim, Lulu e Yuna dão overkill em 90% dos monstros com uma única magia, e como ambas têm Lancet e tem Save Spheres por todo lado pra recuperar MP, equipamento me pareceu algo bem supérfluo até agora (exceto pelas armaduras pra proteger contra status).

Pelo que li, tem algumas armas que são MUITO SACAIS de se conseguir (entenda-se: aqueles minigames irritantes de desviar de relâmpagos e pegar balões com o chocobo). Só vou fazer se valer mesmo a pena.

Strife

A diferença é enorme sim, principalmente se pretende fazer os extras, e quando estiver causando 99.999 de dano com golpe normal. Se não tiver Break Damage Limit, inerente a todas às Celestial Weapons, não causará esse dano. Sem falar que elas possuem outras habilidades essenciais para as lutas mais difíceis, como 1 MP Cost para armas da Yuna e Lulu, Triple Overdrive para outros, Counter etc. E é muito mais fácil conseguir as Celestial Weapons do que customizar armas parecidas. Só umas duas que são enjoadas de conseguir, a maioria é de boa (corrida de chocobo mesmo é só treinar um pouco, parece impossível de primeira mas logo se pega a manha, a dos raios é fácil tb, só exige paciência).

Armaduras são um pouco mais complicadas. Se quiser enfrentar os Dark Aeons mais fortes, vai precisar de um trabalho considerável para customizar armaduras.

Red XIII

Pff... FFX é pato. Bom mesmo é FFXII. Das hunts agora só falta aquele monstrinho de 50milhoes de hp.

:P
Seifer sUx