Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 42 Guests are viewing this topic.

Strife

Enredo de FtNW é viajado mesmo. Ambientação caiu demais em relação aos dois primeiros, mas ainda é um ótimo jogo, principalmente pelo sistema de batalhas que é o melhor da série.

Baha

Sim, o gameplay em geral parece ter evoluído e ficado mais equilibrado. O esquema de stock deixou mais difícil abusar de combos.

Baha

LET US FIGHT FOR JUSTICE AND PEACE... CACTUS SABER!

Billy Lee Black

Joguei mais um pouco de FFXV e algumas considerações:

1) O Open World até agora não incomodou tanto. Pra ir de um ponto ao outro, eu coloco o carro no automático. E o jogo tem a OST de vários jogos da Square, então é bem legal ficar passeando pelas músicas clássicas dela enquanto o carro se desloca.
2) Infelizmente, o jogo implementa uma parada cretina: o fast travel e o uso dos Chocobos pra se deslocar mais rápido onde o carro não passa são pagos!!!! Você tem que gastar dinheiro com isso. É sempre ridículo quando um jogo open world impõe barreiras pra você se deslocar mais rápido. Dragon's Dogma tinha esse problema também.
3) O combate ainda é uma zona. Sério, a impressão que dá é que eu to ganhando os combates de forma automática. Simplesmente não dá pra controlar direito o que o Noctis faz. No meio da zona de vários inimigos, é impossível realizar esquivas precisas e é muito confuso ficar trocando de arma em tempo real. Até agora eu ganhei os combates só usando o warp attack e segurando B.
4) O loading inicial do jogo é MUITO demorado! Sério, pensei que o loading inicial do Witcher 3 fosse longo, mas FFXV é no mínimo o triplo do tempo, sem exagero!

Por fim, outra coisa que me incomodou: o diabo do Noctis tem o poder de se teleportar, mas você SÓ PODE USAR ISSO EM COMBATE!!! Pra andar pelo cenário, subir uma montanha etc, você NÃO PODE USAR!

Tem como fazerem algo mais imprestável do que isso?

Red XIII

Quote from: Billy Lee Black on Jul 02, 2018, 07:58:34
Joguei mais um pouco de FFXV e algumas considerações:

1) O Open World até agora não incomodou tanto. Pra ir de um ponto ao outro, eu coloco o carro no automático. E o jogo tem a OST de vários jogos da Square, então é bem legal ficar passeando pelas músicas clássicas dela enquanto o carro se desloca.
2) Infelizmente, o jogo implementa uma parada cretina: o fast travel e o uso dos Chocobos pra se deslocar mais rápido onde o carro não passa são pagos!!!! Você tem que gastar dinheiro com isso. É sempre ridículo quando um jogo open world impõe barreiras pra você se deslocar mais rápido. Dragon's Dogma tinha esse problema também.
3) O combate ainda é uma zona. Sério, a impressão que dá é que eu to ganhando os combates de forma automática. Simplesmente não dá pra controlar direito o que o Noctis faz. No meio da zona de vários inimigos, é impossível realizar esquivas precisas e é muito confuso ficar trocando de arma em tempo real. Até agora eu ganhei os combates só usando o warp attack e segurando B.
4) O loading inicial do jogo é MUITO demorado! Sério, pensei que o loading inicial do Witcher 3 fosse longo, mas FFXV é no mínimo o triplo do tempo, sem exagero!

Por fim, outra coisa que me incomodou: o diabo do Noctis tem o poder de se teleportar, mas você SÓ PODE USAR ISSO EM COMBATE!!! Pra andar pelo cenário, subir uma montanha etc, você NÃO PODE USAR!

Tem como fazerem algo mais imprestável do que isso?

1)  :kosh:
2) Custa uma mixaria velho... deixa disso.  :lol:
3) Pq vc não faz o tutorial?  :huh:
4) Fato. Mas é esse loading e deu.

Concordo com a questão do teleporte, mas ficaria esquisito você poder usar ele para qualquer movimento no jogo.
Seifer sUx

Billy Lee Black

Eu fiz o tutorial e entendi o combate. Mas os controles são bem zuados. Não é simples de controlar como KH (que pelo visto foi a fonte de inspiração pra este).

Não curti como a magia funciona também. É como se fossem granadas, achei meio tosco.

E como seria esquisito usar o teleporte em qualquer momento? Se tem uma montanha na minha frente que eu poderia facilmente escalar com o teleporte, porque caralhos eu tenho que contornar ela toda pra chegar onde preciso? Não faz o menor sentido isso.

Ah sim, e o jogo ainda nem liberou os Chocobos pra mim. Nem dá pra sair explorando o mapa. Pelo visto vou ter que seguir as main quests e só explorar o mapa quando isso for liberado.

Por fim, acho que encontrei uma dungeon: uma mina.

A dungeon inteira tem inimigos level 7 que eu mato em um sopro daí do nada me aparece um boss level 50 que me mata em um golpe, lol, que piada.

Strife

Como falei, recomendo seguir logo pelo jogo até pelo menos destravar chocobos, alugar por vários dias (pelo valor astronômico de 50 Gil) e melhora a exploração 200%. Acho que é uma das primeiras sidequests do capítulo 3, Birds of a Feather.

Eu gosto bem mais do combate de FFXV do que de KH. Não vejo problemas em controlar o Noctis, esquivar ou trocar armas, ou dar comandos para os aliados. Aliás trocar armas não é algo que vc faz o tempo todo e sim quando o inimigo exige, como por exemplo trocar para uma espada grande quando estiver enfrentando vários inimigos pequenos ou quiser quebrar a defesa de um inimigo grande. Como falei, ao lockar em um inimigo, segure o botão de ataque para atacar "no automático" e passe a prestar atenção em outras coisas, para, por exemplo, esquivar ou contra-atacar.

Mas sim, magias ficou bem tosco como granadas, apesar que a partir do momento que se aprende a fazer magias mais poderosas podem ser úteis para limpar grupos de inimigos, mas ainda assim usei pouco no geral. Seria melhor outro esquema. Mais fácil trocar para armas apropriadas ou usar certos Link Attacks.

Essa mina se não me engano é opcional, mas eu curtia enfrentar inimigos overleved, claro que tem um limite mas com o avançar do jogo achei que foi ficando fácil então até fazia questão de procurar umas lutas mais difíceis. Mas eu tb curtia lutar contra monstros mais fortes no Witcher 3 e vc não, então...  :lol:

E loadings de FFXV são um porre mesmo. Fica pior quando se destrava fast-travel, ao contrário do Witcher 3 que só tinha o loading grande do início e depois o fast-travel era bem rápido, em FFXV dependendo da distância irritava. Até fumava ou olhava o cel para passar o tempo.

Billy Lee Black

Cara, eu curto enfrentar inimigos mais fortes, desde que o combate seja justo.

O inimigo te matar em um hit não tem a menor graça. Você pode conseguir se esquivar durante a batalha inteira, que daí bem no final tu comete um deslize e morre. É muito tosco isso.

Mas, tudo bem que nesse caso o inimigo é level 50 e eu to level 7 ainda. Só achei palha que a dungeon só tem inimigo level 7 e só o boss é level 50. Nivelamento de bosta esse.

Strife

Realmente, nível 7 para 50 é demais, mas nem lembro disso na mina então não posso dizer como lidei, provavelmente fugi tb.

Mas com items suficientes e o esquema de HP/HP máximo que o jogo usa torna possível enfrentar inimigos bem mais fortes, necessitando mais de paciência.

Strife

Depois de me empolgar com Vagrant Story, retomei meu save de Final Fantasy XII: The Zodiac Age no PS4 que tinha deixado parado ano passado. Finalmente terminei, impressões:

- Achei que o sistema de Jobs ia limitar a customização dos personagens, mas fez foi adicionar. Os novos License Boards de cada Job são muito mais intuitivos e fáceis de evoluir do que o original, e as limitações de cada personagem na verdade adicionam à estratégia, várias lutas aqui eu fiz completamente diferente da versão original aproveitando as vantagens e desvantagens de cada Job, e até mesmo a distribuição das Espers influencia em habilidades extras para cada classe que pode fazer uma tremenda diferença. Usei técnicas que nunca tinha utilizado antes, como Horology, Gil Toss (maravilha para matar o Chaos rapidamente, acho que essa habilidade não era tão útil desde FFV quando abusei disso para matar Exdeath), Shades of Black etc, além de usar muito mais magias de ataque do que antes. Gostei que quase não precisei recorrer à técnica de Decoy + Reverse que usei muito no original, aqui só achei necessário usar isso contra Behemoth King e Yiazmat. Como retiraram o damage cap de 9999 também é possível recorrer a estratégias mais agressivas, matei o Zodiark em segundos sem deixar chegar na fase final da luta onde ele fica colocando escudo a cada milissegundo graças a isso, chupa fdp vingança pela luta no PS2 (em compensação Yiazmat que venci de primeira no PS2 me deu um puta trabalho agora, quero nem pensar em quantas horas perdi nele);
- Fiquei um pouco preocupado no início com a distribuição de Jobs, mas creio que fiz um ótimo time que se complementou muito bem. Vaan ficou como Knight/Time Mage, Balthier como White Mage/Machinist, Fran como Red Battlemage/Foebreaker, Basch como Uhlan/Shikari, Ashe como Bushi/Monk (ela combando com Masamune, Genji Gloves e os bônus de STR do Monk é a melhor DPS, além de ainda conseguir white magicks para suporte) e Penelo como Black Mage/Archer (destruidora de grupos a distância). Basicamente, Vaan é um tank com indispensáveis magias de tempo (além de conseguir algumas de cura), perfeito para servir como isca em lutas tensas, Balthier e Penelo combinei classes de magia com ataque a longa distância pois assim eles mantêm uma distância segura das lutas, Fran é a mão para toda obra, não sendo a melhor em nada mas funcionando como um suporte para os outros muitas vezes indispensável, Basch combina ataques poderosos e que também podem atingir inimigos voadores com lanças e ataques rápidos com ninja swords, e Ashe como já mencionado é a principal atacante;
- Excelente o novo esquema dos Quickenings. No original já eram muito úteis para terminar lutas quando os inimigos apelavam com pouco HP, mas seu uso pelo MP limitava demais. Agora que possuem uma barra no estilo Limit Breaks ficaram ainda mais versáteis. Até as summons que fazem uso dessa barra e agora podem ser controladas me ajudaram em algumas ocasiões;
- Joguei para me divertir e não para perder a paciência com baús e drops aleatórios (eu lá ia seguir vídeo de 10 minutos para pegar arco invisível em baú invisível, passei dessa fase da vida), então foi muito tranquilo. Teve várias alterações nessa versão, ou talvez eu dei sorte, porque eu consegui várias armas e equipamentos top tier facilmente só progredindo no jogo. Excalibur, Ultima Blade, Ragnarok, Yagyu Darkblade, Orochi, Fomalhaut, Muramasa, Masamune, Maximillian, Golden Axe, Grand Armor, Ribbon e até mesmo a Zodiac Spear (como nova recompensa da sidequest do Hunt Club em Phon Coast). Basicamente só farmei um pouco para pegar Dhanusha (novo melhor arco), Mithuna (nova melhor arma de fogo) e Karkata (excelente espada de uma mão), e isso porque quando vi eu já tinha a maior parte dos itens para o bazar então completar foi tranquilo;
- Tecnicamente fantástico. O jogo continua absurdo de lindo e é incrível como a direção de arte faz toda a diferença para que um jogo envelheça bem. Os loadings estão melhores, não há mais o spell queue que fodia com as batalhas quando uma magia de animação longa era usada (como Holy ou Scathe) e a OST orquestrada ficou de babar, melhor trabalho do Sakimoto, cuja música é parte indispensável de qualquer jogo ambientando em Ivalice. Fora isso, a implementação de fast-forward e auto-saves entre cada área ajudam muito a experiência;
- Definitivamente a versão definitiva desse jogaço, que já era o segundo melhor FF na minha opinião e ficou ainda melhor (melhor jogabilidade da série com folga), com essa nova jogada acho que superou até FFVII como o FF que mais investi tempo. Uma pena que provavelmente nunca mais teremos um jogo como esse dentro da série.

Baha

Shadow Hearts FtNW está ficando estranhamente cansativo. Tem algo a ver com o equilíbrio dos combates, eu acho.

Strife

Baha

Parece que os inimigos normais estão ganhando HP mais rápido do que meus personagens ficam fortes, numa proporção maior do que acontecia no SH2, e te forçando a usar combos com mais frequência, justo agora que os combos não são mais tão "de graça" quanto no anterior.

Billy Lee Black

Seguindo em Final Fantasy XV.

Infelizmente, o jogo tem os mesmos problemas de todo Open World. Várias fetch quests idiotas e um mar de quests mate X inimigos (alguns ainda com a viadagem de ter que esperar anoitecer pra que apareçam).

Algumas quests levam à batalhas divertidas, como a de matar o Behemoth pra liberar os Chocobos. Mas é foda ter que sair fazendo essas merdas com a esperança de que uma delas seja legal.

O mundo do jogo é realmente bonito, mas é o mesmo tipo de mundo vazio de todo Open World.

No momento to ignorando as coisas idiotas do jogo, como pescaria, as fetch quests e as hunts. Pelo menos seguindo a storyline está divertido.

O combate ainda poderia ser melhor. O sistema de magias desse jogo é o pior que já vi em um Final Fantasy, e o pior que já vi em um RPG! Consegue ser pior que o sistema do Final Fantasy 8. Muito tosco as magias serem granadas e que usou, acabou. Resolvi ignorar completamente essa merda, e espero que consiga zerar sem depender desse sistema nojento.

Na moral, a sensação que esse jogo me deu até agora, é de que a Square quis fazer um Open World pra competir com os RPGs ocidentais e acabou perdendo muito tempo desenhando o mundo vazio, entupindo de sidequests idiotas e programando o funcionamento do Regalia, em vez de gastar tempo fazendo um sistema decente de magia e um uso decente do teleporte do Noctis, além de refinar o sistema de combate.

Já to com saudade dos Final Fantasies lineares de sempre, sem o mar de sidequests encheção de linguiça, sem um mundo vazio e com um bom combate em turnos.

É uma merda, mas o padrão Sandbox + batalha em tempo real vieram pra ficar  . Parabéns pra quem encheu o saco da Square pra se ter mapinha pra andar e pra quem paga pau pro Final Fantasy XII e seu mundo aberto repleto de fetch quests e outras babaquices.

Strife

FFXII tem literalmente seis fetch quests no jogo inteiro, duas sendo tão obscuras que muita gente nem sabe da existência, incluindo o minigame de pesca :rolleyes:

Além de ser o último FF com sistema de batalhas por turno decente, pois depois veio a bosta do FFXIII e agora o tempo real de FFXV, que infelizmente parece ser um caminho sem volta.

Além de um excelente open world, um dos melhores juntos com Witcher 3, que definitivamente não são vazios.

Agora, o open world de FFXV sim, é vazio. Nisso tenho que concordar. Engana de início, mas por isso eu disse para vc não perder tempo com essas coisas pq sei que não curte. Eu gosto de hunts, incluindo essas que precisa de situações específicas para encontrar pois acho que adiciona à construção do mundo, é mais do que seguir até ponto X para fazer Y. Mas ao mesmo tempo FFXV tem fetch quests demais, coisas do tipo pegar sapos, tirar fotos para NPCs aleatórios etc. Sidequests legais como a do chocobo são raras. O lado ruim é que algumas dessas fetch quests levam a coisas legais, mas é muita encheção de linguiça no caminho.

Sem dúvida é a Square tentando seguir tendências ocidentais mas sem compreender o que isso significa ou como adaptar às sensibilidades de JRPGs. Mas acho que FFXV teve boas ideias prejudicadas pela sua execução, minha esperança é que aprendam com os erros cometidos na era do PS3 e agora, mesmo que eu fique triste sabendo que dificilmente vão explorar e criar novos sistemas de turno como faziam antigamente.

E não se preocupe, não vai precisar das magias. Eu tb ignorei, muito sem graça.