Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 29 Guests are viewing this topic.

Red XIII

Quote from: King on Apr 22, 2020, 01:16:46
E terminei Final Fantasy VII Remake. O jogo tem pontos fortes e fracos.

Do que não gostei:
O fizeram com o sistema de matérias. Nerfaram hard, e fizeram questão de esfregar na cara do jogador o problema desse sistema: A troca constante de personagens, já que, diferente do original, o jogo não facilita a migração de sets de matérias de um char pro outro.

Odiei a linearidade de jogabilidade que foi dada ao jogo, ficando pior que FF13 neste aspecto. Aqui muitas vezes o jogo te obriga a fazer o que ele quer que vc faça, na hora que ele quer e do jeito que ele quer. Porra, faz logo uma cutscene então. >_>

Também não gostei de algumas das alterações do enredo. Creio que a maioria dos fãs vão concordar nisso. Em especial o final deste jogo. Quero ver a posição dos demais aqui quanto a isso. Haha

As side quests tb são dispensáveis, e foram colocadas ali para encher linguiça. Inclusive elas quebram muito o ritmo do jogo.

Do que eu gostei:
Mini games. Ficaram fantásticos, principalmente o da moto.

Da personalidade do Barret. Ficou muito melhor que o esperado. Isso contrabalanceia a do Cloud, que deixou nítido o quão fdp era no começo do jogo, mas isso não é novidade.

Ambientação no edifício da Shinra. Ficou lindo demais e não perdeu a essência, diferente de outros cenários.

Do Hojo. Tá feio que só o diabo, e muito mais maluco que no original.

Do Rufus. Tá fantástico aqui, ainda mais estiloso que no original.

De terem dado maior atenção pro grupo principal da avalanche, a ponto de vc conseguir desenvolver alguma empatia por eles, ao mesmo tempo de deixarem claro qual era o papel do Cloud ali.

Enfim, colocando na balança, acho que saldo fica positivo. Reviveu boas memórias da adolescência e me divertiu bem. Infelizmente minha expectativa para os próximos jogos da série estão lá em baixo, já que o final do jogo deixou bem claro que o Nomura tá com carta branca pra mudar o que quiser no enredo... e ele já tá mexendo no que não deve. :(

Fez em quantas horas King? Fez tudo que tinha de alternativo ou apenas seguiu a história principal?

Eu devo estar bem perto do fim já. Salvei ontem já na parte onde entramos na sala com Jenova. Mas agora só quinta pra jogar novamente.  :(

PS: Só pra constar aqui que o minigame da academia, na parte das flexões (pull ups com a Tifa) o nivel profissional me tomou mais de hora pra conseguir ganhar...  :lol:
Seifer sUx

Strife

Quote from: King on Apr 22, 2020, 01:16:46
E terminei Final Fantasy VII Remake. O jogo tem pontos fortes e fracos.

Do que não gostei:
O fizeram com o sistema de matérias. Nerfaram hard, e fizeram questão de esfregar na cara do jogador o problema desse sistema: A troca constante de personagens, já que, diferente do original, o jogo não facilita a migração de sets de matérias de um char pro outro.

Odiei a linearidade de jogabilidade que foi dada ao jogo, ficando pior que FF13 neste aspecto. Aqui muitas vezes o jogo te obriga a fazer o que ele quer que vc faça, na hora que ele quer e do jeito que ele quer. Porra, faz logo uma cutscene então. >_>

O que vc chama de problema do sistema na verdade é todo o objetivo do sistema de batalhas, a troca constante de personagens. Se não fosse isso e os comandos de ATB, ia ser um action sem graça. A não ser que esteja falando em função da troca de personagens no grupo por motivos de enredo, mas tb não achei que isso atrapalhou nem um pouco com as Materias e inclusive acontecia no original.

Aliás Materias me surpreenderam positivamente, não achei que fossem conseguir deixar algo parecido com o original devido à mudança de turnos para action e conseguiram. E quando se troca de arma, as Materias são trocadas automaticamente para a nova, respeitando o número de slots. Na real deviam até ter dado uma enxugada, tem tanta Materia agora nessa parte que deveria ser uma introdução que mal tem oportunidade para usar, e muitas não tem tanta utilidade no novo estilo de batalha.

E na boa, falar que é tão linear quanto FFXIII é forçar a barra de um jeito vertiginoso. Midgar no FFVII original já era linear, mas estamos falando de apenas uma cidade que serve como introdução. FFXIII nem cidade tem. No remake, expandiram bastante as áreas de exploração, só os slums são muito maiores e interativos que qualquer localidade de FFXIII, só as dungeons são maiores, várias exigem um certo backtracking, possuem puzzles, vários níveis de exploração vertical etc, tudo coisa inexistente em FFXIII. Viagem isso total aí. Tirando aqueles adventures cinemáticos, não existe nenhum jogo tão linear quanto FFXIII.

Agora, o enredo arruinaram. Assim, estragaram com gosto. Nomura enfiou babaquice nível Kingdom Hearts no meu FFVII. Tanto que desanimei e ainda não terminei. Uma pena, pois o pacote técnico é excelente. Gráficos, som, batalhas, câmera, vozes, perfomance etc. Objetivamente falando, é o FF mais completo e competente que entregam desde FFXII (2006). Agora eu nunca imaginei que iam cagar tanto com o enredo. Sério. Espero que a Square Enix nunca mais faça remake de nada. Quem queria remake de FFVI ou FFVIII melhor ficar calado.

Teria sido muito melhor usar essa engine gráfica e o sistema de batalhas para um FFXVI da vida do que esse crime contra a humanidade que fizeram com o enredo de FFVII. Tirando o motivo financeiro, nem entendo pq fizeram isso, se era pra ser assim.

King

Strife, vc vai entender o que eu disse sobre as matérias quando vc chegar no laboratório do Hojo. O jogo te obriga a trocar de grupo a cada 5 minutos, e fica um vai e vem do caralho. Já no fim do jogo vc nem tem opção de trocar nada. O jogo troca seus personagens de acordo com o enredo e vc tem que estar com todos eles equipados. Mas deixando claro: minha reclamação é em relação a upar matérias. Na prática vc precisa de poucas matérias pra avançar no modo normal. No modo hard o buraco é mais em baixo, mas aí vc já deve ter tudo max.

E isso que vc comentou sobre exploração e backtracking é ilusão. A maior parte do jogo vc tem que seguir um caminho fixo, ainda que o mapa esteja aberto dizendo que vc poderia explorar. Vc só tem liberdade nas cidades. Os backtrackings que vc citou são obrigatórios pela linearidade do jogo. Vc não tem a opção de não fazê-los. Até a parte dos esgotos que eu jurava que ia ser um backtrack de verdade os caras fecharam tudo pra vc ter que seguir do jeito que eles queriam.

Red, vc tá perto do final. E eu não sou parâmetro pra medir tempo de jogo. Eu tenho o mau hábito de parar de jogar pra ir comer e deixar o vg ligado. Nisso o tempo de jogo vai pras alturas. Devo ter terminado com umas 65 horas e personagens por volta do nível 40. Agora estou no hard mode com umas 73 horas (o jogo continua a contagem). Tem bastante coisa no end game desse jogo.

E Billy:

Spoiler

No final do jogo vc atravessa um portal pra outra dimensão. Vc vai lá e vence um Boss tipo Kingdom Hearts que representa o destino, e nisso vc consegue mudar os eventos que estavam traçados para acontecer. Isso inclui o Zack não estar morto... e provavelmente a Aerith tb não deve morrer. Mas o fato é que com isso o enredo ficou em aberto. Qualquer coisa pode ocorrer, e já vimos até aqui que... provavelmente não vão ser mudanças pra melhor.

Billy Lee Black

Valeu, King. Então bate com o que me falaram: o jogo tá mais pra um reboot do que pra remake.

Decepcionante...

Baha

Spoiler
Basicamente ele é nos games o que aquele star trek de 2009 é nos filmes

King

Sim Billy, é um reboot. Rolam muitas outras coisas diferentes antes disso no enredo. Até a personalidade dos personagens foi um pouco alterada. Mas vale a pena jogar viu, e conhecendo seu perfil, vc deve adorar o jogo. :mrgreen:

Red, depois me conta com quantas summons vc tá. Eu terminei com 4 summons, mas parece que tem bem mais que isso. Tenho que ver como pega. @@

Strife

Quote from: King on Apr 22, 2020, 18:07:41
E isso que vc comentou sobre exploração e backtracking é ilusão. A maior parte do jogo vc tem que seguir um caminho fixo, ainda que o mapa esteja aberto dizendo que vc poderia explorar. Vc só tem liberdade nas cidades. Os backtrackings que vc citou são obrigatórios pela linearidade do jogo. Vc não tem a opção de não fazê-los. Até a parte dos esgotos que eu jurava que ia ser um backtrack de verdade os caras fecharam tudo pra vc ter que seguir do jeito que eles queriam.

King, falei mais do estilo de design dos lugares e das dungeons. Só de ter dungeons com vários andares verticais, que exige que vc fique fazendo um "backtracking" pelos vários níveis para abrir caminho e resolver puzzles (só de ter puzzles!), isso por si só é muito mais exploração não-linear do que FFXIII inteiro e vc sabe disso. FFXIII é andar para frente e lutar. É a mesma razão que só ter uma vila para explorar, lojas e pessoas para conversar também já deixa menos linear que FFXIII. FFXIII não tem nada disso. Loja é no savepoint. FFXIII é só andar para frente no corredor e lutar. Tá entendendo a diferença no nível? É a isso que me refiro.

A narrativa dessa parte é óbvio que é completamente linear. Novamente, 1 cidade, introdução de um jogo inteiro que expandiram aqui, mas a narrativa tem começo e fim. Não sei como é que vc se lembra do jogo original, mas Midgar nem sidequest tem a não ser pegar todos os itens para a fantasia do Cloud em Wall Market. Só.

Red XIII

E acabei ontem a noite... ainda to meio sem palavras. Os cara viajaram demais nesse final meu deus do céu.
Spoiler
Depois da parte do Zack, cheguei a pensar a mesma coisa que você comentou King, é capaz de agora a Arieth nem morrer mais.

Sinceramente, o jogo começou bem, parecia que ia evoluir legal, com mais detalhes na história, aprofundando mais personagens como Biggs Wedge e Jessie, mas esse final foi uma coisa que realmente eu não tava preparado. Não da pra entender pq chamar uma coisa de Remake e tratar dessa maneira.

E concordo com o Strife na parte das matérias. Eu achei que o sistema ficou bom (ok, a parte de ficar trocando no laboratório ficou chato mesmo) mas o que não gostei: Se você não desequipar as matérias de uma arma antiga, na lista ela fica aparecendo como se estive equipada no personagem, quando na verdade está em outra arma que ele nem está usando. E tmb o fato de ter várias matérias que eu sequer equipei.

Enfim, hj vou ver o que da pra fazer após esse final na parte de seleção de capítulos.

Quote from: King on Apr 22, 2020, 19:25:01
Red, depois me conta com quantas summons vc tá. Eu terminei com 4 summons, mas parece que tem bem mais que isso. Tenho que ver como pega. @@
Acabei com 5. Ifrit, Shiva, Leviathan, Chocobo/Mogle e Chocobo Gordo.
Seifer sUx

Billy Lee Black

Caceta, eles já dão de cara esse tanto de Summon já em Midgard?

De fato então é outro jogo.

Baha

Amiguinho, tem até o bahamut pegavel no jogo.

Billy Lee Black

Quote from: Baha on Apr 23, 2020, 09:58:36
Amiguinho, tem até o bahamut pegavel no jogo.
Aff, então banalizaram totalmente as summons.

Billy Lee Black

Sim Billy, é um reboot. Rolam muitas outras coisas diferentes antes disso no enredo. Até a personalidade dos personagens foi um pouco alterada. Mas vale a pena jogar viu, e conhecendo seu perfil, vc deve adorar o jogo. :mrgreen:

Assim, até é interessante a idéia de fazerem um jogo em que tenhamos outras possibilidades de escolha. Seria ver a história de uma forma diferente.

Só me entristece saber que quem for conhecer FF7 por esse jogo, não vai ter aquela experiência impactante do original.

Maaaasss, confesso que o uso de realidades paralelas considero nojento e desanimador demais (preguiçoso até).

Baha

O problema é que não estão nos dando liberdade de escolha. Estão dando liberdade de escolha pro Nomura.  :rolleyes:

Existe todo esse papo de fugir do destino que está tentando ser "forçado" à história do jogo, mas o que vão fazer é apenas substituir por outro destino totalmente bagunçado, construído pelas mentes doentias dos atuais produtores da S-E. Duvido que o jogador venha a ter alguma influência nisso.

SunStar

Quote from: Billy Lee Black on Apr 23, 2020, 10:36:40

Assim, até é interessante a idéia de fazerem um jogo em que tenhamos outras possibilidades de escolha. Seria ver a história de uma forma diferente.

Só me entristece saber que quem for conhecer FF7 por esse jogo, não vai ter aquela experiência impactante do original.

Maaaasss, confesso que o uso de realidades paralelas considero nojento e desanimador demais (preguiçoso até).

Se as pessoas querem a experiência original eles que vão comprar e jogar a versão original. E, desta forma, dar mais dinheiro para a Square.

Mais um case de sucesso do capitalismo  :d1:

Billy Lee Black

Eu espero que esse remake tenha mesmo esse efeito Sun! Que as pessoas se interessem em comprar e jogar o original. FF7 é um dos jogos que todo mundo deveria jogar ao menos uma vez.