Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 13 Guests are viewing this topic.

Baha

E por uma boa parte do tempo foi sim.

Mas o começo do jogo te sobrecarrega com conteúdo, informação e urgências. Depois que isso fica sob controle tudo flui muito melhor.

SunStar

Quote from: Baha on Sep 26, 2020, 13:17:02
E enfim terminei Baldur's Gate 2 e sua expansão Throne of Bhaal.

O save do jogo não contabiliza tempo real, só tempo interno do mundo do jogo, mas o steam marcou um total de 183 horas. Dito isso, pelo menos umas 15 podem ser descontadas com o jogo pausado em background enquanto eu via outras coisas não relacionadas, umas 30 foram com o jogo pausado enquanto eu via coisas relacionadas, como informações sobre itens, fórmulas, quests, decisões, segredos, builds e etc pela internet à fora. E umas 20 podem ser "descontadas" do tempo do save pois eu gastei com reloads, tentativas em combates difíceis, ou experimentando diferentes ramificações de alguma decisão até decidir por uma seguir o jogo adiante.

Ainda assim, são mais de 100 horas de jogo sendo razoavelmente completista com toda a imensidão de conteúdo dele. Lembrando que, como de costume, eu fui extremamente minucioso ao gerenciar... Tudo que era gerenciável. Itens, equipamentos, magias... Eu passa um tempo enorme nos menus.

Ainda assim houve algumas quests (especificamente quests pessoais de personagens malignos) que eu não fiz e também conteúdos travados por trás de decisões que eu não tomei, seguindo por outros rumos.

E aí? Matou o Demi Lich?

Joguei o Baldurs Gate original mas não cheguei a terminar. O jogo original havia um bug que impedia o jogo de funcionar caso a instalação não fosse a full (rodando sem CD) e acabei parando nesta parte.

E antes que eu esqueça: Boo rlz!

Baha

Matei o Demi Lich, a galerinha do Twisted Rune, o Demogorgon e basicamente tudo o que era matável por um grupo "do bem".

Minsc/Boo, Jan e o Spectator são os melhores personagens.

Baha

E terminei Celeste.

Fiz o lado A dos 7 capítulos principais pegando todos os morangos, corações e fitas pra liberar o lado B. Fiz o lado B do primeiro capítulo e também terminei o capítulo 8 "core". Por fim me arrisquei a avançar um pouco no capítulo 9 "farewell", mas depois do trabalho que deu só pra chegar onde cheguei, acho que não vou tentar fazer 100% no jogo.

feles

Celeste foi bom mas seguir em lado B achei muito, que passa a linha entre divertido e "porra meu, é muito isso"

E Terminei FF6, que iniciei após o Chrono.
Sem duvidas esses são os melhores RPGs da historia (sim, não existe dúvida, pode apenas existir "polemica" mas isso é de pessoas que eram muito jovem para entender os anos 90). O que eu queria ver é, na minha opinião, qual O melhor.
E fico com FF6.

* OST: ambos os jogos são perfeição, porém o FF6 tem uma vantagem de ser mais longo, de forma que a musica grava mais na cabeça.
Quer ver eu fazer vc lembrar das musicas? Tem o Veldt/gau, a musica do shadow, do kefka, opera house....
Lembre agora no chrono,  ou o tema principal, a musica do frog ou robo.. a.. feira? Tudo muscas ótimas, e aceito que tecnicamente superiores. mas para min não são grudentas ou inesquecíveis.

* graficos: na real nunca fui fa no formato Chrono. É como o Yoshi's Island no SNES, eles tentam elevar um pouco o grafico porém a limitação do console se torna evidente, enquanto que o simples pixel de FF6 (ou Mario World) entende a limitação e brilha respeitando ela.

* batalhas: meu deus Chrono Trigger tem um sistema de batalhas perfeito e isso em 90. Sem comparação aqui,.

* historia: FF6. A historia do chrono me parece meio inconsequente, ele é focado em personages e não em algo grande ocorrendo com o mundo tipo... a porra do fim do mundo. Quando o mundo acaba no FF6 tu perdeu algo, cidades perderam algo, e tu vai realmente ver o status desse pós apocalipse. O momento da Celes na ilha sozinha é, em historia, como a morte da Aerith foi no próximo FF.... mas na verdade devíamos lembrar disso na ordem oposta. Porém pixel x CG né...

* personagens: FF6. O Chrono é um cara-nada e a historia inicia sem nenhuma rasão,. Vamos então vendo personagens ótimos, como o Frog e Robo, mas é pouco. Claro que FF tem os nada a ver como Stragus e a Real, ou os "NPCs jogáveis" do Mog para baixo. Mas o FF6 ta cheio de personagem com rasão de existir, iniciando já na primeira cena do jogo, e insisto que tem o melhor vilão da historia dos video games.

*final: adoro o final do FF6, mas chrono é outro nível aqui, onde o final certo ocorre dependendo da parte que tu decide terminar a historia.

Acho que é isso.
Triste, em 1990 nasceram esses 2 jogos, e desde lá pouca coisa assim apareceu no gereno de RPG. O que consideramos como "bom" hoje, após jogar essas obras, é um triste consolo. O gênero não sei se se perdeu ou evoluiu de forma besta, e não é apenas porque o gráfico é tamanho de penis portanto vamos aumentar, pois o Octopath Traveler, com tudo que é mérito merecido, não conseguiu chegar nesses 2.
E não é só nostalgia também. Jogar esses 2 jogos fizeram eu parar de jogar qualquer coisa e ficar apenas nele, no PC e celular, pois simplesmente não tinha nada assim bom para jogar.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

SunStar

Você ainda tem as C-sides Baha (o capítulo 9 não tem B ou C side). A "tela" mais difícil do jogo está na C-side.

Terminar o Capítulo 9 me custou metade das mortes que tive para terminar as demais fases...

Baha

QuoteA historia do chrono me parece meio inconsequente, ele é focado em personages e não em algo grande ocorrendo com o mundo tipo... a porra do fim do mundo.

Você jogou mesmo Chrono Trigger?

A única diferença é que os personagens não "estão lá" no momento exato do apocalipse, mas tem um apocalipse, tem literalmente um antes e depois do apocalipse, ambos exploráveis e jogáveis, e a motivação principal de toda a jornada é exatamente mudar isso.

Tudo bem que, uma vez que essa motivação é estabelecida as pessoas não ficam "falando muito do assunto". E você vai reclamar de um jogo ser focado em personagens quando FF6 é a sua comparação? FF6 é MUITO focado em personagens!

Billy Lee Black

Definitivamente eu joguei Chrono e FF6 errado. Não consegui ter esse nível de empatia com os personagens que todo mundo prega.

Ainda acho o FF7 e Xenogears muito superiores em todos os aspectos...

No mais,  sigo completamente viciado no CrossCode. Depois que passei a jogar com mais calma, aproveitei melhor o jogo. Não adianta você querer fazer as dungeons de uma vez só. Você vai se cansar e se estressar.

Diferente dos Zeldas, as dungeons desse jogo foram feitas pra você fazer aos poucos. Os puzzles exigem bastante raciocínio e tentativa e erro.

Esqueçam meu rage inicial; esse jogo é brilhante!

feles, eu acho que você vai adorar! Pixel art linda, jogabilidade apurada, OST bela e história brilhante, que envolve tudo que tu curte em termos de ficção científica. Considero o script dos diálogos no mesmo nível de esmero do Trails in The Sky.

Baha

Billy Lee Black

As pessoas evoluem, Baha. Vocês me fizeram enxergar a beleza dos indies  ^_^

Baha

feles

Quote from: Baha on Oct 01, 2020, 08:23:39

Você jogou mesmo Chrono Trigger?

A única diferença é que os personagens não "estão lá" no momento exato do apocalipse, mas tem um apocalipse, tem literalmente um antes e depois do apocalipse, ambos exploráveis e jogáveis, e a motivação principal de toda a jornada é exatamente mudar isso.

Tudo bem que, uma vez que essa motivação é estabelecida as pessoas não ficam "falando muito do assunto". E você vai reclamar de um jogo ser focado em personagens quando FF6 é a sua comparação? FF6 é MUITO focado em personagens!

Cara o fim do mundo é um evento nao-interativo. O mundo acaba se desobre assim do nada, e a historia se passa todo dentro dessa ideia - não estou falando mal disso, apenas outra aplicação. No FF6 é inesperado, participamos dele, vemos de verdade o antes e depois de cidades, da sociedade.

FF é muito em personagens sim. Mas a historia que leva por tras acho melhor. Sei lá, pega o Lavos por exemplo. Ele é fodão e tal (e ponto a esse jogo: que inimigo final fenomenal!! FF6 é genial na escadinha de 4 batalhas com 12 pessoas, mas meu deus Lavos é foda!).. mas ele simplesmente está ali. Ele naõ interagiu comigo, nada no jogo parece querer interagir comigo. Temos alguns NPCs super-desenvolvidos, mas novamente eu acho pouco quando comparado com cidades com características próprias.

PS: ser cliente nintendo significa pagar 20 dolares em jogo como o CrossCode.
Cara vou na fé.. mas final do mes, quando virar o cartão.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Baha

Ah sim, o Kefka ser um vilão "presente" e que interage com o grupo e com os eventos o tempo todo torna ele muito mais interessante em comparação com o Lavos que é mais aquela grande entidade inalcançável pela duração do jogo. Lavos está ligado a quase tudo no jogo, mas quase sempre de uma maneira muito indireta. Tudo gira em torno da "influência" dele, mas ele quase não atua, apenas paira como aquela ameaça iminente e alienígena.

Além de ele ser literalmente um grande piolhão cósmico.

SunStar

Quote from: feles on Oct 01, 2020, 15:21:32
PS: ser cliente nintendo significa pagar 20 dolares em jogo como o CrossCode.
Cara vou na fé.. mas final do mes, quando virar o cartão.

Ser cliente Steam significa pagar R$ 36,99 ou USD 6,55 :mrgreen:

fikdik

Billy Lee Black

Uai, feles, esse jogo é leve. Seu pc não roda não? 20 dólares é muito caro mesmo.