Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 6 Guests are viewing this topic.

Billy Lee Black

Opa, eae, curtiu?

E já no aguardo do seu review do terceiro  ^_^

Baha

Curti sim.

Basicamente os dois jogos são um só que ficaria grande demais e a Falcom resolveu dividir, e nessa divisão cada uma das partes corria o risco de ficar pequena demais (na visão deles) e aí resolveram encher linguiça pra ficarem grandes. O problema é que encheram basicamente A MESMA linguiça em ambos os jogos, e ficou essa coisa estranha de você refazer algumas das mesmas coisas nos mesmos lugares, principalmente com relação a side quests! Acho que isso poderia ter sido resolvido encurtando o primeiro jogo, limitando as áreas exploráveis de cada região para que mais coisas parecessem "novas" no segundo. E realmente, jogando um imediatamente após o outro, eu me senti jogando um jogo só.

Mas dito isso... o segundo é melhor. O primeiro tem um fator novidade aplicado a tudo, claro, mas depois que isso passa, ambos são jogos de ritmo lento em que as coisas importantes demoram pra acontecer. Mas enquanto no 1 tem muita preparação de terreno e desenvolvimento (e infelizmente no 2 também nas partes de encheção de linguiça), quando as coisas importantes realmente acontecem, elas são melhores no 2. Os eventos são mais grandiosos, as implicações mais abrangentes, as revelações mais importantes. E na maior parte do tempo com a mesma qualidade de estrutura narrativa que o anterior. E mesmo a enrolação do 2 é intercalada com coisas interessantes envolvendo histórias de personagens, aliados e vilões. Só achei que os encontros (e a revelação de informações) com os vilões principais em certas partes seguiram uma estrutura shonen meio padronizada demais que quebrou um pouco daquele ar mais profundo e bem construído da história toda.

O 2 também tem um equilíbrio melhor de gameplay. No 1 crafts eram quase inúteis, só os S-crafts prestavam (e demais). No 2 eles são muito mais usáveis, e os s-crafts por si só não são necessariamente fortes demais, você precisa se preparar com buffs e aproveitar turnos de critical pra eles realmente valerem a pena. Manipular o fluxo de combate com s-breaks e buffs/debuffs de velocidade é algo que eu fiz MUITO mais no segundo jogo que no primeiro.

Billy Lee Black

Povo, Tales of Symphonya, Berseria e Zestiria numa promo fodida na Steam. Compensam?

Lembro de dizerem que os tales depois do Eternia foram todos ruins. Procede?

Baha

Eu gostei bastante do symphonia. Tenho os outros dois, mas não joguei ainda (e levando em conta que quero jogar a série cronologicamente, vai levar alguns vários anos pra eu jogar)

Todo mundo fala muito bem do Berseria. As pessoas não costumam gostar do Zestiria.

E do meu lado, acabei jogando as primeiras horas de Trails in the Sky: the 3rd. Ele é BEM... diferente.

Billy Lee Black

Quote from: Baha on Nov 19, 2020, 23:03:23
Eu gostei bastante do symphonia. Tenho os outros dois, mas não joguei ainda (e levando em conta que quero jogar a série cronologicamente, vai levar alguns vários anos pra eu jogar)

Mas eles são todos independentes, certo? Ou tem ordem mesmo pra jogar? Ao menos o Destiny e o Eternia eu lembro que eram dois jogos independentes.

Strife

São todos independentes, nisso não tem problema. Mas eu não gostei de nenhum desses.

Últimos Tales que prestaram pra mim foram Tales of Graces f e Tales of Vesperia.

Baha

Vesperia também é muito amado pela comunidade, ele não entra na promoção?

Billy Lee Black

Sim, eu vi aqui e ele tá na promo tb.

Baha

Mas devo dizer que ao menos Trails 3 teve nesse começo uma das melhores coisas de toda a série até agora.

Spoiler
A mãe da Tita!!!

Billy Lee Black

Lembrei que tinha comprado o Divinity Original Sin 2 e o FFIX. Só esses dois vão durar quase o ano todo que vem.

Vou deixar os Tales pra um outro momento.

Billy Lee Black

Terminei Ara Fell.

Gostei demais do jogo! Tudo foi muito bem feito e ele implementa diversas funcionalidades pra tornar o gameplay o mais agradável possível.

O único problema é que o aspecto mundo aberto do jogo trouxe um problema de balanceamento. Acabei focando em explorar todo o mapa antes de prosseguir com a história e com isso fiquei forte demais. A partir de certo ponto o jogo ficou fácil ao extremo. O último chefe nem me fez coçar.

Fora isso, jogo recomendadíssimo!

Baha

QuoteO único problema é que o aspecto mundo aberto do jogo trouxe um problema de balanceamento. Acabei focando em explorar todo o mapa antes de prosseguir com a história e com isso fiquei forte demais. A partir de certo ponto o jogo ficou fácil ao extremo. O último chefe nem me fez coçar.

Você acredita que isso é algo que eu GOSTO em jogos?

Eu gosto de ter a oportunidade OPCIONAL de ficar overpower indo atrás das coisas escondidas em todo o canto. Uma das coisas que mais me irritam é o desafio do conteúdo central escalar de forma que faz parecer que qualquer progresso extra que eu faça é inutilizado. Eu acho ok que conteúdo "secreto" e difícil da progressão principal seja liberado por isso, mas acho ridículo que um mesmo chefe me dê o mesmo trabalho independente de eu chegar nele quase pelado ou depois de ter ido até o fim do mundo pra me equipar e pegar poderes e segredos.

Billy Lee Black

O que você falou faz total sentido.

Mas por outro lado, acabou tornando os combates mais sem graça e repetitivos.

De toda forma, entendo que deve beirar o impossível balancear a dificuldade com o aumento de poder dos personagens nesse tipo de jogo.

O bom é que explorar o mapa do jogo é uma delícia! Como há poucas side quests, então elas acabam sendo melhor elaboradas e mais divertidas.

Baha

Ara Fell tem uma estrutura bem bacana mesmo.

Baha

Trails 3 é muito estranho.

É uma mistura de prólogo com epílogo com fanfic com dungeon crawler.