Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 5 Guests are viewing this topic.

Billy Lee Black

Quote from: Baha on Jan 02, 2021, 09:38:58
Eu nunca exercitei tanto meu gerenciamento de tempo quanto estou fazendo agora em Stardew Valley

Qual o comparativo dele com o Harvest Moon? Infelizmente, não tenho boas memórias do HM. Eu me sentia literalmente trabalhando em vez de me divertindo em um jogo.

Mas falam tão bem de Stardew Valley que fico curioso.

Baha

Stardew valley é mais "amplo". Você tem muita coisa que pode fazer. Tem plantação, criação de animais, coleta de coisas silvestres, mineração, pescaria, interação social, eventos, quests, dungeon, combate, segredos. Também tem progressão do seu personagem, que ganha níveis nas várias skills relacionadas às atividades e vai ficando melhor nelas e aprendendo coisas craftáveis pra facilitar a vida. Além disso tem o objetivo específico da restauração do centro comunitário. É tanta coisa, e as recompensas são tão graduais, que você raramente entra naquela situação de estar "grindando por grindar pra conseguir UMA coisa X daqui um tempo". Tudo o que você faz te dá alguma coisa enquanto te deixa mais perto de outras.

Harvest moon é muito focado na fazenda. Você não vai pra frente se não trabalhar nela bastante todo dia, durante o jogo inteiro. No stardew isso só é válido bem no comecinho, afinal você precisa dos seus primeiros trocados e sua plantação é a coisa mais lucrativa naquele ponto, e muitas das outras atividades ainda não estão liberadas.

Além disso Stardew não tem missables, no máximo coisas diretamente afetadas por decisões sociais suas (como romance e tal) e até isso é reversível lá pro endgame. Então se algum aspecto do jogo estiver chato ou te sobrecarregando, você pode ignorar ele por quanto tempo quiser e ir focando em outras atividades. Aí você volta depois, mais rico e bem relacionado, e compra/constrói as coisas avançadas que ajudam a automatizar aquilo e te fazer gastar menos tempo.

Mas ainda assim, não deixa de ser um jogo sobre viver uma rotina numa cidadezinha rural, conhecendo o lugar, o povo, progredindo na carreira de fazendeiro/explorador e montando um patrimônio, descobrindo os segredos, os itens, os eventos, etc. Eu "sofro" um pouco porque minha mentalidade completista me faz querer otimizar minhas atividades todos os dias, fazendo o máximo possível das coisas prioritárias no tempo limitado de duração de um dia. Mas é muito legal ver tudo o que eu já tenho e já sou capaz de fazer. Acabei de terminar o primeiro ano do jogo, que é dividido em 4 meses/estações de 28 dias cada. E dessa vez eu tenho sprinklers suficientes pra montar toda a minha plantação de primavera e largar ela lá, só me preocupando depois em colher e vender quando as coisas forem ficando maduras.

Strife

Também só consigo ver esses jogos como simulação de trabalho. Inclusive tentei o Stardew Valley e a sensação foi a mesma. Plantar coisa na vida real é bacana quando vc consegue algum fruto (tipo fruta, maconha), em jogo não tem nada daí não consigo ver de qual é o lance.

E nessas férias de fim de ano deu para reunir com uns amigos e terminamos Streets of Rage 4 aqui, três jogadores. Que jogaço chapas, em todos os sentidos. Os gráficos estão lindos, cenários e animações são um absurdo, a trilha sonora está fenomenal, reúne não apenas clássicos como Yuzo Koshiro e Yoko Shimomura mas tb DJs da cena eletrônica como Das Mortal e Groundislava etc. O último chefe é um apelão com 3 fases diferentes, penamos para matar, e isso até deixar de lesar e bolar uma estratégia direito. Melhor coop que jogo em anos. O único defeito que consigo apontar é que tem muita repetição de inimigo mudando apenas de cor, isso não precisa fazer homenagem aos antigos não, pode evoluir.

E também joguei Hotshot Racing, mais um daqueles jogos de corrida que procuram simular o visual e estilo de jogos antigos na onda dos excelentes brasileiros Horizon Chase Turbo e Slipstream. Acho que pecou um pouco pela falta de conteúdo, poucos campeonatos para se completar (e isso que um campeonato vem com um DLC free), mas pistas e jogabilidade divertidíssimos, com muitos carros diferentes para brincar. Me deixou com vontade de jogar mais e baixei de novo o Horizon Chase Turbo que tava com um DLC novo em promoção de 5 reais só para descobrir que na época que joguei o jogo ainda não tinha save na cloud, e deu um pane no sistema deles e todo mundo perdeu o progresso huahua todo meu World Tour completo foi pro espaço, mas o jogo é tão bom que estou fazendo de novo. Não sei se é pq já tinha jogado ou porque o carro novo que vem pra destravar no DLC (ferrari do Outrun) é meio apelão, mas tá mais fácil agora.

Continua sendo o melhor jogo brasileiro que joguei, melhor até que os excelentes 2D da JoyMasher.

Billy Lee Black

Esse Horizon Chase me chamou a atenção. Adorava Top Gear. Comprei  :P

Strife

Algumas dicas para evitar úlcera: evite a todo custo bater nos outros carros. O maior "defeito" de Horizon Chase Turbo é que vc perde muito mais velocidade que os oponentes quando isso acontece (eles mal sentem). É mais jogo soltar o acelerador ou frear para desviar do que arriscar. E tb, a maioria das curvas do jogo vc faz a todo vapor, apenas as mais fechadas vc solta o acelerador. E freio é só para as MUITO fechadas. Detalhe: o compositor dele é o mesmo de Top Gear. A OST é maravilhosa.

Se gostar dele, pode pegar depois o Slipstream e o Hotshot Racing sem medo numa promoção. São os melhores jogos nesse estilo desde OutRun 2006: Coast 2 Coast de PS2.

Billy Lee Black

Po mas tudo isso que você descreveu eu lembro de já ser assim no Top Gear. Tu batia e perdia umas 10 posições huehue

Billy Lee Black

Comecei o World Tour do Horizon Chase.

Terminei os EUA e senti falta do pódio que tinha no Top Gear, hehe.

Mas o jogo é Top Gear 1 puríssimo, sem tirar nem pôr. Meu corpo ainda lembra da jogabilidade, então to tirando de letra (por enquanto).

Como eu não sei o tamanho do jogo, acho que não deve rolar zerar em uma sentada, então vou jogar aos poucos, até pra não enjoar.

Strife

Eu não tinha essa memória muscular de Top Gear pq na verdade corrida pra mim só começou a prestar mesmo quando passamos para 3D, por causa da perspectiva. Antes disso eu só curtia coisa como Rock n' Roll Racing :lol:

Por isso eu adorei o remake 3D de OutRun no PS2, e a continuação de fato que saiu depois.

Billy Lee Black

Top Gear, junto com Street Fighter 2 e Megaman X, era um dos jogos que eu mais alugava pro SNES. E cada sentada eu jogava até zerar.

Eu nunca gostei de simuladores de corrida. Eu era uma negação jogando Gran Turismo. Só gosto desses mais arcade.

Strife

Gosto de ambos. Meu problema era com 2D. Nunca achei que corrida tradicional (arcade ou simulador) funcionou direito em 2D, a "ilusão" do carro parado e o cenário movendo, ou o mesmo o mode 7 do Snes, nunca me convenceu. Corrida assim precisa ser 3D para ter o depth of field necessário. Senão, só algo bem estilizado em outra visão como um Rock & Roll Racing ou Biker Mice from Mars para funcionar, pra mim.

Billy Lee Black

Minha esposa resolveu jogar o Horizon Chase comigo. Ela nunca jogou Top Gear e curtiu o joguinho.

Mas eu tava rachando de rir aqui com a frustração dela quando batia nas placas e outros carros. Essa frustração do Top Gear ninguém esquece  :lol:

SunStar

Quote from: Billy Lee Black on Jan 05, 2021, 23:04:26
Minha esposa resolveu jogar o Horizon Chase comigo. Ela nunca jogou Top Gear e curtiu o joguinho.

Mas eu tava rachando de rir aqui com a frustração dela quando batia nas placas e outros carros. Essa frustração do Top Gear ninguém esquece  :lol:

Considerando que 80% do grid só está ali para te fazer perder tempo para alcançar as primeiras posições, a frustração dela é compreensível.

Strife

Dá um ódio tremendo mesmo. Por mais que eu adore esse jogo ele podia ter um botão de RAGE QUIT no meio da corrida para tu sair direto de tanta raiva que dá tu bater num carro, vc perder a velocidade todinha e o oponente mal sentir. E quando vc bate num retardatário então? :lol:

Às vezes eu emendo várias corridas quando tô jogando bem, vício total. Mas quando tô me fudendo numa corrida é só a raiva que poucos jogos conseguem fazer passar.

feles

Quote from: Strife on Jan 06, 2021, 13:21:32
Dá um ódio tremendo mesmo. Por mais que eu adore esse jogo ele podia ter um botão de RAGE QUIT no meio da corrida para tu sair direto de tanta raiva que dá tu bater num carro, vc perder a velocidade todinha e o oponente mal sentir. E quando vc bate num retardatário então? :lol:

Às vezes eu emendo várias corridas quando tô jogando bem, vício total. Mas quando tô me fudendo numa corrida é só a raiva que poucos jogos conseguem fazer passar.

Motivo pelo qual parei nesse jogo!
É muito divertido, mas o nivel de explosão de raiva fez eu questionar... joguei o bastante, já valeu o que paguei? SIM :)
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Strife

Ah, eu insisto. Eu terminei o World Tour da outra vez e agora tô fazendo de novo. Até pq tem que respeitar a quantidade de conteúdo que tem (pistas, modos, carros), em comparação com outros jogos de corrida mela cueca de hj em dia. Mas que dá vontade de jogar o controle na parede de vez em quando dá :lol:

Jogando Horizon Chase Turbo:

https://youtu.be/3_4v8jni2Ik