Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 4 Guests are viewing this topic.

Baha

Eu falei que a frequência de encontros no mar no Suikoden 4 era extremamente alta? Falha minha, falei de forma muito suave. A frequência é ridícula. Eu me sinto navegando no mar de Dragon Quest 2 de NES. Felizmente quando você está a pé nas localidades isso varia e não costuma ser tão absurdo. Estou tendo que usar o fast forward do emulador pra não passar (muita) raiva com isso.

Umas coisas a mais pra comentar:

Você começa a recrutar o pessoal bem mais cedo que em Suikoden 3, e sem a divisão entre 3 protagonistas vai recrutando de forma unificada.

O ritmo dos eventos da história é estranho. Suikoden 3 era um jogo lento, MUITO lento, inclusive em termos de história, mas a progressão dos eventos e situações fluía de uma forma que me parecia mais bem encaixada, aqui parece que o roteirista não soube ter essa noção e algumas situações "pulam" pra outras de forma esquisita. As vezes tem vários mini eventos em sequência meio que "por que sim", enquanto no jogo anterior tudo fluía mais como uma narrativa. É meio difícil explicar essa parte.

A direção das cutscenes também parece ter ficado a cargo de alguém bem menos experiente. Cheias de cortes que não fluem bem de um pro outro, trocas entre CG e tempo real, um ritmo estranho...

Me sinto como quando joguei Arc the Lad 3 em relação aos sistemas. Cortaram muita coisa da complexidade do jogo anterior, mas parte do que cortaram são coisas que não deviam e isso deixou o jogo seco demais. Eu já tinha comentado do tamanho do grupo, mas tem também o sistema de skills que não existe mais.

Navegar é uma bosta. O navio é ruim de controlar, as viagens são demoradas, o oceano é pura e simplesmente água por todo lado, sem nenhum atrativo ou variedade, e a frequência doentia de combates tira completamente qualquer motivação por explorar e te faz querer ir em linha reta até o próximo objetivo o mais rápido possível. Contornar ilhas para chegar no lado certo para desembarcar é um inferno com o controle do navio ficando 10x pior.

Pelo menos os cenários exploráveis e dungeons são uma boa evolução com relação a Suikoden 3, tanto em visual quanto estrutura.

Baha

Bom, consegui o fast travel, e não demorou tanto quanto no Suikoden 3. E agora acho que estou oficialmente no "mid-game", já que minha base está "montada" e começou a temporada de recrutar gente. E dessa vez a base é um navio gigante! Conceitualmente é bem bacana.

Billy Lee Black

Seguindo na minha saga de testar os jogos medíocres gratuitos da Epic Store.

Agora testei o Yooka Laylee. Vi que era dos mesmos devs do Banjo & Kazooie do N64 então fui todo contente jogar.

Que decepção. Pra começar, o jogo é um plataforma 3D, onde o que menos deveria importar é história e diálogos. Mas os diálogos desse jogo são LONGOS para um caralho, chatos e ainda tem os grunhidos insuportáveis que todos os personagens fazem quando falam.

Só que pulando todos os diálogos eu não faço a menor idéia do que tenho que fazer. Só sei que tenho que coletar páginas de livros, que seria o equivalente às estrelas do Mario. E já o primeiro mundo do jogo é chato pakas!

Em vez do jogo focar no desafio de plataforma para alcançar as páginas, assim como era no Mario 64, você precisa realizar missões para pegá-las. As missões que fiz foram: apostar corrida, eliminar X inimigos e resolver puzzles.

Sem contar que os mapas dos mundos são enormes e desertos. Gente, como conseguiram fazer um jogo desse estilo tão chato assim?
Eu já joguei vários plataformas 3D, até muito mais simples do que esse e com jogabilidade pior, e nenhum deles conseguiu ser tão chato.

Parece que o maior critério pra Epic disponibilizar um jogo de graça é ele ser chato  :lol: . Claro, há exceções como o Overcooked 2, Control e Horizon Chase.

Baha

Já jogou A Hat in Time, billy? É um plataforma 3D bem bacaninha.

Billy Lee Black

Não, mas já vi elogiarem bastante mesmo.

Billy Lee Black

Comecei Obduction, outro jogo que a Epic deu de graça.

É dos mesmos criadores dos jogos da série Myst. Nunca joguei nenhum desses, primeira vez.

Mas é basicamente um point & click, só que traduzido pro 3D. Você tem movimentação livre no cenário 3D e tem que ir resolvendo puzzles pra avançar.

Você começa sendo teleportado pra um lugar estranho, que aparentemente parece ser uma cidade do interior inserida em outro planeta. Não se sabe como foi parar ali e você vai desvendando as coisas conforme vai explorando o cenário.

Até agora to achando bem intrigante. Os puzzles, apesar de difíceis, possuem um facilitador em relação aos point & clicks clássicos: não existe inventário. Então você não precisa coletar nada e sair loucamente clicando e testando em tudo quanto é lugar na tentativa e erro pra ver o que funciona onde.

A resolução dos puzzles está toda nos cenários e na interconexão entre seus objetos. Só isso já torna o jogo bem mais agradável do que o Deponia, por exemplo. Você trava em um puzzle, mas sabe que a resposta está ali, e não em algum item que deveria ter no inventário.

E a curiosidade sobre o mistério do jogo tem me prendido bastante.

Baha

Devo dizer que, depois de conseguir as devidas melhorias de qualidade de vida, Suikoden 4 não está tão ruim.

Mas outra coisa que está ajudando MUITO é o walkthrough. Esse jogo adora te deixar no escuro sobre o que fazer a seguir, principalmente com relação a coisas opcionais como o recrutamento de personagens. É comum te dizerem que você precisa falar com "alguém" sem dar NENHUMA pista de onde essa pessoa fica, e eu teria que ir conversar com todo mundo tanto dentro do meu navio quanto em todas as casas de todas as cidades de todas as ilhas do jogo até encontrar o infeliz. E como os NPCs comuns não são interessantes como em um Trails da vida, seria um processo bem desagradável.

Billy Lee Black

Bom, Obduction foi o último jogo dentre os gratuitos da Epic que ainda me dava vontade de jogar.

Mas agora só sobraram 4 portas em cantos diferentes do mapa (e a porra do mapa é grande e cansa ficar andando de um lado pro outro) e cada uma eu tenho que digitar um código pra abrir.

Há poucas pistas numéricas no jogo, o que me obrigaria a sair anotando tudo e sair testando várias combinações diferentes em cada porta pra ver se consigo abrir alguma.

Ah, bicho, que puzzle preguiçoso da porra! Eu até poderia apelar pra um faq pra avançar, mas perdi a vontade com o jogo. Até agora tudo estava fluindo de forma orgânica, mas essa barreira foi de foder. Uma porta com um código pra descobrir até vai, mas 4????

Billy Lee Black

Vocês já viram o Doodle do Google?

É um joguinho surpreendentemente divertido! Se chama Doodle Champion Island Games.

Recomendo testarem.

Baha

Eu joguei um pouco dele outro dia! Mas não cheguei a terminar, é um jogo bem grande pra um doodle!

E Suikoden 4 está finalizado!

Meu save final contabilizou umas 43 horas, e na prática eu devo ter levado pouco mais de metade disso no mundo real, por causa de todo o fast forward que eu usei pra acelerar as atividades chatas.

Dessa vez eu fui bem eficiente pra progredir e só enrolei mais próximo da reta final, farmando e grindando pra deixar meu exército overpower e pegar alguns dos melhores itens e tesouros, e devo ter gasto até umas 5h nisso. Sendo assim dava pra ter terminado em menos tempo, mas dessa vez não acho que foi tão destoante da média.

Dito isso, alguém tentando jogar às cegas e fazer tudo provavelmente levaria BEM mais tempo. O walkthrough que eu segui ajudou a cortar MUITA exploração desnecessária e encontrar segredos que seriam muito obtusos ou até inviáveis de descobrir sozinho.

O jogo tem vários bons elementos, mas eles demoram pra se consolidar. Quando suas opções de mobilidade e conveniência ficam disponíveis, bem como as várias atividades do seu navio, o jogo é até bem agradável. Por outro lado, sua parte ruim é BEM ruim. O desequilíbrio da exploração desinteressante entupida de combates é praticamente inaceitável e eu não culpo quem tenha desistido por causa disso. Além disso o jogo tem bem menos personalidade que os anteriores. Há muito menos personagens secundários interessantes e realmente variados, e a maioria não tem nada além de uma cena introdutória ou no máximo uma mini quest relacionada. Suikoden 3 tinha muito mais personagens secundários atuando na história principal e tendo suas histórias pessoais exploradas. A história principal em si também não tem nada de tão interessante, e algumas coisas são deixadas bem mal exploradas. O "rival" do seu protagonista é patético, não se compara a Jowy. Visualmente Suikoden 4 é um jogo bem mais monótono também e tem algumas características muito amadoras em modelos e animações, apesar da qualidade técnica mais avançada.

As batalhas navais têm uma vantagem de que elas são "de verdade". Suikoden 3 tinha um problema que me irritou muito em suas batalhas campais. Praticamente TODAS envolviam muitos eventos scriptados e gimmicks. Não havia quase nenhuma em que você de fato tinha liberdade para organizar sua estratégia e tinha controle sobre o desenrolar do evento. Aqui as batalhas navais foram quase todas "padrão", mas isso pelo menos permitiu que o sistema que foi construído pra elas fosse plenamente utilizado em situações suficientes.

Billy Lee Black

E mais uma tentativa da Epic Store, haha.

Joguei o Hand of Fate 2.

Mais um puro suco dessa geração merda de jogos com conteúdo infinito. É um boardgame solo, onde você faz aventuras infinitas ao montar um baralho.

Mas como é você quem monta o baralho, já sabe quais encontros vai enfrentar. E em algumas cartas, você entra em combate, onde o gameplay é parecido com os Batman Arkham.

Nem preciso dizer que depois de jogar 2 aventuras eu já enjoei.

Baha

Já eu comecei Suikoden 5 e... Bom, estou muito no comecinho, então não tenho muito o que dizer.

Mas o bizarro é que visualmente ele é o mais fraco e limitado tecnicamente dos de PS2. A animação e direção das cutscenes até que é boa, e os modelos são muito mais visualmente agradáveis que os de Suikoden 4, mas dá pra notar algumas economias sérias em contagem poligonal e texturas.

Mas na hora de jogar... a câmera é totalmente fixa em uma visão isométrica, tanto na exploração quanto no combate. O máximo de controle que você tem é alternar entre 3 níveis de zoom, não dá nem pra rotacionar. Muito raramente a câmera faz pequenos ajustes por conta própria em certos lugares. Os cenários são todos 3D, mas tem muita coisa simplória, seca e com texturas fracas.

Outra coisa que notei e que me incomodou é que o modo como as conversas transcorrem faz esse ser provavelmente o jogo menos adequado para a presença de um protagonista mudo na série. Talvez Suikoden 3 fosse ainda pior, mas naquele caso tiveram a sensatez de NÃO usar um. Além do que o jeitão do protagonista me faz querer socar ele.

Parece que cada jogo da série no PS2 foi feito por uma equipe completamente distinta. Eu sei que o diretor dos originais saiu durante a produção do 3, mas não sei o que mais aconteceu entre o 4 e o 5...

Billy Lee Black

O 5 eu achei os modelos dos personagens muito bonitos, mas os cenários são muito feios mesmo.

Billy Lee Black

Tentando jogar Titan Souls.

O jogo é apenas enfrentar chefes gigantes, mas você é uma menininha que só tem uma flecha e morre com um golpe.

Mas também mata os gigantes com uma só flechada. O difícil é acertar os pontos fracos. Achei genial, mas muuuuito difícil. Só que é uma dificuldade inteligente, diferente do clássico jogador precisa acertar 1 milhão de vezes enquanto morre em 1 hit.

Billy Lee Black

Infelizmente não rola de jogar o Titan Souls muito tempo. O jogo se resume a enfrentar titãs e só! Não tem mais nada.

E os combates são difíceis. Por morrer com um só tapa, você vai morrer várias vezes até conseguir passar de cada titã, com raras exceções.

Mesmo assim, em vez do jogo ter um botão retry quando morre pra recomeçar na sala do titã, ele te joga pro último checkpoint no mapa. Então você tem que caminhar todo o caminho novamente pra enfrentar o titã novamente. Os caminhos são curtos, mas como cada tentativa contra o titã é extremamente rápida (muitas vezes você morre literalmente 5 segundos depois de começar o combate), imagina você ficar repetindo isso 10 ou 20 vezes!

Por causa disso, só tenho ligado o jogo de vez em quando. Faço umas 5 tentativas contra o titã e já enche o saco. Só parando um pouco de jogar pra animar a tentar de novo.

Tudo bem que parece ser um jogo curto, mas uma única feature poderia ter feito toda a diferença aqui.