Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 7 Guests are viewing this topic.

Baha

Lembrei que em termos de história o ideal seria eu jogar Suikoden Tactics agora, pois ele é continuação direta do 4... Mas nah...

Baha

Quote from: Billy Lee Black on Aug 28, 2021, 18:45:08
O 5 eu achei os modelos dos personagens muito bonitos, mas os cenários são muito feios mesmo.

Os modelos usados nas cutscenes são decentes, mas durante o gameplay, por causa da câmera afastada, eles são trocados por modelos bastante simplificados, tanto em contagem poligonal quanto texturas. Os gráficos são tão básicos nesse caso que é algo que o PSP faria com total tranquilidade. E mesmo assim o jogo roda a 30fps. Perderam uma oportunidade de pelo menos compensar um pouco com o conforto visual de 60 fps, pois com gráficos assim não deveria ser difícil conseguir esse desempenho. E os cenários são realmente muito feios, principalmente dentro das casas. O ambiente externo da cidade até que é mais ou menos razoável até agora.

Baha

A essa altura já dá pra comentar um pouco sobre gameplay e história do Suikoden 5.

A visão durante a exploração pelo menos tem a vantagem de simplificar bastante o gameplay e a mobilidade, já que funciona praticamente como um jogo 2D. Achei os menus bem práticos também, principalmente no final do combate em que tudo de relevante é mostrado de uma vez.

Falando no combate, eu gostei que ele trouxe de volta os melhores elementos dos sistemas da série e deu uma refinada ainda. Não sei se tudo vai ser bem conduzido nesse sentido mais pra frente no jogo, mas está bem promissor. 6 personagens, formações, combos, skills, turnos rápidos, etc... Bem bacana.

A história está caminhando num ritmo muuuuito lento, focada muito em worldbuilding, apresentação de personagens, build up... Mas está montando um cenário bem interessante e com potencial. É outro aspecto que só vai dar pra saber mais tarde se vai ser bem aproveitado, mas já está mais interessante que Suikoden 4.

Ah, e o jogo tem um overworld! \o/

SunStar

Terminei Epistory: Typing Chronicles

Meu segundo jogo favorito de digitação. The Typing of the Dead ainda é o primeiro.

O jogo é bem simples, combinando exploração com elementos de rpg. Há alguns puzzles bem simples no jogo, o que não deve estragar a diversão de quem não curte este tipo de elemento. O enredo vai sendo contato à medida que itens são coletados em cada masmorra do jogo. Não vou entrar em muitos detalhes dele, para evitar spoiler.

O jogo tem uma pegada leve, sendo raro frustrações ao longo do jogo. Curti a experiência mas recomendo aproveitar um desconto já que ele não fornece muitas horas de gameplay.

Baha

Depois de uma semana fora, voltei a jogar um pouco de Suikoden 5.

Duas coisas estão me incomodando: Primeiro o minimap. Simplesmente não há um nas cidades, que as vezes têm um design bem labiríntico, o que é estranho levando em conta que os jogos anteriores tinham. E no overworld ele é mais um radar de cidades que propriamente um mapa, pois não mostra nada da geografia e a distância que ele exibe não é tão maior que sua visão normal do cenário quanto deveria. Segundo é ter que ficar reajustando sua formação toda vez que a história mexe no seu grupo e faz um reajuste automático completamente idiota.

Já a história finalmente começou a andar um pouco mais. Nas cutscenes notei que tem algumas até que bem dirigidas, mas outras que usam uns cortes bem desconfortáveis.

Baha

E agora meu mapa no overworld virou um mapa de verdade. Mas continua não tendo nada nas cidades...

Billy Lee Black

To jogando Divinity Original Sin 2.

Conseguiram estragar um jogo que era bom. Implementaram um sistema de armadura que tornou o combate desse jogo um saco.

Agora pra derrotar um inimigo, você precisa primeiro acabar com os pontos de armadura dele antes de começar a causar dano de fato.

Isso fez os combates ficarem longos DEMAIS!

Acabei sendo obrigado a mudar pra um nível mais fácil de jogo. Isso aumenta a quantidade de dano que você causa, deixando os combates menos maçantes. Mas mesmo assim não é a experiência definida pelos devs e sinto que jogando nesse nível eu to perdendo parte do que o jogo oferece.

Mas devo admitir que a história e os personagens estão bem meh tb. To pensando se ainda insisto mais um pouco...

Baha

O Divinity OS1 tá na minha fila de steam faz um tempo. Um dia vou criar coragem pra começar ele.

Já no Suikoden 5 as coisas finalmente estão pegando embalo de forma geral. As batalhas campais seguem um esquema de RTS simplificado, e tem versões navais delas! Mesmo quando rolam eventos scriptados e gimmicks nelas, você ainda tem controle e interação suficientes pra experiência geral ser satisfatória.

Em geral estou achando os sistemas aqui os melhores dos jogos da era PS2, mas não sei se gosto de você ter que "equipar" apenas 2 skills e só elas ficarem ativas no personagem. É legal poder levar um grupo bem grande com você, incluindo vários personagens de suporte.

Já está dando pra recrutar um pessoal, mas ainda não tenho minha base de verdade. Mas falando em recrutar, acompanhando o walkthrough estou notando que esse talvez seja o pior de toda a série em termos de missables e personagens com requisitos obscuros de recrutamento...

A história também está bem melhor que a de Suikoden 4.

Billy Lee Black

Baha, o Original Sin 1 é lindo! O sistema de combate dele é tudo que eu queria que os Baldur's Gate antigos fossem.

Mas o Original Sin 2, infelizmente, não deu. Joguei um tanto em um nível de dificuldade abaixo do normal, mas aí o jogo fica estupidamente fácil e acaba perdendo a graça. O lance é ter paciência no modo normal mesmo, mas está muito chato...

O jogo não desceu mesmo. Talvez eu tente em outro momento, mas vou partir pra outro.

Baha

Finalmente, depois de 30 horas, surgiram os dois elementos que sinalizam minha chegada ao mid-game de um Suikoden! A minha base definitiva, e a Viki!

Billy Lee Black

E não adianta, sou puta da Larian.

Insisti no Original Sin 2 e cheguei num meio termo que tem sido agradável.

O jogo é insanamente apelão nesse começo. E tudo que eu achei pra fazer pra subir de nível eu já fiz. Mesmo assim, alguns inimigos estão impossíveis. Quando chega nesses casos, eu reduzo a dificuldade e depois volto pro normal.

A exploração desse jogo prende demais, não tem jeito.

Billy Lee Black

Eu juro que tentei o Original Sin 2.

Mas é impressionante como o design do combate desse jogo ficou ruim.

Eu já comentei sobre o quanto achei ruim o sistema de armaduras, mas piora:

1) Praticamente TODOS os inimigos possuem uma habilidade de teleporte e de ataque à distância, sem exagero. Uma das coisas mais legais nesse tipo de combate tático é justamente você saber se posicionar. Mas já que os inimigos te alcançam em qualquer canto do mapa, não faz diferença onde você se posiciona. Além disso, isso acaba com suas habilidades em área. Elas eram a cereja do bolo no primeiro jogo, mas aqui são inúteis, já que com um teleporte os inimigos escapam;
2) Acabaram com o loot. Você derrota um inimigo que tá usando uma arma e uma armadura fodas, melhores que as suas, mas vai ver ele tá um punhado de moedas de loot. Apenas inimigos realmente importantes te dão equipamentos;
3) Enquanto você não destrói as armaduras dos inimigos, TODOS os status não funcionam. Ou seja, você vê um inimigo forte que vc sabe que vai te foder se chegar perto. Aí vc vai lá e tenta congelar ou reduzir o movimento dele antes dele agir. A habilidade bate na armadura. Até vc quebrar a armadura dele, você se fodeu, não pode fazer absolutamente nada.

Eu ainda to embasbacado em como conseguiram transformar uma obra prima em um jogo piorado através de decisões simples de design :(

Billy Lee Black

Comecei Doom & Destiny, mais um joguinho bem bacana feito no RPG Maker.

O jogo é realmente muito bem feito e mescla assets do RTP com artes originais. A história é no estilo Isekai, com 4 nerds jogadores de RPG que vão parar em um mundo de fantasia.

O jogo parece fazer uma sátira com o gênero, contendo várias piadas bobas, mas divertidas. Estou adorando!

Billy Lee Black

Doom & Destiny tá uma delícia!

Já fez piada de tudo quanto é coisa. Mijei de rir com os heróis que precisam salvar o mundo, mas precisam comprar seu próprio equipamento  :lol:

Já zoaram Zelda e Senhor dos Anéis tb.

Baha

E pronto, está terminado Suikoden 5, e com isso toda a série Suikoden (exceto o tactics).

Ele é o maior de todos, foram 75 horas contabilizadas e isso com bem pouca enrolação da minha parte. Felizmente ele também tem o melhor gameplay dos de PS2 e deu pra constatar isso com base em o quão pouco eu quis usar fast forward nele. Suikoden 4 eu joguei quase inteiro acelerado.

Os gráficos são tecnicamente os mais fracos da série na plataforma, mas o jogo tem uma variedade de localidades muito maior que os dois anteriores e algumas são artisticamente bem bacanas.

A história é bem detalhada e começa muito promissora, mas eu achei que os finalmentes dela falharam em honrar todo o build up que foi estabelecido. Outra coisa que eu achei que ficou sem graça é que sua estrategista é perfeita demais.

Os personagens secundários são o maior destaque. Quase todos têm quests ou histórias envolvidas em seu recrutamento, a maioria tem motivos bem válidos pra se juntarem a você diante do contexto da história e alguns vários se interligam com a trama principal.

Por outro lado, as condições para recrutamento são as mais complexas da série. Alguns personagens têm um processo de recrutamento em várias etapas, outros possuem métodos ou requisitos bem obscuros e vários deles são missables, com janelas específicas de tempo. É extremamente improvável conseguir o final "perfeito" sem seguir um guia.

No fim das contas eu gostei dele e achei bem superior ao 4 como jogo. Meus sentimentos para comparar ele e o 3 são mais conflitantes. O 3 tem um monte de problemas próprios, mas pra mim foi o jogo mais "carismático" dos de PS2. Apesar de tudo o que o 5 faz, faltou "algo" que o 3 tinha e é difícil de explicar.