Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 6 Guests are viewing this topic.

Billy Lee Black

Quote from: Baha on Mar 04, 2022, 08:00:46
É, realmente me incomodou isso. Ah, mas então existem pelo menos os diálogos opcionais? Eu fiquei com a impressão que nem isso ia ter. Menos mal.

E a própria história do ladrão ficou bizarra. Ele tinha ACABADO de rejeitar a ajudar de uma dupla de ladrões que pareciam ter pelo menos uma noção básica do que estavam fazendo, mas pro professor engomadinho que acabou de chegar na cidade e ele nunca viu na vida ele fala "pode vir junto"? Ok, o jogo precisa que o grupo consiga ser formado e andar junto, mas... Porra, era tããão difícil fazer um diálogo de umas 10 falas na taverna inventando um motivo pro povo se juntar? Ok, as variações de grupo iam gerar muitas variações de conversa? Sempre tem uns truques pra manter essas coisas genéricas e reaproveitar falas (por exemplo, as respostas do bandido seriam sempre as mesmas, mas o líder do grupo recrutando ele faria sempre as mesmas "perguntas certas", só que com o texto ajustado pra sua personalidade).

Porra, pega jogos muito antigos como Baldur's Gate onde as variações possíveis de grupo são totais e mesmo assim fizeram interações para personagens com opiniões relevantes em quase todas as cenas do jogo. Ok, eles até exageraram nisso, deve ter sido um trabalho absurdo de narrativa criar e encaixar tudo isso.

Mas então vamos partir pra algo muito mais próximo do gênero e também muito antigo, e que aliás claramente inspirou bastante coisa nesse jogo: Final Fantasy 6. Você encontra os personagens pela primeira vez de forma linear, mas tem várias partes no jogo em que você pode escolher quem vai no grupo pra algum lugar, e vira e mexe existem algumas pequenas interações que variam de acordo com quem está junto.

Esses diálogos opcionais começam a aparecer após certo ponto, mas não lembro quando começaram. Acho que foi só depois de juntar todos os personagens.

E, sim, a união dos personagens é totalmente forçada e nada a ver. Fizeram de qualquer jeito.

O lance é aceitar que o jogo é na verdade 8 histórias independentes e que os outros personagens são apenas "minions" que estão ali pra lutar os combates contigo.

Baha

Comecei também a jogar Infernax.

O jogo é praticamente uma reimaginação de como Castlevania 2 de NES seria se fosse... bom.

night

Seguindo no Elden Ring

Cheguei no segundo boss principal, save com 70 horas já :lol:

É engraçado pq eu já matei um monte de boss opcional, e todos eles são parecidos com os boss de Demon/Dark Souls, alguns mais elaborados outros bem simples. Mas os principais são super épicos, esse segundo boss principal é super épico e tem uma mecânica tanto de story telling quanto do local onde vc o enfrenta e até a forma de conseguir chegar nele são bem diferentes e criativos.

Acho que é o melhor jogo mundo aberto que já joguei. Zelda BotW ainda é mais incrível tecnicamente falando, pois tem mais elementos que são interativos no mundo e a verticalidade ainda acho que é melhor explorada de que em qualquer outro jogo. Mas de modo geral e principalmente em exploração, sem igual.

Baha

Uau, Octopath tem um personagem com os dois pais biológicos vivos e bem. Isso é revolucionário, a última vez que eu vi isso foi em Skies of Arcadia!

Mas é muito doloroso engolir essa falta de interação do grupo, principalmente depois de ter jogado coisas da série Trails relativamente recentemente.

Billy Lee Black

Ih, Baha, esquece o Trails. Vai ser difícil jogar um JRPG atual com um script tão bom quanto essa série.

Infelizmente, as histórias e diálogos do Octopath são muito fracos, imho. E algumas forçadas ao extremo, como a do Ladrão do grupo.

Mas, pra mim, o charme do jogo não estava nisso. Foi mais a parte gráfica, OST e o combate divertido que brilharam de fato.

Baha

É, o gameplay e ambientação estão segurando.

Aliás.

Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency! Your Excellency!
Your Excellency!

Billy Lee Black

Terminei Shadow of The Tomb Raider.

O jogo é legal, mas o roteiro não faz o menor sentido...

Billy Lee Black

Por me sentir frustrado com Megaman 11, resolvi pegar um emulador de snes pra rejogar Megaman X e ver se a minha percepção não era apenas a nostalgia falando.

E definitivamente não é. A jogabilidade é infinitamente superior. Não dá pra jogar Megaman sem wall jump. Isso faz diferença demais no gameplay.

O design das fases é bem mais divertido também. Talvez seja pelo jogo parecer mais...casual?

Billy Lee Black

Definitivamente as fases do Megaman 11 foram feitas pra você se frustrar. Muitos 1 hit kills espalhados, elementos da tela que dão dano difíceis de se esquivar e checkpoints muito distantes.

Rejogando Megaman X é gritante a diferença de dificuldade entre os dois. Pra começar, é muito mais difícil você morrer caindo em buracos, por causa do wall jump. E segundo, quase todo inimigo te dá recuperação de vida.

Billy Lee Black

Zerei Megaman X e X2.

São tão bons quanto eu lembrava. Mas relembrei porque nunca havia zerado o X no snes. A última fase é muito difícil! O boss da primeira parte, aquela Aranha, é muito, muito difícil. E depois dela, o próprio Sigma é muito difícil também.

Só abusando do save state pra derrotá-los.

Já o X2 eu tinha conseguido zerar quando moleque. Tem só um dos chefes que é bem complicado, que é o velhote. Esse eu tive que apelar pra save state tb. Não sei como eu consegui passar dele na época do snes. Já o Sigma é bem fácil.

Aproveitando que abri as pernas pra emulador, peguei o Megaman Zero, que nunca joguei, pra ver de qualé. Honestamente, não curti. Já começa que o jogo não é o modo tradicional de fases. Você tem uma base que tem que ficar andando pra lá e pra cá pra acessar algumas coisas. E o jogo tem diálogos demais! Depois eu vejo se tenho paciência pra continuar.

Prefiro rejogar o X3 e o X4 primeiro.

Baha

Z1 é menos amigável pra começar por ele. Sugiro z3 ou z4 primeiro pra você.

King

Pô, Billy, pra matar esses chefes é 1 Hadouken / Shoryuken.

Billy Lee Black

Ah sim, apesar de estar jogando emulador, algum de vcs chegou a comprar as coletâneas oficiais da capcom? Vale a pena? Ou é melhor jogar no emulador mesmo?

Quote from: King on Mar 13, 2022, 23:13:29
Pô, Billy, pra matar esses chefes é 1 Hadouken / Shoryuken.

Eu não apelei pra isso, haha. O Haouken pq não tenho saco pra ficar repetindo aquela tela até ele aparecer e o Shoryuken eu não lembro onde pegava.

feles

20h no Triangle Strategy.
Preview:

Musicas estão fracas. Boas e perfeitas para ocasião, mas não brilham como do Octopath. E graficamente é, como esperado, igual.

A historia porém é muito, muito maior que eu esperava. Não é apenas a complexidade "game of thrones" que estão falando. Tem trama, é uma historia de um livro, mas não é complexa... é longa, Não de forma ruim, adorando demais ela. Mas é longa. Facilmente mais de 50% do jogo é vendo a historia se desenvolver, cada batlha possui uma rasão bem especifica para ocorrer, com objetivos bem claros e um avanço necessário - tipo, não existe batalha apenas para matar tempo (existe opcional porém, em treinamento, que não inclui absolutamente nada na historia e serve como tutorial de posicionamento e estrategia de equipes além de fornecer um pouco de experiencia). Essa historia é contada com otimas vozes e interpretação, absolutamente perfeita.

Adorei que não tem JOBS. Cada personagem é unico em seu estilo. Quer avançar nele? Ganha experiencia e abre nova ação dele. Isso ajuda demias na personalidade de cada um - o cara que é porrada é porrada e fim, não vai virar um mago de uma hora para outra - além de simplificar o gerenciamento focando em evolução e diversão, não em micro gerenciar tudo.
As batalhas são como o esperado. Estrategia pura, o posicionamento no campo de batalha é a diferença entre vitoria e derrota - fica em um lugar aberto onde pode ser cercado e prepare-se para morrer. Com isso claro vem estrategia - colocar um personagem X como isca (o inimigo agora focar suas forças em 1 apenas para matar, o mesmo que costumo fazer) enquanto se posiciona para pegar eles depois de todos lados ou algo assim.
E assim vai indo.. deixe quem cura mais recuado, mago no meio, ataque com pessoas chaves já vindo com magias de mairo ataque ou defesa. Crie armadilhas em pontos chaves que tu suspeita que o inimigo vai passar, para acionar ao pisarem naquele quadrado. Ataque de pontos altos para mais dano e sempre tente cercar sua vitima para ataque duplo. ETC.
Cada batalha está levando cerca de 1 hora, e ela tem auto saves constantes portanto dá para sair e voltar de boa depois se precisar. Mas é muito, muito dificil de sair. O jogo gruda.

Outro pontos otimos é que não existe perma-death. Um cara morre na batalha, ta fora dela. Mas se o objetivo for conquistado tu volta normal, e a vida continua. E a morte não é o fim: morrer não remove tua experiencia, assim se estiver muito abaixo to teu nivel basta ir jogando até nivelar o que precisa e passar (evitando soft-lock - viu que legal, FF Tatics!). A morte/game over claro faz tu perder os itens que pegou na batalha em questão, o que é correto.

Quanto as decisões elas são constantes, algumas tipo "vai para o norte ou leste" e a mudança no proximo capitulo é enorme, evidentemente. Outras que sei é que tenho pessoas que se alinharam a min devido a minha personalidade, portanto assumo que se eu fosse menos honroso e mais FDP estaria com outra equipe, cada nova pessoa com características únicas em jobs. Certamente haverá replay nesse jogo, e talvez alguns. Existem ainda decisões pontuais,  em conversas com NPC, e são essas que eu acho que estõa sendo a base de minha personalidade e de personagens que vão querer se unir a min.

Basicamente isso. Quando mais penso nesse jogo mais quero jogar ele, o que tento fazer devagar para fazer render os merdas de 300 reais pagos.
Para quem tem um swith: absolutamente imperdivel. Dentro de uns meses tentarei vender por 200, comprei em uma conta digital nova justamente para isso ;)
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.