Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 28 Guests are viewing this topic.

Baha

Realmente as quests pessoais dos personagens do Octopath foram projetadas pensando em você jogando solo com eles, porque tem situações que ocorrem que realmente não fazem sentido considerando que o personagem está em grupo e não sozinho. Será que teria sido tão difícil assim fazer variações? Não precisava ser variações para grupos específicos, mas pelo menos uma diferenciação solo/com grupo.

Baha

Bom, a essa altura terminei quase metade dos capítulos 4 do pessoal, então estou chegando meio que na reta final do jogo. Eu saí pra explorar tudo, cumprir as quests e fazer as coisas opcionais logo antes de fazer os capítulos 3, então os capítulos em si tem sido extremamente fáceis desde lá.

feles

Terminei o New Game + do triangle strategy... e iniciei, claro um new game + (..+?)
No new new game + todas as batalhas sao no nivel máximo (50). Boas, otimas na verdade como sempre são. Mas a história nessa terceira vez fica meio chata, e enquanto que tem coisa que eu não vi ainda a ideia principal será a mesma até chegar nos ultimos capítulos. To indo, na manha, pois o combate é simplesmente bom demais, talvez eu termine mais uma vez esse jogo e dai sim ponha ele para vender (200 pila vendo agora, se alguem quizer. Jogo digital com um email exclusivo para ele, passo os dados da conta e email portanto é teu, coloca no console, joga e vende novamente se desejar!)

E aluguei por uma semana o Metroid Dread.
Jogo bom... mas não chega aos pés de um Hollow Knight. Ridiculamente curto, fases iguais entre si onde o fato de ter de voltar uma faze é mais para tentar espichar um jogo pequeno que por qualquer motivo valido, power ups sonoletos e as musicas são... pera, TEM musicas né?
Não quer dize que seja ruim. É bom.
E o ultimo chefe foi o limite de "tá isso não é mais divertido", onde eu pararia se não fosse para finalmente acabar.

Eu esperava muito mais da nintendo.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Billy Lee Black

É difícil não se irritar com o Wind Waker.

Explorei uma ilha que começa com um puzzle. Hmm, tá cheirando a tesouro. O puzzle abre uma caverna e lá dentro vc enfrenta uma horda de inimigos. Um baú aparece. Caralho, ou é uma nova arma, ou um pedaço de coração. Abro o baú e... TOMA 200 RUPEES!

E é assim em todo lugar! Quase todos os mapas de tesouro te levam a um baú com rupees. Eu tenho a mais absoluta certeza de que a Nintendo inventou de fazer um oceano pro mapa de jogo parecer grandioso, o dinheiro acabou e enfiaram qualquer coisa em cada quadrante só pra não ficar vazio.

E a prova disso é que agora surgiu que tenho que catar 8 pedaços da triforce espalhados pelo oceano. Sabe onde estão? Não? Eu tb não, pq o jogo diz que tb não sabe e vc tem que se virar. Ou seja, vc tem que explorar o oceano inteiro se quiser zerar o jogo.

Se isso não é aumentar artificialmente a duração do jogo, eu não sei mais o que é.

Baha

Essa parte dos pedaços de triforce, se não me engano é a maior reclamação do jogo e no remaster de wiiu botaram algo pra ajudar a localizar.

Já no octopath, terminei as 8 histórias. Eu explorei tudo o que restava do mundo depois de fazer os capítulos 2, aí os capítulos 3 e 4 foram ridiculamente fáceis quando voltei pra eles. E então... Tem o Galdera. O problema principal nem é ele ser desproporcionalmente difícil. O que mata é ter que passar por todo o boss rush (fácil, porém demorado) antes de enfrentar ele e não ter nenhum save point no processo, além de ser obrigado a usar todos os 8 personagens, o que significa grindar aqueles que você passou o jogo negligenciando.

Baha

E pronto, com pouco mais de 90 horas, Octopath Traveler está finalizado! Sim, eu investi tempo pra me preparar pro true boss, e na batalha tratei de usar todos os combos e as táticas mais desleais possíveis, e não me arrependo de nada. Uma vez devidamente preparado matei de primeira. Teve só um momento em específico na batalha com a segunda forma em que eu fiquei preocupado.

Baha

Uma coisa que percebi no Octopath é que principalmente o mid pra late game (principalmente os bosses do capítulo 4 e de algumas quests opcionais) são feitos pra jogadores experientes. Muito mais do que níveis, é preciso entender como montar build, se equipar direito, escolher jobs e skills e principalmente entender como combar certas coisas. É coisa de causar literalmente 10x mais dano com o setup certo.

E agora vem aquela crise existencial de decidir o que jogar a seguir. Retomar PS2 com Kingdom Hearts ou pegar algo na minha lista igualmente infinita do steam?

Billy Lee Black

Terminei Zelda Wind Waker.

De longe o pior Zelda que já joguei. O jogo implementa algumas das piores práticas de game design que eu considero:

1) Repetitividade:
- A cada quadrante que você visita do mar, você precisa parar pra alimentar um peixe pra ele pintar ele no seu mapa e vc saber que já explorou ali, além dele ter dar alguma dica valiosa. Agora imagina você repetindo isso para cada um dos 49 quadrantes do jogo...;
- Cada um dos 49 quadrantes vai ter um Tesouro para você puxar do mar. E é um inferno pra você conseguir parar o barquinho exatamente no ponto onde está o tesouro pra conseguir puxar. E boa parte dos corações e do dinheiro do jogo você consegue com esses tesouros;
2) Item Gathering: Praticamente todas as quests do jogo envolvem coletar 20, 30, 50 de um mesmo item. E um detalhe muito importante: uma delas é obrigatória pra você conseguir terminar o jogo, pois vc precisa fazer ela pra poder coletar um dos pedaços da TriForce;
3) Viagens longas e vazias: você precisa ir e voltar em diversos quadrantes do mapa e o trajeto de deslocamento entre um quadrante e outro é longo, vazio e entediante. Não acontece nada durante a viagem e não há nada no caminho durante a viagem. Você pode içar a vela do barco e ir tomar um café. E, obviamente, NÃO EXISTE FAST TRAVEL no jogo. No máximo vc tem uma música que te leva para alguns quadrantes do mapa, mas é só;
4) Dungeons mal feitas: quase tudo nesse jogo é vertical. Você sobe, sobe e um passo em falso, cai tudo e tem que subir tudo de novo. Os mapas também costumam ser confusos e os desafios das dungeons quase todos envolvem derrotar hordas de inimigos. Quando aparece um puzzle pra resolver você joga as mãos pro céu e grita aleluia!
5) Dinheiro é OBRIGATÓRIO PRA AVANÇAR NO JOGO: pra você conseguir coletar os pedaços da Triforce, já começa que vc tem que caçar os 8 mapas de tesouro. Como se isso já não fosse chato o suficiente, vc ainda tem que levar os mapas pra um cara decifrá-los e ele cobra quase 400 FUCKING RUPEES por mapa pra traduzir. Se vc não juntou essa grana toda até agora, se fodeu! Vai ter que sair pelo mundo caçando os mapas de tesouro no oceano ou cortando graminha.
6) Você não consegue acelerar quase nenhum diálogo. Vai abrir aquele baú de tesouro pela milésima vez? Parabéns, vai ter que esperar pela milésima vez todo aquele texto em velocidade de 1 letra por segundo terminar de rolar na tela.

E depois de traduzir os 8 mapas da triforce, obviamente vc precisa ir em 8 fucking quadrantes do oceano distantes entre si pra içar do mar cada um dos 8 pedaços pra conseguir acessar a última dungeon do jogo e poder terminar essa boçalidade.

É o primeiro Zelda que eu tenho a mais absoluta certeza que nunca mais vou chegar nem perto.

Billy Lee Black

E comecei o Legend of Zelda original.

Alguém anota a placa do caminhão. Tô sendo atropelado kkkk. O jogo é difícil pra caramba, cada tela tem milhares de inimigos te atacando de todos os lados. Ainda não consegui avançar muito sem morrer.

Baha

Billy, use um guia. Ou no mínimo leia algum "beginner's guide" sobre o Zelda original. É sério, algumas mecânicas do jogo NÃO SÃO explicadas nele e NÃO TEM "aula via gameplay" sobre elas. Com esse conhecimento essencial em mãos, até que achei ele bem administrável "às cegas" quando joguei. Sofri bem mais no primeiro Metroid.

Billy Lee Black

Eu catei o pdf do manual do jogo que vinha com a fita do NES. Nele explica sobre os itens e tem até um mini guia pro jogo.

Mas vou tentar avançar sem usar o guia por enquanto, visto que pelo que li a respeito, não há ordem pra fazer as dungeons. Você pode seguir a ordem que quiser.

SunStar

O Zelda original foi um dos primeiros jogos que joguei no Nintendinho.

Chega a ser cômico para mim ver você recomendar um guia pro Billy, Baha, sendo que não precisei nada disso (tá, eu tinha o manual na época, mas quem disse que eu sabia ler inglês?) nos meus 10 anos...

Coisas como o prazer da descoberta, a exploração e a aprendizagem ficam de lado.... Vocês estão precisando curtir mais a brisa :HDude:

Desafio o Billy a descobrir e explodir a porta de um morador de Hyrule! :big_boss:

Baha

Eu penso mais em coisas como não saber que arbustos são queimaveis ou paredes são explodiveis, num jogo em que isso nunca é dito/mostrado explicitamente e onde as coisas destrutiveis não têm nenhuma diferença das não destrutiveis.
A trajetória pra passar pelo jogo, encontrar tudo, descobrir os segredos e terminar eu fiz "às cegas", mas com esse tipo de conhecimento já em mãos.

Billy Lee Black

Eu não consegui jogar ontem e hoje, mas eu certamente vou tentar jogar primeiro sem usar guia. Mas se a coisa apertar, tenho vergonha de usar não  :lol:

Já fui desses na infância de descobrir tudo sozinho, insistir em jogo frustrante etc etc. Hoje em dia meu estado de espírito é outro.

Billy Lee Black

Já peguei 4 pedaços da triforce, mas tudo fora de ordem.

Ainda não consegui achar a dungeon 2.

Depois de pegar o bumerangue, as coisas facilitam um pouco, mas continua muito difícil de trafegar pelo mapa. Toda tela tem muito inimigo com respawn, o que torna a exploração do jogo meio maçante.

Outra coisa que achei ruim é que as dungeons não possuem a quantidade de chaves necessárias pra abrir todas as portas. Pra concluir a dungeon 4 eu tive que comprar uma chave de um vendedor. E as chaves não são baratas e o jogo é muito mão de vaca pra dar rupees...