Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 27 Guests are viewing this topic.

Baha

E finalmente terminei......... Final Fantasy Dimensions!

É um Final Fantasy exclusivo para celulares, MAS ele é um Final Fantasy de verdade, sem NENHUM esquema de monetização mobile. Na verdade ele estava pegando poeira há muitos anos e eu estava com medo que quando eu finalmente fosse jogar ele meu celular atual não fosse compatível. Felizmente não foi o caso e só existe um bug em uma parte opcional muito específica do jogo que crasha.

O jogo tem uma estrutura em capítulos nos quais você alterna entre 2 grupos explorando 2 mundos diferentes. O problema que eu percebi é que durante esses capítulos ele se apega muito a uma estrutura bastante rígida e estava começando a se tornar repetitivo e cansativo mais pra frente.

Em cada capítulo tem um subcapitulo que você joga com os light warriors e outro com os dark warriors. E cada um deles segue sempre a mesma estrutura: Tem uma região onde seu grupo começa, que contém uma cidade, uma floresta de chocobo normal e uma Dungeon relativamente pequena que costuma ser caminho pra uma segunda região. Na segunda região tem uma cidade, uma floresta de chocobo com um chocobo preto, uma dungeon relativamente grande que é a Dungeon final e uma Dungeon opcional onde você consegue uma summon nova. Em algum momento depois da primeira Dungeon um membro temporário com uma classe nova entra pro seu grupo e terminando a Dungeon final ele sai do grupo e seu grupo ganha a classe dele. Você sempre tem uma região explorável bastante limitada, praticamente nada de novo pra encontrar se voltar pra alguma região anterior e um caminho muito linear e padronizado pelo capítulo.

Essa estrutura não é necessariamente TUDO o que existe em cada subcapitulo. As vezes tem algum evento diferenciado no meio com atividades e quests que podem ou não envolver mais uma dungeon intermediária. Mas os elementos da estrutura estão sempre todos lá.

Mas o último capítulo quebra essa estrutura e também se assemelha muito mais a um Final Fantasy clássico, e é um capítulo bem grande onde dá pra tirar algum proveito da maior liberdade.

Em termos de sistemas, dá pra pensar no jogo como um sucessor espiritual de FF5, com um sistema de jobs bem semelhante. Dinheiro é escasso e sem grinding nunca vai ficar sobrando, principalmente se você quiser manter os equipamentos atualizados. A dificuldade, pelo menos até pouco depois da metade, é bem controlada pelo jogo e difícil de quebrar, mas na reta final com acesso a todas as classes e combos de habilidades dá pra ficar overpower com o preparo certo.

Meu save final teve 52 horas. É um jogo que tem alguns elementos que deixam claro que não foi feito pelo "time A da Square em sua era de ouro", mas fora isso não deve quase nada a nenhum Final Fantasy de Snes.

Ah, cuidado com "Final Fantasy Dimensions 2". É um jogo TOTALMENTE diferente, muito mais "mobile", que na prática não tem nada a ver com o primeiro e só colocaram esse nome pra aproveitar a popularidade. Não joguei pessoalmente, mas o que ouvi falar sobre ele não foi animador.

Billy Lee Black

Terminei Link's Awakening.

Infelizmente, achei que o jogo se aproxima muito mais do Zelda original do que do A Link to The Past. A ilha é confusa e maçante de se explorar. Alguns puzzles não são intuitivos e as duas últimas dungeons são um inferno.

E até pra avançar na história, em algumas partes eu precisei apelar pro guia, por não conseguir descobrir o que fazer, mesmo com as dicas do velho do telefone.

Junta tudo isso com o gameplay capenga por conta das limitações do Gameboy e o A Link to The Past continua sendo, pra mim, o melhor Zelda 2D dentre os que joguei.

Agora acho que vou rejogar o Ocarina  ^_^

Billy Lee Black

Comecei o Ocarina.

Infelizmente o direcional analógico do controle do Xbox One fica bem merda aqui. Mesmo mexendo na sensibilidade, não consigo deixar ele muito preciso.

Minha suspeita é que o jogo foi programado praquele analógico do N64 que tinha aqueles vincos ao redor do analógico. O do Xbox é apenas um círculo contínuo.

De toda forma, está jogável. Agora, nunca pensei que framerate fosse me incomodar, mas o framerate desse jogo é meio capenga. Pior que acho que já era assim no N64.

Baha

Já era assim, mas as tvs antigas ajudavam a disfarçar.

Não tinham lançado uma "versão de PC" cheia das melhorias dele igual fizeram com Mario 64? Se bobear já botaram 60fps.

Billy Lee Black

Como assim, Baha? Fizeram uma rom hackeada? A que peguei constava como v1.2

SunStar

O Master Quest não flui melhor, não?  :mrgreen:

Billy Lee Black

Quote from: Baha on Jun 25, 2022, 08:46:11
Não ROM, portaram o código do jogo nativamente pra uma "versão" de PC.

https://www.videogameschronicle.com/news/zelda-ocarina-of-time-pc-port/

Sobre os do Mario 64:

https://www.pcgamer.com/super-mario-64-pc-port-now-has-ray-tracing-and-you-can-try-it-yourself/

E outros!

https://adrenaline.com.br/noticias/v/74451/existem-mais-de-25-projetos-independentes-de-ports-de-jogos-de-nintendo-64-para-pc

Lendo a respeito, vi que esse port ainda está bugado. Aí me dá receio de investir tempo nele...

Edit:

Baixei ele aqui, mas a parada consegue ser mais underground do que os próprios emuladores de consoles. Fiquei com medinho de executar a parada...

Quote from: SunStar on Jun 25, 2022, 13:05:11
O Master Quest não flui melhor, não?  :mrgreen:

Qual é a desse Master Quest. Só vi se tratar de uma versão pro gamecube. Ele tem algumas melhorias?

Edit: Vi aqui. É com dungeons redesenhadas para serem mais difíceis. Passo.

SunStar

Quote from: Billy Lee Black on Jun 25, 2022, 17:15:47
Quote from: SunStar on Jun 25, 2022, 13:05:11
O Master Quest não flui melhor, não?  :mrgreen:

Qual é a desse Master Quest. Só vi se tratar de uma versão pro gamecube. Ele tem algumas melhorias?

Edit: Vi aqui. É com dungeons redesenhadas para serem mais difíceis. Passo.

Tentei garantir o entretenimento, tentei

:mrgreen:  :doido:  :d1:  :postwhore:  :smart:

Baha

Quote from: Billy Lee Black on Jun 25, 2022, 17:15:47
Baixei ele aqui, mas a parada consegue ser mais underground do que os próprios emuladores de consoles. Fiquei com medinho de executar a parada...

Isso é o método que acharam pra driblar direitos autorais e evitar que a grande cruzada antipirataria da nintendo desintegre os projetos da internet.

Basicamente, depois de fazerem todo o trabalho de descompilar o código do jogo original, reconstruir como código nativo de PC e aplicar as mudanças e melhorias, o que eles lançaram pro público foi um grande script que repete todo esse trabalho que eles tiveram. Dessa forma o projeto não contém "nenhum material protegido" e não pode ser legalmente derrubado.

Aí cada usuário individual que quiser usar isso se responsabiliza por ter a ROM e aplicar isso em cima dela pra obter o resultado final e poder usar.

Desde que você baixe tudo de sites teoricamente considerados seguros, é pra não ter problema. Não sei como está o processo pro Zelda, mas Mario tem até launcher que automatiza 90% do processo pra você e ainda facilita a customização. Você só precisa ter em mãos também a parte do material que tem direitos autorais...

Billy Lee Black

Então, vc baixa esse programa em um servidor do Discord.
Se vc executar e não notar nenhum spyware na sua máquina, me avisa pra eu testar aqui kkk

Edit:

Criei coragem e testei a parada. O maior problema é que o programa precisa de um rom do Ocarina of Time em uma versão específica de debug que só Deus sabe como consegui achar.

Dito isso, o port é maravilhoso!

1) Roda full wide screen;
2) FPS fluido;
3) Controles precisos, corrigindo o problema do analógico do Xbox One no emulador;
4) Melhorias implementadas, como poder pular os diálogos (além de aumentar a velocidade deles) e aumentar a velocidade da ação de empurrar blocos;
5) Tem Save State (porém se apagam ao fechar o jogo, então tem que juntar eles com o save normal do jogo).

E uma coisa interessante é que ele permite a criação de mods. A hora que gerarem um mod de músicas orquestradas (igual fizeram no FF9) e com texturas e modelos melhores dos personagens, isso aqui vai ficar imperdível!

Billy Lee Black

Eu não sabia que o A Link to The Past tinha uma continuação direta, o A Link Between Worlds!

Não resisti e resolvi me aventurar na emulação do 3DS pra poder jogá-lo.

Bem, a emulação não é perfeita e o jogo dá alguns engasgos. Mas em geral tem rodado legal.

Interessante ver que o jogo realmente usa o mesmo mapa do Link to The Past (com diferenças, claro).

A OST ficou bem bonita aqui. Ele usa as mesmas músicas do jogo do snes, só que mais orquestradas.

feles

Quote from: Billy Lee Black on Jun 27, 2022, 15:19:16
Eu não sabia que o A Link to The Past tinha uma continuação direta, o A Link Between Worlds!

Não resisti e resolvi me aventurar na emulação do 3DS pra poder jogá-lo.

Bem, a emulação não é perfeita e o jogo dá alguns engasgos. Mas em geral tem rodado legal.

Interessante ver que o jogo realmente usa o mesmo mapa do Link to The Past (com diferenças, claro).

A OST ficou bem bonita aqui. Ele usa as mesmas músicas do jogo do snes, só que mais orquestradas.

Holy shit eu nao sabia disso tb!
Simplifica a vida ae para que não está acostumado a emular, tipo um eu, qual o emulador que tu ta correndo? Ou melhor, compacta e compartilha ae tudo, apenas esse jogo mesmo que quero :)
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Billy Lee Black

Blz, zipei tudo e mandei pro dropbox. Tenta baixar aqui:
https://www.dropbox.com/s/0v53ac9g32254ll/citra_nintendo_3ds.zip?dl=0

O nome do emulador é Citra e pra rodar é só executar o citra-qt.exe .

O jogo está na pasta roms.

O resto acho que é intuitivo. Mas se tiver algum problema só me falar.

feles

valeu. eu tava com medo e de fato, sem placa de video nao corro mesmo :(
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.