Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 20 Guests are viewing this topic.

Strife

Quantas horas para terminar esse Guardiões, Billy? Está com 80% de desconto na Steam e estou pensando em pegar, é uma para a lista de licenciados que estou jogando que me parece interessante.

No mais, terminei um RPG da Nihon Falcom que desconhecia a existência até recentemente, Brandish: The Dark Revenant para PSP. Se trata de um remake do Brandish original, este que joguei no Snes muito tempo trás. No entanto, os controles e câmera "únicos" de Brandish, por assim dizer, tornavam a experiência em 2D desorientadora (mesmo injogável). Impressionante, então, constatar que tudo que não funcionava antes agora encaixa perfeitamente em 3D.  A maneira mais simples de explicar os controles é que, apesar de ser um dungeon crawler em terceira, você se movimenta como fosse um dungeon crawler em primeira pessoa (especialmente se trocar a configuração default e colocar o sidestep no L/R, o que recomendo), em que a câmera gira com o personagem.

Estranho no começo, mas um pouco de costume revelou um dungeon crawler de altíssima qualidade que já se tornou um dos meus favoritos do gênero. Na verdade, ele me lembra muito outros dois jogos que gosto muito: do Nightmare of Druaga (PS2), esse remake de Brandish tem em comum os visuais e um pouco do combate (no entanto, Brandish não possui os elementos roguelike de Druaga, e enquanto naquele jogo os inimigos só se moviam quando você se movia, aqui é em tempo real); e de Potato Flowers in Full Bloom, Brandish tem em comum a polidez, a quase perfeição da fórmula e inúmeras QoLs que tornam a experiência uma delícia de jogar, com uma ótima dificuldade mas o mínimo de frustração.

A premissa da história é bem simples e o que se espera de um remake de um dungeon crawler, mas Brandish: The Dark Revenant possui alguns personagens que se encontra ao longo das dungeons que dão vida ao lugar, e especialmente as interações do protagonista (mudo) Ares e a maga/caçadora Dela (que até os NPCs zoam que ela não veste quase nada), em que esta última persegue o herói ao longo da jornada numa dinâmica estilo Papa-Léguas/Coiote e injeta uma boa dose de humor no jogo. Ao terminar o jogo principal com Ares, o jogador tem a opção de jogar uma dungeon extra num modo (muito) mais difícil com a Dela. E o jogo brilha mesmo é nisso, exploração, puzzles e combate. É recheado de puzzles e caminhos secretos, mas balanceia isso com um mapa excelente em que o próprio jogador pode fazer alterações (e recomendado, pois coisas como marcar portas trancadas, armadilhas e pontos de interesse ajuda muito nos andares mais complicados).

O combate é simples mas desafiante, mas com a movimentação limitada o jogador sempre precisa saber se posicionar e aprender os padrões dos inimigos, alguns sendo quase batalhas de ritmo, ou a morte vem rápido (embora o jogo ofereça muitas formas de checkpoint incluindo salvar em qualquer lugar). Inicialmente o jogador tem apenas armas que quebram, mas isso não é um problema: como aprendi num FAQ que me ajudou muito, Ares evolui sua força mais rápido lutando desarmado (e tudo no jogo se evolui usando). Logo, na primeira dungeon é até recomendado lutar sem armas, pois os inimigos não possuem muito HP, e assim você aumenta sua força mais rápido e vende as armas quebráveis por dinheiro, pois vai precisar para comprar armaduras, escudos e principalmente a magia Warp que ajuda horrores. Eventualmente você vai encontrar armas que não quebram para usar. Essa e muitas outras dicas úteis (como guardar os equipamentos Demonic para a Dark Zone, ou grindar resistência mágica com certos inimigos) descobri no único FAQ disponível na GameFAQs, e recomendo muito a leitura ao menos dessas dicas para os interessados. O restante, melhor ir sozinho, consultando o FAQ só se ficar preso. E há também um longplay 100% no Youtube que me ajudou quando o FAQ não tinha informações, e com isso consegui completar 100% em todos os andares. No total foram 28h com Ares no jogo principal, porém não zerei com a Dela apesar de ter jogado bastante (os últimos andares desse modo são apelação demais para mim). Mas mesmo assim, jogaço demais, se tornou um dos meus jogos favoritos da Falcom, de dungeon crawlers em geral e um exemplo de como um remake de verdade pode elevar a experiência. A empresa estava com tudo no PSP, lançou os melhores jogos do console para mim (este remake de Brandish, Ys Seven e Nayuta: Boundless Trails).

Billy Lee Black

Putz, eu já desinstalei, kkkk. Mas ele não é longo, acho que levei umas 15h.

Dá uma olhada no Amazon Prime Gaming, se for assinante do Prime. Parece que vão dar esse jogo de graça esse mês.

Billy Lee Black

Comecei Death Stranding.

Jogo filme do Kojima. Até agora o jogo é uma nóia só; não tô entendo nada. Vários termos diferentes sendo ditos, mas vejo que o jogo vai explicando tudo aos poucos.

Graficamente é soberbo. A modelagem dos atores é surreal de bem feita. O gameplay até o momento demonstrou ser um walking simulator. Mas devo admitir que o jogo está intrigante. Continuemos.

PS: Depois que troquei o note, pela primeira vez estou conseguindo jogar os jogos com 60 FPS pra cima. Agora entendo pq geral chora quando os jogos rodam abaixo disso. A fluidez que isso traz é surreal.

Strife

Mais um bom jogo licenciado para a lista: TMNT de PS2. Na época eu tinha jogado um outro jogo da franquia no PS2 que foi bem ruim então ignorei o resto que saiu. Mas se alguém me dissesse que tinha um jogo de Tartarugas Ninja com a jogabilidade de Prince of Persia: The Sands of Time, eu teria pulado na oportunidade. Pois é basicamente isso que é esse jogo (feito pela Ubisoft, da época que ainda lançava jogo bom), um jogo de plataforma das Tartarugas com os controles do melhor Prince of Persia. Não só os controles, é óbvio que usa o mesmo engine de Sands of Time, e o jogo roda com uma fluidez linda. É um tipo de jogo que nunca se está parado, está sempre correndo, pulando, pulando de paredes, postes etc. Os controles não são perfeitos, morri algumas vezes porque queria fazer uma coisa e saiu outra, mas TMNT é recheado de checkpoints e o retorno é instantâneo, de modo que nunca se perde mais do que alguns segundos de gameplay. Ao invés de um grande ambiente interconectado, aqui temos fases lineares, muito bem-feitas que nunca se repetem ou se alongam muito (até porque o jogo dá notas de desempenho e uma delas é baseada no tempo). Além disso o jogo é cheio de personalidade, os personagens conversam entre si durante a exploração, com até mesmo piadas genuinamente engraçadas (contrabalanceadas pelo Mike falando a mesma coisa a cada 10s). Dependendo da narrativa, vc jogará só com uma Tartaruga ou com todas, e cada uma possui uma habilidade específica, como o Raphael podendo escalar com seus sais ou o Mike podendo usar seus nunchakus para planar, ou mesmo podendo chamar a ajuda de um dos irmãos para pular uma distância maior. Um defeito talvez seja o combate do jogo, funcional (e até divertido em certos aspectos) mas bem simplista, e que de vez em quando age mais como um obstáculo ao fluxo constante que o restante do jogo te coloca, e também é bem curto (pouco mais de 4h), mas esse é exatamente o tipo de plataforma 3D que gosto (ao oposto de jogos como Mario 3D), então se tornou um dos favoritos do gênero no console para mim e o melhor jogo das Tartarugas Ninjas que não é um beat'em up 2D (falando nisso, a versão GBA deste TMNT é um excelente beat'em up que não deve em nada aos clássicos, a animação de 2007 rendeu bem).

Tirei algumas fotos mas elas não representam muito bem pq é um daqueles jogos com certos "artefatos" na emulação, como um blur estranho nos personagens e alguns cenários.

Billy Lee Black

Nossa, nunca ouvi falar desse jogo das tartarugas. Parece bem maneiro!

Baha

Terminei Golden Sun: The Lost Age!

Ele é continuação direta do primeiro, com a história iniciando imediatamente onde acabava no anterior. Também de GBA, ele usa os mesmos gráficos e todos os assets que faziam sentido foram reaproveitados, mas também tem muita coisa nova.

O gameplay também segue exatamente as mesmas bases do primeiro, mas foi expandido com mais elementos em todas as áreas, de equipamentos a magias, tanto em combate quanto em campo, e teve adição de uma ou outra novidade, como materiais que você pode levar pra um ferreiro criar equipamentos.

Dito isso, GS2 é um jogo bem mais caprichado que o anterior. O mundo é bem maior e agora você consegue um barco para viajar por ele. Apesar do tamanho do mundo, a densidade de conteúdo é um pouco menor, com os pontos de interesse mais distantes entre si que no primeiro GS. Algumas localidades que usam assets novos são bem mais impressionantes que o que existia antes.

Spoiler
No mapa do mundo, toda a região do primeiro jogo consta como um pequeno pedaço de tudo o que há, mas você não chega a poder revisitar nenhuma daquelas localidades. Todos os lugares por onde você passa são totalmente novos.

As dungeons são maiores, mais complexas e mais interessantes. Eu tinha dito que GS1 não se comparava a Wild Arms e similares em termos de puzzles e design de dungeons, mas GS2 é sim digno de participar dessa conversa.

GS1 tinha uma dungeon secreta opcional com um superboss. GS2 tem QUATRO e o superboss da última é definitivamente um desafio diferenciado. Mas atenção, pra conseguir acessar essa, você precisa importar um save completo do GS1 com (pelo menos quase) 100% das coisas importantes de lá adquiridas antes de começar o jogo, senão não é possível conseguir todos os requisitos durante o jogo.

O jogo também tem uma estrutura muito aberta e não linear. Isso está dividido em algumas "bolhas" de conteúdo ao longo da aventura, mas em cada uma há uma grande gama de locais e objetivos obrigatórios e opcionais que podem ser encarados na ordem que você quiser. Também é preciso explorar um pouco por conta, pois o direcionamento sobre as coisas que você pode fazer é um tanto vago e esse jogo é da época em que não existiam quest markers. Não há missables propriamente ditos (o grande missable é não ter importado um save completo do GS1), mas há muitas coisas escondidas e algumas bastante escondidas.

A trilha sonora tem algumas músicas bem melhores também.

Até a história flui melhor. Ainda há diálogos longos, mas a escrita (ou localização?) deles evita na maior parte do tempo as coisas boçais que aconteciam no primeiro, e geralmente as conversas grandes expõem um conteúdo de worldbuilding, character development e informações relevantes que justifica bem melhor sua existência.

Falando na história, seu protagonista mudo aqui era um NPC falante no anterior, e o protagonista mudo do anterior dá as caras aqui... falando. ¬¬

No final meu save registrou 40 horas. Bem mais que o primeiro e um pouco acima da média pra esse jogo segundo a internet, mas eu enrolei bastante e tratei de fazer de tudo, incluindo matar o superboss e farmar alguns equipamentos de drops raros.

Strife

Terminei mais um jogo licenciado de PS2 que foi uma baita surpresa, até porque não sou fã da franquia: Buffy the Vampire Slayer: Chaos Bleeds. Se alguém me dissesse que um jogo da BUFFY era um dos melhores actions/beat'em ups 3D do console, eu não acreditaria. Além dos ótimos controles, tem um sistema de combate surpreendentemente complexo para o gênero, com personagens diferentes e várias armas para se encontrar e usar. Não só isso, mas os gráficos são ótimos e durante a jogabilidade tem um ótimo clima. Mas o que me surpreendeu mesmo foi a excelente exploração que o jogo oferece, com elementos de adventure, plataforma e survival horror com puzzles bem inspiradas e (na maioria) lógicas. O jogo oferece poucas indicações do que fazer, então realmente tem que explorar tudo para encontrar chaves, passagens secretas e outros meios para avançar. É até um "problema" de vez em quando, quando o jogo espera que vc interaja com um elementos do cenário sem nenhuma indicação, mas logo que pega a lógica do jogo, flui muito bem e dá uma verdadeira satisfação em resolver puzzles e avançar (dica: preste atenção na cabeça dos personagens, eles olham para pontos de interesse do cenário). A parte mais fraca é a parte sonora do jogo. As músicas que tem são até boas... só que só tem tipo cinco músicas no jogo inteiro (que dura 10h), então vai escutar bastante as mesmas melodias. Os personagens são um pouco irritantes nas piadinhas (de novo, não sou fã da série de TV) e nos meeeeesmos comentários que fazem toda hora que vc inspeciona uma porta trancada ou algo do tipo, mas o jogo é tão bom que ignorei isso, imagino que para fãs seja ainda melhor (e vc destrava vários extras de curiosidade da série jogando). Me lembrou muito outro jogo que gosto muito do PS2, Primal, tanto que fui pesquisar para ver se tinha conexão entre os desenvolvedores, mas não vi nenhum elemento em comum fora o fato de ambos serem jogos feitos por britânicos. Esse Buffy de PS2, inclusive, é continuação de outro jogo que é exclusivo do Xbox original e que dizem ser ainda melhor, fiquei muuuito interessado em ver de qual é, mas eu emulei Xbox OG recentemente e a emulação, embora funcional, ainda está cheio de bugs e problemas de performance, especialmente no áudio. Mas já coloquei na minha backlog para quando a emulação de Xbox estiver num nível que eu possa me dedicar a explorar a biblioteca do console.

Outra coisa que me passava pela cabeça jogando, é que o jogo do Blade para PS2 deveria ter sido esse. Com os vários vampiros que vc só pode matar usando estacas, espadas, água-benta e fogo, eu passei o jogatina toda pensando "nossa, esse jogo daria um jogo tão foda do Blade, e não aquele lixo que saiu". Isso de um jogo da Buffy :lol:

Baha

Comecei a jogar Okami. Especificamente a versão Okami HD de PC. Parece ser um port bastante cru do original. Você tem opções de resolução, mas a estilização do jogo envolve uns filtros bem intensos que acabam deixando até difícil discernir 4k de 1080p nesse caso. Outra coisa muito triste é que o jogo é travado em 30fps, e pelo que li isso é porque o código de gameplay original lá do PS2 não foi mexido e tinha sido feito pra estar atrelado a esse frame rate, então tentar aumentar sem reprogramar tudo quebraria muita coisa. Estou conseguindo tolerar, mas o tipo de movimentação de câmera que esse jogo tem, junto com alguns efeitos como o blur bem pesado, tornam bem incômodo jogar num frame rate baixo assim.

Sobre o jogo em si, joguei só até chegar no primeiro vilarejo, então vou deixar pra comentar quando tiver avançado mais.