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Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

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Dedu

Joguei muito pouco GW2 porque logo depois que comprei cortei os jogos pra me dedicar esse ano a terminar a faculdade, vou falar das diferenças porque dizer qual é melhor fica difícil, mas ai vai haha :mrgreen:

Guild Wars 2 tem um foco maior na exploração/leveling e no PVP. O jogo te incentiva a conhecer cada cantinho do mapa e facilita o transporte entre as áreas. As quests acontecem de um jeito dinâmico e são bem diversificadas, o processo todo de evolução do personagem é muito prazeroso. Tem o WvWvW que é bem legal participar quando se pega as manhãs. Da pra jogar muito bem solo já que quase nada no jogo requer realmente que você monte grupo para concretizar (pelo menos até onde joguei). O fraco pelo o que dizem é o endgame, quando se alcança o level máximo não existe tanta coisa a se fazer alem de aproveitar os eventos do mundo que ocorrem de tempos e tempos e o PVP.

WoW o foco é bem mais no PvE e no endgame. As dungeons e raids exigem que os jogadores se organizem em grupos de 5, 10 ou 25 pessoas e joguem bem entrosados pra conseguir passar dos mobs e dos chefes, principalmente depois que se atinge o nível máximo. Parece besta, mas principalmente nas raids é muito fácil um grupo se ferrar por que um ou dois caras cagaram na estratégia. Mas é isso que torna as lutas bem únicas e viciantes. Não existe um arroz e feijão que você faz pra cada combate, toda luta contra chefe requer que o grupo tenha uma estratégia em mente. De resto, PvP acho pior que o Guild Wars, já foi muito bom, mas pelo menos até onde joguei achei que ficou bem desequilibrado com o tempo.

No combate, eu diria que o Guild Wars é mais dinâmico, mas o WoW é mais customizável, principalmente pelo fato de todas as classes poderem assumir mais de uma função. Isso se deve ao fato do WoW já ser mais velho também e ter ganho muito conteúdo. Com certeza GW2 vai crescer muito ainda nos próximos anos. De resto ambos são bem parecidos.

Eu gosto muito dos 2 e pessoalmente acho os melhores do gênero atualmente. Qualquer jogador vai se divertir bastante com qualquer um dos dois, e provavelmente perder sua vida social também :mrgreen:

Baha

Eu não gosto de dungeons e raids justamente por toda a pressão para que vc esteja 100% eficiente tanto na sua build quanto na sua estratégia quanto na sua rotação quanto no seu timing. Existe um jeito certo de jogar que precisa ser minuciosamente estudado e treinado com toda a dedicação e se vc se desviar milimetros dele vai ser xingado até o fim. Eu não ando com paciencia pra isso, apesar de ja ter jogado WoW no passado.

Alem disso dungeons não sempre (novamente para maximizar a eficiencia) feitas na correria e eu gosto de jogar as coisas beeeem devagar.

Dedu

Nas ultimas versões deixaram as raids com o lance de poder escolher fazer a raid em 10 ou 25 pessoas, geralmente a de 10 exigindo menos que a 25 em termos de dificuldade. Alem disso tem o raid finder que monta a raid e deixa ela com a dificuldade menor ainda do que com um grupo pré-montado. Mas é aquela coisa, os equips melhores só dropam nas dificuldades maiores, e é bem por ai mesmo...

E eu não curto também esse lance de só fazer o que vale a pena o mais rápido possível. Se eu fosse jogar de novo queria jogar sem rushar pro lvl máximo e fazendo todas as dungeons no decorrer do jogo pra aproveitar de verdade tudo o que colocaram nele.

Baha

Esse tipo de coisa praticamente só é possível fazendo tudo isso com a sua própria guilda formada de pessoas com objetivos semelhantes ao seu. Meio difícil de conseguir e exige um outro tipo de dedicação, mas possível e pode valer a pena. O problema maior é que a guild vai ter que ser razoavelmente grande, pra melhorar as chances de todo mundo sempre poder formar grupo pra fazer as coisas mesmo com os desencontros de horários.

Gamersnake

Principal diferencial entre os dois, muito mais que o desequilíbrio no PVP, a dinâmica das dungeons ou o leveling/endgame:

Tudo no WoW permite que jogadores cuzões encham teu saco e te façam perder tempo.

Tudo no GW2 impede que jogadores cuzões encham teu saco e te façam perder tempo.

Quando digo tudo, é tudo. Chat, "trindade sagrada", bosses em que o erro de um jogador mata o grupo inteiro, obrigatoriedade de formar grupo no modelo que eles querem, sistema de trade e leilão, jogadores pegando loot que não podem usar, jogadores disputando minérios/monstros raros/etc com outros jogadores, obrigatoriedade de jogar com quem está no mesmo nível (seja nível do personagem ou nível de gear), etc etc etc.

Por mais que eu sinta saudades dos BGs de WoW, esse fator determinante faz com que eu nunca sequer pense em voltar.

Baha

Pessoalmente também acho que GW2 é um jogo mais "evoluído" que WoW, principalmente no aspecto de lidar com a comunidade e moldar suas ferramentas de gameplay a isso.

King

Eu ganhei o WoW de graça uns anos atrás. Instalei, joguei 5 minutos, desinstalei. Nunca gostei de Warcraft... e aquela temática toda não desceu pela goela.

Dedu

Isso que o Snake falou é verdade, mas é foda, dificilmente um jogo onde se pede uma maior cooperação entre jogadores em maior quantidade vai conseguir solucionar esse tipo de problema. A qualidade vai ser proporcional com relação as pessoas que você joga. Isso é coisa que ocorre não só em WoW, mas em vários jogos onde você depende da interação. É um problema muito mais humano do que do jogo em si. Vide outros jogos mais competitivos que dependem de teamplay, como MOBAs.

Gamersnake

Sim, mas aí cabe aos designers tomarem (ou não) atitudes que encorajam ou minimizam as chances dos jogadores serem cuzões uns com os outros. GW2 minimiza isso em todos os aspectos. Não existe kill stealing, não existe como pegar loot que devia ser de outro jogador, não dá pra sacanear com nodes de minérios/ervas/etc, o chat é pesadamente monitorado pra banir quem insultar ou assediar outros jogadores, todo mundo é incentivado a se ajudar o tempo todo (seja ganhando XP/achivements por reviver jogadores aleatórios que encontrar no mapa ou ganhando crédito por qualquer quest ou evento que você estiver passando por perto e decidir ajudar), etc etc.

Basta ler o trade chat de qualquer capital de WoW e de uma starter zone de GW2 por 15 minutos pra ver a diferença de clima entre os jogos.

Billy Lee Black

Quote from: Gamersnake on Aug 14, 2014, 21:21:46Sim, mas aí cabe aos designers tomarem (ou não) atitudes que encorajam ou minimizam as chances dos jogadores serem cuzões uns com os outros. GW2 minimiza isso em todos os aspectos. Não existe kill stealing, não existe como pegar loot que devia ser de outro jogador, não dá pra sacanear com nodes de minérios/ervas/etc, o chat é pesadamente monitorado pra banir quem insultar ou assediar outros jogadores, todo mundo é incentivado a se ajudar o tempo todo (seja ganhando XP/achivements por reviver jogadores aleatórios que encontrar no mapa ou ganhando crédito por qualquer quest ou evento que você estiver passando por perto e decidir ajudar), etc etc. Basta ler o trade chat de qualquer capital de WoW e de uma starter zone de GW2 por 15 minutos pra ver a diferença de clima entre os jogos.

E tudo isso realmente se concretiza no jogo! Por várias vezes eu já comecei me lascando em uma quest e do nada aparecerem outros players pra me ajudar! Eu lá caído no chão e sempre vem um pra me reviver. Cara, isso é impagável!

Uma coisa que eu ficava furioso jogando Ultima Online é que eu literalmente não podia ir em dungeon alguma. Qualquer lugar que eu ia, sempre vinha algum grupo de players pra me matar e me saquear. Era muito terra de ninguém, chegava a ser sem graça...

Baha


Prowler

Mas se isso é problema não é só criar seu char em um server que não é PvP?

Billy Lee Black

Quote from: Baha on Aug 14, 2014, 23:42:28UO: Onde os fracos não tem vez.
Huahuahuaha, é bem por aí mesmo.

Quote from: Prowler on Aug 15, 2014, 08:47:44Mas se isso é problema não é só criar seu char em um server que não é PvP?

Sim, existem servers de UO que não são PvP, mas geralmente os que são assim são piores. Mas mesmo os que não são de PvP não rola esse incentivo pros players se ajudarem. Acaba que nego continua sendo fdp.

Não adianta, cara, só jogando Guild Wars 2 pra você sentir como é isso. Essa cooperação deixa o jogo infinitamente melhor, cara, tem nem comparação. Mas isso eu to falando em relação ao UO. WoW eu nunca joguei, então não posso comparar.

Joe Musashy

Alguém aí jogando Marvel Heroes 2015? Tô me sentindo solitário...


Não discuto com socialista/comunista.

Billy Lee Black

Quote from: Joe Musashy on Aug 17, 2014, 10:23:19Alguém aí jogando Marvel Heroes 2015? Tô me sentindo solitário...

Pois é, eu tinha perguntado sobre ele aqui. Vale a pena? É free mesmo?