Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 15 Guests are viewing this topic.

Prowler

Baha

Putz, Bof1 não marca tempo de gameplay e eu não me preocupei em fazer uma contagem por fora, então o máximo que eu posso te dar é uma estimativa bem grosseira.

Basicamente comecei a jogar dia 24, vou chutar que joguei na média 5h por dia de lá pra cá, então gastei umas 25 a 30 horas. Um gameplay bem completo como o que eu fiz deve ter entre 20 e 30 horas em geral. Pode passar de 35 se você quiser grindar em busca do "save file perfeito".

A maior parte do meu grinding foi "orgânico", er... no sentido de que eu fazia questão de jamais fugir ou evitar batalhas (exceto na hora de fazer backtracking pra lugares que dão pouco XP), mas fora isso não teve nenhuma ocasião onde eu fiquei encalhado mais que alguns minutos e foram raras as vezes em que eu deliberadamente enrolei antes de avançar com o jogo. Eu fiz uns 20 minutos de grinding antes de ir pra última dungeon e upei a Nina o suficiente pra pegar a melhor cura dela (e valeu a pena!)

Baha

Ah sim, lembrei de algo negativo pra comentar sobre o game:

O espaço no seu inventário é limitado, e os ítens formam stacks de no máximo 9. Passou disso, começa um outro stack ocupando outro espaço no seu precioso inventário. Junte isso ao fato de que há vários ítens que simplesmente não stackam, e também de que esse inventário é compartilhado pra equipamentos não-equipados (que também não stackam) e quest ítens, e você vai passar raiva tendo que gerenciar e limpar ele de tempos em tempos. Não chega nem perto de ser tão enfurecedor quanto nos Lunars, mas vai encher o saco.

Pra amenizar isso o jogo tem um sistema de "banco" onde em algumas cidades você pode guardar ítens. Mas isso não ajuda, pois o que você iria querer guardar são quest ítens que já foram usados, mas algo mais irritante do que ficar sem espaço no inventário é estar no meio de uma dungeon e descobrir que aquele quest item que você achou que nunca mais usaria vai ser necessário e você precisa ir no banco pra buscá-lo. Por isso eu nunca usei o banco.

Baha

E joguei o comecinho de Breath of Fire II

No pouco que deu pra jogar, acho que o mais evidente foi a mudança no estilo de narrativa. Diálogos e cutscenes maiores e mais elaborados, e até todo um prólogo jogável que introduz vários mistérios. Esse prólogo aliás passa uma sensação de que quiseram fazer algo muito mais "dark and edgy" nesse game, com demônios dizendo frases enigmáticas a criancinhas e "deus" sendo pintado desde o começo como uma entidade malígna que se aproveita da fé das pessoas. Dá a impressão de que o game surgiu de uma conversa com o tema "manolos, precisamos peitar a squaresoft e seu FF6, e ae?".

Por outro lado, se o prólogo tenta colocar uma proporção ultra épica no que está por vir, os eventos iniciais do game principal em sí são extremamente mundanos, ao contrário do primeiro game onde, apesar de "começar por baixo" você já saía da sua vila com a missão de derrotar os vilões declarados.

E pqp, eu não lembrava praticamente NADA do pouco que tinha jogado do game antes. O prólogo foi quase irreconhecível, assim como os primeiros cenários. Tudo bem que foi uma única partida de menos de 2h há mais de 10 anos... Mas uma coisa eu tinha certeza e nunca esqueci, um dos primeiros chefes era uma barata! Foi bom reviver essa lembrança tão importante exatamente como eu me recordava. (?!?!?!)

Os gráficos evoluíram como era de se esperar, em todos os aspectos. O mais evidente é nos combates, com sprites e cenários muito mais detalhados e cheios de animações estilosas, ficando com um visual muito mais "profissional".

Das músicas que deu pra ouvir até agora, a princípio torci um pouco o nariz com a de combate, mas ela já conseguiu dar uma grudada. Mesmo assim a música ultra melosa da cidade já estava me deixando com enjôo. A montanha que você explora no comecinho tem uma música bem mais bacana que passa uma boa atmosfera. Nada de especial a comentar sobre os efeitos sonoros.

Em termos de gameplay, primeiro o básico: Combates se desenrolam da mesma maneira que no primeiro, mas as novas animações tornam eles bem mais demorados. A primeira impressão que eu tive é que os combates estão bem mais difíceis. No comecinho da montanha tinha uma fonte de encher vida e eu tive que ficar 5 níveis lutando ao lado dela antes de pensar em prosseguir, e ainda assim quase tomei wipe várias vezes (sim, em batalhas contra inimigos normais iniciando com tudo full). Depois até que deu pra prosseguir bem, mas sem deixar de ficar meio preocupado com meus recursos. A quantia de grana conseguida nas batalhas é irrisória nesse ponto.

Uma coisa que está me incomodando é que a frequência dos encontros aleatórios é simplesmente absurda! MUITO mais alta que no primeiro game.

Fora isso, o jogo parece ter vários sistemas de gameplay, alguns envolvendo até mesmo diálogos, que não ficaram óbvios a princípio e nem foram explicados in game, pelo menos até agora. Como tenho a intenção de fazer o gameplay mais "completo" possível numa tacada só e portanto não quero descobrir tarde demais que estive fazendo algo importante de forma errada, mas por outro lado quero evitar spoilers que provavelmente lotam os FAQs (felizmente eu não sei nada sobre o game!) eu resolvi fazer o download do manual do jogo e ler ele! Acho que é o segundo ou terceiro manual de jogo que leio na vida, e o primeiro que senti a necessidade de ler.

Prowler

Dei um tempo no Chrono Trigger. Não porque não estava gostando, muito pelo contrário, mas senti um desejo incontrolável de jogar... FF8! Lembro de ter odiado não ter gostado na primeira e única vez que joguei, talvez por ter sido logo depois de FF7, mas agora senti vontade de rejogá-lo.

Tô bem no início, logo após pegar o Ifrit, mas com 3+ de jogo. Tô seguindo um FAQ, não tenho mais saco para jogar 20+ horas e depois descobrir que perdi 98% do que tinha para pegar :P

Impressões iniciais:

- Junctions? Magic Junctions? WTF??? Não lembrava de nada disso, arrisco a dizer que da primeira vez joguei sem usar Magic Junctions :blink:  ;
- Item Refinements? Também não me recordava disso;
- o sistema de Draw é interessante, mas pode se mostrar um saco ao longo do jogo;
- só eu me sinto compelido a NÃO usar magias, para evitar que as junctions fiquem mais fracas?
- tô com uma caralhada de cartas boas
- Triple Triad É MUITO MELHOR que a porcaria do Tetra Master!!!

Baha

Quotemas senti um desejo incontrolável de jogar... FF8!

Manolo, você está grávida. E a criança vai nascer com a cara do Seifer!

Gamersnake

Baha

Mas a música de combate é magnífica.

Tambem concorda com o spoony sobre ff 10?

Eu lembro que uma vez eu achei um inimigo perto do começo do game que sempre da 600 de XP, e como você SEMPRE passa de nível a cada 1000 XP, eu cheguei no nível 100 em questão de minutos, acho. Depois fiz o processo do spoony  com as melhores junctions e esqueci de combate pelo resto do jogo.

Prowler

Quote from: Baha on Dec 30, 2014, 12:51:46
Quotemas senti um desejo incontrolável de jogar... FF8!

Manolo, você está grávida. E a criança vai nascer com a cara do Seifer!
Eu não sei o que eu fiz para você, mas ME PERDOE!!! :(

Gamersnake
Acho que meu sentimento vai ser exatamente esse mais para frente... hahahahaha

Gamersnake

Não apenas concordo como tenho críticas adicionais, haha. Eita joguinho ruim da porra.

Baha

Eu gostei de ff10. É divertido se você souber colocar no mute nos momentos certos.

Baha

Majin! Algo muito importante sobre Chrono Trigger: Você estava jogando a versão de Snes ou a de DS?

Prowler

Quote from: Baha on Dec 30, 2014, 13:08:43
Eu lembro que uma vez eu achei um inimigo perto do começo do game que sempre da 600 de XP, e como você SEMPRE passa de nível a cada 1000 XP, eu cheguei no nível 100 em questão de minutos, acho. Depois fiz o processo do spoony  com as melhores junctions e esqueci de combate pelo resto do jogo.
Que "processo spoony" você está falando? Achei o site dele mas nos vídeos ele só mete o pau... hahahaahha

Quote from: Baha on Dec 30, 2014, 14:46:54
Majin! Algo muito importante sobre Chrono Trigger: Você estava jogando a versão de Snes ou a de DS?
Tô jogando a de SNES. Pelo que li a do DS adiciona algumas dungeons novas, mas no geral perde a qualidade.

O que é de tão importante???

Spoiler

Baha

Exatamente o processo nesse vídeo que o snake acabou de postar! De ficar, numa única batalha, dando draw seguidamente até encher 100 de cada uma das magias.

Sobre Chrono, eu ia justamente recomendar que fosse o de Snes, pois pelo que eu lí a retradução do jogo feita na versão DS piorou o game em alguns aspectos de ambientação e carisma de alguns personagens, principalmente o Frog.