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Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

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Baha

Ok, impressões iniciais sobre Alundra!

Realmente ele tem sido exatamente um Zelda com mais diálogo e história. BEM mais diálogo e história. Ele é praticamente um JRPG padrão nesse quesito. E claro, nosso querido protagonista é mudo, então com todos aqueles diálogos rola o insuportável "Nossa Alundra, então você está me dizendo que aconteceu tal coisa? E que você pretende fazer sei lá o que a respeito?"

Toda a ambientação do jogo é muito mais sombria que Zelda, porém. O uso das cores, tons, efeitos de névoa e sombras passam uma sensação mais desoladora. A música em vários momentos também. A história desde o começo já tem elementos bem pesados e você percebe que não se trata de um mundo muito feliz. O pouco de humor que o jogo tem vem todo das personalidades de alguns personagens.

Graficamente o jogo é bem bonito. Tudo é desenhado com muitos detalhes e os cenários são bastante complexos (também porque muitos deles são basicamente grandes puzzles geográficos). As cores não são vivas, mas isso é intencional para passar um clima mais sombrio à coisa toda. Apesar de ser totalmente 2D o jogo é claramente algo que o SNES não daria conta. Eu só achei engraçada a animação do Alundra andando.

O gameplay não tem muito o que comentar. É Zelda 2D, sem tirar nem pôr. Aliás, tem uma coisa diferente: O Alundra sabe pular! Action RPG clássico com ataque, ítem, corrida, pegar objetos e arremessar, cortar grama pra achar dinheiro (claro). As dungeons do game são cheias de puzzles, desde os simples puzzles visuais a outros que envolvem decifrar enigmas em textos ou ao menos ler pistas neles. Meu único problema é que como em alguns momentos se movimentar com precisão é importante o direcional do X360 as vezes me faz passar raiva.

A música é boa e agradável. Normalmente passa um clima mais sombrio, combinando com a ambientação como um todo, mas também tem umas composições mais alegres. Só que até agora não teve nada que realmente tenha se destacado muito.

Strife

Esse clima do Alundra é bem desolante mesmo. É um jogo que o visual 2D "tipo Zelda" trai a premissa dele. Nos termos mais básicos em Alundra vc é um personagem com o poder de entrar nos sonhos das pessoas, e acaba bem no meio de uma vila em que todos os moradores estão morrendo por causa de pesadelos causados por um demônio. E a maneira como a personalidade de cada morador da vila é refletida nas dungeons que representam os pesadelos, e os chefes representando medos secretos das pessoas etc. Continua sendo uma das melhores premissas que já vi num jogo.

Baha

É impressão minha ou Alundra foi escrito pelo George R.R. Martin?


Baha

Sobre Alundra 2...

Eu só vi alguns minutos dele na época. Eu queria saber, se o jogo tivesse outro nome ele seria um game suficientemente decente que se sustenta? Ou é ruim por sí só?

Strife

Eu tentei jogar Alundra 2 algumas vezes. Nunca me prendeu. Não parece ser um jogo terrível, mas não é grande coisa. O que me irrita nele é a câmera, durante a exploração não dá para andar cinco passos sem ter que ficar gerando tudo por causa do design fechado dele (cenários muito apertados e câmera perto demais do personagem). E, claro, de Alundra não tem absolutamente nada.

Billy Lee Black

Quote from: Baha on Jun 29, 2015, 11:55:52Sobre Alundra 2... Eu só vi alguns minutos dele na época. Eu queria saber, se o jogo tivesse outro nome ele seria um game suficientemente decente que se sustenta? Ou é ruim por sí só?

Cara, ele não tem ligação alguma com o Alundra 1 e a história é meio bobinha. Mas eu gostei da jogabilidade na época. Me divertiu sim.

Joe Musashy

Quote from: Billy Lee Black on Jun 29, 2015, 14:29:41
Cara, ele não tem ligação alguma com o Alundra 1 e a história é meio bobinha. Mas eu gostei da jogabilidade na época. Me divertiu sim.


Tá louco... Era mais fácil se divertir com Bubsy 3D.


Não discuto com socialista/comunista.

Baha

E Alundra está terminado!

Os caras tratam de colocar bastante contato com os NPCs durante o game pra causar o máximo de impacto quando alguém morre, e esse é um jogo bem genocida...

Quanto ao gameplay, algumas partes baseadas em timing e precisão de pulos foram bem irritantes e cansativas, mas fora isso o jogo fluiu muito bem, e não tenho muito o que comentar que já não tenha falado nas impressões iniciais.

A duração do jogo foi maior do que eu imaginava, e deu pra pegar tudo (menos a espada do snow king). Nisso eu só usei savestates no cassino, já que não ia ficar perdendo tempo com coisas baseadas puramente em sorte.

Isso teria encerrado minha lista original, mas de lá pra cá ela cresceu, então vou dar continuidade dando uma chance a Chrono Cross. Tendo noção de como a história daquele game é ramificada, vou seguir um faq pra pegar o final mais completo o mais rápido possível.

Billy Lee Black

Quote from: Baha on Jul 03, 2015, 03:27:42E Alundra está terminado! Os caras tratam de colocar bastante contato com os NPCs durante o game pra causar o máximo de impacto quando alguém morre, e esse é um jogo bem genocida... Quanto ao gameplay, algumas partes baseadas em timing e precisão de pulos foram bem irritantes e cansativas, mas fora isso o jogo fluiu muito bem, e não tenho muito o que comentar que já não tenha falado nas impressões iniciais. A duração do jogo foi maior do que eu imaginava, e deu pra pegar tudo (menos a espada do snow king). Nisso eu só usei savestates no cassino, já que não ia ficar perdendo tempo com coisas baseadas puramente em sorte. Isso teria encerrado minha lista original, mas de lá pra cá ela cresceu, então vou dar continuidade dando uma chance a Chrono Cross. Tendo noção de como a história daquele game é ramificada, vou seguir um faq pra pegar o final mais completo o mais rápido possível.

Minha nossa, Baha, fez um speed run?  :lol: 

Quanto ao Chrono Cross, é um jogo de gráficos belíssimos, músicas excelentes e combate divertido. Mas a história e os personagens eu não curti não...

Gamersnake

Alguns personagens são bem legais, alguns pontos da história também. Mas eles erraram em prezar mais pela quantidade que pela qualidade, então a maior parte dos personagens de Chrono Cross são praticamente fillers.  :closedeyes:

Billy Lee Black

Pois é, eu, pessoalmente, não curti a idéia de se ter uns 40 personagens jogáveis no jogo. Nesse jogo essa idéia foi muito mal executada, ao contrário da série Suikoden.

Strife

Quantas horas é Alundra? Nem lembro direito, mas não era curtinho não. Baha termina as coisas rápido demais pqp.

Maioria dos personagens de Chrono Cross não adicionam em nada mesmo. Uma pena pois a história é uma aventura existencial intrigante (e as conexões com Chrono Trigger estão lá, de uma maneira mais interessante do que uma simples continuação). Eu adoro Chrono Cross (um dos melhores RPGs do PS1) mas teria sido melhor se não tivessem tido essa ideia de tratar personagem como Pokemon para colecionar e oferecido um grupo menor mas conciso ao jogador.

Após terminar a trilogia Mass Effect me deu vontade de jogo antigo e resolvi jogar Beyond Oasis do Mega Drive. É um RPG/Ação e lembra bastante Alundra nos puzzles, embora não tão difíceis (algumas partes exigem pulos com precisão em plataformas que irrita um pouco). Em enredo é muuuito light, mal tem diálogo, ficando mais parecido com Zelda mas numa ambientação de Prince of Persia. Os controles são um pouco travados, mas o jogo compensa isso sendo mais parecido com um beat'em up no combate (inclusive, o compositor do jogo é o Yuzo Koshiro e posso jurar que o efeito sonoro dos inimigos humanóides morrendo é o mesmo dos inimigos de Street of Rage). A exploração é ótima e o design do mapa e das dungeons são bem legais. O protagonista pode invocar espíritos elementais para ajudar no combate e resolver puzzles (cada espírito é invocado pelo seu elemento se houver no cenário, como uma fonte de água para Undine e fogo para Efreet). Já estou interessado na continuação para Saturn, mas sempre que penso nesse console me irrito pelo estado da emulação haha.

Baha

Quote from: Strife on Jul 03, 2015, 14:15:28
Baha termina as coisas rápido demais pqp.

Estou aproveitando o fato de que a minha rotina atual me deixa com noites e domingos livres! E também o fato de que eu estou seguindo a minha fila de forma "disciplinada", então a única coisa que eu intercalo com um game que ainda não terminei são eventuais filmes ou animes. E também o fato de que quando o jogo me prende bastante eu acabo me excedendo e jogando "só mais um pouquinho" madrugada a dentro em alguns dias.

Ah, meu gameplay de Alundra teve 31 horas de jogo.

Strife

Ah, melhor coisa é ter uma rotina que permite jogar umas horinhas de noite :D

30h parece certo. Faz tanto tempo que joguei Alundra que é daqueles jogos que lembro ser muito maior do que realmente é. Fora os puzzles de arrancar cabelos em certas partes.