Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 24 Guests are viewing this topic.

SunStar

Terminei Celeste

Se fosse para resumir em uma palavra o que eu achei do jogo, diria que "bonito" seria a melhor definição.

Celeste é um jogo de plataforma onde você controle Madeline, que quer chegar no topo da montanha Celeste. Como jogo de plataforma, ele flui de forma maravilhosa. Além do pulo, wall jump e poder escalar paredes, você também possui jump, dash e air-dash a sua disposição para vencer os obstáculos ao longo da jornada. A medida que você avança novos elementos vão sendo inseridos que permitem vencer obstáculos de formas diferentes. O jogo não é muito fácil mas nada hardcore demais. Também não é punitivo, tendo uma curva de aprendizagem semelhante à Super Meat Boy. O jogo dispõe de um modo de assistência (não utilizei, logo não consigo dar detalhes sob seu funcionamento) que, pelo o que vi nas avaliações, ajuda jogadores menos experientes a terem uma boa experiência com o jogo.

O enredo é outro ponto forte do jogo. Não vou dar muito detalhes a respeito para não estragar a experiência de ninguém mas digamos que ele está mais focado na jornada para chegar no topo da montanha do que necessariamente no momento em que Madeline chega lá. A trilha sonora também é excelente, tornando muito agradável a experiência.

Recomendo a todos.

Baha

Verdade, vou botar na wishlist.

E agora que eu acho que já fiz tudo o que queria em Bloodstained (joguei o New Game + no Hard pra pegar achievements que faltavam e testar umas builds) acho que já estou pronto pra retomar minhas filas normais...

Vou tirar um tempo pra terminar o review do Persona 4 e dar um testada no SMT: Nocturne. Se for de alguma forma parecido demais e eu me sentir saturado eu deixo ele um pouco de lado e vou jogar algo do Steam... O problema é que a próxima coisa de Steam que eu pretendo jogar é Trails in the Sky, e se eu fizer isso vou querer maratonar a série inteira, o que envolve de disponível até agora TitS (huh... huhu... tits...) 1, 2, 3 e Trails of Cold Steel 1 e 2.

ToCS se não estou enganado já existe até o 4, mas o 3 e 4 são exclusivos de Vita e/ou PS4, pelo menos por enquanto.

Billy Lee Black

TiTS eu joguei só os 2 primeiros, visto que são basicamente o mesmo jogo dividido em 2. Não animei com o terceiro, pois muda o foco.

O Cold Steel é outra história, independente do TiTS. Ainda não criei coragem pra começar também. É bom que você me fala se valem a pena mesmo.

Baha

Nesse meio tempo joguei 2 shmups:

Raiden V Director's Cut

Se eu tinha achado Raiden IV extremamente feijão com arroz ( referência ), Raiden V muda bastante coisa com relação às tradições da série.

Os gráficos têm uma nova estilização, são mais coloridos e variados, e finalmente parecem com algo de... PS3. Ainda assim, o port para PC tem características técnicas bem arcaicas, como uma resolução interna travada (acho que em 1280x720), o que sempre dá um certo desgosto de ver...

A trilha sonora abandonou o estilo e a temática clássicas da série, mas o que foi colocado no lugar ficou sensacional. São músicas muito épicas e energéticas, que ajudam muito com a animação de prosseguir no jogo.

Há diferentes versões de cada fase (com o que muda de fato sendo apenas disposição de inimigos e a possibilidade de chegar ao final verdadeiro) e a "rota" que você faz é definida pelo seu desempenho em termos de porcentagem de inimigos destruídos a cada fase. Felizmente, é possível liberar de forma relativamente fácil todas as versões usando o level select pra jogar o a fase anterior com diferentes desempenhos.

Agora há 3 naves para escolher, definindo o tipo de míssil usado (ele não é mais conseguido/trocado com um item durante o jogo). Também há 3 variantes pra cada um dos tiros (vermelho, azul e roxo), e você define qual de cada vai estar presente antes de iniciar uma partida.

Uma novidade no gameplay é uma tentativa de colocar um aspecto social no jogo. É possível ver pequenas notificações de mini-achievements das partidas de outros jogadores ocorrendo ao mesmo tempo, e "aplaudir". Existe uma espécie de barra de especial e quando você enche ela é possível usar um poder que te dá temporariamente uma versão ultra-poderosa do míssil da nave que você mais aplaudiu...

Ao lado esquerdo da área jogável fica um display bastante completo mostrando coisas como nível da suas armas e 3 abas, uma com estatísticas do seu desempenho, outra com dicas sobre como lidar com a parte atual da fase em que você está, e outra com uma espécie de gráfico de desempenho comparado ao ranking global.

E por fim... agora o jogo tem uma história. Não só isso, existem NPCs da sua central de comando/nave mãe que ficam fazendo a exposição e conversando. Ao lado direito da área jogável há um painél que mostra eles e suas interações, enquanto seus diálogos falados transcorrem. O problema é que eles NÃO CALAM A BOCA UM SEGUNDO e é completamente impossível prestar atenção no jogo e no que eles têm a dizer ao mesmo tempo, a não ser que você não esteja nem um pouco preocupado em se manter vivo. Além disso a dublagem em inglês tem... problemas. Chegando ao ponto de terem simplesmente deixado o audio de mais de uma tomada em uma ou outra frase. O conteúdo dessa história em si é uma recriação bem genérica e sem surpresas da premissa por trás de todos os jogos da série, e a apresentação dele com esses diálogos envolve diversas doses de humor pastelão. Uma coisa legal disso tudo (caso você tenha visto algum valor no conceito pra começo de conversa) é que os diálogos mudam em cada versão de cada fase.

Se o gênero continuar vivo, eu acho que ainda há muito trabalho a ser feito para descobrirem como tornar os jogos mais "densos" e incluírem história neles, se é que esse é um caminho desejável a seguir pra começo de conversa...

Mas não dá pra negar que eu considerei Raiden V um jogo com MUITO mais personalidade que Raiden III e IV, mesmo que boa parte disso tenha sido conseguida descaracterizando algumas coisas da franquia.

O outro jogo foi Crimzon Clover: WORLD IGNITION

Esse já sendo um shmup muito mais tradicional, no subgênero bullet hell, lembrando muito dodonpachi.

Graficamente ele é bem bonito, com um visual 2D pixelizado mas com nível de detalhamento acima da média.

As músicas são um rock bem genérico e não tem muito o que falar delas.

No gameplay a principal mecânica é o sistema de Break. Você tem uma barra que vai enchendo à medida que inimigos são destruídos. Após um certo ponto da barra você pode usar uma bomba. A cada bomba usada você precisa de mais da barra pra usar a próxima. Mas com a barra cheia você pode ativar o modo Break. Nele seus tiros ficam muito mais fortes e no momento da ativação você brevemente elimina os tiros inimigos e ganha invencibilidade. Uma porcentagem aparece no painél lateral e o break acaba quando ela chega a zero. Existe uma segunda barra que pode se encher depois da primeira, e ela entra no lugar da barra principal durante o break. Se você completar ela antes do break acabar, é possível ativar o double break, que te deixa ainda mais forte, mas zera completamente as duas barras no final e não permite usar bombas durante sua duração. Durante break e principalmente double break as mecânicas de pontuação do jogo surtam e é nesse momento que você pode tentar os maiores high scores.

O uso inteligente da mecânica de break te dá muita versatilidade pra conseguir sobreviver e escapar de situações problemáticas diversas vezes, então é um jogo onde dá pra aumentar sua habilidade como jogador de forma bastante rápida e satisfatória.

Ele também tem uma dificuldade "novice" que é excelente para quem está começando a treinar no gênero e mesmo nela você consegue acessar o conteúdo completo, incluindo o superboss encontrado após terminar sem usar continues.

A história ninguém se importa, nem mesmo o próprio jogo aparentemente.

O jogo é bem curto em uma única partida, mas ele tem ainda alguns modos com variantes de gameplay.

Baha

Joguei o comecinho de Shin Megami Tensei - Nocturne e... a Atlus gosta de reaproveitar as coisas hein?

Strife

Reaproveitar o que?

Não compare essa obra-prima com lixos nível P4...

Baha

Diversos demônios e seres de SMT Nocturne são personas em P3 e P4, com os mesmos modelos inclusive.

SunStar

Continuo com Celeste, tentando conseguir todos os achievements. Falta apenas um, que pelo visto vai levar algumas horas até eu conseguir.

O jogo vai além das sete fases até chegar ao topo da montanha Celeste; abre mais uma fase, onde Madeline explora o núcleo da montanha. Ela introduz alguns novos elementos e limita o número de movimentos que você pode fazer, mas nada muito difícil. Além disso, ao longo das fases há morangos para serem coletados que, dependendo da quantidade que você coletou ao longo do jogo, alteram levemente o epílogo do jogo.

Nas fases também há outros dois itens para serem coletados: corações de cristais e fitas cassetes. As fitas cassetes abrem as fases B-sides, que são versões mais difíceis das oito fases normais do jogo. Elas exigem boa precisão e conhecimento da mecânica do jogo para passar. Algumas partes são bem difíceis e vão implicar em várias mortes até você conseguir passar. No final de casa fase há corações para serem coletados.

Coletando os corações de cristais e os das fases b-side, abrem as fases C-sides (não sei dizer se é necessário também coletar todos os morangos). Acabei de completar a primeira delas: difícil mas curta, acho que foram 3 telas apenas. O jogo também tem um mini-game (Pico 8), que acho que se deve tratar da versão original do jogo. O autor diz que fez ele em 4 dias...

Ou seja, algumas horas de diversão garantida. Há a previsão de uma DLC de graça com 100 novos níveis de dificuldade ultra-hard nos próximos meses.

Baha

Basicamente um super meat boy nesse sentido.

SunStar

Quote from: Baha on Jul 10, 2019, 10:56:13
Basicamente um super meat boy nesse sentido.

Sim. É uma boa comparação. Celeste, entretanto, é mais amigável, dá mais opções de movimento ao jogador e é bem menos hardcore do que SMB. Tanto que nem cogitei tentar conseguir todos os achievements em SMB...

Strife

Quote from: Baha on Jul 09, 2019, 21:45:06
Diversos demônios e seres de SMT Nocturne são personas em P3 e P4, com os mesmos modelos inclusive.

Ah, isso é mesmo. Mas até antes, a diferença é que eram sprites 2D então a semelhança não era tanta, mas se ver os artworks boa parte dos demônios sempre seguiram o mesmo molde.

Baha

Strife

Já encontrou ele? Parece que nem passou raiva no Matador :lol:

Baha

Não, só vi a cutscene introdutória dele.

Baha

Interessante, dá pra perceber as raízes da série no jogo. O layout das localidades de SMT Nocturne faz dele um dungeon crawler em primeira pessoa... só que em terceira pessoa.