Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 3 Guests are viewing this topic.

Billy Lee Black

Não lembro de no Trails precisar ficar mendigando MP. Até porque não tinha batalha aleatória.

Strife

São apenas sistemas diferentes. não significa que um é melhor que o outro. É como dizer que tempo real é melhor que turno ou vice-versa. Depende de como for usado, qual o objetivo, como é o jogo. Cosmic Star Heroine é um RPG que usou muito bem isso de recuperar HP/MP após cada batalha. Em FFXIII ficou uma bosta.

Se um RPG foca muito na exploração e em questão de sobrevivência, de achar e ganhar recursos, loot, ter algo como recuperar HP/MP após cada batalha minaria isso.

feles

O video acima no meu entender não pegou a real fonte de 'envelheceu mal', que agora fica muito na cara, o uncanny valley.
Fazer mario com poligano triangular ok, fica legal. Jogo hoje de boa o mario 64 e os graficos não vão me causar aversão.
Mas usar um evidentemente superior ps2 para fazer uma Lara Croft, com muito mais processamentos e poliganos, fica uma MERDA, justamente porque ela é para parecer real e ae... ver, uncanny valley.

Pixel nunca tentaram de verdade emular a realidade, nunca ficaram perto do real para atrapalhar. Não ocorreu com Contra, com Strets of Rage, e nem como Final Fight.
Isso faz pixel ser mais imortal que poligano fraco. Isso faz, no meu ver, SNES ser melhor de jogar hoje que ps1.
Sou muito mais um top gear 1 ou 2 que um gran turismo 1 ou 2, como outro exemplo.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Billy Lee Black

Concordo com o feles. Jogar PS1 hoje é difícil de engolir. Mas os jogos que misturam sprites com o 3D ainda são bonitos, como os Suikodens.

Strife

Tem que ser um doente mental completo para querer jogar Top Gear de Snes acima de Gran Turismo de PS1.

Curiosamente acho os jogos de N64 muito mais feios. Nunca gostei do estilo gráfico lavado e chapado do N64. Nem em emulador consigo. PS1 jogo até hj fácil. Mas tem o lance que N64 nem jogo bom tem tb.

Uncanny valley não se aplica tb feles, só o seu viés. Nenhum console iria ter poderio gráfico para se encaixar nisso até o PS3 e X360.

Baha

O que eu gostei no Trails in the Sky 2 é a preocupação com o meio ambiente, porque Ô JOGO PRA GOSTAR DE RECICLAR COISAS.

feles

Quote from: Strife on Nov 12, 2020, 12:52:08
Tem que ser um doente mental completo para querer jogar Top Gear de Snes acima de Gran Turismo de PS1.

Verdade.
O mesmo com Mario 4 e Tomb Raider.
Um deles é um sprite infantil e sem graça, o outro tem física perfeita e graficos que são muito proximo a realidade, fantásticos, apenas pouco limitado pela época. Uma geração a mais!

King

Top Gear e Gran Turismo são categorias diferentes. Um é simulador e o outro é arcade.

Eu particularmente odeio simuladores. Prefiro muito mais um Need For Speed ou até mesmo um Top Gear com amigos que um Gran Turismo ou Forza.

Billy Lee Black

Sou igual você King. Não consigo jogar simuladores, sou péssimo neles e não sinto diversão. Já Top Gear é amor! Isso me lembra que preciso jogar aquele Horizon Chase.

Quote from: Strife on Nov 12, 2020, 12:52:08

Curiosamente acho os jogos de N64 muito mais feios. Nunca gostei do estilo gráfico lavado e chapado do N64. Nem em emulador consigo. PS1 jogo até hj fácil. Mas tem o lance que N64 nem jogo bom tem tb.

Uncanny valley não se aplica tb feles, só o seu viés. Nenhum console iria ter poderio gráfico para se encaixar nisso até o PS3 e X360.

Pára, Strife. Os jogos de PS1 envelheceram mal pra caralho. Como falei, a exceção vai pros jogos que misturavam sprites com 3D.
Se você pega um Mario 64 ou Zelda Ocarina pra jogar hoje, é muito tranquilo. Os gráficos deles envelheceram bem.

FF7 só não me doeu os olhos porque usei os mods. Quando testei o jogo sem os mods chega dava dó de tão feio.

Baha

Pior que eu acho que ff7 envelheceu menos mal que alguns outros jogos, exatamente pela estilização dele, que por mais quadradão que seja, tem um charme que falta em (tentativas de) modelos realistas e proporcionais com as limitações de poligonos e texturas do ps1.

O que envelheceu MUITO mal, como já comentamos antes, e que afeta tanto ff7 quanto diversos outros jogos, é o uso de modelos 3D em cima de cenários pré-renderizados. As telas e cabos analógicos da época mascaravam muito as coisas destoantes e as imperfeições inerentes a cada coisa. Hoje com a imagem super "limpa" e os modelos renderizados em resolução diferente dos cenários é algo absurdamente gritante.

Strife

Quote from: Billy Lee Black on Nov 16, 2020, 10:15:08

Pára, Strife. Os jogos de PS1 envelheceram mal pra caralho. Como falei, a exceção vai pros jogos que misturavam sprites com 3D.
Se você pega um Mario 64 ou Zelda Ocarina pra jogar hoje, é muito tranquilo. Os gráficos deles envelheceram bem.

FF7 só não me doeu os olhos porque usei os mods. Quando testei o jogo sem os mods chega dava dó de tão feio.

Eu acho Zelda Ocarina completamente injogável hoje em dia, enquanto acho a maioria dos jogos de PS1 perfeitamente jogáveis (jogo regularmente e ainda tenho alguns no backlog para terminar). A câmera, os controles, a mistura do 3D lavado do N64 com os cenários pré-renderizados em resolução ainda menor que do PS1, fora as mensagens de texto em velocidade para criança de 6 anos de idade que tá aprendendo a ler (e que não dá para mudar), a maldita Navi com seus sonzinhos e tutoriais que nunca cala a boca. Foi um dos Zeldas que não consegui apreciar fora de época, ao contrário de outros como Link to the Past, Wind Waker e Twilight Princess (todos excelentes). Mario 64 é diferente, mesmo eu não gostando de Mario ele é tão a frente do tempo que ainda segura as pontas. Mas eu não gosto desse estilo de plataforma.

A comparação de Gran Turismo não foi de gosto pessoal subjetivo de simulador ou arcade, e sim de gráfico, que foi o que feles tinha dito. Top Gear não era bonito nem no Snes na época. Mas o viés extremo do feles de reclamar de coisas ridículas como se fossem importantes leva esse tipo de coisa. Nunca que Top Gear é mais aceitável que Gran Turismo. Aliás corrida de modo geral não é um gênero que se volta para 2D. É o gênero que sempre precisou do 3D para realmente decolar, seja arcade ou simulador. Antes jogos de corrida precisam de outras coisas para se diferenciar, e a corrida ficava em segundo plano, pois a perspectiva que mais deixava seu carro parado e o que mudava mesmo era o cenário para dar ilusão de corrida sempre foi fraca. Enquanto isso Gran Turismo não é só um exemplar de altíssima qualidade de corrida ATÉ HOJE (tô falando do PS1 mesmo), um jogo de corrida que sozinho tem mais conteúdo que uma centena de outros jogos, mas que também é um exemplar de grande uso do poderio do console. Falar que Top Gear é melhor não é só errado, é delírio.

Eu só não pego mais no pé do feles sobre FFVII porque eu entendo como é ter uma série favorita que vai para um caminho que vc não gosta. Daí só quando vem uma bobagem como ficar reclamando de uma opção que o jogo te dá de ligar ou desligar a qualquer hora como se fosse algo extremamente relevante para o jogo ser bom ou não que eu fico de zuera kkkk. Ou afirmações sem noção de gráfico, que não é tão subjetivo assim. Mas se eu afirmo que Persona morreu no 2 e tudo que veio com o 3 e depois é um completo lixo sem salvação pq eu quero jogar RPG e não visual novel de escola japonesa, pq ele não pode falar de FFVII? Vida segue. Joga outra coisa.

E a afirmação do Baha sobre Trails in the Sky Second Chapter me fez gargalhar aqui :lol: eu avisei

SunStar

Desculpe, mas vendo a discussão de vocês no fórum só penso em uma coisa:

Spoiler
Quem come de tudo, tá sempre mastigando!

:HDude:

Strife

feles

E estou iniciando os finais do Octopath Traveler, 2 já foram (Therion e Cyrus). O jogo foca demais nor personagens e isso é um fraco dele. E enquanto alguns tem historias ótimas (Haanit, Primrose e Olberic?) sempre tem a Tressa que estraga tudo.
Mas a diversão, vejo bem agora no segundo play tru, está no sistema de batalha e exploração do mundo.

A forma que esse mundo foi criado e com as dungeos pouco escondias na sua cara, com diferentes niveis de dificuldades, força de um maneira boa constantemente caminhar por lugares que já passou, cada vez mais se familiarizando com o mundo ao redor (Breath of the Wild?). Isso só é tri.
Mas então vem o melhor.
Não gosto de encontro randômico se houvesse opção, mas foda-se. O sistema de batalha é  o melhor que já vi em um RPG. Dá vontade de jogar, tudo nele é um delírio. E então vem um break, toda hora em toda a batalha, e o som disso é um PUM so subwoofer, um choque literalmente atordoando o inimigo, esse formato empurra muito a emoção. E a estratégia a usar, os comandos certos na hora certa, não existe uma receita ganhadora mas sim constamente avaliar a situação e pensar em recuperação de hp/sp/bp com foco em sobreviver, dar um break e idealmente estar forte depois para atacar com tudo.
E enquanto que gosto de jogar com os caracteres mais fracos quando possível (e não gosto de ficar nivelando, tenho mais o que fazer), passei por alguns boses onde simplesmente eu não tinha chance alguma de ganhar, para entao voltar com a equipe certa, já conhecendo o bicho, e que diferença!

O MELHOR rpg de anos, na minha opinião desde FF6.
Não tem a melhor historia, não tem a melhor musica. Tem talvez os melhores graficos - simplesmente corretos, exagerados, tipo zoom pixelizados de uma forma linda!
Mas o conjunto é uma obra, e se jogar video game é para se divertir poucos jogos proporcionam isso mais que aqui.

Baha

E terminei Trails in the Sky: the Second Chapter!

Agora vem o terceiro pra fechar o arco de Liberl, mas antes de me dispor a pegar embalo nele eu vou precisar tirar um tempo pra cuidar de outras coisas. Também to com vontade de escrever reviews pras coisas que joguei recentemente.