Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 8 Guests are viewing this topic.

Baha

Terminei o primeiro The Witcher finalmente.

Gynoug

Quote from: Baha on Mar 03, 2021, 01:59:01
Terminei o primeiro The Witcher finalmente.
Uau, fez isso com mouse e teclado mesmo?

E comecei esta semana e estou desistindo do Bayonetta. Que decepção, achei que um jogo de sucesso e da Sega fosse ter algo que eu achasse legal. Mas não, eu detestei cada segundo deste jogo! Tudo: personagens, músicas, estilo, efeitos sonoros, menus, cores.... fazia tempo que eu não jogava um jogo que me causasse repulsa.

Porque diabos isso aqui fez sucesso minha nossa?!

Strife

Tb achei Bayonetta uma bosta, mas povo ama.

E ganhei Witcher 1 de presente, só que é foda de jogar isso depois do maravilhoso 3. kbm não dá.

Billy Lee Black

Po, a jogabilidade do Bayonetta eu tinha curtido.

Mas a história era sem pé nem cabeça e a hipersexualizacao dela era bem tosca.

Baha

Sobre o Witcher.

Algumas coisas envelheceram melhor do que eu esperava, tipo os gráficos dos cenários, outras são praticamente como eu me lembrava, tipo o combate, e algumas envelheceram beeeeem pior, como as cutscenes.

O jogo usa a Aurora Engine, criada pela Bioware pra Neverwinter Nights lá atrás, e tira leite de pedra dela. Alguns cenários são realmente bem bonitos, principalmente em 4K com tudo no máximo. Já os modelos dos personagens são altamente inconsistentes. Alguns com boas texturas e muito detalhados, e outros texturizados com borrões bizarros e/ou porcamente animados. Além disso tem muito reaproveitamento de modelos, inclusive com personagens relativamente importantes dividindo seu visual com NPCs comuns. No meu hardware atual eu consegui rodar em 4k@60fps, mas o desempenho do jogo é MUITO inconsistente e quedas de fps foram extremamente comuns. Eu li muitas reclamações por aí sobre a péssima estabilidade do jogo, principalmente no windows 10, mas comigo o único problema nesse sentido foi ele ter fechado do nada um total de 2 vezes durante toda a minha trajetória pelo jogo.

Eu tentei fazer o máximo possível de uma vez no jogo, mas tem muito missable em termos de side quests, algumas bem obscuras de iniciar. E seu avanço na(s) main quest(s), e até em outras side quests, é o que libera ou bloqueia a disponibilidade delas, então é meio impossível ser completista de primeira sem um guia, e seguir um guia é algo que tem que ser feito realmente passo a passo, porque as vezes uma coisinha fora de ordem já te faz perder conteúdo. Não dá pra ser completista "de fato" jogando uma vez só na verdade, pois existe uma importante ramificação de enredo que define alguns eventos. Pra fazer tudo mesmo seria necessário jogar 3 vezes, mas eu vou me contentar em ter jogado apenas uma e me conformar com as escolhas que fiz.

A implementação de uma moralidade "preto e cinza-escuro" no mundo aqui é talvez uma das mais avançadas que eu tenha visto no gênero. É muito raro suas escolhas serem entre "ser bonzinho ou ser malvadinho" e quase tudo o que você decide vai prejudicar algum inocente e beneficiar algum fdp, inclusive se você decide tentar não se envolver. É sempre uma questão de escolher o mal menor, em situações onde é comum ser muito difícil identificar qual é de fato menor. E muitas vezes tem decisões que você só vai conhecer as reais ramificações mais pra frente, com acesso a novas informações sobre o assunto só agora que o estrago está feito.

Foda que o jogo lembra um filme de star wars dirigido pelo george lucas: Ideias com um potencial legal, mal dirigidas e mal executadas. O fluxo de boa parte das cutscenes têm um amadorismo doloroso. Atuações péssimas, quebras bruscas entre cenas, diálogos que fluem sem nenhuma naturalidade... O exemplo máximo desse tipo de problema é a cutscene de abertura do capítulo 1, que vomita eventos, informações e conversas de uma forma completamente corrida, quebrada, bagunçada e porca em cima de você. Isso acontece o jogo inteiro, mas essa situação em específico é provavelmente a pior, e ainda serve pra demonstrar todos esses elementos de uma vez só.

Como eu não tenho alergia a KBM, consegui me acostumar com o gameplay sem problemas, mas ele tem sua cota de elementos arcaicos. Eu preferi usar a visão em terceira pessoa nas costas do Geralt o jogo inteiro. O gameplay isométrico com movimentação pelo mouse eu achei bem ruim, parece que a movimentação de câmera e os cenários não foram pensados pra se adaptar bem àquilo, apesar de facilitar os combates. O combate é simples e suas habilidades são desequilibradas. Quando você aprende o que funciona melhor, vira um ciclo de usar sempre as mesmas 2 ou 3 coisas pelo jogo inteiro. A magia de fogo é de longe a melhor. Os únicos combates potencialmente difíceis são irritantes por envolverem stun locks. Eu fui hoarder e o inventário acabou me limitando várias vezes durante o jogo, mesmo contando com o stash nas tavernas.

O mais legal do jogo mesmo é todo o worldbuilding, além de algumas quests, situações e histórias (se você ignorar a forma amadora como as cutscenes envolvidas são executadas). Explorar avulsamente pra ir descobrindo coisas e progredindo também é legal, se você  NÃO for completista, porque encontrar certas coisas cedo demais te faz perder outras. Ah claro, adolescentes vão pirar com a parte de "colecionar cartas" do jogo. E dá pra importar o save com suas decisões no Witcher 2.

Billy Lee Black

Concordo 100% com seu review. Também lembro que os modelos dos personagens eram feios de dar dó.

Quando a Triss apareceu no Witcher 2 eu soltei um grande "eita porra". Saiu de uma velha esquisita pra uma jovem Panicat.

Você chegou a fazer a quest da festa do ap da Shani? Pra mim é a melhor parte desse jogo  :lol:

Baha

Fiz sim. Queria matar aquela velha insuportável lá embaixo.

Strife

E terminei Front Mission 5: Scars of the War. Jogaço demais, top 5 SRPGs de todos os tempos como já havia dito. 62h no pós-créditos. É a culminação de todas as melhorias de jogabilidade que a sério veio implementando desde FM3. Link System é um daquelas coisas tão geniais na sua simplicidade, que agiliza tanto e adiciona tantas camadas de estratégia com tão pouco, que é frustrante que não seja utilizado em mais jogos do estilo (tal qual Gambits de FFXII).

O patch de tradução é perfeitamente jogável, só não traduziram a CG de introdução (e eu achei o nome de um inimigo não traduzido em uma das batalhas do simulador, mas só). Não encontrei nenhum bug relacionado a gameplay no emulador tb, porém, FM5 é um daqueles jogos que sofre daquele "blur" no PCSX2 que não encontrei nenhuma forma de amenizar, mas não atrapalha. Também há pequenos glitches com sombras, e alguns traçados em personagens e legendas ocasionalmente, mas bem de leve.

Tirei algumas fotos ao longo da jogatina para apreciação pois é daqueles jogos que é difícil de encontrar qualquer coisa por aí. É o jogo com maior produção da série, e o enredo tem algumas ligações (que eu lembre, faz tempo) com temas de FM1 e FM3. E tb fui conferir se FM5 foi a última obra-prima lançada pela Square, mas não, é de 2005, precedendo FFXII por um ano. Pqp como faz tempo. Eu viciei nele e deixei o FM Evolved completamente de lado, vamos ver se aturo a queda de nível agora.

Baha

Interessante a diferença que faz uma engine mais moderna e especializada e uma equipe mais experiente. Witcher 2 é MUITO mais bonito que o primeiro e roda MUITO melhor.

Pra não dizer que está tudo no máximo, eu desativei uma ou outra coisa por performance (como ambient occlusion) e outras por preferência pessoal (como depth of field e efeito vinheta), mas estou conseguindo 4k@60 muito estáveis.

SunStar

Terminei a DLC de CrossCode, A New Home.

Em termos de enredo, a DLC consegue fazer um bom gancho com o enredo original e consegue complementá-lo. Entretanto, ele é mais uma ponta solta, nada muito desenvolvido como o jogo original. Inclusive, se deixar o conteúdo extra a DLC é bem curta.

Falando do conteúdo novo, há algumas quests novas, especialmente envolvendo a Rhombus Square, apesar de haver algumas quests em outras cidades. Foram introduzidos equipamentos cujo nível é influenciado pelo seu nível atual, além de terem sido criadas versões dos equipamentos mais fortes que variam como seu nível. A arena ganhou algumas batalhas novas, além ter sido incluídos algumas batalhas de PvP (uma contra o Apollo). Uma nova ilha foi adicionada ao jogo, mas é relativamente pequena e não tem nenhum dungeon nela, pegando a última marca nela. Há também a Raid...

Quase esqueci, mas há a luta final contra o Apollo.

Mas a cereja do bolo da DLC é a última dungeon. É a maior dungeon do jogo, com algumas lutas e vários puzzles. Não achei nenhum deles complexo e dá para sacar de forma rápida como solucionar eles. O chefe da dungeon é o chefe mais difícil do jogo. Acho que foram quatro ou cinco tentativas para vencê-lo.

Considerando todo o conteúdo da DLC, vale a pena investir nela. Ela complementa bem o jogo original, sendo uma última oportunidade de revisitar o jogo maravilhoso que é CrossCode. Acho que já comentei aqui mas CrossCode para mim vale o preço cheio e dá incluir a DLC nisso. A DLC me rendeu quase 30 horas a mais de jogo (20h dentro do jogo).

Strife

Tenho CrossCode comprado, mas ainda não joguei. Tenho que fazer isso logo.

E joguei um pouco mais do Front Mission Evolved aqui e novamente pqp o gráfico do jogo é bom, mas os modelos dos personagens são horrorosos mds, os modelos de FM5 (de dezesseis anos atrás) são mais bonitos e mais naturais. Não ajuda nada que tiveram a ideia de jerico de colocar fases de humanos para agradar americano jogador de pew pew

Agora, esse port para Steam do jogo é uma MERDA. Pode até rodar em putaria de xk e foda-se mas já foram uns 4x crashs do jogo direto pro desktop e perda de progresso para o último checkpoint. Aconteceu agorinha e quando acontece isso fico dias sem jogar de novo.

Baha

Tem 2 coisas que não ficaram ideais nos gráficos do witcher 2.

Primeiro é o efeito de bloom, que fica exagerado em muitos elementos. Só que desligar o efeito prejudica muito todos os outros elementos onde ele é aplicado de maneira mais equilibrada...

E segundo é que o jogo usa um sistema aparentemente bem avançado de iluminação e sombras em tempo real, mas é de antes dessa tecnologia ter "amadurecido" bem, e o resultado é que sombras grandes são muitas vezes cheias de glitches e problemas de resolução nos cantos.

Aqui tem algumas SSs do começo do jogo:

E pra fins de comparação, algumas imagens dos cenários mais bonitos do Witcher 1:

Strife

O que eu não aguentei no Witcher 2, apesar dele já ter o bom senso de ser otimizado para controles, foi a câmera e o lock-on. Facilmente uma das piores câmeras e lock-on que já vi em qualquer jogo. Se no 1 o combate era impraticável pelos comandos de mouse e teclado, no 2 é por causa disso.

Realmente não deu. Witcher 3 é obra-prima, mas os anteriores foram apenas degraus até ele.

Baha

Eu não estou tendo problema com a câmera no witcher 2. O combate eu percebi que o hit detection não é consistente e confiável... Ainda tenho que ir mais longe no jogo pra julgar se isso realmente vai atrapalhar muito minha experiência.