Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 19 Guests are viewing this topic.

Strife

Quote from: Billy Lee Black on May 14, 2021, 08:07:49
No FFT se você investe em um Job ou habilidade merda, já era.

Sim, já era, vc só tem aquele job ou habilidade aprendido para outra ocasião, ou ainda usar como habilidades secundárias e/ou passivas do job primário que está usando atualmente, que horror. Meu deus, e eu que sou maluco por não gostar de preencher planilha de Excel :lol: :billy:

Billy Lee Black

Uma habilidade secundária inútil que poderia ter sido outra mais útil. Continua sendo Job Points (que são bem preciosos no jogo) perdidos.

Raptor

Billy, baixei pra jogar Don´t Starve Together. Tava lá todo feliz colhendo asa de borboleta, chega a noite, morro do nada. Descubro que de noite tem que fazer fogo senão você morre mesmo. De repente, começo a ver tudo duplicado e uns vultos de bicho andando pelo mapa. Descubro que preciso colher flores pra recuperar minha sanidade. De alguma forma, sei lá, sobrevivo por 20 dias, aí tô no meio de uma exploração, o jogo avisa que eu tô congelando. Não sabia que as estações mudavam, e entrei no inverno, mas antes de voltar pra base ou saber o que fazer, morro. Não tem tutorial nenhum nessa droga. Mas o lance é esse. Vai morrendo até descobrir.

Você não sabe de antemão os requisitos dos jobs de FFT como não sabe onde estão os barris secretos de DKC, sequer como são os Fatalities desde o primeiro MK. Você descobre. Ou procura em revista. Ou em FAQ. Ou no encarte. Se você definitivamente não tem tempo ou saco pra perder horas e horas fuçando combinações infinitas (e eu te entendo, porque também não tenho), temos aí a internet pra pular a etapa. Mas isso não é culpa do jogo. É escolha nossa, da nossa disposição com o jogo. Você tá praticamente querendo um jogo que faz todo o serviço pra você, e nesse caso tem um produto mais adequado pra tal demanda, se chama FILME.  :D

Eu também não gosto de grinding, mas não querer dar nem sequer uma ou outra pausinha pra upar/reorganizar em um RPG DE ESTRATÉGIA sem quase nada de exploração é tipo querer muito ir na praia DESDE QUE não apareça um vendedor de côco porque AIMEUDEUS tenho fobia de côco. Mano, se tem fobia de côco nem vai na praia pra se poupar. Mas se não chega a ser fobia, só incômodo, pô, faz vista grossa pro cara vendendo côco, entende que ele tá tentando sustentar a família, e curte a vista do mar.  :)

Billy Lee Black

Fala, Rap. Jogos de gênero semelhante ao FFT não possuem os problemas que citei. Um bom exemplo é o Valkirya Chronicles.

FFT tem um design datado. E é isso que eu to apontando. Na época devia ser a melhor coisa que tinha. Mas hoje, não mais.

Se todo jogo do estilo fosse assim, eu nem falaria nada.

E a proposta do Don't Starve é essa aí. Quem joga já sabe o que esperar dele.

A conversa só se estendeu mais pq o Strife fica possesso quando alguém fala mal dos jogos favoritos dele. Igual quando o feles mete o pau no FF7  :lol:

SunStar

Billy, a gente não nasce fresco, fica fresco. Dezessete anos separam os dois jogos que você mencionou e muita coisa mudou no mercado de jogos neste tempo, a começar pela relevância do mercado. Hoje, tem gente que avalia negativamente jogos porque não tem tradução em português disponível, algo raríssimo na época em que FFT foi lançado. Tem até, pasme, gente que negativa jogos simplesmente porque não tem compatibilidade com controle.

Queria ver você jogando Ragnarok pré-renewal, onde a experiência do 1 até o 96 é praticamente o mesmo do 96 pro 99. :lol:

Por fim: Jobs

Strife

Quote from: Billy Lee Black on May 14, 2021, 20:45:53
Fala, Rap. Jogos de gênero semelhante ao FFT não possuem os problemas que citei. Um bom exemplo é o Valkirya Chronicles.

A conversa só se estendeu mais pq o Strife fica possesso quando alguém fala mal dos jogos favoritos dele. Igual quando o feles mete o pau no FF7  :lol:

Possesso? Eu tô é zuando vc perdendo tempo com jogo que não gosta e falando besteira tipo exigir que todas as classes do jogo estejam disponíveis pra vc com 15 minutos de jogo, com tudo de mão beijada, sem falar que não claramente não gosta de ficar trocando de job num jogo que isso é o essencial :lol:

Enquanto vc tava aí jogando de olhos vendados e reclamando de coisa que não existe, eu tava jogando Ghost of Tsushima aka melhor jogo da geração, pq as únicas planilhas de Excel que eu preencho eu faço pra é pra ganhar dinheiro :mrgreen:

https://youtu.be/l7lvYi9_pOQ

E Valkyria Chronicles possui um sistema bem mais simplório, com menos opções e exige muito mais grinding que FFT (que, afinal, não exige nenhum grinding se não fizer conteúdo opcional), pára de falar groselha Billy :billy:

Billy Lee Black

Quote from: SunStar on May 14, 2021, 21:28:11
Billy, a gente não nasce fresco, fica fresco. Dezessete anos separam os dois jogos que você mencionou e muita coisa mudou no mercado de jogos neste tempo, a começar pela relevância do mercado. Hoje, tem gente que avalia negativamente jogos porque não tem tradução em português disponível, algo raríssimo na época em que FFT foi lançado. Tem até, pasme, gente que negativa jogos simplesmente porque não tem compatibilidade com controle.

Queria ver você jogando Ragnarok pré-renewal, onde a experiência do 1 até o 96 é praticamente o mesmo do 96 pro 99. :lol:

Por fim: Jobs

Por isso eu falei: o jogo tem design datado. E aí que o Strife veio dizer: não é datado, o jogo é perfeito!  :rolleyes:

Quote from: Strife on May 15, 2021, 12:19:24
E Valkyria Chronicles possui um sistema bem mais simplório, com menos opções e exige muito mais grinding que FFT (que, afinal, não exige nenhum grinding se não fizer conteúdo opcional), pára de falar groselha Billy :billy:

Mas gente, e como foi que eu consegui zerar ele fazendo zero grinding? Me senti um jogador foda agora.

E to insistindo no FFT pq eu sou puta das histórias dos RPGs da Square. Mas to quase apelando pro Youtube, porque o jogo é mais frustrante do que divertido.

Strife

Só é possível zerar Valkyria Chronicles sem grinding fazendo o cheat/exploit de Scouts. Fora isso, teria que grindar no treinamento as classes, pois o jogo é bem simples e se vc encontra uma batalha difícil/muito acima do seu nível não tem muito o que fazer.

E eu nunca disse que FFT é perfeito. No entanto, não tem nada de datado. Não tem nada a dever e é mais complexo e oferece mais opções que Valkyria Chronicles, por exemplo. E eu gosto de Valkyria, lembrando. Aquela coisa, por mim tudo bem não gostar afinal gosto é gosto e até acho engraçado as bobagens que vc fala de FFT, mas daí quando fala inverdades daí entro no meio para zuar e apontar a  :billy: mesmo :lol:

Baha

Peraí, o Billy foi apenas extremamente chato e cheio de má vontade nessa discussão, quem mentiu descaradamente e se contradisse diversas vezes foi você.

Strife

Peraí digo eu. Onde que eu menti e me contradisse? Não fiz isso uma vez. Aponta aí. Ficar fazendo gracinha e postando emoji de pipoca é fácil :)

Baha

:laughing:

1)

Quote from: Strife on May 05, 2021, 00:21:26
Se fizer merda vc fica numa situação impossível e tem que reiniciar o jogo desde o início, não importa se tava com 15 ou 20h já :mrgreen:

Quote from: Strife on May 06, 2021, 15:54:31
Quote from: Billy Lee Black on May 06, 2021, 15:31:10
Se eu fiz escolhas ruins sem nem saber, agora eu tenho que reiniciar o jogo então?
Não tem que reiniciar, tem que mudar seus personagens de jobs e ver qual combinação funciona.

Primeiro você avisa sobre uma possível situação em que pode ser necessário reiniciar o jogo do zero. Alguns posts à frente você diz que não existe isso de precisar reiniciar o jogo do zero.

É uma situação específica que você facilmente evita com 5 minutos de pesquisa na internet previamente a começar o jogo. Mas o fato de que isso blindaria ele de todas as "armadilhas" de design do jogo não muda o fato de que o Billy claramente citou isso como um aspecto de design datado do jogo, e essa armadilha poderia muito bem pegar alguém que estivesse jogando absolutamente às cegas.

Por que o Billy acha que um jogo cujas deficiências ele pode evitar ou contornar com 5 minutos de pesquisa prévia em 2021 é injogável em 2021 por causa dessas deficiências? Bom, como eu já mencionei, os "pecados" do Billy nessa discussão foram ser chato e cheio de má vontade.

Mas o meu ponto aqui é: Ele está "tecnicamente" correto em apontar que o problema existe. Ele está sendo absurdamente chato em reclamar tanto de um problema tão situacional E fácil de evitar. Você se contradisse ao avisar sobre o problema em uma mensagem e negar a existência dele em outra.

2)

Quote from: Strife on May 06, 2021, 00:00:18
Não é necessário nenhum grinding em FFT se não for fazer o conteúdo opcional

Quote from: Strife on May 06, 2021, 15:54:31
Eu lembro de quando cheguei no Wiegraf pela primeira vez e meu Ramza não vencia ele de jeito nenhum, daí eu carreguei meu save do world map, mudei meu Ramza para um Monk (boa sugestão do Raptor, Monk é uma das melhores classes iniciais, e se juntar com um Ninja é uma combinação devastadora), evolui 2 níveis só para pegar alguns JPs e comprar as habilidades básicas, coisa de 15-20 min, enquanto fiz isso já se acumula Gil simultaneamente para melhorar os equips, voltei pra luta e venci.

Sua segunda mensagem descreve uma situação em que você literalmente precisou fazer grinding pra avançar no conteúdo principal. Existem dois tipos de pessoas que não admitem isso como uma contradição: Pessoas cujo cérebro não funciona direito e pessoas agindo de má fé.

Não entrando no mérito da frequência, dificuldade e/ou tempo gasto no grinding, e o quanto ele é ou não aceitável para cada pessoa, o fato é que pode haver situações em que o jogo exige grinding e você mesmo caiu em uma delas. "Uma simples troca de estratégia" seria reconfigurar seu grupo usando recursos já disponíveis antes de tentar de novo. Se a "troca de estratégia" exigiu aquisição extra de recursos, e isso precisou ser feito em uma situação que não é ligada ao avanço da história principal ou side quests... é grinding.

3)

Quote from: Strife on May 11, 2021, 13:09:44
Tudo isso tem no jogo. Todos os jobs tem pré-requisitos que vc vê na tela principal de jobs (Ninja, por exemplo, precisa de níveis variados em Archer, Thief e Geomancer, e isso vc vê no jogo) e todas skills tem explicações do que fazem. Não é planilha de trabalho como Divinity, ainda bem, mas tem. É claro, Billy, que tem como vc planejar e evoluir. Sua má vontade é inacreditável kkkkk vc acha que as outras pessoas descobriram essas coisas com bola de cristal né.

E aqui vemos um caso de má fé. Estava MUITO claro na mensagem do Billy que a reclamação dele era a ausência dessas informações no jogo de antemão, para que ele pudesse fazer um planejamento prévio da build de endgame na sua equipe. Você respondeu como se ele tivesse dito que essas informações "nunca" aparecessem no jogo, mas o questionamento dele estava "tecnicamente" correto. O jogo não te dá informações para fazer esse tipo de planejamento prévio de longo prazo. Dados sobre as classes só ficam disponíveis à medida que elas são liberadas, e algumas só são liberadas ao cumprir pela primeira vez seus requisitos, "às cegas". Exatamente o que o Billy estava reclamando.

Claro, aí caímos de novo na má vontade dele de considerar isso um problema em 2021, quando os dados em questão estão disponíveis facilmente na internet. Mas o argumento principal dele se sustenta. Essa ausência torna o jogo (na visão dele) datado, afinal se um jogo com essa característica fosse lançado hoje, esse tipo de planejamento prévio não seria possível nele até que alguém com "bola de cristal" (leia-se, tentativa e erro e/ou terminar o jogo primeiro) descobrisse essas informações e compartilhasse.

Agora eu lembrei de algo... Essa informação possivelmente estava no manual (não sei, nunca li o manual do jogo) e na época era esperado que esses jogos tivessem manuais e que eles fossem lidos. Então... Isso resolveria o problema, e não seria culpa do jogo o Billy não ter essas informações. Agora, a mudança desse paradigma de muitas informações que antes estavam sempre no manual agora serem acessíveis internamente nos jogos torna o jogo datado? "Tecnicamente" sim, mas na prática, quem se importa? (Resposta: O Billy)

4)

Quote from: Strife on May 13, 2021, 16:16:38
Um Knight é melhor que um Squire.

Argumento de má fé e falacioso aqui. A reclamação do Billy é sobre toda uma "categoria" de classes ser inferior de forma geral. Comparar uma classe básica com uma classe avançada pra chamar isso de "natural" é muita desonestidade.

Mesmo que você já tenha avisado sobre as classes focadas em magias de ataque e não considere isso um problema sério, o fato é que o problema de equilíbrio é real. Vai afetar o aproveitamento do jogo em diferentes graus pra diferentes pessoas e aparentemente a maioria nem liga, mas existe. Aliás, se você julgou necessário avisar ele sobre isso, então parece que o problema é intenso o suficiente pra afetar a viabilidade de grupos nas partes avançadas do jogo, o que só reforça a reclamação dele.

Ah sim, e claro

5)

Quote from: Strife on May 15, 2021, 14:12:33
Onde que eu menti e me contradisse? Não fiz isso uma vez.

Billy Lee Black

Nossa, muito obrigado, Baha. Eu já estava achando que eu tinha desaprendido a me expressar. Mas você entendeu toda a minha crítica.

Porque eu acabo criticando essas coisas? Porque esse é um dos jogos considerados parte do Santo Graal dos jogos. E, honestamente, não achei um bom jogo e muito por causa dos problemas que apontei. Pro tanto que esse jogo é elogiado, com muitos até achando ele o melhor Final Fantasy de todos os tempos, ele deveria beirar a perfeição e ter envelhecido bem. Mas não foi o caso. Achei um jogo datado e que envelheceu mal.

E só o fato do jogo ser antigo não é desculpa. Tem tanto, mas tanto jogo que envelheceu bem. Zelda a Link to The Past, Illusion of Gaia, Mario 64 são exemplos de jogos divertidos pra mim até hoje e que considero que envelheceram bem. Infelizmente o mesmo não consigo dizer dos Final Fantasies e seus combates aleatórios regados a grinding.

Quando era mais novo, as opções de jogos eram esses, e a sensação de tempo perdido não existia. Tinha todo o tempo do mundo. Hoje já é diferente com meu tempo limitado e temos jogos modernos mais caprichados.

E uma observação: eu não acho o jogo injogável. Mas os problemas estão aí e não tenho mais saco para ignorá-los e só insisti na conversa pq o Strife insiste em falar que não há problema.

E eu não gosto MESMO de grinding. Podem ser 20 minutos como o Strife disse que já é CHATO!

Porém não considero grinding enfrentar todos os monstros de uma área em jogos sem combates aleatórios, como é o caso do Legend of Heroes ou o Ara Fell por exemplo. Simplesmente porque são combates que fazem parte do fluxo natural do jogo.

Por fim, volto a dizer: não precisei de grinding pra zerar Valkyria Chronicles e não usei cheat/exploit nenhum. Cheguei a fazer alguns dos treinamentos, mas não por esse motivo, e sim porque os combates dos treinamentos eram combates únicos, muito bem pensados e divertidos de fazer, diferente dos combates aleatórios do FFT que estão só pra isso mesmo: lutas repetitivas para grinding e sem objetivo.

E aí eu pergunto: quem é que tá sendo desonesto e falando inverdades então?

Strife

Teve nenhuma mentira ou contradição aí, só interpretação errada ou enviesada sua mesmo de gente caindo de paraquedas em debate alheio e depois ainda se achando no lugar de chamar outrem de mentiroso por não saber ler direito :lol:

O primeiro caso, se tratava de duas situações distintas. Curioso me acusar de "má fé" por eu estar dando uma dica para o Billy, sobre algo que é uma conhecida "falha" de design do jogo. Assim, coloco entre aspas porque o jogo até avisa ao jogador sobre isso, de que ao entrar em certas áreas não poderá retornar ao world map até terminar tudo, mas ainda assim era comum jogadores salvar no mesmo save e se ferrar por encontrar uma batalha difícil, ter salvo no mesmo save e não ter como voltar ao world map para mudar seu setup. Sim, muita má fé e mentira minha aqui, desculpa Billy, tá? Só quis evitar que vc perdesse tempo e tal :D

O segundo caso, eu cheguei a explicar repetidas vezes o porque que não considero grinding, novamente vc escolhendo detalhes de uma discussão que nem dizia respeito a vc, então devia ler tudo antes de vir com ofensas, entendeu? Não cara, vc lutar lutas normalmente para avançar, na progressão normal, enquanto está explorando e aprendendo o sistema do jogo, não é grinding. Vc não está parado, fazendo a mesma coisa, pq travou. Vc está avançando no jogo. Essa é a progressão normal de um RPG/Estratégia, onde vc não faz mais nada a não ser lutar e adaptar seu time para as estratégias diferentes de cada luta. E, caso vc não esteja lendo FAQs ou seja clarividente, isso envolve sim jogar normalmente, chegar numa luta, perder e jogar de novo, pq é a ÚNICA maneira de conhecer as táticas do inimigo e se adaptar de acordo. Se isso for grinding, então literalmente todo jogo do universo tem grinding no seu funcionamento mais básico agora. Blz então :rolleyes:

O mesmo se aplica ao resto das asneiras que vc falou, Baha. Quem está vindo aqui com uns "argumentos", se é que pode falar isso, falaciosos aqui é vc, tentando me acusar de coisas que não fiz. Entre uma piada e outra, eu não fiz mais que explicar os sistemas básicos de FFT para o Billy (que entendeu tão pouco do jogo e está com tanta má vontade que mal está qualificado para comentar dele, pois acaba dizendo coisa que não existe), nada mais.

Baha

QuoteCurioso me acusar de "má fé" por eu estar dando uma dica para o Billy

E aqui você está demonstrando má fé com relação à minha mensagem. Releia o que eu escrevi. No trecho referente a essa situação eu apontei contradição, foram em outros trechos que eu bati na tecla da má fé. E minha crítica não foi ao seu aviso sobre o possível soft lock, como você, com sua típica desonestidade, tenta distorcer. Foi ao fato de que depois você se contradisse sobre isso, afirmando em outra mensagem que sequer existe problema do gênero no jogo.

O problema existe, você até avisou sobre ele, o Billy deu piti pela mera existência do problema (no qual ele certamente não cairia pois já está avisado) e em seguida você diz que o problema não existe. Seria válido dizer que o problema só se aplicaria a ele a partir de agora se ele fosse muito burro, mas dizer que o problema não existe, além de mentira, contradiz a dica que você deu lá atrás com relação ao próprio problema.

E o resto da sua resposta a mim contém o mesmo grau de "argumentação".

Depois dessa dá pra nunca mais levar a sério as bostas que o strife fala mesmo.

Strife

Sim, depois de mostrar que vc não sabe ler e veio me ofender de graça. Vai tomar no cu, Baha :lol:

Oh não, eu morri nesse chefe e agora tenho que lutar de novo de outro jeito para vencer, maldito grinding :ranting: