Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 27 Guests are viewing this topic.

Billy Lee Black

Justamente por isso ele é lindo. É sem enrolação de conteúdo adicional que não acrescenta nada.

É divertido demais rejogar ele. É igual Zelda, que nunca enjôo de refazer as dungeons.

Strife

Acho que vc ia gostar dos Ys antigos, Billy.

Billy Lee Black

Tá aí, nunca joguei essa franquia. Mas pq só dos antigos?
Os novos não são legais?

Baha

Os novos tem muito conteúdo opcional e/ou backtracking. Se bem que no aspecto de backtracking, você pode gostar de Celceta que tem muito menos.

Strife

Quote from: Billy Lee Black on Nov 03, 2022, 20:09:13
Tá aí, nunca joguei essa franquia. Mas pq só dos antigos?
Os novos não são legais?

Pq os antigos são ótimos jogos de RPG/Ação sem nenhum (ou praticamente nenhum) filler, backtracking ou exploração desnecessária. Diretos ao ponto, curtos. Até mais o grind, quando tem/se precisar dependendo da dificuldade, é super rápido por causa do alto exp scaling que a série usa. Eu gosto bastante, inclusive acho que postei um tópico aqui há muito tempo. Me refiro aos remakes de Ys III (Oath in Felghana, meu favorito), Ys Origin e Ys VI: The Ark of Napishtim especificamente, todos nessa engine. Ys I e II tb tem remake (Ys I & YII Chronicles), mas esses são bem diferentes pelo sistema diferente de ataque. Apesar de eu ter adorado não é todo mundo que curte. Vc acha tudo pra PC na Steam, geralmente por bons preços.

Não que os Ys modernos sejam ruins, eu gosto muito (principalmente do Ys Seven), mas eles já tem as coisas como o Baha falou. Ainda recomendo ver se gosta de algum porém, se um dia tiver o curiosidade. Só o Ys IX que acho mais mediano, todos os outros ainda são bons. Mas tb espero que mudem a fórmula pois são muito parecidos.

Billy Lee Black

Pra começar e ver se curto a série, qual vocês indicam?

Strife

Pessoalmente recomendo o Ys: The Oath in Felghana.

Baha

Toda a "trilogia" da era intermediária é um bom ponto de partida pra ambas as direções se você eventualmente for querer jogar tudo.
Ark of Napishtim
Oath in Felghana
Origins

Oath in Felghana costuma ser o favorito da comunidade, mas eu gostei mais do Origins.

Billy Lee Black

Ótimo, tem versão pc na Steam. Já botei na wishlist. Valeu!

Baha

Eu tenho jogado Doom (2016).

FPS não é nem de longe meu gênero favorito, e teve inclusive uma época no passado em que eu basicamente não suportava nada dele (com exceção de Half Life 2), mas Doom entretém. Mesmo assim eu estava pensando em passar rápido pelo jogo, mas meu espírito completista não me deixa terminar as fases sem revirar cada canto. Pelo menos o jogo recompensa bastante isso com a integração com seu sistema de progressão e upgrades. O sistema de progressão do personagem chega a ficar meio próximo de elementos de RPG e Zelda/Metroidvania nesse aspecto.

Strife

Eu adorei o Doom 2016, se tornou um dos meus fps favoritos, mas larguei o Doom Eternal, vai entender. Enfiaram muita bobagem na continuação, muita plataforma, sei lá. Deve ser a velhice.

SunStar

Quote from: Strife on Nov 03, 2022, 18:22:46
Illusion of Gaia é o melhor jogo da trilogia/quadrologia Quintet, muito bom msm. Mas não sei se jogaria de novo, é um que dá pra fazer tudo de primeira e não tem conteúdo adicional.

Acho que joguei três vezes Illusion of Gaia, sendo que na última consegui acesso à dungeon extra quando se coleta todas as red jewels. Fiquei desapontado no final de contas, muito pequeno a dungeon.

Billy Lee Black

Essa dungeon opcional é bem dispensável mesmo.

Baha

Pra "ajudar" você com relação à série, segue uma categorização dos jogos. Não sei se existe uma divisão oficial, mas na minha cabeça dá pra dividir a série até o momento em 5 eras, baseado em elementos-chave do gameplay e estilo geral.

1) Era clássica - Início de tudo e o famigerado bump system
Ys 1
Ys 2

2) Era experimental - Experimentos que não necessariamente deram muito certo, seja em mudança de gameplay (Ys 3 e 5) ou no fato de terceirizar a produção pra outras empresas (Ys 4, ambos).
Ys 3
Ys 4: Mask of the Sun (Super Famicon)
Ys 4: The Dawn of Ys (PC Engine)
Ys 5

3) Era intermediária - Bump system abandonado e no lugar uma jogabilidade bem redondinha de ARPG com um pouquinho de plataforma. Engine usando visão isométrica com cenários poligonais e sprites pra maioria dos personagens e inimigos.
Ys 6: Ark of Napishtim
Ys: Oath in Felghana (Remake de Ys 3)
Ys Origin (Prequel de toda a série)

4) Era moderna - Grupos e troca de personagens. Gráficos full 3D, mas perspectiva geralmente isométrica e gameplay bastante próximo da era anterior. Mais ênfase em história.
Ys Seven
Ys: Memories of Celceta (Remake de Ys 4 (Os dois))

5) Era... mais moderna - Gráficos e gameplay full 3D. Bastante exploração, coletáveis, conteúdo opcional. Continuando a ênfase em história.
Ys 8: Lacrimosa of Dana
Ys 9: Monstrum Nox

Remakes e remasters que eu não tenha citado explicitamente se encaixam na mesma era dos originais. Por exemplo, se você for querer conferir Ys 1 você muito provavelmente vai pegar o remaster mais recente ao invés de um dos ports antigões, mas ele ainda é fiel o suficiente ao original pra se encaixar na mesma era.

As histórias possuem uma cronologia que NÃO é necessariamente a cronologia de lançamento dos jogos, nem seus títulos numéricos, mas com poucas exceções as histórias são muito auto-contidas e sem nenhum prejuízo de serem jogadas em qualquer ordem. Os únicos que, se você for jogar tudo, eu recomendaria jogar numa ordem seriam Ys 1, Ys 2 e Ys Origin (nessa ordem)

E aqui vai meu ranking, do melhor pro pior:

8
Seven
Origin
Oath in Felghana
6
Memories of Celceta
2
3
4: Mask of the Sun
1

Os que não joguei (ainda):
4: The Dawn of Ys - Considerado o "Ys 4 melhor".
5 - Considerado bem chato.
9 - Considerado em geral pior que o 8 mas ainda bem classificado.

SunStar

30XX

Um 20XX com novos elementos. O jogo oferece dos modos: padrão, o roguelite que é praticamente igual ao 20XX, com algumas itens a mais, e mega, similar ao padrão megaman, onde você pode selecionar os chefes e não perde seu progresso. Este último devo tornar o jogo mais agradável para quem não curte roguelite. Fiz um corrida completa e achei mais fácil, inclusive.

Fora isso, não tenho muito a adicionar em relação à jogabilidade especialmente para quem jogo 20XX. O jogo teve um remodelada gráfica, ficando com um visual menos cartunesco que seu antecessor. A trilha sonora continua devendo, especialmente quando você pensa em um mega man X.

O jogo ainda está em acesso antecipado, então devem ser adicionados outros elementos. O jogo também tem a opção de desenvolver fases, mas parece que nada foi criado pela comunidade até o momento.