Main Menu

Aeromóvel!

Started by Gynoug, Mar 03, 2007, 12:23:22

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

Gynoug

O SirPhillip me passou a pouco...

PUCRS anuncia que terá aeromóvel

Parceria com a UFRGS promete ressuscitar trem movido a ar

Será que desta vez o aeromóvel vai sair do lugar? As duas principais universidades da Capital divulgaram que, com apoio do governo federal, construirão uma linha interligando prédios da Pontifícia Universidade Católica.

A surpreendente promessa está contida em convite enviado ontem ?  imprensa, para uma entrevista coletiva a ser realizada na manhã da próxima quinta-feira, no Hotel Plaza São Rafael. Na ocasião, os envolvidos divulgarão o projeto.

Ele incluiria a construção de um anel circular do veículo passando sobre a Avenida Ipiranga. Teria dois quilômetros de extensão para o transporte regular de passageiros, interligando o campus, o Hospital São Lucas e o Parque Centro Esportivo da PUCRS.

É uma parceria entre a Aeromóvel Brasil SA - detentora da tecnologia -, a PUCRS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Ontem, os parceiros se negaram a dar mais detalhes sobre o empreendimento. Apenas prometem algo diferente do que os porto-alegrenses vêem encalhado desde 10 de abril de 1983, na Avenida Loureiro da Silva.

- É a retomada do projeto em um novo quadro ambiental, político e socioeconômico. Agora, é uma parceria das duas maiores universidades do Estado - afirmou o secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFRGS, Ricardo Ayup Zouain.

A primeira etapa, com 12 meses de duração, prevê trabalho de pesquisa e desenvolvimento, incluindo a instalação de uma elevada metálica, com 200 metros de extensão, e de um veículo para cerca de 50 ocupantes. Seriam mobilizados 58 professores e pesquisadores e 40 bolsistas, com o suporte de oito laboratórios das duas universidades.

Depois disso, está prevista a construção da linha sobre a Ipiranga, que também tem o objetivo de obter a certificação internacional do sistema, credenciando-o para implantação em outros locais.

O trem impulsionado pelo ar foi criado pelo gaúcho Oskar Coester. Para montar o protótipo que existe hoje na Capital, o poder público gastou mais de US$ 6 milhões.[/i]

Nossa, eu andava de mãos dadas com mamãe quando via este treco andando e ficava chocado. Depois mais tarde, já com os primeiros pentelhos no meio das pernas, eu imaginava todos os ônibus sendo substituido por isto... para então enfim, cair na real e ver aquilo como um monumento ao atraso e decadência do país.

Será que vai agora a algum lugar?  :P

Gamersnake

Tchê, sou só eu ou ao ler essa notícia é IMPOSSÍVEL não lembrar do espisódio do Monorail em Simpsons?

Dark

Man, não sei, mas definitivamente em criaçãod e tecnologias novas os brasileiros são surpreendentes sim.

Mas não tenho mais informações pra dizer se boto fé ou não, mas não é impossível...
Initium et finis

icestar

um dia sai, vai por min... um dia...
Já to velho para assinaturas de forum.

Gynoug

Quote from: 'icestar' post='9343' date='Mar 4 2007, 09:11 PM'um dia sai, vai por min... um dia...
Eu acho que disse isto uma vez também... e acho que estava jogando NES quando pensava nisto.

:P

Red XIII

Ta que nem o asfalto la na rua da minha casa entao. Quando eu jogava atari no vizinho ja prometiam o asfalto. Parece q esse ano ta no projeto da prefeitura (pela milésima vez >_>)

Mas, um dia sai.... um dia...
Seifer sUx

SirPhillip

Isso vai sair, sim, simplesmente pq a iniciativa é da iniciativa privada.

Se é do governo, sai 40 anos depois. Mas quando é o setor privado, aí sim, fazem decentememente. Ainda mais sendo coisa da PUC.

SirPhillip

feles

Interessante as cifras... R$ 3.400.000,00 para estudos da implementação de uma linha de 2.5km (isso dá R$1.360,00 no custo do estudo por cada metro de linha), estudos esses que envolvem 60 pesquisadores e quase 1 ano, para a implementação de um sistema detransporte desenvolvido 23 anos atras.

Já por outro lado, o aeroporto pretende criar 900 metrs de linha para ligar em uma estaçã de trem - estou estrapolando, mas possivelmente transporte pago - a fim de que pessoas não precisem atravessar uma passarela par chegar no aeroporto. Obviamente, poderia ter feito o trensurb subterraneo no local na epoca que puxaram ele par o aeroporto pois - mais uma vez estou estrapolando... NÃO EXISTE NADA NO LUGAR ALÉM DA PORRA DO AEROPORTO. Mas não, optaram por manter a linha reta acima do chã para economizar, pois obviamente não haveria necessidade de tamanho conforto...
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Gynoug

Pode estar o engenheiro, capatás e pedreiro, ao lado dos tijolos e cimento... não adianta, até que o muro esteja em pé, nada pode ser levado a sério neste lugar.

:D

Raptor

E onde está Levy Fidelix?