Celulares (Android vs iOS)

Started by Billy Lee Black, Dec 06, 2011, 13:24:02

Previous topic - Next topic

0 Members and 3 Guests are viewing this topic.

Flyer Guy

Quote from: Dedu on Aug 14, 2012, 17:38:16
Claro, mas diferente do iOS, se você não gosta da interface do aparelho, você pode trocar e customizar pra qualquer coisa. Sua critica mesmo foi sobre Launchers, e todos você pode trocar sem nem precisar de root.
Depende. Motoblur vc pode desativar sem root, mas ele fica rodando em segundo plano (ou pelo menos era assim até o Gingerbread do Milestone 2). Não ajudou em nada.
Depois que vc desativar não muda que a produtora vai considerar ele como a regra, e por causa dele não vai lançar atualização. Por exemplo, o passou por um tempo pra eu desenvolver um Milestone 1, então eu acompanhava o que ia saindo dele. Em dezembro de 2010 ela simplesmente disse que não ia lançar update pro Froyo. Teve uma reação grande, resolveu atualizar. Em março do ano passado... E foi a última atualização oficial.
E por aquele aparelho ter em algum momento instalado CyanogenMod: ele aguentava Gingerbread de boa. DESDE QUE não tivesse Moto Blur... E o único motivo dela não ter atualizado, ou demorar tanto pra soltar as atualizações são essas customizações.

Vc pega o Galaxy S3, por exemplo. Uma das coisas mais propagandeadas dele é o esquema de poder manter um vídeo "minimizado", tocando, enquanto vc faz outra coisa. Mas isso é parte do TouchWiz. Se vc tira o TouchWiz, perde isso. Não seria mais interessante se esse tipo de coisa fosse implantado pra todo mundo na Stock Interface? Mas não, vc prende TouchWiz. Por causa disso as atualizações demoram, ou não saem.

Sobre a questão Dropbox/cartão e afins, não é que simplesmente não tem acesso a essa função. Não sei se vc se lembra quando aconteceu a transição dos Windows baseados em DOS para os baseados em WinNT. Programas DOS não tinham mais acesso direto à placa de som. Para um programa de som acessar ela precisava de um Wrapper para transformar esse acesso direto na API do Win (que era o VDMSound) ou vc usava um emulador/solução de virtualização/afins (DOSBox, Virtual PC com DOS instalado, Bochs, etc). O que foi feito foi isolar um elemento de baixo nível de forma que ele passasse a ser acessado de uma forma de nível mais alto, controlado, que limitasse os problemas que poderiam acontecer por um acesso direto.
Quase todo elemento de hardware passou por esse tipo de coisa. Nos SOs modernos (pelo menos nos mais comuns) só existia um ponto do hardware que ainda era intocado, acessado de forma completamente liberada e em baixo nível, sem controle: o file system. iOS é o primeiro SO amplamente usado que cria uma abstração de alto-nível sobre o FS e controla o acesso a disco aplicativo a aplicativo. Não é que o iOS simplesmente não suporta arquivos aleatórios no Dropbox. É que acessar aquivos aleatórios é algo inexistente na abstração que ele usa. Um arquivo pra ser acessado deve ter um aplicativo específico que registra o acesso a ele, determina como o arquivo pode ser usado.
Na verdade o OS2 começou a implementar um negócio assim, mas como ele mantinha compatibilidade com DOS e Win 3.x, nunca foi pra frente. Alias, o exemplo dele era bem interessante: um arquivo de video com um show. Vc abria ele num tocador de video, passava o show. Abria num tocador de música, tocava só as músicas, já separadas em faixas, sem as inutilidades como pausa pra beber água. E abria num editor de texto, conseguia editar as legendas.

E pode escrever que existe uma chance boa disso se espalhar eventualmente. É um modelo que fecha muitos buracos de segurança. Muito exploit hoje faz com que um processo consiga acessar o FS para se instalar, de forma oculta. Instalar um rootkit. alguns malware modificam aplicativos/executáveis. Se você tem um isolamento entre aplicativos num nível de FS, esse tipo de coisa se torna virtualmente impossível.
Escreva o que eu digo: se nada de muito radical acontecer nos próximos anos, eventualmente Win vai adotar a sua Store como único meio de distribuir aplicativos. E nesse ponto eles devem implementar algo nos moldes desse controle de disco...

Dedu

O dropbox é só um exemplo, no Android eu posso, se quiser, usar outro aplicativo pra mandar mensagens, mudar o programa de ligação pra implementar algum recurso de smart dialing bacana, pegar um programa pra usar mais recursos na camera, como controlar exposição, tirar foto panoramica entre outros mesmo que esses recursos não existam no aplicativo padrão da camera, entre outros, trocar o teclado por um que mais me agrade.

Nada disso da pra fazer no iOS por exemplo, justamente por a Apple ser tão fechada.

feles

Como assim "eventualmente Win vai adotar a sua Store como único meio de distribuir aplicativos"? Se como Win fala Windows, eventualmente chegou e aplicativos do Windows 8 tem de ser todos assinados, e apenas podem ser baixados pela sua store - com algum tipo exceção para enterprise e olhe lá. Isso é hoje, no OS chefe da empresa.

Uma forma de ver isso é "segurança" e todo o lero lero que desejar, um usuário besta pega virus mas um avançado jamais o faz e para esse a desculpa de "mas é mais seguro!" acho incabível. Pode até fazer de conta que engana as pessoas, e bloguistas de merda aceitam a desculpinha, mas na pratica o buraco é mais abaixo.
Simples: percentual da venda em todos os aplicativos. Tem de ser muito burro para não desejar isso. Limita a fonte de venda. Isso é Apple, o Google seguiu outra rota. MS vai pela Apple por enquanto.

E não, limite nunca é bom para um power user. Mas um usuário normal, o que mais deseja, o que mais PRECISA, é limite. Simplifica um monte, simples é bom.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

King

Mas isso é para o Windows 9, feles. No Windows 8, talvez com excessão do RT, não é algo obrigatório ainda.

feles

Software para desktop é impossível mudar sem quebrar compatibilidade - legacy.
O que eles sonham é terminar completamente com eles. Isso o modern vai fornecer, se der certo como sonham. Tu não instala um app desses sem ser pela store.

Acho que teminar desktop nem nos maiores delirios pensaram ser possível.

Flyer Guy

Sim, eles sonham em terminar com os softwares de desktop no modelo atual. Existe um ponto nos programar corporativos, mas é isso que vai levar um tempo. E sim, vai quebrar o legado quando acontecer. Por isso em partes. Não acredito nem que no 9, ainda mais pra frente, mas vão aos poucos quebrar isso.
Não vai ser a primeira vez que vão quebrar legado não-imediato.

E defina usuário avançado e usuário besta. Uma coisa: no final ninguém liga muito pro usuário doméstico quando se fala em segurança. A preocupação é com as corporações. E se você começar a caçar histórias de ataques em empresas, sai cada coisa de deixar o cabelo branco. Uma chave quebrada, um servidor de dns invadido e você consegue executar código em basicamente qquer máquina. Então é uma preocupação legítima que quando isso ocorra (e não se isso ocorrer) cause o mínimo de estrago.

Dedu

Eu não sei se isso é tendencia ou não, mas o Steam inclusive esta começando a vender Software não jogo pela plataforma deles. Talvez seja um indicio  :mrgreen:

Flyer Guy

Sim, e tb defesa. Eles estão correndo atras do Steambox, lançando versão pra Ubuntu pra abrir possibilidades. Nesss possível (para nao dizer provável) futuro com a store do win como única fonte de distribuição, Steam, Origin e afins serão "gentilmente" empurrados pra fora do mercado. Se nada de muito radical acontecer, a plataforma vai ficar fechada para outras plataformas de distribuição.

feles

Applanet já era.

http://www.justice.gov/opa/pr/2012/August/12-crm-1033.html

O que temos de alternativas em software para android (baixar em PC para depois passar é um passo a mais, não gosto)?
Pessoalmente uso o Blackmart Alpha 0.49_b93 (acho o melhor, Applanet era bom mas caia muito) e o Blapk.market

Dedu

http://www.aptoide.com/

Blackmart eu usei uma versão antiga e não gostei mto na epoca. Não sei como se compara com a versão atual, mas eu acho muita coisa no aptoide, e é bem atualizado (ja que é mantido pela comunidade).

feles

Para compreender se o problema é eu pois sou muito crito/chato ou o que: estava conversando com uma pessoa aqui do forum que acabei considerando fanboy (não vou citar nomes, mas é o RED) e ele ficou muito entusiasmado com o iPhone 5. Tipo, vou trocar o meu 4 por ele.

Alguém viu algo demais nesse aparelho?? Se sim, o que??
Sei lá... penso que é tipo "comessou" e desse ponto a Apple vai se acertando cada vez mais, e sem volta, ao lugar de nicho que sempre esteve. Vejo esse aparelho e vejo nele a primeira mostra da Apple sem Jobs: eles viram o que o mercado oferece, pensaram o que faz eles perderem um pedaço, e responderam de acordo. E em outubro, tudo indica que o mesmo vai ocorrer quando lançarem um iPad de 7 ou 8' (mais legal ainda se for wide).

Será que ainda vai haver uma inovação dessa empresa, como todas as que ocorreram na decada passada?
E se não houver, é capaz essa empresa conseguir se manter da forma que está hoje, cobrando o que cobra hoje pelos mesmos produtos que os outros oferecem?
Notebooks vendem porque são brilhozos e quem compra eles vai comprar eles seja o que for lançado. Ou seja, nicho. Penso que no fone isso é o destino, e enquanto que tablet estão fortes acho que está indo o mesmo caminho, como estavamos no fone a uns 2 anos atras.

Prowler

O celular É bom, mas não vale a pena trocar um 4 ou 4S por ele "só por trocar". Compraria caso o meu (4) caísse e quebrasse, ou fosse roubado (de novo), ou não tivesse um smartphone e quisesse comprar um...

À respeito das inovações...... que inovações? Tá, a tela de 4" é inovação para a linha iPhone, e muito atrasada diga-se de passagem, mas só.

Eu esperava mais, muito mais...

Gamersnake

Apple, 2012: a maior fonte de inovação da empresa não é o setor de pesquisa, e sim o time de advogados...

night

Nada demais nesse lançamento. Totalmente meh. E essa tela esticada ficou bisonha.

Em tempo, encomendei um Nexus, deve chegar até metade da semana que vem... Agora vou poder meter o pau nos apps do Android com um pouco mais de propriedade...  :mrgreen:

King

Pra brasileiro, a única vantagem realmente seria o processador melhorado (pensando em jogos). LTE deve ser uma puta inovação pra quem mora em país que tenha algo funcionando a essa velocidade.

A tela em 4" é algo que eu não gostei. Pra mim, o tamanho do 4 já era perfeito... mas tb não é algo que se vá chorar por ter mudado.

Agora o que realmente vai me incomodar é o iOS6 com o Google encerrando os contratos com a Apple. Muito provavelmente terei que migrar o GPS pra porcaria do app do Google Maps, já que o GPS nativo que usava mapas do google vai passar a usar de fonte da própria Apple, e eu tenho certeza que vão focar somente nos EUA... :glare: