Celulares (Android vs iOS)

Started by Billy Lee Black, Dec 06, 2011, 13:24:02

Previous topic - Next topic

0 Members and 9 Guests are viewing this topic.

Red XIII

Tmb não vou ficar de mimimi.... adicionei denovo e deu. Da proxima vez eu procuro fazer algum tipo de backup dessa meleca. :spiteful:
Seifer sUx

Zanza

Ressuscitando o tópico...

Buenas, estou pensando em trocar meu "dumbphone" por um smartphone e agora estou na dúvida principalmente em relação ao sistema operacional.

Estou utilizando atualmente um Iphone 3gs da empresa, porém como é exclusivo para trabalho está limitado. Meu irmão tem um Ipad 2, portanto tenho uma pequena (bem pequena) noção do iOS.

Android e Windows phone não faço nem ideia. Estes dias estava esperando atendimento numa loja da TIM e fiquei futricando um pouco num Nokia com WP, gostei bastante, achei interessante, porém por ser um novo sistema e estar muito próximo do lançamento do WP 8, pensei se valeria a espera.

Pensei seriamente num Galaxy SII ou sua versão Lite, mas como não testei estou bem na dúvida.

Quanto a grana, como vou trocar de plano e tenho alguns pontos para bônus (Vivo) pensei que valia a pena investir, mas não pretendo gastar acima de R$800. Ou seja, possivelmente um Iphone está fora de cogitação.

Alguma dica diferente dos últimos posts?

feles

Eu queria muito ter um Windows Phone. Serio, mesmo limitando-se ao 7.8, simplesmente é quase unânime que esse é o melhor OS que ninguem usa em smartphones atuais, e o que eu vi realmente impressionou.
Mas queria.

Eu na pratica mantenho minha posição que tem de ser Android, tem muito mais apps e as vezes as frescuras obscuras - que será dificil achar o WP7 - fazem diferença. Apenas certifique-se que suporta ICS no que escolher, pelo contrario francamente fico no WP7.
iPhone simplesmente tem uma tela pequena demais, nenhuma outra vantagem dele no meu ver bate essa gigante desvntagem.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Prowler

Esqueça Windows Phone, pelo menos por enquanto. O sistema É bom, mas todos os modelos atuais não serão atualizados para a versão 8 (atualmente está na 7.5 - a MS tinha prometido q atualizaria) e a falta de apps é gritante.

O Galaxy SII, mesmo com o SIII já lançado, continua sendo um topo de linha Android, fica pau a pau com um iPhone 4, então é mais questão de gosto.

Já tive um Galaxy S (o primeiro) e tenho um iPhone 4 há pouco mais de 1 ano. Não saio fácil do iOS não...

Red XIII

Um dos meus colegas de trampo comprou um Galaxy SIII. Fuçei nele por algumas horas e sinceramente, a tela é show. O aparelho é show, mas o Android ainda não faz minha cabeça.... já acostumei com o iphone.. nao tem jeito. =/

Quanto ao Windows Phone.. bem... usei, usei denovo, usei pela terceira vez. Não vai. É muito direcionado a redes sociais, coisas que não uso, e os aparelhos tambem não achei la grandes coisas.

No teu lugar eu ficaria com algum Android ou então tentaria um Iphone mesmo.
Seifer sUx

Flyer Guy

Seguinte, tem dois pontos a considerar:
Smartphone é 80% apps. iOS, em geral, tem apps ligeiramente melhores (mais responsivos, mais coerentes com o sistema, mais bem desenhados) mas você tem de estar disposto a gastar um pouco com eles (ou partir pra vida de gato e rato, destravando a cada atualização). Android é bom o bastante, você consegue apps equivalentes, mesmo que sejam ligeiramente mais lentos (mesmo em hardware melhores. Maldita Dalvik...), menos amigáveis, sem padrão. Mas muitas vezes gratuitos (muitas vezes pq contem ads). WP tem bem menos apps. Você vai achar fácil o básico, mas pouco além disso comparado com os outros.
Segundo ponto é atualização. Galaxy SII é top, mas a perspectiva é que mais uma ou duas atualizações e vc começa a depender de rootear o aparelho e instalar versões customizadas de terceiros pra manter o aparelho atual e rodando os apps mais novos se não quiser simplesmente comprar outro aparelho. WP tem o mesmo problema, com a diferença que até onde sei ainda não tem como fazer uma atualização manual não suportada (e possivelmente nem vai ter como fazer). No caso do iOS, 3GS ainda recebe atualizações.

Minha recomendação seria: quer gastar menos e não liga de trocar o aparelho em 1 ou 2 anos? Vai de android. Quer gastar mais e não liga de trocar em relativamente pouco tempo? Testa Android e iOS e escolhe um. Quer gastar mais e ficar mais tempo com o celular? iPhone. Considere WP só se o fato de ter acesso ao iPad significar que vai usar só o básico de apps no aparelho.

feles

Um detalhe: quem acha que rootear eh maximo de hacker, nunca usou android. Pensa no processo como clicar com o direito e mandar abrir como administrador no windows. É assim imbecil (com pouca diferença para os mais complicados - esses tem de saber ler e seguir um passo a passo com fotos. Foda isso....), mas tu faz uma vez na vida e nunca mais, quem não sabe não devia sair do app do facebook mesmo.
O medo deve ser dado por uma palavrinha hi-tech, rootear. Tenha medo em atualização de firmware se um dia fazer - que já fiz 3 ou 4x, no meu modelo é a prova de erro pois tem um monte de mecanismo de segurança no device, mas novamente faz de conta que é avançado. E sim, me cago sempre que vou fazer, e uma vez quase brikei mesmo. Mas serio, acho que eh imbricavel essa merda.

Flyer Guy

Tudo depende do modelo. Os com marca Google são imbrickáveis mesmo. Motorola chegou a colocar esquema em um dos Milestones que se ele detectasse que vc estava tentando rootear ele, ele se brickava. Samsung geralmente são tranquilos. Em geral é sim só um tutorial (com os riscos de problemas tradicionais de as vezes um driver no Windows não funcionando. Mas é raro). Não é um problema ou um impeditivo, longe disso. É um incômodo, apenas.

Dedu

Um dia até pode ter sido assim flyer, mas hoje qualquer aparelho depois que destravam o bootloader é one-click-root e praticamente impossivel de brickar, ja que a recovery é sempre separada da ROM em si.

E no mais, esse texto define bem as diferenças entre o aparelho. E sinceramente, acho que a tendencia é os aplicativos pra android melhorarem cada vez mais, ja que agora assumiu a posição de OS dominante do mercado.

http://www.pontogeek.com.br/blog/coisas-que-eu-amo-e-odeio-no-android/

EDIT: Tinha esquecido de colocar o link =P

King

Assumiu a posição de OS dominante mas ainda não é o OS mais lucrativo. =P

Dedu

Mas na minha opinião, é questão de tempo. O iOS lançou a febre dos aplicativos pra celular e circula por ai desde 2007. O android tem pouco mais de 2 anos, ainda tem bastante espaço pra amadurecer, sendo que ja ultrapassou em base de usuarios.

Outra coisa ainda (citada no texto) é que a Apple fecha muito o ambiente de desenvolvimento, o que torna desenvolver pra Android de certa forma, mais atraente (tirando apps como jogos, que exigem bom desempenho, ai a fragmentação prejudica até).

Flyer Guy

Sim, sim. Mesmo o que disse do Motorola é, segundo ela, um "dispositivo de segurança". O brick só obriga vc a levar pra eles restaurarem o sistema com a customização deles. E se me lembro bem tinha tido repercussão ruim, não duvido que tenham parado de fazer isso (se bem que motorola... sabe como é...)

E depende tb. Posição dominante geralmente não diz nada sobre aplicativos melhorarem ou não. A proposta a lá 3DO do Android acaba mais incentivando as tosquices que o contrário. Faz quanto tempo que as empresas tem um grupo vocal reclamando de customizações toscas que mais atrapalham que ajudam, deixam o aparelho mais lerdo, impedem que eles sejam atualizados? Motorola teve o mercado de Android na mão e jogou fora por coisas dessas. E vc ainda vê todo aparelho colocando na caixa em letras garrafais que tem "Moto-blur", TouchWiz, HTC Sense e afins...
Metade das desvantagens dos Samsung não existiriam se a Samsung jogasse no lixo o TouchWiz...

E falando como desenvolvedor Android: eu pelo menos acho a plataforma como a menos atraente pra se desenvolver.

Dedu

Claro, mas diferente do iOS, se você não gosta da interface do aparelho, você pode trocar e customizar pra qualquer coisa. Sua critica mesmo foi sobre Launchers, e todos você pode trocar sem nem precisar de root.

E atraente eu digo por poder acessar todo tipo de função do aparelho/hardware. Por exemplo o Dropbox, enquanto no Android você pode mandar e pegar qualquer coisa, no iOS você fica limitado a fotos e documentos. E não é que não deram atenção pra versão do iOS (provavelmente teria mais atenção que no android), mas é que simplesmente não tem acesso a esse tipo de recurso.

King

Dedu, isso depende do tipo de aplicativo que vc quer desenvolver. Nem todo mundo precisa de acesso total. Agora em termos de desvantagens, é o que o Flyer falou, vc tem que se preocupar com milhares de variáveis no Android, enquanto que no iOS são meia dúzia de cosias.

Mas a tendencia é o Android se organizar aos poucos. Está muito óbvio que a zona não ajuda ninguém.

feles

O problema do android é também a vantagem dele. Windows Phone tem acho que 3 padrões. Não importa quantos fabricam, tem apenas 3. Portanto.... basicamente grandes merdas. Tudo igual. E só a Nokia se importa pois é um mercado chato para competir, onde inovar é impossível.
O iPhone sem compentários em opção.

O android... tu fabrica hardware? Tri. Processador, tela, resolução, memoria... custo. Tu pega dos chinelões aos tops, e literalmente tops. A incrivel variedade que ajudou esse sistema a subir... se quer qualquer cofiguração que pensou diferente da Apple, existe. Até com teclados qwert.
Tenho duvidas de quanto realmente o OS pode "se organizar" sem quebrar sua base. Windows deu certo porque nunca tentou isso, enquanto que as opções assim abertas não existiam. Fabricantes adoraram, e no passado foi decisivo.