Main Menu

Claro vendeu celulares a 9,00

Started by icestar, Apr 11, 2012, 21:58:02

Previous topic - Next topic

0 Members and 3 Guests are viewing this topic.

icestar

Eu liguei para claro agora de manha e o analista que me atendeu lá confirmou que irão honrar a promoção do site. Sim ele falou promoção.
Essa semana irão me contatar para fechar a entrega. Tudo gravado e com protocolo confirmado.
Já to velho para assinaturas de forum.

Red XIII

Quote from:  link=topic=70838.msg#msg date=59O que eles fizeram, Red? Cortaram sua água?

Em 2010 tive umas faturas de agua abusrdas, uma de quase 900 pratas e outra de quase 500. Não paguei e reclamei e talz... dps cortaram. Fiquei uns 10 dias sem agua. Paguei e processei dps.... ta correndo desde então. xD
Seifer sUx

Spellbinder

Quote from:  link=topic=70838.msg#msg date=57Última vez que uma empresa de telefonia me prometeu um serviço - e a gravação provou que eu não estava sonhando - eles cancelaram minha linha por 2 semanas (incluindo natal e ano novo) para min aprender a não pedir mais nada para eles. Gravação é somente uma obrigação legal que não tem peso algum. Eles podem falar qualquer coisa que ninguem se importa.

E no ano passado tentei brigar com uma empresa grande fazendo o papel de consumidor: o procon não manda nada e pequenas causas não faz porra alguma - digo isso por experiencia mesmo, não chute.

Procon não adianta nada. Eles tentam fazer um acordo entre o consumidor e a empresa. Sei disso porque trabalhei no Juizado Especial Cível (que é o que uma vez era chamado de pequenas causas).

E a gravação não é mera obrigação. Se entrar com um processo, o consumidor pode pedir a inversão do ônus da prova e com o número do protocolo, a empresa é obrigada a juntar a gravação dessa conversa sob pena de confissão.

O problema é que normalmente as empresas grandes fazem umas sacanagens (como incluir uns 5 reais na conta de todos os clientes) e como pouca gente reclama, eles saem lucrando e nunca são punidos de verdade por causa disso (já que não existe previsão na Lei pra punir essa prática, eles vivem alegando que foi erro do sistema....). Na verdade, a grande maioria das pessoas que entra no JEC ganha, nem que seja a retirada do valor incluído indevidamente ou um aparelho novo no caso de produto estragado. E isso normalmente leva menos de 1 ano (o que é pouco pra justiça brasileira).

feles

Meu trauma: o procon nem tenta. Dependendo da empresa eles sabem que essa empresa não os leva a serio, e simplesmente indicam direto pequenas causas.

Meu trauma: a justiça brazileira diz que um produto estragado precisa ter peças para reposição em até 5 anos de sua venda no brazil. A idéia é nao ser "descartável", compra uma TV e ela estraga 2 anos depois, fora da garantia, pode arrumar.
Não é definido porém o valor desse reparo, e se for 300% do preço do produto novo, tudo bem. Eles dizem ter peças de reposição, e podem realmente cobrar o quanto desejarem pelo reparo. Assim de má fé, sabendo que cobrando um valor auto o suficiente ninguem vai reparar, portanto pode sim fzer "descartavel". Não tem problema;

Meu trauma: mesmo provando - e arrumando - um suposto problema de R$ 4.090,00, no qual gastei R$150,00 usando como base documentos de instruções fornecidas para técnicos da empresa, ainda assim a empresa pode cobrar R$ 4.090,00 - se eu gastei 4000 a menos bom para min. O valor cobrado por eles era justo.

Meu trauma: se tentarmos processar essa empresa, ela não precisa se defender. A justiça brazileira define ela com rasão, mesmo essa empresa nunca respondendo solicitações do juiz ou aparecendo em audiencia.

Meu trauma: tudo acima pode ser causado por um problema de fabrica, reconhecido pela empresa americana e que causou recall lá. A empresa brazileira - que usa a mesma serie de peças - não necessita reconhecer a falha dessas peças. A justiça não leva isso em consideração, por ser outro pais.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Spellbinder

Primeiro, que se a empresa não aparecer pra responder o processo, ela é revel e, como consequencia, deve ser tratada como se concordasse com tudo o que foi dito na inicial da parte autora. Mas é importante dizer que isso não significa que o caso está ganho, pois se a história não for crível o juiz não é obrigado a dar sentença favorável.

Outra coisa, é muito importante definir se o produto em questão é para ser substituído ou se é para ser ressarcido. Não, você não tem que pedir pro produto ser consertado e, mais, você pode pedir o conserto, e alternativamente, o ressarcimento. Ainda, sempre que for comprar alguma coisa tem que ficar atento aos prazos do Código de Defesa do Consumidor. Se o problema for algo que só aparece com o uso, a Lei te dá mais 180 dias pra entrar com o processo.

Aliás, pela minha experiência no JEC, a justiça normalmente trata a empresa como culpada, assim como o CDC. O problema é que as pessoas chegam na justiça sem nenhuma prova do que aconteceu. Se você vai no supermercado e compra 100 gramas de queijo e eles estragam antes da validade, você precisa ter o comprovante de que pagou por aquilo. Já vi vários casos que as pessoas falavam: "Ah, mas ninguém guarda a nota do supermercado!" Bom, daí fica difícil comprovar...

No caso do recall em outro país, juntando notícia do recall nos documentos, realmente, a empresa não precisa reconhecer a falha das peças se elas forem fabricadas em outro local ou se não forem do mesmo lote, bem como é preciso fazer exame pericial pra comprovar o defeito. Se a pessoa está no processo com o benefício da gratuídade judiciária (que tem que ser pedido e é deferido, normalmente, para quem comprova que ganha menos que 10 salários mínimos), o perito é pago pelo Estado. Comprovado o defeito, dificilmente se perde a causa.

Veja bem, estou falando do JEC. Lá os processos andam bem mais rápido e isso varia de empresa pra empresa. Telefonia e banco geralmente complicam bastante, empresas menores tentam fazer acordo, informática tem os dois lados (a Dell normalmente tentava fazer acordo). A Justiça Comum é caso bem diferente. Meu conselho é entrar no JEC e pedir o reembolso. Normalmente não vale a pena esperar o conserto do produto. Presenciei vários casos que a empresa até trocou o produto por outro um pouco melhor e mais caro só pra não manter o processo. Ainda, o JEC não precisa de advogado na primeira instância, mas é recomendável. A coisa fica ainda melhor quando se comprova que a pessoa realmente precisava do produto pra trabalhar ou para alguma coisa essencial, porque dá pra pedir um dano moral em cima bem fácil (pedir por pedir não dá em nada... dificilmente se ganha alguma coisa porque se foi 2 ou 3 dias no PROCON pra resolver, o máximo que se consegue é pedir o reembolso do dia não trabalhado).

feles

Minha ideias de provas: pegar os documentos que indicam o problema, mostrar que o problema é exatamente o que ocorre no meu produto.
Provar (com documento do fabricante, que por email me informa que essa peça é importada) que a peça que é usada no meu produto é fabricada no USA, apenas pode ser importada, sendo a mesma com defeito.
Pegar um documento oficial fornecido a técnicos informando como concertar (ame a internet), dizendo literalmente "troca o parafuso e não todo metade do produto", e explicando com fotos como reparar esse defeito.
Obter um orçamento da empresa em que eles afirmam necessitar a troca precisamente da "metade do produto", que o ducumento foi ridicularmente especifico em dizer NÃO Ô MANÉ!

Portanto comprar o parafuso, usar os documentos da empresa com instruções de do-it-yourself, arrumar. Registrar o defeito antes e depois, confirmar com nota fiscal que o defeito era R$150 (incluindo frete dos USA) e portanto estavam cobrando precisamente R$ 3.940,00 de mão de obra.

Não, a empresa não necessitou comparecer.
Meu erro eu sei: entrei sozinho. Eu devia ter PAGO um advogado, não caido em pequenas causas sozinho. É que essa baba de otimistas, "a justiça faz isso e aquilo", "não necessita pagar um advogado", "cedem para o consumidor" caiu no meu pé, e pior que uma gripe, eu não vi que estava doente ou mentalmente incapacitado por ela.

Perdi tempo somente, mas aprendi melhor como realmente funciona essas coisas para o consumidor final, que é como eu sempre imaginei que seria antes de ser contaminado por esse tipo de gente.

Red XIII

Senti que finalzinho do post do feles tem um fundo de rancor pro meu lado...

To certo? :mrgreen:
Seifer sUx

feles

Não - com o mundo. Amigos, forum, tu... otimistas cegos no comando desse mundo infeliz.

É como quem é religioso: nada no mundo mostra que eles estão certos, e na real o mundo joga na cara deles que o que eles acreditam é um antro de idiotice sem tamanho, mas 90% das pessoas simplesmente não conseguem ver esse obvio e ainda tentam convencer as outras que essa forma imbecil de ver o mundo está correta.

....

Mas entendo que não é por mal. Entendo a boa vontade dessas pessoas. Entendo que para eles pode até ser parcialmente verdade.
Acredito que eles consigam ignorar o dia a dia e se concentrar apenas no positivo. Isso é legal. Eu queria MESMO conseguir ter uma mente assim.
E eu queria tb acreditar em deus, assim do nada, pq parece ser melhor.

Spellbinder

De mão de obra qualquer um cobra o que quiser. Não existe uma tabela pra isso. E por que cobrar muito mais? Porque se você fizer sozinho em casa ou mandar em alguém que não é técnico licenciado pela empresa você perde a garantia do produto. Ah, mas qualquer idiota faz! E você mesmo confia que alguém que vive a sua volta possa fazer tudo que você faz, mesmo com um manual? Eu não.

E se realmente foi do jeito que tu tá contando, qual foi a justificativa do juiz? Repito que a empresa não precisa comparecer nem se defender. Basta o juiz não acreditar que o que você está falando é verdade... E essa de advogado pago é idiotice. Ajuda ter um advogado? Sim, se ele souber o que está fazendo, porque advogado tem de tudo que é jeito, alguns que sabem menos que você que entrou com uma ação na justiça. Tem muita assistência jurídica universitária que é melhor (e é grátis). É como dizer que todo piloto de F1 ganha um campeonato com o melhor carro do grid (o Joe tá aí pra falar que isso não é verdade). A vantagem do advogado é que você pode recorrer e reverter a causa... Aliás, era o próprio Joe que vivia entrando na justiça e ganhava uma grana com isso.

Repito o que escrevi antes... peça o reembolso do valor do produto. Se você já tentou consertar o produto com o fabricante sem ter entrado na justiça e eles não resolveram a situação é porque eles provavelmente não vão fazer isso.

Red XIII

Tenho que dar o braço a torçer e concordar com o feles que na teoria, tudo é muito lindo e facil. Eu mesmo antes de procurar advogado tentei entrar no JEC por conta própria e tomei no cu legal.

Até mesmo com advogado cara... vai fazer um mes da minha utlima audiencia e até agora o juiz não deu a setença... eu acho isso o fim man... Garanto que quando o infeliz for julgar a merda toda nao vai nem lembrar oq foi falado... mol perda de tempo.

Posso estar muito errado mas o que transpareçe é justamente isso... é o jeitão mais largado possivel e "se der eu vejo"... :/
Seifer sUx

King

Sem falar que advogado normalmente é fdp...

Meu ex-chefe tomou no cu legal pq ficou na confiança do advogado pra resolver uma causa onde ele era acusado de tentativa de homicídio por uma batida de carro... aí teve audiência e o advogado pegou a grana dele e sumiu do mapa, nem avisou da data da audiência. Ele não compareceu e se ferrou legal... teve que fazer mil reviravoltas pra conseguir reverter a situação.

Spellbinder

A ideia inicial era que o JEC acabasse com os processos em 2 meses. Só que tem processo demais, fica impossível. Um mês não é nada Red, se fosse justiça comum podia durar 2 anos bem de boa. Tô trabalhando no Tribunal Regional Federal agora e tô fazendo processos que começaram em 2007. Peguei um que tava lá faz mais de um ano e meio parado, no meio dos mais de 4000 que tão lá pra serem analisados por, teoricamente, uma pessoa e sua equipe. Se tem 4000 lá na espera, e o pessoal lá trabalha como eu vejo é porque deve entrar por ano mais de 100000.

E isso não é só Brasil. Na Itália a média é 10 anos. Média!

Eu sei que é uma merda, também acho que a teoria é bem mais bonita que a prática, mas tô dando a visão de quem tá trabalhando diretamente com isso.

Red XIII

Mas Spelll.... 1 mes para dar a sentença? Tipo... teve a audiencia, o cara ouviu os dois lados, viu os documentos (deve ter visto)... poha... pega e julga logo.

Não entendo pq fica prorrogando. E dar o sim ou não e foda-se pow.

Se tivesse esperando pela audiencia ainda vá la, mas esperar 1 mes pro cara decidir entre eu ou a casan é foda.
Seifer sUx

King

Ele deve estar negociando o valor da propina. :mrgreen:

Danny Zuco

Minha mãe e meu pai entraram com um processo contra o BIG Hypermercados em 2005. Até agora estão esperando um parecer da justiça. Coisa que talvez não aconteça nunca...

E conversando com um advogado amigo meu, ele disse que por se tratar da justiça do Brasil, sete anos ainda é um prazo aceitável pra determinar uma sentença.

Ser otimista como, com coisas assim?