Main Menu

Busca pela Verdade.

Started by Raptor, Apr 25, 2012, 22:53:25

Previous topic - Next topic

0 Members and 3 Guests are viewing this topic.

Flyer Guy

Sim, sim. Tem uma teoria que anda junto. Mas no contexto do que estava sendo explicado, do público alvo, no caso, era da lei a referência.

E Seifer, eu sinto muito, mas grande parte disso é ciência 101. Se vc pegar no dicionário até (e eu sou de dizer que NUNCA se deve se basear num dicionários apenas nem quando se quer entender uma palavra) tem parte do que foi dito. Outra grande parte é, pelo menos segundo o MEC, matéria de ensino médio. Deveria ser óbvio e de amplo conhecimento, apesar de aparentemente não o ser. O resto é um catadão de muita coisa. Tem Russel, tem Kant, tem Dawkins, tem Anselmo, tem Buda... aqui é só um forum, tem certeza que agora vai pedir até referência no rodapé? Isso são coisas mais que fáceis de se achar...
Sério, isso me lembrou o 'Do We Need 'Em?' dos episódios de rádio do Ricky Gervais Show...

E ciência não precisa fazer nada porque ela não faz nada. Ciência é uma ferramenta que é disponibilizada para você atuar. Ela não atua. Ela é como uma faca que é dada de presente para você cortar um bolo. Ok que vc sempre pegou um pedaço de bolo com as mãos, mas eu insisto que vale a pena pelo menos entender como a faca funciona, e que ela não vai cortar o seu dedo fora quando você for cortar o bolo.

Gamersnake

...analogia útil, essa. Considere-a roubada.

Baha

Baha

Baha

QuoteNa verdade eu acho que ambos estão usando o termo "agnosticismo" de forma errada (assim como 99,9999% da população). E é meio que minha cruzada pessoal sempre explicar o termo quando entra em discussão, já devo até ter feito isso aqui no fórum, então tenham paciência...

Ateu: não acredita que nenhuma divindade exista.
Crente: acredita que uma divindade  (ou mais) existe.

Agnóstico: acredita que é impossível sabermos com certeza se alguma divindade existe ou não. Nada além disso.

Ou seja: existem padres agnósticos, ateus agnósticos, judeus agnósticos, budistas agnósticos, satanistas agnósticos...

Agnóstico não significa "acha que talvez alguma divindade exista, mas talvez não, quem sabe?" e vice versa.

Pra diferenciar entre "Ateu hardcore que tem certeza absoluta que nenhum deus existe" e "Ateu que acha que nenhuma divindade existe, mas não descarta a possibilidade" geralmente usa-se o termo "Ateísmo forte" e "Ateísmo fraco".
Quem falou?

Gamersnake

Eu. É a terceira palavra do post: "Na verdade eu acho..."

Se você jogar "agnosticism" no google, basicamente todos os links da primeira página vão dizer a mesma coisa.

Você pode dizer que eu estou usando um sentido muito estrito da palavra, como o Flyer sente que usei, e seria um argumento válido; mas eu acho que esse é o único sentido com alguma utilidade. Se ficar usando "agnóstico" como sinônimo de "meio termo entre ateu presunçoso e crente fanático", a palavra se desvirtua muito.

Raptor

Olha, eu juro que queria ter tempo e saco pra ler tudo depois da quinta página e explicar com forminhas coloridas como, pra começar, é contraditório nego que se acha crítico falar amém pra academia, mas fica pra um momento de embriaguez.

Gamersnake

Melhor que se embriague de energético então, porque essa conversa batida de "We're not so different after all" é muito fraquinha.

Flyer Guy

Quote from: Gamersnake on Oct 09, 2012, 20:01:09
Eu. É a terceira palavra do post: "Na verdade eu acho..."

Se você jogar "agnosticism" no google, basicamente todos os links da primeira página vão dizer a mesma coisa.

Você pode dizer que eu estou usando um sentido muito estrito da palavra, como o Flyer sente que usei, e seria um argumento válido; mas eu acho que esse é o único sentido com alguma utilidade. Se ficar usando "agnóstico" como sinônimo de "meio termo entre ateu presunçoso e crente fanático", a palavra se desvirtua muito.
Mas agnóstico é só o antônimo de gnóstico. Gnóstico existe, e as subdivisões são grandes. Sujeito que acha inegável que exista um Deus é gnóstico. Sujeito que tem certeza que não existe também é gnóstico. Da mesma forma agnosticismo tem várias subdivisões.
Novamente eu recomendo: Google é ótimo para você achar algo que já tem uma base anterior pra direcionar a busca, mas é péssimo quando não. De começo já diria: esquece Google normal pra esse tipo de coisa e cai direto no Google Scholar. E não se prenda em definições de 2 linhas. Sei que a gente tem muita coisa pra ler hoje em dia, pouco tempo e o escambau. Mas eu realmente acho que vale a pena se esforçar um pouco e dar uma lida em pelo menos os textos mais importantes.

Alias, a frase do Raptor, se entendi bem, é interessante pra se entender com base nos trabalhos existentes. Ele está alinhado com a linha que renega a lógica de existência de um cético gnóstico.

Raptor

Aquieta que cê num guenta, Snake.
Foge de argumento que te trança as perninha e encobre virando o crente pregador de vagão que toda contradição justifica com "ó, ó, tá na Bíblia" - só com outra fonte.
Não dispensa dissecar a raiz lógica, que a ciência moderna nasceu da filosofia, que nasceu da interpretação do transcendente: se tudo o que você sabe é repetir a gozada com o pau dos outros, tu não é crítico, é só um papagaio pobre de espírito me causando vergonha alheia achando que eleger o diplomado no unidunitê te faz mais que pouca bosta.
Cansa. O dia que tiver culhão pra questionar de verdade, me avisa.

Gamersnake

Raptor, na boa, volta pros teus cogumelos, com esse nível de "argumentação" tu só vai agradar quem cai na tua enrolation esotérica.

Não é meu caso.

Baha

Prowler

Quote from: Baha on Oct 17, 2012, 21:16:35
:popcorn:
Nos últimos 10 tópicos vi esse emoticon umas 7 vezes...  :laughing:

Prowler

Seifer Almasy

Quote from: Raptor on Oct 17, 2012, 19:16:14
Aquieta que cê num guenta, Snake.
Foge de argumento que te trança as perninha e encobre virando o crente pregador de vagão que toda contradição justifica com "ó, ó, tá na Bíblia" - só com outra fonte.
Não dispensa dissecar a raiz lógica, que a ciência moderna nasceu da filosofia, que nasceu da interpretação do transcendente: se tudo o que você sabe é repetir a gozada com o pau dos outros, tu não é crítico, é só um papagaio pobre de espírito me causando vergonha alheia achando que eleger o diplomado no unidunitê te faz mais que pouca bosta.
Cansa. O dia que tiver culhão pra questionar de verdade, me avisa.

OUCH!!!