Main Menu

Guild Wars 2

Started by Gamersnake, Aug 27, 2012, 19:33:17

Previous topic - Next topic

0 Members and 3 Guests are viewing this topic.

Gamersnake

Guild Wars 2 é o melhor MMO que eu já joguei.
#ProntoFalei

Sério, é um alívio poder dizer isso depois de TANTOS ANOS de expectativa, hype, marketing, fãs endoidecidos, gente dizendo que seria um maná dos deuses, gente dizendo que seria uma merda ou que nem sequer chegaria a ser lançado...

Agora GW2 tá aí, palpável, um jogo e não só um monte de palavras bonitas nos blogs. E não decepcionou em nada.

Algumas das Coisas Que Eu Adorei Em GW2:

• Cooperação entre os jogadores.
O jogo incentiva isso de tantos jeitos diferentes que eu vou ter que colocar em vários itens:

- Não existe "kill stealing": você passa por um cara atacando um monstro e ataca também, ambos ganham XP igual e itens;

- Quando um personagem "morre" ele fica desmaiado e aparece no minimapa de quem passar por perto, que pode acordá-lo (independente de que classe for) e ganhar XP por isso;

- Não existe "roubar uma erva/minério/etc". Se dois jogadores enxergam o mesmo item e tentam pegar... os dois recebem a mesma quantia de itens como se estivessem coletando sozinhos. Na verdade, se colaborarem pra matar os monstros em volta mais rápido, ambos saem ganhando!

- Não é preciso formar grupo pra ajudar alguém, tudo isso funciona independente de grupo, basta estarem próximos.

- Os eventos funcionam da mesma forma, se você vê que tem algo acontecendo por perto e começar a ajudar, já está participando do evento e recebe XP/gold/karma de acordo com o nível de participação.

• Facilidade de jogar com amigos:
Tem um amigo online? Quer jogar com ele? Vai lá!

Não é preciso estarem na mesma facção.
Não é preciso terem níveis sequer parecidos.
Não é preciso terem a combinação certa de tank/healer/dps.
Não é preciso procurar mais jogadores pra fechar o grupo.
Não é preciso perder tempo viajando até o mesmo lugar (teleporte instantâneo!).
Não é preciso estarem no mesmo ponto da sequência de quests.
Não é preciso um dos jogadores abrir mão de evoluir só pra ajudar o outro.
Não é preciso esperar em fila pra nada.

Esqueci alguma coisa? Enfim, pense em qualquer outra das limitações artificiais que geralmente atrapalham quem quer jogar em grupo. Não acontecem no GW2. Além disso, os inimigos no mapa não são apenas leves contratempos que morrem com 2 tapas, então andar em grupos é bem mais produtivo que fazer tudo sozinho.

Isso é muito, muito, muito importante, e devia ser aprendido por todos os MMOs.

• Combate livre:
Por "livre" eu quero dizer "cada um contribui da forma que preferir". Não é preciso ter tanks nem healers, todos os personagens têm habilidades pra se curar, qualquer um pode ajudar um nocauteado a ficar de pé, e posicionamento (fugir de habilidades de área ou esquivar pra fugir de golpes telegrafados) substitui o "segurar aggro". O combate é focado na ação, ao contrário do padrão dos MMOs que é "pressione 1, 2, 1, 3, 4, 1, 2 na ordem certa até o inimigo morrer".

E a essa altura todo mundo que leu sobre o jogo já deve saber sobre os combos entre classes, tipo "mago conjura uma parede de fogo e ranger dispara através dela, virando flechas flamejantes", certo? :)

• Personalização de armaduras:

Você pode mudar as cores de cada peça da armadura do personagem, gerando um visual único. Isso é gratuito e pode ser feito a qualquer momento. A parte mais legal: quando você trocar uma peça de equipamento, o item novo já vem com as cores que você escolheu. :D Pra quem traumatizou com o visual "colcha de retalhos" tradicional quando se mistura armaduras diferentes em MMOs, isso é impressionante.

Eis o meu Human Engineer com duas armaduras diferentes, numa combinação vermelho/dourado bem Homem de Ferro, hahaha. Cliquem pra ampliar. E eu tinha esquecido de mudar a cor das luvas e ombreiras, ainda estão no tom padrão. :P

• Level Scaling:
Se um personagem de nível alto vai pra uma área de nível baixo, ele é automaticamente balanceado pelo jogo pra ficar do mesmo nível da área (mas mantém seu acesso às skills de nível alto). Isso quer dizer que você não vai passear por áreas de nível baixo brincando de super homem, mas também significa que você pode jogar tranquilamente por lá ganhando XP e itens como se estivesse em uma área de nível alto. Isso só aumenta a sensação de liberdade: você não é obrigado a ficar jogando na área X porque é apropriada ao nível Y.

• Variedade de "quests":
As maiores fontes de ação no jogo são os Hearts (NPCs que estão espalhados em pontos específicos do mapa e aceitam sua ajuda) e Events (coisas que acontecem espontaneamente no mundo e você pode participar).  Hearts são bem orgânicos porque não se resumem a "mate 20 orcs", cada um tem várias coisas diferentes que você pode fazer pra ganhar ele como aliado.

Por exemplo, um é um retiro pra caçadores em cima de uma colina; você pode ajudar caçando javalis, curando os caçadores feridos que encontrar pela área, ou consertando as armadilhas pra ursos que estiverem danificadas. Qualquer uma dessas coisas vai enchendo sua barrinha de prestígio na área, e quando completar você ganha uma bela recompensa em "Karma" e XP e pode trocar seu Karma por itens que aquele NPC tem.

Events são ativados aleatoriamente, ou em resposta a ações dos jogadores. Também têm uma variedade ótima, por exemplo: destruir canhões que estão atacando uma plantação, imobilizar/matar bandidos antes que consigam largar bombas em um aqueduto (ou proteger os mecânicos que tentam consertar ele depois, caso esse evento falhe), pegar alguns vermes luminescentes pra usar como isca – e depois usar eles pra atrair e matar um peixe gigante no lago, destruir máquinas de cerco que estão atacando um entreposto, acompanhar uma caravana levando Cerveja Sagrada para um acampamento (com diálogos hilários...).

Red XIII

E precisa oq pra jogar? Em termos de hardware e financeiros?  :lol:
Seifer sUx

Billy Lee Black

Esse jogo ainda é sem mensalidade? Só comprar e jogar?

Gamersnake

Sem mensalidade, é só comprar e jogar.
Assim como era no Guild Wars 1 (que continua online há 7 anos. :) )

Deve estar custando uns 45 dólares, porque alguns sites estão vendendo com desconto.

Requisitos oficiais:

Windows® XP Service Pack 2 or better
Intel® Core 2 Duo 2.0 GHz, Core i3 OR AMD Athlon 64 X2, or better
2 GB RAM
NVIDIA® GeForce® 7800, ATI X1800, Intel HD 3000, or better (256 MB of video RAM and shader model 3.0 or better)
25 GB available HDD space
Broadband Internet connection
Keyboard and mouse

Billy Lee Black

Mas o sistema dele é apenas de combate? Tipo, não existem profissões e outras skills, como em Ultima Online?

Gamersnake

Existem sim. São 8 profissões no total (fazer armas, armaduras de 3 categorias, bags com propriedades especiais, itens pra upgrade de equipamentos, poções, comidas que dão buffs, etc).

Qualquer personagem pode ter 2 profissões ativas ao mesmo tempo, se quiser trocar entre elas paga uma pequena taxa em gold e só congela o progresso que tinha na profissão que "abandonou". Pode trocar entre elas a qualquer momento, pagando essa taxa.

Usar as profissões é extremamente prático, porque todos os materiais coletados podem ser enviados direto do inventário pra um "banco" especial, independente de onde você estiver. Tanto esse repositório como o banco normal são compartilhados entre os personagens, e podem ser acessados de qualquer Crafting Station - há várias espalhadas pelas cidades no mapa. Equipamentos encontrados em monstros que não tenham utilidade também podem ser transformados em materiais de crafting usando Salvage Kits, itens relativamente baratos.

As profissões usam 3 tipos de materiais básicos coletados no mapa (madeira, minérios e ervas). Qualquer personagem pode coletar qualquer material, basta ter a ferramenta certa no inventário (machado, picareta ou foice). Além disso alguns ingredientes são encontrados em monstros ou baús.

Criar itens dá XP. Tipo, muito xp. Evoluir uma profissão até o máximo (400) faz o personagem ganhar uns 20 níveis. O nível máximo do jogo é 80, então em tese dá pra fazer um personagem com uma carreira inteira só criando itens, desde que você tenha gold o bastante pra comprar todos os materiais (o que pode não ser tão difícil se você vender os itens criados...).

Quando você ganha pontos em uma profissão vai aprendendo algumas receitas básicas pra criar itens, mas é mais lucrativo tentar fazer Descobertas: você coloca um material na mesa, o jogo ilumina os outros materiais compatíveis que tem no inventário, você adiciona mais um, etc... até chegar em uma combinação de 3 ou 4 itens, e o jogo dizer que vai resultar em um item novo. Confirmando, você aprende a receita daquele item e ganha uma porrada de XP e pontos na profissão.

Além das profissões, o jogo também incentiva muito a exploração, dando XP por visitar pontos chaves no mapa, tendo várias "Vistas" que são pontos de difícil acesso onde você é recompensado com uma animaçãozinha mostrando o panorama do lugar, monstros dão XP bônus se eles estão em um lugar isolado onde faz tempo que ninguém passou, tem várias áreas secretas com puzzles ou chefes não marcados no mapa...

King

O jogo até me parece interessante, mas só de pensar em entrar em outro MMO já desanimo.

Tenho jogado casuais apenas, e dando preferencia pros baratos. lol

Gamersnake

Vai ser difícil achar um MMO mais casual-friendly que GW2. :P

Mas o argumento do $$$ é compreensível sim. Eu acho extremamente barato, se você considerar que pode jogar ele sem limite de tempo, pelo valor que pagaria  só umas 3 mensalidades de MMOs normais...

Billy Lee Black

Po, mas se o jogo não tem mensalidade, então ele JÁ É barato!

Curti muito a descrição do jogo! E o fato de ter profissões é mais um plus.

Mas to meio que nem o King. MMO suga a vida demais! Tenho que pensar com carinho antes de me aventurar em um novamente :p

Gamersnake

Claro, se tá com pouco tempo livre MMO não é o gênero mais recomendado.

Mas tendo isso em mente, se for pra escolher algum MMO pra jogar moderadamente, eu ainda recomendaria GW2.  :lol:  Porque ele não tem mensalidade, então você não fica naquela pressão de "tenho que jogar bastante pra justificar meu gasto".

E ao contrário de outros jogos que se focam em ficar repetindo dungeons/raids (que levam entre 30 min e 4 horas) e têm vários time sinks de propósito (perder tempo voando de uma cidade pra outra no WoW por exemplo), GW2 é feito 100% com a mentalidade de "logar e já sair jogando".

Você pode teleportar pra pontos chaves que já visitou no mapa, não precisa marcar hora ou esperar formar um grupo pra jogar, e tem uma variedade muito grande de coisas pra fazer, a maioria delas não levando mais que 15 minutos.

Red XIII

Não tenho pc pra rodar essa jóça.... =/
Seifer sUx

King

O fato de não ter mensalidade é algo que me preocupa. Ele já nasceu com mentalidade de cash items ou é algo que vão implementar mais adiante? E caso a resposta seja sim, como os itens de cash influenciam no gameplay? Se a resposta for "não", aí o negócio complica no end game pq os caras não vão ter receita suficiente para investir no desenvolvimento que não exija vc comprar uma nova expansão de $60 a cada 6 meses. :glare:

Billy Lee Black

Boa pergunta, King. Também queria saber como os caras se mantêm. Sem mensalidade e sem itens pagos, é de se estranhar.

Mas, puta merda, vendo os vídeos do jogo, eu to ficando com água na boca. Nas propagandas, tudo parece maravilhoso. Mas quero ver é na prática.

Falam tanto de quests variadas, que duvido que o staff tenha conseguido criar tanto conteúdo assim. Aposto que depois de um tempo jogando, as quests devem se repetir. Imagino que você acaba de salvar uma cidade de Orcs, e um tempo depois, a mesma quest aparece. Se for assim, ae fode.

Gamersnake

Eles têm cash shop, mas não é "pay to win". Os itens da cash shop são coisas que não deixam o personagem mais forte, por exemplo:

- Itens cosméticos (trajes "de passeio" que não podem ser usados em combate, cores diferentes pra usar nas armaduras, itens que permitem transmutar um equipamento pra ficar com o visual de outro),

- Itens "divertidos" mas inúteis (como poções que te transformam temporariamente em animais, mas não podem ser usadas em combate)

- Itens de comodidade não-essenciais (acessar o bank de qualquer lugar, acessar o leilão de qualquer lugar, itens pra reviver o personagem mesmo que não tenha alguém por perto - mas inútil em PVP, espaço extra no bank, slot extra pra criar personagem - limite normal é 5 por conta)

- Itens que dão bônus temporários (+% ganho de XP/karma/gold/itens)

O detalhe é que a maioria desses itens são drops no próprio jogo também, e cada vez que completa uma área do jogo você ganha um item aleatório da Cash shop. Eu já tô com umas 9 poções de +XP e nem tive vontade de usar ainda, porque não há motivo nenhum pra tentar upar rápido.

Guild Wars 1 tinha (tem) exatamente o mesmo esquema, sem mensalidade e com cash shop de itens cosméticos. Foi lançado há 7 anos e teve 3 expansões, então dá pra botar uma média de 2 anos pra cada expansão. Mesma coisa que o WoW, que tem mensalidade.

Gamersnake

Quote from: Billy Lee Black on Aug 29, 2012, 09:42:34
Falam tanto de quests variadas, que duvido que o staff tenha conseguido criar tanto conteúdo assim. Aposto que depois de um tempo jogando, as quests devem se repetir. Imagino que você acaba de salvar uma cidade de Orcs, e um tempo depois, a mesma quest aparece. Se for assim, ae fode.

Claro que os eventos não acontecem apenas uma vez cada, pombas. :lol: Nenhum time de designers do mundo conseguiria fazer um número infinito de eventos. Mas eles são sim muito variados, e fazem sentido dentro do jogo. Por exemplo, a área inicial dos humanos tem foco nos ataques de uma tribo de centauros à última cidade fortificada do que restou da nação humana, e algumas gangues de bandidos que tentam se aproveitar do caos.

Alguns eventos envolvem proteger uma caravana que está indo de uma aldeia a outra, e é atacada no caminho. Outros envolvem defender uma área (por exemplo, bandidos tentando plantar bombas pra explodir o aqueduto) e geram outros eventos em sequência dependendo do resultado (se deixaram alguma bomba passar, o próximo evento vai ser defender os trabalhadores que vão consertar os canos).

Nada parece forçado. Não é aquela coisa de "nada sai do status quo, tá ali o carinha pedindo pra eu matar 10 ogres e isso não faz diferença nenhuma". Se ninguém proteger, os centauros vão tomar aquele acampamento isolado e vai virar uma área contestada (players não podem teleportar direto pra lá, apenas um ponto próximo) até que alguém vá lá e mate eles pra tomar o lugar de volta. E as repetições fazem sentido, afinal não é porque foram repudiados uma vez que eles vão parar de atacar. Caravanas também viajam regularmente, etc.

Mas a variedade é enorme, isso é fato. Tô no nível 22 e só abri 9% do mapa. Tem muitos eventos da área inicial que eu não vi ainda, inclusive o meta-evento que é ativado quando vários jogadores se reúnem pra fechar portais infernais no pântano, e invocam um mega boss.