iTunes Match / Google Music / Amazon Cloud

Started by King, Sep 29, 2013, 18:41:00

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

King

Acho que eu sou o único que usa softwares da Apple mais profundamente por aqui, mas... alguém por acaso já usou o iTunes Match para "legalizar" / subir qualidade das suas músicas?

Esse serviço me chama a atenção desde que foi lançado, mas só agora que estou disposto a arriscar experimentar.

Pelo que eu vi, são 24.99 USD anuais e vc passa a poder substituir toda a sua biblioteca de mp3 por arquivos AAC sem DRM, com 256Kbps de bitrate, com tags, capas de álbum e tudo bonitinho, e isso independente dos arquivos que vc tem no pc. Ele faz reconhecimento dos arquivos pela música em si e faz upload de tudo o que ele não tiver pro iCloud. Depois vc pode baixar sua biblioteca inteira (ou fazer streaming) em até 10 dispositivos (pc, celular, etc). A limitação é de 25 mil arquivos, o que me parece ser o suficiente pra uma pessoa normal. Após 1 ano, mesmo se vc cancelar o serviço você vai continuar com seus arquivos novos.

Hj em dia acredito que a maioria dos players reconheçam AAC de boa, então sem problemas com isso...

Aí pesquisando agora vi que a Google lançou um serviço similar e de graça, porém parece que é só pra streaming... é isso mesmo?

E tem o da Amazon tb, que tb é pago mas te dá mais espaço para arquivos...

Alguém aqui usa algum desses serviços?

night

Uso  o Google Music no Nexus e também o Rdio.

O Google Music é uma pegada um pouco diferente do Itunes Match, no GM você apenas sobe tua coleção pra nuvem e pode ouvir por streaming pelo web app ou pelo app do Android (excelente por sinal). Ele não te devolve arquivos sem DRM ou com qualidade superior, são seus arquivos. No pc é só via streaming, ou ouvindo sua biblioteca local (o app fica monitorando atividade na pasta ou biblioteca, caso apareça algo novo já sobe).

Já no app do Android da pra você sincronizar as músicas, pastas ou albums que vc quer pra ouvir offline.
Tem a opção de comprar música tb e adicionar junto a tua coleção, mas não funciona no Brasil ainda...

Já o Rdio é o que eu tenho mais usado, apenas streaming no PC tb, e o app pra Android/iPhone permite syncar as músicas pra ouvir offline tb. É como um Netflix, mas pra músicas. Tem muita coisa, quase tudo... Quase, não tem Rammsteim por exemplo. :(

feles

To pensando em usar esse itunes apeans para fazer um upgrade nas minhas msucias - a valha dica de http://www.wired.co.uk/magazine/archive/2013/03/how-to/how-to-upgrade-the-quality-of-your-mp3s-on-itunes (entre inumeros outros lugares)
Alguém já fez isso? Ou tem uma dica de como fazer pagando menos de 25? Ou ainda quer fazer uma parceria e fazer uma gambiarra comigo 50/50? (depois de eu fazer abro mão da assinatura anual - quero usar ela apenas para isso)
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

King

Então, feles... eu pesquisei a fundo sobre o serviço.

Diversas pessoas reclamaram sobre músicas substituídas por versões diferentes. Por exemplo, se vc tem uma música que é ao vivo, te enviam a versão de estúdio. Outra coisa é sobre censura. Algumas músicas que tenham palavrão podem ser substituídas por músicas sem palavrão. lol

Então o serviço é bom para quem já tem a biblioteca de músicas organizada por álbums e tals. E é bom manter um backup quando for apagar as músicas originais, pra evitar esse tipo de dor de cabeça com música errada.

Também muita gente reclama da lentidão pra gerar tudo dependendo da quantidade (alguns dias / semanas). E as músicas serão marcadas com uma tag dizendo o nome do proprietário da música (no caso, o nome da conta no iTunes).

Mas o que mais me deixou puto é que existe uma limitação de uso de contas no iTunes caso você assine isso... no meu caso, eu uso 2 contas, uma nacional e outra americana. Se assinar o match, não vou poder mais trocar de conta. Vou ter que ficar com uma delas por no mínimo 90 dias antes de poder logar com outra conta. Pra vc que não usa Apple, acredito que isso é indiferente...

Eu ainda pretendo assinar pra ver como é na prática, mas vou deixar pro mês que vem. Esse mês já gastei demais... :P E vou tentar fazer um merge nas minhas contas antes disso.

Seifer Almasy

Sabia que não existe mágica pra esse tipo de coisa... :P se é pra trocar meus MP3's por outros, dispenso

se o problema for qualidade, eu vou atrás de outra com mais qualidade, mas do meu gosto... sem falar que iTunes é uma merda

feles

Saco.

Subi tudo para o google novamente.
Aomenos dele ta vindo um stream de 320K.

King

Ué, mas me disseram que o google não faz substituição de arquivos... que ele meramente coloca os teus lá e fim. :huh:

feles

Faz sim.
Mudou a alguns meses, tem de refazer upload eu acho. Pessoalmente refiz.

King

feles

Para se increver talvez. Precisava, a anos atras, pensei que já tinham liberado.
Depois disso o acesso com tua conta para tudo é liberado. Até o software é em portugues.

night

Proxy só pra inscrever.

E pelo que entendi, a substituição é pro caso deles já terem tal musica no servidor né? Mas é necessariamente melhor que a que vc tem por exemplo? Não ficou claro essa parada no GMusic pra mim.

Vou reupar novamente minha library +_+

feles

To agora baixando o que subiu. Deve levar mais 1 ou 2 dias.

Nos exemplos que peguei tudo mudou, tem coisa perdendo e tem coisa ganhando.
Não entendi ainda, é meio caótico. Estou pensando enquanto escrevo aqui.

Uma imagem ajuda a explicar, com 3 exemplos:

1. Creed, houve match
2. America. Sem match
3. Linking Park, com match

1. Perdi minhas estrelas. Ainda bem que a tempo decido não colocar, portanto nada demais na pratica. A musica que eu tinha é "corrompida": informa ter 5:57 mas toca apenas 4:58 (o resto não é silencio, ela realmente termina em 4:58. Algo estranho da mp3).
Ela foi corrigida, obvio.
Além disso essas tenho certeza que era VBR. Virou CBR. E algumas informações adicionas de tag também foram perdidas.
Essa música em particular é "a musica", aquela que conheço bem cada nota, uso para testar fones e som (todos precisamos de uma musica assim). Não consigo afirmar com 100% de certeza se houve uma melhora de qualidade devido ao seguinte: todas minhas musicas foram configuradas para 96db usando o mp3gain. A do google é mais alta. Obviamente achamos a mais alta melhor. Mas, ainda assim, acredito que a do google é melhor.

2. Nessa musica não houve match. Ela voltou igual portanto, e houve perda de ID.

3. Outro match, identifica constância na MP3: venho em 256, identico a 1.

E aqui vemos as diferenças técnicas na MP3 (além de entender o meu bug na musica de tempo errada).
Pensie ter ligo algum lugar que o google play fornece mp3 de 320. è mais para 256, porém permite o download completo.

Atualizo quando eu receber todas e identificar diferenças de volume ou coisas assim ao nivel de toda biblioteca.

PS:
foi interessante ver o about do programa que eu usei...

mas foram as opções do menu que fizeram eu rir alto aqui!!

King

Po, bem interessante isso aí feles. Vou insistir no google então, já que é de graça. :P

E pelo visto todos fornecem 256kbps, tanto Apple, Amazon ou Google. Considero um valor razoável, mas acho que vou upar somente os álbuns que tão abaixo disso então. Também vou ver se acho algum programa que gere um backup de tags de forma que eu possa transferir as tags que forem perdidas no processo.

Me avise se acontecer aquilo que eu comentei, sobre musicas serem invertidas, tipo música de estúdio vir música ao vivo, etc.

Dedu

Depois de ler fiquei motivado a mandar minhas musicas tambem hehe. Interessante que ele faz o match das musicas antes de subir elas, então o processo de upload acaba sendo bem mais rápido do que eu esperava. Nem to fazendo tanto pra melhora a qualidade das musicas, mas acho bacana a ideia de ter minhas musicas em nuvem pra quando viajar ou estiver fora de casa.

Se o brazil tivesse um serviço de internet móvel decente seria o máximo esse serviço :( 

King

Quanta ironia… num album que eu pensava que ia fazer match facilmente, não fez… num totalmente underground que eu acho que só eu e meia dúzia de pessoas temos nesse mundo, fez.

Substituiu meus arquivos 128 por… 160. :huh: Pensei que padrão fosse sempre 256, mas pelo visto não é bem assim...

Uma das músicas tinha 9:05, quando voltou, tinha 8:35. Cortaram uns períodos de silencio da música… imagino ser outra versão mesmo (talvez digital).

Edit:
Porra, tão vindo tudo a 160 kbps. Será que pq eu to rodando o programa no Mac? Vou tentar no windows depois pra ver se dá alguma diferença…