Main Menu

PS4

Started by Baha, Oct 17, 2013, 09:14:29

Previous topic - Next topic

0 Members and 4 Guests are viewing this topic.

Baha

Só retificando, eu disse "talvez o valor seja esse mesmo" me referindo a usar US$400 como base de cálculo. Não falando das 4k dilmas que eles chegaram depois dos cálculos malucos.

King

Quote from: Gamersnake on Oct 22, 2013, 08:52:08
King, naquele cálculo ali ele aplica o ICMS de 12% sobre o valor final com os outros impostos inclusos. O que deveria ser diferente?

Pode falar mais sobre a substituição tributária? Eu tenho uma vaga ideia de como funciona, e não parece ser o bastante pra chegar nem perto de cobrir a diferença entre a simulação e aquilo que a Sony alegou.

Por fim, é ÓBVIO que o valor real de importação do PS4 não vai ser U$399. Esse é o valor de revenda dele nos EUA, já incluindo a margem de lucro da Sony e do varejista, custos de transporte até os EUA, distribuição regional, etc. É o valor que uma pessoa física pagaria lá, não o valor que a Sony cobraria da própria Sony, e eles fingirem que não é uma mentira muito descarada.

Então, eu vi errado. O cara realmente calculou o ICMS sobre os tributos federais, e inclusive sobre o lucro das revendas (o que eu acho que não deveria ser feito). Eu tb não manjo muito de substituição tributária e de ICMS (minha empresa usa o simples nacional, então já vem tudo calculado pra mim), mas dei uma pesquisada agora pra entender melhor, e agora acho que realmente não tem como o cálculo chegar nos ditos R$ 4000, mesmo aplicando todas as taxas possíveis.

A tarifa de ICMS interestadual (de 12%) é calculada com base de onde o produto entrou em circulação. Suponhamos que veio de avião pra Manaus, então tem que ser pago 12% de ICMS pro Amazonas, em cima do seu custo total até agora...

Aí vai entrar a substituição tributária do ICMS, com incidência no estado onde o produto vai ser comercializado, pela alíquota interna do estado (normalmente 25% para produtos supérfluos), e calculado com base no valor sugerido para a venda ao consumidor final e não no valor de custo do produto em si. Por fim, abate-se o valor de ICMS interestadual do ICMS interno do estado destino.

Então, calculando que o produto chegou na Amazônia e de lá foi enviado para ser vendido no RS:

PlayStation 4 – R$858
Impostos – R$770
Margens dos revendedores – R$ 875

ICMS - Interestadual (AM): (858 + 770) * 0,12 => R$ 195,36
ICMS - Interno (RS): (858 + 770 + 195,36 + 875) * 0,25 => R$ 674,59
ICMS a ser pago (RS): 674,59 - 195,36 => R$ 479,23

Valor final do produto: 858 + 770 + 195,36 + 875 + 479,23 => R$ 3.177,59

Isso é o valor assumindo que tudo veio de avião diretamente para Manaus. Se o produto entrar por Santos, e depois for para Manaus, e depois para Porto Alegre, o ICMS vai incidir sobre cada estado por onde ele passou. Também está desprezando o frete e despesas de armazenagem da mercadoria. Mas acho que mesmo assim, essas despesas não chegariam a R$800+ de custo por unidade.

Enfim... a Sony está de safadeza e isso ninguém discute. :mrgreen:

SaintFerio

Se a loja vai vender por 4 mil reais, qual seria a margem de lucro? Ninguém vai vender um produto de 4 mil reais pra ganhar 100 reais, penso que 30% desse valor de 4 mil seria a margem de lucro.

King

Então, Fério, segundo a Sony, R$ 875 do valor é margem da revenda. Agora se tudo é lucro, já não sei... imagino que não.

E em produto de alto valor o pessoal costuma espremer mais a margem de lucro, ficando abaixo dos 30%.

night

Ta, já podemos para de fingir que manjamos pra caralho de impostos.

http://tecnoblog.net/143440/anatel-xbox-one-fabricado-no-brasil/

(mas os primeiros lotes vão ser importados mesmo)

King

Suspeitei desde o princípio. :hmmlol:

Btw, tem o que os caras tão falando nos comentários tb... o preço ainda é salgado, mas como a sony fez parede, agora vai todo mundo achar que o preço tá bom.

Seifer Almasy

Acho que todo mundo sabe que o imposto pra videogame, é BEM maior que pra informática no Brasil (tanto que tão tentando incluir os videogames e jogos na mesma categoria, pro imposto ser menor)

um dos impostos chegam a 70% do valor do videogame, isso se não mudou alguma coisa e eu não to sabendo

MESMO ASSIM, é palhaçada da Sony, a única coisa que explica é a BAIXA quantidade que deve ter sido reservada pra venda no Brasil... porque é a mesma coisa que a Sony ta fazendo na importação, a Microsoft também está... ou será que por ser Microsoft o Xone ta entrando com taxação de produto de informática? não né... por favor, eles botaram esse preço porque ELES QUISERAM e pronto, compra quem quer

Gynoug

Não sei estão vendendo o importado...  mas enfim, abaixo dos 4k.  :)

Na WAZ.

Seifer Almasy

E mesmo assim ta caro

King

Na Waz tudo é caro. :P

Dedu

Se na WAZ ta esse preço com certeza vai aparecer razoavelmente mais barato em outros lugares :mrgreen:

Gynoug

PS4 teardown video shows components and cost breakdown

LINK

Interessante ver que o drive óptico e sistema de alimentação de energia é que fazem o console ficar grande. Como o cara falou no video, no próximo console provavelmente não teremos mais um drive.

King

Po Gynoug, mas desde o PSX a Sony faz um console gordinho no lançamento meramente pra poder vender um slim depois (muita gente troca de vg pra não se sentir "desatualizado"). A escolha do drive óptico maior é meramente pra ocupar o espaço. :mrgreen:

Gynoug

Ok, ok, ok... sim, é uma estratégia que faz parte. Mesmo assim, colocando um drive óptico menor e outros itens, eles não permitiriam um tamanho menor do que a evolução natural (e diminuição) das principais peças.

Seifer Almasy

Existem drives óticos menores? já viu o tamanho do Blu-Ray? é igualzinho o DVD :mrgreen:

Já era pra essa geração ter vindo sem drives óticos e fonte externa (eu acho melhor, o aparelho tende a ficar menor)