Final Fantasy XIV: A Realm Reborn

Started by King, Jun 26, 2014, 15:47:56

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

King

Só pra constar...

Chegamos hj na versão 2.51 do jogo, que trouxe finalmente o Gold Saucer, incluindo:

• Triple Triad
  • Criação de chocobos
  • Corrida de chocobos

:P

Billy Lee Black

Vocês ainda continuam pagando a mensalidade?

King

Com esse conteúdo lindo e maravilhoso saindo quase todo mês? Diria que continua valendo cada centavo dos R$28.99 que pago mensalmente. Sério, o ritmo de updates da Square está muito alto. O jogo vai fazer meros 2 anos e já tem conteúdo pra caralho.

E já estou na expectativa pra comprar a expansão assim que sair no Steam. Parece que o pre-order no site da square tava US$ 40. No Steam deve ficar um pouco mais em conta.

Cara, a nostalgia embutida desse último patch tá grande demais. Square acertou um 10/10 nesse patch.

http://www.youtube.com/watch?v=PXmQowoWcPI

http://www.youtube.com/watch?v=Bnk0iQvUzjc

Dedu

Da vontade de jogar só pelo fanservice. Jogar um MMO bom baseado no universo Final Fantasy deve ser surreal pra quem gosta da série.

Baha

Pelo pouco que joguei, posso atestar que o fanservice é muito bem implementado e está em toda parte.

Eu só ficava puto com o jeito escroto de falar dos NPCs.

King

E isso que vc nem concluiu a "introdução" do jogo, Baha... lol O jogo só começa pra valer depois que vc encerra o primeiro arco da Main Quest.

Edit:

Baha, se vc quiser dar uma olhada em como ficou o Gold Saucer, o jogo vai estar com free weekend pra ex-jogadores:

Celebrating 4 Million Accounts - Free Login Weekend Comes to Eorzea!

Billy Lee Black

Mas mesmo depois de terminar a main quest, vocês ainda continuam jogando? O jogo oferece mais coisas?

King

Billy, a Main Quest ainda não acabou! A cada patch sai continuação da Main Quest. São vários arcos de enredo. O primeiro arco, que seria o que vc deveria terminar quando pega nível 50, é o que a gente chama de "introdução" do jogo, e se vc jogar bastante vc consegue fechar nos 30 dias que vc ganha quando compra o jogo. A partir daí entra o end game content, e é onde o jogo começa de verdade. Vou escrever uma parede de texto aqui com todo o conteúdo, mas sinceramente acho que o jogo não tem muito sua cara.

A Main Quest tem continuação, pedindo pra você ir atrás de outros primals (summons) que não estavam originalmente envolvidos no enredo (embora alguns deles já fossem conhecidos). No processo, abrem-se novas dungeons que vc tem que passar aí no caminho.

Além da Main Quest, abrem-se as side-quests de end game, que é onde ficam as raids, dungeons Hard Mode, novos Trials, Primals Hard Mode e Primals Extreme Mode. Fora isso, abre-se uma side-quest pra vc fazer uma arma fodona, que requer todo o seu tempo livre disponível... lol Mas ela é opcional. No meio dela abrem alguns trials novos, como Chimera e Hydra.

Tem a side quest do Bahamut Coil, que atualmente é o conteúdo mais difícil do jogo, e a cada patch eles tavam acrescentando mais e mais raids. Atualmente são um total de 13 raids (de 8 pessoas) pra vc passar pelo enredo. Além das 13, ainda tem mais 4 raids em modo Savage (+ difícil), totalizando 17 raids. Eu e meu grupo conseguimos passar até o Turn 8 (oitava raid), e estamos investindo com tudo agora no T9, que é tenso demais... não quero nem imaginar do T10 ao T13. Os coils tem um enredo interligado com a versão 1.0 do jogo, aprofundando sobre os eventos, explicando o que ocorreu depois e dando dicas sobre o que vai ocorrer a seguir no enredo do jogo, tudo referente ao Bahamut. Essas raids do Bahamut normalmente envolvem matar um pouco de trash e já entrar numa luta contra um boss complexo. A luta contra esse boss costuma ter bastante mecanicas de wipe e normalmente tem uma duração estimada de uns 15 minutos de luta (se ninguém errar lol). E a trilha sonora do T9 é linda demais. @@

http://www.youtube.com/watch?v=6DX3qIf4EDc

Ainda tem a side quest da Crystal Tower, que consiste de 3 raids (de 24 pessoas). Esse conteúdo é bem fácil e feito para ser repetível. Consiste de raids compostas de 4 chefes intercalados com vários trashs. O enredo é bem legal, tratando sobre desvendar tecnologias avançadas de uma civilização perdida. O modo de jogo em 24 pessoas é muito legal tb. O jogo divide todo mundo em alianças de 8 pessoas, mas todos os 24 podem interagir entre si. Tem bastante mecanicas que exigem interação entre as alianças, como aliança A ficar responsável pela proteção da aliança B e a aliança B ficar responsável por matar o Boss enquanto que a aliança C fica responsável em manter NPCs que buffam o B vivos. Outra coisa legal é que são 3 barras de Limit Break nível 3, uma pra cada aliança, sendo que na última raid ela enche 2x na última luta. É uma das poucas ocasiões onde você pode ver um Black Mage ou um Summoner soltando Limit pra ajudar num DPS run de adds das 3 alianças.

Fora isso, ainda tem as quests do Hildebrand, que são quests com enredo investigativo, focadas na comédia. Essas quests são ame ou odeie, pq depende muito do seu senso de humor, e destoam do resto do enredo. lol Dentro dessas quests vc vai fazer alguns trials, como Gilgamesh, Ultros e Typhon. Essas lutas são sempre focadas em comédia tb, com você sendo transformado em galinha no meio da luta, etc...

https://www.youtube.com/watch?v=ylx7pbPSzkQ

Primals: no primeiro arco da Main Quest vc vai enfrentar Ifrit, Titan, Garuda e Ultima. No end game abrem: Leviathan, King Moogle, Ramuh e Shiva. E todos eles abrem Hard Mode e Extreme mode. Odin é um caso a parte, mas também está presente, tanto em Trial quanto em Fate.

Dungeons: Quase todas as dungeons abrem um Hard Mode, que é uma dungeon completamente diferente, com novos inimigos e chefes, com a mesma temática da dungeon normal. Somando todas as dungeons (normais e Hard Mode), temos 31 dungeons diferentes no jogo. Muitas quests vão te fazer correr essas dungeons de novo. O jogo sempre faz sync nos níveis pra ficar balanceado e um player com equipamentos 130 não atrapalhar a progressão de um com equips 20, por exemplo.

Hunts: A partir do nível 50 vc fica qualificado pra participar das Hunts, que são monstros fora do comum que surgem nos mapas quando ocorre algum evento específico, dentro de um ciclo de tempo específico. São divididas em ranks, sendo os sem ranks e os de rank B soláveis (com quest semanal pra vc matar um B) e os de rank A e S exigindo grupos. No servidor que jogamos costumamos chamar o server inteiro pra vir matar rank A e S, assim todos pegam a recompensa (em outros servers isso não acontece). Somando todas, tem um total de 92 hunts (mas o pessoal só dá bola pros A e S msm).

Beast Tribes: São seres de outras raças, disponíveis somente pra NPCs. Você faz as quests diárias deles e vai subindo na reputação com eles, abrindo opções de comércio de itens únicos que só quem tem amizade com eles pode comprar. São no total 4 Beast Tribes.

Cross-class: Chegou no 50 com sua primeira classe? Hora de upar outras classes. No FF14 as classes se complementam com skills compartilhadas. Não é obrigatório, mas muito provavelmente vc vai ter interesse em upar outras classes pra pegar algumas skills que vão te facilitar a vida. Por exemplo, os healers tem uma skill pra reviver pessoas, e essa skill tem um cast longo (8 segundos), que dependendo da situação pode significar um wipe no grupo se vc resolver castar isso. Uma das skills de Thaumaturge é Swiftcast, que faz o próximo spell não ter cast, e essa é uma skill cross-class. Então seria muito interessante para um healer upar um thaumaturge ao menos até o nível onde vc aprende essa skill. Isso ocorre com todas as classes.

E finalmente chegamos nas profissões de Gathering e Crafting. Gathering temos Fisher, Botanist e Miner. São profissões repetitivas e leeeentas de upar. É pra upar enquanto tá assistindo um documentário do discovery. lol Agora as profissões de craft são muito fodas. São simples e complexas ao mesmo tempo. Complexas a nível de que você vai precisar montar uma rotação de skills de crafting, e usar skills cross-class pra conseguir fazer algumas coisas. Também são os crafters os responsáveis por meldar materias nos slots dos equipamentos. Cada equipamento só pode ser trabalhado por uma profissão específica. Materias aumentam status do equipamento até um certo limite, com chance de falha durante o meld, e perda da materia. Equipamentos velhos que tenham spirit bound em 100% podem ser convertidos em materias.

Tendo botanist e juntando-se a uma Free Company (guild), vc pode fazer uma horta no jardim da casa da sua free company. Com os itens da horta vc pode alimentar seu chocobo e ir upando ele até o nível 20. Também define a cor do chocobo pelo tipo de comida que vc dá pra ele. O seu chocobo pode entrar em batalha com você, e ele usa skills de acordo com a build que vc montou pra ele. É uma mão na roda pra quando vc quer jogar solo.

Agora com a chegada do Gold Saucer, entraram os mini games:

Triple triad, que pra vc juntar cartas vc precisa correr dungeons ou vencer npcs específicos.
Criação de chocobos para corrida de chocobos. Ainda nem vi como funciona, mas parece que vc tem que criar um novo chocobo e ele vai ser específico para uso em corridas.

Enfim, já tem uma infinidade de coisas pra se fazer no end game do jogo, e a square está sempre lançando mais e mais coisas.

Red XIII

Vendo os videos já me vem o pessamento "Eu nao faço ideia do que estou fazendo aqui"...  :lol:

Parece bem legal com vc falando... mas gente... 1,310 horas.. eu levaria mais de ano pra chegar nessa quantidade.
Seifer sUx

Billy Lee Black

É, realmente tem bastante conteúdo. Mas olhando o vídeo; não tem voice acting nos diálogos?

King

Só na Main Quest, infelizmente. Os players já reclamaram disso com a Square e ela respondeu dizendo que levaria muito tempo e que teria um custo elevado fazer a dublagem de todas as quests nos 4 idiomas que o jogo suporta, e que eles preferem focar em criar mais conteúdo invés de investir dinheiro nisso.

Um detalhe interessante que eu acho que não comentei é que o jogo suporta oficialmente Inglês, Francês, Alemão e Japonês, bastando só trocar nas configurações. E para que os players de idiomas diferentes possam se entender, o jogo tem um sistema de tradução com uma lista gigante de possíveis mensagens que vc queira enviar. Não dá pra fazer fofoca, mas pro gameplay em si todo mundo se entende.

Quote from: Red XIII on Feb 27, 2015, 09:54:23
Vendo os videos já me vem o pessamento "Eu nao faço ideia do que estou fazendo aqui"...  :lol:

Parece bem legal com vc falando... mas gente... 1,310 horas.. eu levaria mais de ano pra chegar nessa quantidade.

Diria que pelo menos 50% dessas horas é meu char away, ou eu deslogado com a login screen aberta (o steam contabiliza esse tempo).

Como eu disse, o primeiro arco da história da Main Quest dá pra terminar nos 30 dias que vem com o jogo, ficando com um char nível 50. Se jogar esporadicamente, como o Baha tava jogando, ou se ficar fazendo side-quest invés da main quest, precisa creditar 1 mês daí. Nesse primeiro arco vc vai jogar mais em single player, até aprender a usar a interface do jogo (que é bem complexa mesmo, principalmente pra quem joga no Joystick) e compreender as mecânicas da sua classe.

Billy Lee Black

Putz, é tentador jogar um jogo desses pelo Lore do Final  Fantasy. Mas eu não dou conta de mais um MMO.

King

http://www.youtube.com/watch?v=Y0jb2UpF8G0

Achei bem legal trazerem flying mounts pro jogo. As novas raças porém, me parecem bem feias. =(

E lá vem mais um porrilhão de cidades pros noobs se perderem. lol

Hype forte aqui. :P

night

Baixei o trial e vou usar meus 14 dias de teste pra ver qual é, mas vou jogar em console. Como te encontro pra te encher o saco King? :mrgreen:

King

Cria um char no servidor Mateus (o datacenter é o Aether) e me passa o seu nick.

Lembrando que conta trial tem uma série de limitações, incluindo não poder passar do nível 20.