Final Fantasy XIV: A Realm Reborn

Started by King, Jun 26, 2014, 15:47:56

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

King

E terminei FF14 2.0. :P

Essa semana entrou o patch 2.55 com o final da main quest. Diga-se de passagem, um puta final, com direito a uma cutscene cheia de reviravoltas, com mais de 1 hora de duração (~1h30m se contar os créditos). Praticamente um filme.

Agora o enredo continua só pra quem comprar a primeira expansão do jogo, que vai ser lançada em Junho. Vou aproveitar pra fazer uma pausa. :mrgreen:

King

Um update para aquelas pessoas que entram nesse tópico só pra ver os videos. :P

Aviso que contém spoilers, caso alguém ainda tenha interesse no jogo.

Abertura do 3.0 - Havensward:

http://www.youtube.com/watch?v=pAoBojYsuOI

Flames of Truth - A outra versão do final do 1.0, que mostra como o Bahamut foi derrotado (achei bem forçado, mas...):

http://www.youtube.com/watch?v=1xOOFCltZuc

E pro Zero, que queria uma versão pra OS X, ela vai ser lançada junto do Havensward, então a partir do 3.0 o jogo roda nas seguintes plataformas:

• PC - Windows - Box
  • PC - Windows - Download (compra direta no site da Square)
  • PC - Windows - Steam
  • MAC - OS X (ainda não disseram os pre-reqs)
  • PS3
  • PS4

Eu listei as 3 opções de compra pra Windows como plataformas separadas pq a fdp da square de fato considera como sendo versões diferentes, só que ela não coloca isso em nenhum lugar do site. Tenho um monte de amigos que perderam dinheiro comprando a versão do Steam ou a collectors edition box depois de ter comprado a versão download no site da Square.

É o mesmo jogo, mas se vc compra de um tipo, sua conta vai ser restrita aquele tipo, sem poder mudar depois. Por exemplo, se vc comprou pelo Steam, só pode comprar expansões pelo Steam. Se comprou download no site da Square, não pode depois comprar box de collectors edition, muito menos usar Steam Wallet. Não existe forma de migrar entre versões Windows, e a square é uma fdp que não faz reembolso. Todos os meus amigos que compraram errado acabaram doando a cd-key pra outro amigo.

Zero Cool

Dedu

Não se alguém mais aproveitou, mas o jogo base estava 25 reais, como ja vem 30 dias incluso acabei comprando, por essa quantia acredito que não vai fazer mal :mrgreen:

Alguém aqui anda jogando? King sei que foi o que mais jogou, mas disse que tinha dado uma pausa um tempo atrás. Estou baixando a atualização aqui. Acho que vou gostar do jogo, pois gostava bastante de WoW e ele é bem parecido, além de ser no universo de FF, que é um baita plus. Espero não viciar, ou ao menos não viciar muito hahaha.

King

Com certeza vc vai gostar, Dedu. A Square copiou as melhores coisas dos MMOs mais famosos, então ele é bem legal de jogar.

O "A Realm Reborn" vai te tomar uns 30 dias pra vc terminar a main quest e chegar no End Game.

Não sei se vc chegou a receber invite de alguém, se não tiver criado sua account na mogstation ainda, então me avisa que eu te mando o convite. Quem recebe convite ganha uns itens adicionais pra ajudar no começo de jogo.

Só tome cuidado com relação a CD keys. A CD Key do Steam é diferenciada e incompatível com as keys vendidas fora do steam, então quando vc for comprar a expansão vai ser obrigado a comprar no Steam. E também não pode comprar box e tals caso vc resolva fazer upgrade pra versão Collector's Edition. (tenho 2 amigos que perderam mó grana comprando CD keys erradas, pq ninguém avisou eles antes =/)

Outra coisa, a square faz o balanceamento de servidores de um jeito porco. Pra tentar equilibrar o número de players em cada server, ela bloqueia a criação de novos personagens nos servidores em "horário de pico" de usuários. Os servidores mais cheios costumam liberar criação de personagem só de madrugada (entre 4:00 e 6:00 da manhã BRT). E pegar server vazio vai te desanimar, a menos que vc tenha um grupo de amigos jogando. Se vc quiser madrugar pra criar o char, vc pode criar toda a aparência dele e deixar salva. Aí vc só loga de madrugada, preenche o nome e volta a dormir. :P 

Os servidores North America mais cheios e que a galera gosta mais atualmente são:

Behemoth (é o que tem mais brasileiros, pelo que me falaram, o povo até abrevia como BRmoth)
Leviathan
Gilgamesh

Eu ainda estou no Mateus, mas toda a galera que jogava comigo migrou ou pro Levi ou pro Brmoth, e os pedidos pra eu ir pro Levi tão fortes. lol

Ah sim, a Square divide os servidores por datacenter, e na hora de vc formar grupo pra ir dungeon, os grupos são formados por todos num mesmo datacenter, por exemplo: Behemoth e Leviathan ficam num mesmo datacenter, então existe a chance de pessoas desses 2 servidores se trombarem numa dungeon (volta e meia acontece com esses meus camaradas).

Das classes, todas são divertidas e vc pode ter todas num mesmo personagem, sendo que o jogo te recompensa por isso (na verdade acaba se tornando obrigatório no end game vc ter skills crossclass). As filas para dungeon são longas pra DPS, rápidas para Healers e instantâneas para Tanks, então se vc não tiver saco pra esperar... jogue de tank (Gladiator / Marauder) ou healer (Sorcerer). lol Algumas classes só são acessíveis depois que vc avançou uma certa porção do jogo, tipo Rogue, Scholar e as classes da expansão.

Enfim, acho que as dicas de iniciante que eu posso te dar são essas. O gameplay em si é fácil e vc vai aprender rápido. Qualquer dúvida é só falar. ;)

Eu to louco pra voltar a jogar, mas infelizmente to cheio de serviço e nem vou creditar agora pra não me internar no jogo de novo. :mrgreen:  Só comprei a expansão pra não perder a oferta.

Dedu

Pior que ja criei a conta, é só na criação da conta mesmo que da pra receber o convite?

Tinha criado no Mateus porque vi que você recomendou criar lá o personagem, nem cheguei a jogar muito ontem, só fiz uma quest do tutorial, ainda continuo no level 1. Se você for jogar mesmo no Levi (e não ligar de eu jogar junto haha) me avisa que eu crio um personagem lá.

Hoje devo jogar bastante, ontem não deu nem pra sentir o gostinho direito. Vou jogando no Mateus por hora pra ir entendendo melhor o jogo por enquanto hehe.

King

Olha, o Rid tá jogando sozinho no Levi e tá chorando um monte pra eu ir pra lá. Tenho outros 2 amigos no Levi tb, mas tão inativos no momento.

No Mateus tem eu e o Baha, mas o Baha dropou no nível 30 ainda... lol Disse que tava consumindo tempo demais.

O problema do Mateus que fez geral migrar é que tem poucos players e fica num datacenter onde todos os servers tem poucos players. A gente só tava jogando lá pq tínhamos camaradas que tinham começado por lá.

Ter poucos players implica em:

1) Maior tempo de espera pra formar grupos pelo Duty Finder (é o sistema que monta grupos automaticamente).

2) Dificuldade extrema pra encontrar jogadores para fazer conteúdo End Game. Pra vc ter uma ideia, quando eu jogava, se não me engano, tinham só 56 pessoas no servidor inteiro que tinham terminado as raids com mecânicas difíceis, e o meu grupo tava nessa contagem. Essas raids não podem ter grupo via Duty Finder, só via Party Finder, ou seja, só dá pra montar grupo com pessoas do mesmo server, não pega do Datacenter.

3) Se já é difícil encontrar players pra end game... imagine pra encontrar players BONS. Tinha nego que a gente kickava do grupo pq o cara não sabia nem sequer fazer a rotação de skills da classe que ele jogava. Pra raids o mínimo que se espera é que vc saiba jogar direito com seu personagem. lol

4) Dificuldade pra encontrar materiais pra craft, pq são um bando de preguiçosos e todo mundo quer comprar no market. Resultado: Preços estratosféricos pra itens bestas. Isso quando vc encontra alguém vendendo o item.

Eu dei uma passeada pelo Mateus recentemente nuns dias free que a Square deu em Dezembro. Tá um deserto aquilo lá.

Então, eu aproveitaria que vc tá no começo do jogo e faria um outro char no Levi. Se vc quiser seguir pelo Mateus não tem problema tb, mas possivelmente vc vai querer migrar quando chegar no end game. Server transfer custa 18 USD, e não pode usar Steam Wallet, são 18 dólares de verdade. E segue a mesma regra de criação de personagens, com vc tendo que acordar de madrugada pra poder fazer o transfer.

King

Ah, uma dica adicional...

Tem muito spam de vendedor de Gil. Se vc quiser se livrar disso, instala o Guildwork, que é um add-on que o pessoal usa. Aí nas configurações, na parte de Chat Filter vc adiciona essas regras:

0{3,4}\s?[kK]\b
elivery in\b
de1ivery
00K =

Isso vai bloquear palavras que usem esses termos, que são os termos principais que os bots usam pra vender gil. :P

Dedu

Valeu pelas dicas, vou criar um char no Levi então, tentei agora e já fui barrado haha, vou ver se acordo um pouco mais cedo amanhã pra criar o personagem. Dureza porque cheguei em casa empolgado pra jogar, vou ver se brinco um pouco mais no mateus só pra conhecer o jogo.

Esse guildworks parece ser uma ferramenta bem legal pelo o que eu vi, realmente tem bastante bot fazendo spam de venda de gil, vai ser bem útil.

King

Depois deixa seu nick aí pra gente te achar.

O nick do Rid no Levi é Darius Heartling.

Rid

quennhé rid

Quote from: King on Jan 26, 2016, 17:57:03
Olha, o Rid tá jogando sozinho no Levi e tá chorando um monte pra eu ir pra lá.
É mentira.

King

Tá bom, então eu fico no Mateus. :hmmlol:

Dedu

Ok, ainda não criei, mas o nome deve ser Carlos Dedu quando criar. Outra coisa, como esse é um jogo que os personagens tem roles, tem alguma que vocês acham interessante eu assumir? Já vi pelo perfil do Rid que ele é White Mage, então alguém pra fazer o healer já tem, que que vocês recomendam? Eu tinha feito Gladiator no Mateus, mas estou aberto a sugestões :mrgreen:

Baha

(um amigo meu tem essa camiseta)

King

Escolha o que vc tiver vontade de jogar, afinal o objetivo do jogo é se divertir. ;)

Enquanto eu jogava minha main class era Black Mage, mas já me falaram que tá hardcore jogar de black mage depois da expansão... então vou ver se compensa continuar ou se vou pra outra classe.

Como eu te disse, vc pode ter todas as classes. Se vc começar a jogar e ver que não curtiu, é só ir atrás da guild da outra classe e vc inicia a outra.

Todas as classes base vão até o nível 30, a partir daí vc pode pegar um Job. No momento a única classe que tem 2 jobs é Arcanist (DPS), que pode virar Summoner (DPS) ou Scholar (Healer, sim um dps que vira healer), o resto das classes o job vai ser um aperfeiçoamento da classe. Por exemplo, vc tá jogando de Gladiator, quando pegar nível 30 vc vai precisar pegar nível 15 em Conjurer (Healer) pra poder virar Paladin (Tank). Os jobs são sempre 30 níveis numa classe + 15 em outra.

Paladin é um tank mais focado em DEF, com skills que te dão defesa Física e Mágica. Tem umas skills muito úteis pra sobrevivência, incluindo várias de aumento de defesa e uma apelona que te dá invencibilidade total por 10s (obviamente tem um cool down monstruoso). As skills usam MP.

A outra opção de tank é Warrior (Marauder 30 + Galdiator 15). Ele é tank focado em DEF + STR. Um player habilidoso consegue fazer um dano razoável enquanto tanka. Tem skills pra aumentar o próprio HP máximo, aumentar cura recebida, algumas de DEF (somente dano físico) e muitas de ATK. As skills usam TP (e até vc pegar o jeito vc vai ficar com o TP zerado no meio da dungeon direto haha).

Os pontos de tank vc pode distribuir sempre em VIT (mesmo pra Warrior), que vai te garantir um HP maior.

Oh, uma tristeza dos tanks é que vc raramente vai usar seu Limit Break. Limit Break de Tank é aumento de defesa, e só é usado em situações onde o grupo fez muita merda, aí usam o limit de tank pra tentar salvar a run num momento que o Boss vai usar alguma skill que provavelmente causará wipe no grupo.

Tanks tb são os líderes do grupo. Você é quem decide pra onde o grupo vai, se vai explorar a dungeon inteira ou se vão pular alguma mecânica. Os outros players podem até discordar de vc, mas no geral ou eles te seguem ou dão rage quit e esperam 1 hora pra achar outro grupo. lol A menos que sejam pro players, não vão conseguir terminar uma dungeon sem um tank (talvez se tiver um arcanist/summoner). Também é responsabilidade do tank decorar as mecânicas e usar os cooldowns na hora certa. Se um tank morre num grupo de 4 pessoas a chance de wipe é alta.

Healers são basicamente manter o grupo vivo e se sobrar tempo fazer algum damage mínimo. No Limit break deles rola Heal / Cura de Status / Reviver o grupo todo. Assim como o limit de tank, é um limit pra consertar cagada, normalmente usado quando o grupo todo já morreu mas o healer ainda tá vivo.

O White Mage (Sorcerer 30 + Arcanist 15) é focado em Buffs + Curas fortes. Big numbers. Só que ele fica sem MP fácil se vc ficar fazendo overheal / errar cooldowns.

Scholar (Arcanist 30 + Conjurer 15) tem pet (fada) e requer um pouco mais de habilidade pra jogar decentemente. Ele é focado em regen e pequenos buffs. Pode usar 2 tipos de fada, que dão buffs diferentes. A fada fica curando o grupo automaticamente, então em dungeons low level rola mandar dar follow em alguém e deixar o char AFK e ninguém vai morrer. :mrgreen: Eles tb tem acesso as skills de DPS do Arcanist (dots), então um pro player consegue curar e ainda fazer um damage considerável. Raramente fica sem MP.

DPS são tranquilos de jogar. Vc não tem muita responsabilidade a princípio. Só bater no bicho, fazer as mecanicas, usar Limit Break no boss e gg. Limit de DPS, obviamente faz damage. A exceção era o Bard que tinha limit de Healer, mas parece que isso mudou atualmente.

Black Mage (Thaumaturge 30 + Archer 15) focado em magic damage (principalmente em área) e alguns buffs pra si mesmo. Skills alternam entre fogo (damage alto) e gelo (regeneração de MP). Só fica sem MP quando tá matando mob e faz 3 flares seguidos (black mage é a melhor classe pra matar mobs). Limit de dano mágico em área.

Summoner (Arcanist 30 + Thaumaturge 15) tem pets (mini-summons) e é focado em dots (damage over time) e debuffs. Tudo single target. Cada pet faz coisas diferentes, indo de tankar a usar magias. Nunca use o pet de tankar numa dungeon, ou vc vai irritar MUITO o tank, pq o pet tira os bichos do tank. :lol: Limit de dano mágico em área.

Bard (Archer 30 + Pugilist 15) ranged com skills de suporte pro grupo. É a única classe que pode passear pelo mapa sem parar de bater. É uma classe bem casual, mas precisa prestar atenção nos cooldowns pra fazer damage decente. Não sei ao certo como tá o limit atualmente.

Monk (Pugilist 30 + Lancer 15) acho que é o DPS mais difícil de jogar. É corpo a corpo e as skills dependem de instâncias e de vc fazer um combo nos lados certos do inimigo (atrás / lateral / frente). Vc vai ficar dançando pra fazer damage decente. Limit break de dano físico alto single target.

Dragoon (Lancer 30 + Marauder 15) antigamente era difícil de jogar pq era igual monk, mas tiraram a história de ficar batendo no lugar certo do bicho da maioria das skills. Me parece estar bem tranquilo de jogar agora. Também é uma classe corpo a corpo, mas sem as frescuras do monk. Limite break de dano físico single target.

Ninja (Rogue 30 + Pugilist 15) nunca joguei, mas é focado em corpo a corpo tb. Também tem limit de dano físico single target. Vc não pode começar o jogo como Rogue.

O Dark Knight (Tank), Astrologian (Healer) e Machinist (DPS) eu não manjo nada. Só sei que precisa da expansão e ter terminado a main quest pra poder jogar com eles.