Rage against the protagonist

Started by Baha, Sep 21, 2014, 21:15:23

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Baha

Lembrei agora de uma conversa que tive com o King outro dia, sobre protagonistas de RPGs, e o curioso fato de que não gostamos da maioria. Em geral eram outros personagens que salvavam.

Aí resolvi criar esse tópico pra falar do que achamos dos protagonistas dos games que jogamos. Não precisa se limitar a RPGs, mas vou abrir colando aqui o que falei com ele sobre os protagonistas das cosias que joguei no gênero:

Eu não tenho muita paciência pra protagonistas emos, estúpidos e mal humorados como Cloud e Squall, então jogando FF9 a personalidade e o humor do zidane soam TÃO bem vindos.

O Cecil do ff4 é meio sem sal.

Acho que gostei do Bartz do ff5.

O Tidus é um ridículo, LOL, mas ganha uns 50 pontos por não ser emo. Quer dizer, ele é até emo quando tá monologando, mas pelo menos não fica esfregando isso na cara do resto do grupo o tempo todo.

Outra coisa, eu me recuso a gostar de um personagem que não fala. ¬¬

Eu vou dar ao Rudy (Wild Arms) a honra de ser neutro com relação a ele, mas não vou quebrar minha política de não gostar de mudos por causa dele. ¬¬

Eu odeio o Crono, é só um enfeite pra grudar aquele grupo carismático junto.

Se lerem meu review de Lunar, vão saber que eu gosto MENOS de protagonistas semi mudos que de mudos. :P  O Alex seria um garoto bacana, mas ele é semi mudo e quase desprovido de personalidade, então se fudeu.

O Hiro do Lunar 2 é legal.

O Reid (Tales of Eternia) é meio mala, e as vezes age de forma bem cuzona.

O Stahn (Tales of Destiny) é legal! Mas eu não gostei muito do jogo dele...

Não lembro tanto de Tales of Phantasia, mas acho que o Cless falava... mas... não tinha personalidade nenhuma... ou algo assim.

O Claude do Star Ocean é sem sal, apesar de ter alguns traços do que parece ser uma personalidade...

O Shulk de Xenoblade é tosco, mas o resto do grupo salva.

O protagonista de Legend of  Mana é outro que fala UMA frase no jogo inteiro.

O protagonista de Phantasy Star 4... ele falava mas não lembro se tinha uma personalidade... Pelo menos eu não tinha raiva dele, então já é uma vantagem.

O protagonista de Grandia era legal. Mas meio tonto demais. Eu prefiro o Stanh em termos de protagonista tonto.

O protagonista de Grandia 2 era irritante. Tentaram dar uma personalidade pra ele mas ele ficou cuzão que nem o Reid e emo que nem o Cloud.

A protagonista mulher de Ys Origin é legal. O mago é um imbecil e o outro cara é meio tosco.

A Aya do parasite Eve eu não lembro se era legal /o\

Strife

É raro o protagonista ser o personagem mais legal, não só em jogos mas em filmes tb, por uma questão de narrativa: mesmo os protagonistas que não são mudos ou criados pelo jogador são feitos como um avatar do jogador/expectador. Por isso sua personalidade costuma ser mais abrangente, o que o transforma quase numa carta branca para que possamos experimentar o mundo e os personagens mais interessantes à sua volta. Recentemente até a Cracked fez um vídeo sobre isso, mas com foco em filmes e séries, mas creio que se aplica muito mais aos jogos pela sua natureza interativa.

As exceções costumam ser os jogos que são praticamente um estudo de personagem do protagonista. Por isso que RPGs como FFVII ou Shadow Hearts são alguns dos poucos RPGs em que o personagem principal é interessante, pois tudo gira em torno do seu desenvolvimento, enquanto na maioria dos casos o protagonista é alguém que se vê junto a outros para combater um mal maior: no caso, o jogador que se envolve com personagens mais interessantes para cumprir os objetivos do jogo.

Já deixei de me preocupar muito com isso, pois o que funciona ou não depende do jogo. Chrono Cross, por exemplo, só funciona como uma crise existencialista porque o Serge é o jogador, e não um personagem. Ali, o protagonista mudo é a ferramenta narrativa ideal. Em outros jogos, não funciona muito bem (povo elogia Half-Life por isso, mas eu acho péssimo nesse aspecto, apesar de adorar HL2). Bioshock (o primeiro) usou esse artifício de forma genial.

Não ajuda muito o fato dos RPGs japoneses serem influenciados demais por tropes de anime/manga shonen, em que o protagonista quase sempre, invariavelmente, é o mesmo tipo de personagem (um rapaz meio bobo que quer proteger todos com sua força de vontade e eventualmente descobre o valor da amizade).

Billy Lee Black

Protagonistas que achei legais:
- Geralt do The Witcher é o melhor protagonista existente disparado!!!! Se alguém não jogou essa série ainda, deveria fazê-lo.
- O Meis do Thousand Arms, mulherengo que só, hehehe;
- O pai no Nier;
- Reid do Tales of Eternia;
- Nathan Drake da série Uncharted;
- o Prince do Prince of Persia Sands of Time e do Prince of Persia 2008;
- O Justin no Grandia 1;
- Hiro do Lunar.

De cabeça no momento lembro desses.

Quanto aos protagonistas ruins, nada barra o Edge do Star Ocean The Last Hope. Aliás, praticamente todos os personagens desse jogo são retardados...

SunStar

Gosto bastante do Lloyd Irving de Tales of Symphonia. Alias, todos os personagens do jogo são bem elaborados e possuem pelo menos uma característica marcante. Por outro lado, a continuação do jogo, Dawn of the New World, tem o pior protagonista que já vi, o Emil...

King

Nossa, o Meis do Thousand Arms foi o melhor protagonista que já vi. :lol: Era muito hilário, e de longe o melhor personagem do enredo. É a melhor exceção a regra que consigo me lembrar.

O Justin tb era legalzinho.

Billy Lee Black

Quote from: King on Sep 25, 2014, 22:09:33Nossa, o Meis do Thousand Arms foi o melhor protagonista que já vi. :lol: Era muito hilário, e de longe o melhor personagem do enredo. É a melhor exceção a regra que consigo me lembrar. O Justin tb era legalzinho.

Esse jogo era bom demais e surreal. Pra melhorar as suas armas você tinha que paquerar as mulheres do grupo pra aumentar a afinidade com elas, hahahaha. Era muito divertido isso.

Strife

Urgh, Thousand Arms foi uma das piores decepções da vida. Esperava um puta jogo e considero um dos RPGs mais lixos do PS1. Não há senso de humor que salve aquele sistema de batalhas asqueroso. Não posso nem opinar do protagonista dele pois tudo que lembro é de como o jogo era ruim haha

Billy Lee Black

Era nada, era muito legal! O sistema de combate era diferente, mas eu achei legal :D

King

Normalmente eu discordo do Billy, mas... dessa vez dou-lhe a razão. Eu gostava do TA e gostava bastante do sistema de batalhas. Os loadings incomodavam um pouco, mas o sistema em si era divertido, e já tinha dublagem durante o uso de skills e summons, algo meio que raro pra época.

A trilha sonora tb é ótima. Os pontos fracos do jogo eram o World Map e o design dos personagens fora de batalha... Mas dava pra jogar.

Gamersnake

Também tô nessa. TA era ótimo, e prefiro o sistema de batalhas dele ao de alguns Final Fantasies por aí...  :mrgreen:

Strife

Mau gosto generalizado aqui. Thousand Arms é um dos piores RPGs que joguei na vida :P

Sistema de batalhas tosco e loadings horríveis até pra época. Impossível de sequer jogar.

Seifer Almasy


LordCloudStrife

Normalmente gosto dos protagonistas mesmo, e odeio o resto  :hmmlol:

Cloud e Chrono sao um dos melhores protagonistas existentes.

TA era bacana os personagens, bastante comedia, oque estragava o jogo era o sistema de batalha de fila, prolongava demais as lutas.