Main Menu

Nvidia DSR

Started by Gynoug, Oct 27, 2014, 10:38:09

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Gynoug

Alguém mais aqui chegou a testar este sistema DSR da Nvidia, dos novos drivers, que permite fazer downsampling de resoluções maiores para as do monitor?

http://www.geforce.com/hardware/technology/dsr/technology

Acho que o intuito do sistema é para jogos mais antigos, eu teste aqui com o Sonic All-Star Racing e Just Cause 2. Coloquei para renderizar os jogos em 4K e depois passar para a resolução do meu monitor (1440x900). Os dois jogos ficaram lindo demais, mesmo ficando um pouco mais borrado a textura (acho que tenho que ajustar o filtro, esta em 33%). Ficando precisando nada de anti-aliasing deste jeito.

O problema é que tenho uma placa de entrada, então o frame rate ficou na oscilando nos 20-30fps,   que dá aquela sensação de trava ruim.

Baha

Isso não é essencialmente o esquema de anti-aliasing por supersampling?

De fato, o resultado é o melhor possível.

Gynoug

Sobre o Supersampling em AA, eu não sei. Só sei que quando tentei Supersampling em AA ficou impraticável usar, somente com Multisampling eu consigo.

Mas penso que o problema é a falta de potencia da minha placa em ambos os casos. Mas que me pareceu menos dependente de potencia o DSR com relação ao AA-Supersampling, isso sim.

Dedu

Downsampling e SSAA são basicamente o mesmo conceito mesmo na teoria, mas na pratica eles são diferentes, eu só não sei dizer porque :mrgreen:

Mas da pra perceber porque existem vários jogos que são incompatíveis com SSAA (praticamente tudo que é DX9), alem do que downsampling você consegue fazer com qualquer jogo praticamente, mesmo os que não suportam anti-aliasing. O resultado é animal mesmo, os jogos ficam muito nítidos e sem serrilhado nenhum. Meu hardware também não da conta infelizmente, mas no próximo upgrade vou tentar visar algo pra rodar pelo menos os jogos mais leves em 1440p -> 1080p.

Recomendo quem interessar ver esse tópico de screenshots da NeoGAF. http://www.neogaf.com/forum/showthread.php?t=743719
Tem uns animais, parece outro jogo até de tão bonito que fica. Olha uma do FFXIII em 4K por exemplo.

night

:o

Que incrível esse negócio... Esse tópico da neogaf faz tu ter vontade de montar um pc gamer até.

King

E aí está a diferença entre jogar num pc (pra jogos) e num console. :P

Billy Lee Black

Tá, mas com hardware decente fica jogável? Ou é lento e só pra apreciar?

Baha

É, pelo que eu lí, esse tal DSR pega como base a ideia de supersampling/downsampling mas faz algumas coisas de um jeito diferente pra ficar mais leve, e jogável.

Dedu

Mas mesmo fazendo downsampling usando as ferramentas que já tinha, tipo a do Durante em com uma VGA tipo uma GTX 770 pra cima da pra jogar uma boa gama de jogos em 4k/60fps ou pelo menos 1440p/60fps. Só os jogos mais pesados que complica, e mesmo assim, se não ligar de jogar em 30fps da pra jogar a esmagadora maioria. Mas eu optaria por 60 ainda assim hehe.

Baha

Eu quero é um monitor 4k de no máximo 24" ¬¬

King

Eu testei em alguns jogos aqui e o resultado desse DSR não foi exatamente o que eu esperava.

No Mortal Kombat Komplete não vi diferença gráfica alguma. No FF14 além de não ter visto melhora tb, ele bagunçou tudo a HUD e o ponteiro do mouse sumiu.

Outra desvantagem que vi é que só dá pra vc ligar esse efeito se o jogo estiver em fullscreen. Windowed Fullscreen não pode (e isso fode com quem tem 2 monitores).

Gynoug, aqui o GeForce Experience não detectou o Sonic & All Stars Racing Transformed como sendo compatível. Como vc fez?

Edit:

Já descobri. Tem que criar uma resolução custom pro monitor. Isso tb resolve o caso do Windowed Fullscreen.

No Sonic & All-Stars Racing Transformed realmente dá pra notar a diferença gráfica. E fica perfeitamente jogável.

Gynoug

King: eu costumo instalar os drivers sem o GE e fazer direito nos drivers ou pelo Nvidia Inspector (onde eu já deixo cada jogo configurado).

E não testei em 4K, mas até o Crazy Taxi (que é um port horrível pra PC), ficou mais bonito.

Do tópico da Neogaf, as fotos do FFXIII, ProjectCars e Mordor ficaram lindos demais.

Edit:

Fui fazer mais testes e achei estranho que alguns jogos ficam travados num certo frame-rate, mesmo que a GPU esteja com potencia sobrando ainda. Jogos como Virtua Tennis 4, Cod:MW e SFvsTekken ficam em 29,90fps o tempo todo.

Já Castle of Illusion fica travado em 19,90fps.

O único que ficou normal em 60fps foi OutRun2006.