Main Menu

Orgulho de ser brazileiro

Started by feles, Jan 12, 2015, 16:34:16

Previous topic - Next topic

0 Members and 3 Guests are viewing this topic.

feles

Porra, tentei no google e não achei.

Perguntem para alguem perto de voces talvez.... existe motivo para ter orgulho de ser brazileiro?
Tipo, apenas existe algum??? Qual??????

Pensei em
natureza: acredito isso apenas demonstra a falta de conhecimento de minha parte. Natureza é linda em tudo que é lugar, baseio isso no fato que o globo inteiro é predominantemente verde quando visto de satelite.
err.... bem... só?
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

King

Natureza é mais na questão climática, acredito. Por mais que odiemos os dias de calor extremo, a maioria dos outros países tem que viver meses e meses debaixo de neve (principalmente Canadá / países nórdicos). Imagine vc tendo que sair pra ir trabalhar todo dia assim, tendo que jogar agua quente no carro todo dia pra tirar a neve, tirar a neve da frente da sua casa todo dia com uma pá, ou ficar congelando numa parada de ônibus. Claro que esse clima quente não é exclusivo do Brasil, mas... somos um dos felizardos. E se está quente demais, fique rico e compre ar condicionado. lol

Do ponto de vista da comida, também acho que somos felizardos, afinal somos uma grande fazenda pro mundo. O preço de comida saudável (leia: frutas, legumes, verduras ou carnes não processados) são altíssimos na maioria dos países da Europa e da Ásia. Quer deixar qualquer gringo feliz no Brasil? Leva ele numa churrascaria. Eles costumam não acreditar que podem realmente comer a vontade por um preço fixo, e na variedade de carnes que é servida. Se vc for pra outro país, dificilmente vai encontrar tudo o que tem no Brasil, por um preço acessível. Lembro de terem comentado comigo que uma mera maçã na França custava 5 euros. Suco natural em outros países? Praticamente não existe... o mais próximo que vc acha é suco industrializado, tipo esses Del Vale, ou aqueles em pó tipo Tang.

Mas enfim, somos um país sub desenvolvido. Não vai achar muitas vantagens aqui que não haja coisa melhor lá fora em termos tecnológicos, ou produtos que dependam de tecnologia para serem produzidos (tudo hj em dia?).

Billy Lee Black

Boa pergunta. Fora os benefícios geográficos, não tenho orgulho de mais nada.

feles

Quote from: King on Jan 12, 2015, 17:53:11
Natureza é mais na questão climática, acredito. Por mais que odiemos os dias de calor extremo, a maioria dos outros países tem que viver meses e meses debaixo de neve (principalmente Canadá / países nórdicos). Imagine vc tendo que sair pra ir trabalhar todo dia assim, tendo que jogar agua quente no carro todo dia pra tirar a neve, tirar a neve da frente da sua casa todo dia com uma pá, ou ficar congelando numa parada de ônibus. Claro que esse clima quente não é exclusivo do Brasil, mas... somos um dos felizardos. E se está quente demais, fique rico e compre ar condicionado. lol

Do ponto de vista da comida, também acho que somos felizardos, afinal somos uma grande fazenda pro mundo. O preço de comida saudável (leia: frutas, legumes, verduras ou carnes não processados) são altíssimos na maioria dos países da Europa e da Ásia. Quer deixar qualquer gringo feliz no Brasil? Leva ele numa churrascaria. Eles costumam não acreditar que podem realmente comer a vontade por um preço fixo, e na variedade de carnes que é servida. Se vc for pra outro país, dificilmente vai encontrar tudo o que tem no Brasil, por um preço acessível. Lembro de terem comentado comigo que uma mera maçã na França custava 5 euros. Suco natural em outros países? Praticamente não existe... o mais próximo que vc acha é suco industrializado, tipo esses Del Vale, ou aqueles em pó tipo Tang.

Mas enfim, somos um país sub desenvolvido. Não vai achar muitas vantagens aqui que não haja coisa melhor lá fora em termos tecnológicos, ou produtos que dependam de tecnologia para serem produzidos (tudo hj em dia?).

Imagine o transtorno de ter de jogar agua quente no carro antes de ir trabalhar?!
Tipico problema de primeiro mundo.

Imagem de um onibus de porto alegre. Um dos 2 (4 se ida e volta) que pego no dia a dia costuma ser pior que isso.
O outro é basicamente assim, da Carris.

Ar condicionado por outro lado custa... 30x menos que um carro para comprar. E manter.
Esse tenho, o calor não me assusta quando saio do onibus.

Pensei em concordar com a comida, apenas lembri que o melhor... tudo-menos-carne vem de fora.
Tudo.
O café que posso tomar aqui é uma piada para o paladar quando barato, ou dolorido de caro em dolce gusto, ou Starbucks SE por acaso eu viajar para o Rio / SP.
Chocolate?
OI preço do cacau está fazendo nosso chololate de leite ficar impossível de caro tb. Infelizmente, com isso chocolate da europa, onde usam cacau, subiu tb ... portanto não como mais chocolate.
Sei lá... é realmente, carne é tri. Com Coca.

Beleza.
No brazil carne é bom.

Otimo - já estou com 1 ponto positivo, mais que eu pensei ser possível.

E pq disso agora?
Apenas uma conversa com um colega.... tipo assim, se existe UMA vantagem.
Ele tb mencionou carte hoje a tarde, e morreu em carne,

Eu não quero tecnologia, eu quero... ALGO
Não tenho tecnologia, porem tenho.... o que?
Crime, corrupção, roubo, imposto, falta de saude, tranporte publico
...
cidades agradaveis de viver, muitos parques, lazer, tranquilidade, futuro, paz?????...... PORRA O QUE?????
Cultura?? Educação?? Prosperidade?? Esperança??? Investimentos?? Planejamento para mudança????

SunStar

A única coisa que via possível citar tomou uma piaba de 7 a 1 ano passado. E ainda é algo relativo...

Só vejo uma alternativa...

Spoiler

Ah me veio uma: pirataria fácil :D

feles

...Noticias como essa que me trouxeram o assunto ontem.

http://ceticismo.net/2015/01/12/museu-nacional-fecha-por-tempo-indeterminado-por-falta-de-faxineiro/#more-12372

Dia a dia nosso. Nesse caso coicidencia, apenas li hoje.

King

Chocolate é produto industrializado, feles. Pensa em fazenda, que é o que somos, e aí vc vai ver o que a gente exporta pro mundo.

Café é meio relativo pq existem diversos tipos com gostos diferentes... Se for café moído na hora, eu acho que o nosso não é ruim. Agora o café industrializado que vc compra no supermercado, já vi reportagem de acharem até caco de telha no meio. :mrgreen:

Edit:

Ah sim, e claro, por "orgulho" não estou entendo "somos os melhores do mundo" e sim "isso é bom aqui". Se vc estiver procurando algo que seja exclusivo brasileiro e que seja melhor que o resto... aí fica mais difícil. lol

Billy Lee Black

Opa, lembrei de algo: culinária!

Eu acho a comida brasileira bastante diversificada. E sou um dos adeptos do tradicional feijão com arroz, hehehe.

Mas também não posso afirmar isso categoricamente. O único país que já fui e comi por lá, fora o Brasil, foi o México. A comida lá é muito boa também, mas a brasileira é bem melhor.

E o que o King falou sobre frutas é verdade. Meus tios moraram por 3 anos no Japão e confirmaram que fruta lá era uma das coisas mais caras que tinha.

Zanza

Buenas gente, apenas para acrescentar, historinha pessoal...

Minha irmã e o marido voltaram a 15 dias da Austrália, após 2 anos e o testemunho deles e justificativa para voltar foi basicamente:
Contras:
1- No caso da Austrália, o visto deles era de estudante. Por serem brasileiros não poderiam trabalhar, desta forma os únicos empregos eram aqueles considerados subempregos (garçom, camareira, babá, na construção civil, limpeza) e como estavam irregulares o salário era inferior ao dos locais ou com visto de trabalho;
2- Alimentação. De modo geral, como citado pelo King e pelo Billy, basicamente todos os brasileiros reclamam do custo, falta de variedade (tipos de pratos em geral,  frutas, aqui se inclui tudo, desde arroz com feijão, até brigadeiro, coxinha, sucos). E mesmo quando é possível cozinhar a falta ou necessidade de substituir um que outro ingrediente não deixam os pratos iguais (ou "saborosos").
3- Custo/dificuldade para renovação de visto. Devido a crise que continua na Europa de modo geral, o número de imigrantes é muito grande, como o ensino brasileiro (mesmo superior) é considerado de baixa qualidade é necessário "validar" seu diploma (quando nível superior) ou efetuar cursos técnicos (que existe para praticamente tudo), porém o preço para estrangeiros é muitas vezes maior do que para os locais (chegando a mais de 10x). Sendo assim o país tem dificultado propositalmente a renovação dos vistos, aumentando os custos constantemente.
4- Saudades e falta da família. Basicamente este é um dos principais motivos para o retorno e principalmente para o meu cunhado foi o que pesou.

De contras relevantes acredito que seja isso.

Prós:
1- Qualidade de vida. Indiscutível, como o feles destacou, mesmo ganhando muito menos existe transporte de qualidade (geralmente), segurança (mesmo com crimes estes são diferentes e em menor número), parques, educação e respeito.
2- Mesmo com salário inferior é possível "ter" coisas, o preço em geral (tirando comida) é muito menor, o que facilita em muito obter seus bens.

Resumindo:
A menos que se consiga se encaixar nas "profissões desejadas", que diversos países informam através de listas liberadas geralmente uma vez por ano nos sites de suas embaixadas. Dificilmente a pessoa irá conseguir um trabalho que não seja como o citado, além da necessidade de ficar atento as questões particulares de cada local em relação a visto.

Porém, mesmo assim, após a conversa que tive com ela a conclusão que tirei foi: Ela poderia ter "aguentado" mais 3 anos e solicitado o visto permanente. O que após gerado daria liberdade e facilidade para efetuar cursos e procurar uma vaga melhor. Devia ter ficado.

Sinceramente, acho que se a pessoa tem a oportunidade deve ir, mesmo que fique 1, 2, 5 anos e volte. Nada tira a experiência. Não fui porque perdi a minha oportunidade, mas ainda está nos meus planos, porém agora distante pois falta $$$ para me organizar com algo deste porte. E fiquei especialmente decepcionado pois ano passado foi liberada a lista da Austrália e justamente aquilo que faço para viver era uma das profissões procuradas.

night

Não existe orgulho de ser brasileiro, o país é maravilhoso geograficamente e acaba aí. Apesar de ser um país relativamente "novo", o povo nunca deixou a merda ir pra frente. Eu moro numa cidade que é excessão para o resto do país, considero a qualidade de vida daqui excelente, mas o custo de vida é bem alto, e não está livre de problemas encontrados em outras cidades. O transporte público que já foi referência internacional está cada vez mais saturado, é tanta gente vindo de SP e do restante do Norte do país que a cidade está virando um caos a cada ano que passa.

Tirando casos raros, se ganha pouco, os impostos são absurdos em tudo, e os políticos são TODOS bosta.

Se eu tivesse oportunidade não pensaria duas vezes para ir para outro lugar melhor, mas como não tenho e também não me esforço pra isso, o jeito é se contentar e tentar tornar a vida menos ruim.

Gynoug

Desculpem, mas ter orgulho por causa de... comida! Não dá. Os pratos que são considerados os mais saborosos, são por influencia da imigração. Agricultura? O potencial do país é subutilizado já pela falta de desenvolvimento daqui, e como se já não fosse ruim, deram 4 mandatos para a esquerda fuder o que tinha.

Eu não consigo imaginar algo para ter orgulho com relação a este país, pois acho que nunca experimentamos isso. É algo meio surreal para nós, algo distante e estranho.