Main Menu

Steam via Game Stream

Started by King, Jun 21, 2015, 18:03:51

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

King

Nessa última semana vieram me falar sobre as maravilhas do modo In-Home Streaming do Steam. Um camarada tava usando num notebook de trabalho e tals e isso me chamou a atenção.

Pra quem não conhece, o In-Home Streaming faz streaming dos jogos do seu pc, através do Gamestream da Nvidia, para outro dispositivo, que pode ter capacidade de processamento gráfico limitada, como notebook, celular, raspberry pi, etc., permitindo vc jogar em outros pontos da casa sem ter que levar teu hardware pra lá. Nunca botei fé que esse sistema funcionasse direito... mas funciona!!

Instalei o client (moonlight) no meu bom e velho Raspberry Pi, lá na sala. A instalação deu um pouco de trabalho pq ainda não tem binário pronto e o Pi é uma lerdeza pra compilar. Perdi um dia aí, só pra compilar os pacotes pre-reqs. Depois de instalado foi só alegria. Configurei meu joystick facilmente e consegui fazer o streaming em 768p (resolução nativa da minha tv) sem engasgos, ou input delay perceptível. Em 1080p já deu um pouco de lag, mas acho que ainda seria jogável. Parece que no Raspberry Pi 2, que tem um hardware melhorzinho, não rola engasgo algum.

O legal é que dá pra iniciar tudo via SSH do meu computador, então não preciso nem sequer levar mouse e teclado pro Pi, só plugo o joystick e já estou no modo Big Picture do Steam.

Mais alguém aqui já usou esse sistema de In-Home Streaming?

night

Legal que chegou aos pcs já. Ainda mais rodando em um Raspberry, bem surpreendente. :O

Aqui eu jogo games do PS4 no Vita via streaming também, funciona bem, os controles se adaptam sozinho na maioria dos jogos, e dependendo de onde estou consigo jogar fora da rede local inclusive.

Sei que o Xbox one vai ter algo nesse sentido também com o Windows 10.

Existe client pronto já pra rodar em pc e jogar via stream em outro?

Dedu

Eu cheguei a testar mas faz bastante tempo, final de 2013 ou começo de 2014, não lembro direito, quando saiu o primeiro beta. Na época funcionava muito bem já, mas pra jogar viável jogos com timing mais preciso só usando LAN mesmo. Você testou usando o wifi ou com cabo de rede?

Vou fazer um teste aqui, antes eu tinha uma Radeon também e ela não dava conta direito, parece que o lance de streaming do shadowplay da Nvidia é muito superior.

King

Quote from: night on Jun 21, 2015, 19:13:19
Existe client pronto já pra rodar em pc e jogar via stream em outro?

Tem sim. O próprio Steam faz Client/Server. Pra jogos não-steam esse moonlight deve quebrar o galho (apesar que pra windows eles usam Java - eca...). Não cheguei a testar entre 2 pcs, mas deve ser fácil. O Rid tava usando pra jogar Final Fantasy 14 no serviço dele. Ele instalou o client no notebook da empresa e tava fazendo o stream via internet. (Aí laga um pouco, mas mmo com server americano já é lagado por natureza, então w/e).

Quote from: Dedu on Jun 21, 2015, 22:47:39
Eu cheguei a testar mas faz bastante tempo, final de 2013 ou começo de 2014, não lembro direito, quando saiu o primeiro beta. Na época funcionava muito bem já, mas pra jogar viável jogos com timing mais preciso só usando LAN mesmo. Você testou usando o wifi ou com cabo de rede?

Cabo. Não rola fazer esse tipo de coisa por wifi. Wifi sempre tem latência alta / perda de pacotes. Via cabo ficou perfeito. Deu pra jogar jogo de luta (testei com o KoF 98) sem nenhum problema.

Billy Lee Black

Entrei aqui animado com a proposta. Mas brochei quando vocês falaram que via wifi não rola =(

Gynoug

Nunca testei e estou bem por fora... mas vou dar uma olhada também.

Dedu

Testei novamente. Testei no wifi e melhorou horrores, joguei Shadow of Mordor e o input delay era quase nulo, além da qualidade de imagem ficar muito boa mesmo. O problema é que vira e mexe da umas osciladas, trava por 1 segundo e depois retorna. Isso ai atrapalha bastante. No meu caso acho que é por causa do adaptador wifi do meu PC ser bem meia boca, já que essas osciladas acontecem jogando Dota as vezes. Mas acho que com um router legal e bons adaptadores deve ficar quase perfeito.

Melhorou muito da primeira vez que testei, fiquei impressionado.

Billy Lee Black

Rapaz, se isso for mesmo pra frente, eu volto a comprar um desktop pra deixar no escritório e ligar um raspberry na sala \o/

King

Então Billy, é o que o Dedu falou. Funciona por Wifi, mas vc fica a mercê da oscilação de sinal que é típica do Wifi. Isso eu acho que os caras não tem como arrumar. Acho que vc deveria testar e ver se rola no seu ambiente. Se vc tiver 2 notebooks (1 com gpu da nvidia), vc já consegue testar. Se o desempenho estiver dentro do esperado, aí vc investe nos hardwares.

Aqui em casa a latência fica na casa dos 350ms no wifi, quando não rola perda de pacotes, contra 1ms no cabo. E isso que o nosso roteador atual é uma bosta. Um roteador bom, com adaptadores de rede decente devem reduzir bem essa latência. Ainda assim, dependendo do jogo rola jogar mesmo com um pouco de lag.

Dedu, vc direcionou 64~128mb da ram do Pi pra memória de video? Isso ajuda ainda mais a reduzir engasgos, caso eles sejam causados por gargalo de processamento no Pi. E a grande melhora foi pq o client do pi foi portado de Java pra C. Usar java no Pi é quase que um pecado.

Dedu

Não usei o Pi pra fazer streaming, usei um notebook mesmo. O problema é certeza que é rede, não processamento, meu adaptador de wifi do PC é bem ruim, to querendo passar um cabo de rede até o meu quarto pra me livrar dele.