Dúvidas com uso de Receiver no meu HT (feles?)

Started by Billy Lee Black, Jun 19, 2015, 08:54:35

Previous topic - Next topic

0 Members and 4 Guests are viewing this topic.

Billy Lee Black

Então finalmente consegui montar meu primeiro Home Theater. É um 5.1 e o receiver é o Harman Kardon 1510.

Mas to mais perdido que tudo com essa bagaça. O controle e as funções estão longe de serem intuitivas. E o manual é muito ruim. Como minhas dúvidas provavelmente são muito idiotas, não quis perguntar no HT Forum pra não ser zuado  :mrgreen:

Se alguém puder me ajudar, eu agradeço:

1) Quando o receiver está direcionado pra alguma das portas HDMI, eu não consigo fazer mais nada pelo controle. Aperto botão de ligar e botão de desligar e nada. Aperto o menu e nada. Aparantemente, só consigo desligar o receiver colocando na função de Rádio AM/FM. Isso é normal?
2) Quando finalmente consigo fazer funcionar o botão Off, o receiver ainda assim não desliga. Aparece uma mensagem que ele está entrando em Sleep Mode. Que diabos de modo é esse? É pra deixar nesse modo mesmo? Ou tem alguma forma de efetivamente desligar ele?
3) É possível fazer o receiver ligar/desligar a minha TV e o receiver ao mesmo tempo?

Agradeço quaisquer ajudas  :P

feles

1. Acredito que desabilitando o HDMI-CEC no receiver (ou tv?) isso pare
2. Minha aposta: é desligado. Como a TV, que "desligado" ela dorme. Sleep tem certamente a função de aceitar comandos por HDMI-CEC, portanto ele não deve desligar 100% nunca mesmo.
3. Sim, estude manuais  (Tv e HK) procurando por HDMI-CEC
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Billy Lee Black

Valeu, feles, vou pesquisar sobre isso aqui :D

Billy Lee Black

Feles, mais uma dúvida:

Você sabe configurar a frequência de crossover das caixas de som? Eu to lendo no google, mas não to entendendo nada desse troço.

As minhas caixas têm as seguintes especificações:

As 5 caixas de som: Frequency Response: 150Hz – 20kHz (–6dB)

Subwoofer: Frequency Response: 46Hz - 250Hz (–6dB)

Qual deveria ser a frequência de crossover deles???

feles

Frequencia das caixas é ruim, 150.
O que ocorre: abaixo de 150hz o som para de passar nas caixas, e vai para o woofer.
No mundo ideal e super-caro tuas caixas são full, suportam 20hz. Nesse mundo todo o som vai para onde deve ir: o diretor que decide quando o som deve ir para o teu woofer e apenas nesse caso que ele vai.
No mundo pobre: o diretor continua decidindo o que deve ir para o woofer. Mas tu é pobre, tuas caixas não aguentam explosões, ou musica pesada. Tu configura teu receiver para que tudo que seja pesado, abaixo de uma certa frequencia, vai para o woofer, pois esse é mais forte.

Isso é possível pois som grave não é direcionado: um woofer em um canto faz tu SENTIR o som mais que ouvir. São as batidas que tremem teu acento. Tu não tem como dizer "ará, venho dali o som", teou ouvido não identifica a fonte.
Mas no mundo pobre nos fodemos: quando colocamos uma frequencia mais alta, escutamos corretamente o som vindo do woofer. Eu tinha um que eu matava em 120 ou 140hz e notava isso constantemente. Hoje, em 70, não noto mais (ou até noto mas muito raro e não distrai). Nesse mundo as vezes fica estranho escutar um cara falando e a voz saindo da central e do woofer, AINDA MAIS ESTRANHO se teu woofer estiver em um canto. Dica da minha vida: nesse mundo pobre faz tudo que for possível para o teu subwoofer ficar centralizado, no meio da TV.

Tuas opções:

1. se tu colocar abaixo de 150 tuas caixas vão sofrer: podem dar ruido pois elas não suportam frequencia baixa. Se não der ruidos tudo bem... mas elas estão fazendo mais que podem. Elas VAO estourar com alguns anos de uso pois o grve que está chegando nelas é muito pesado.
2. Coloca a frequencia em 150. As caixas teoricamente suportam. Com isso existe a chance de elas estourarem com longo tempo de uso de graves, mesmo destro das especificações. Nunca coloco as minhas nesse ponto devido a isso: elas são 60, eu mato em 70. Dar folga.
3. Coloca 160 ou mais. Isso é para o cagão pobre, fazer as caixas durarem o máximo. O problema em colocar 160 (até 150 deve ser notavel): voz. Pega um Morgam Freeman da vida, a voz é pouco mais grossa. Quando essas pessoas falarem tu vai escutar, eventualmente, a voz saindo do woofer.

Billy Lee Black

Quote from: feles on Jul 09, 2015, 10:19:26Frequencia das caixas é ruim, 150. O que ocorre: abaixo de 150hz o som para de passar nas caixas, e vai para o woofer. No mundo ideal e super-caro tuas caixas são full, suportam 20hz. Nesse mundo todo o som vai para onde deve ir: o diretor que decide quando o som deve ir para o teu woofer e apenas nesse caso que ele vai. No mundo pobre: o diretor continua decidindo o que deve ir para o woofer. Mas tu é pobre, tuas caixas não aguentam explosões, ou musica pesada. Tu configura teu receiver para que tudo que seja pesado, abaixo de uma certa frequencia, vai para o woofer, pois esse é mais forte. Isso é possível pois som grave não é direcionado: um woofer em um canto faz tu SENTIR o som mais que ouvir. São as batidas que tremem teu acento. Tu não tem como dizer "ará, venho dali o som", teou ouvido não identifica a fonte. Mas no mundo pobre nos fodemos: quando colocamos uma frequencia mais alta, escutamos corretamente o som vindo do woofer. Eu tinha um que eu matava em 120 ou 140hz e notava isso constantemente. Hoje, em 70, não noto mais (ou até noto mas muito raro e não distrai). Nesse mundo as vezes fica estranho escutar um cara falando e a voz saindo da central e do woofer, AINDA MAIS ESTRANHO se teu woofer estiver em um canto. Dica da minha vida: nesse mundo pobre faz tudo que for possível para o teu subwoofer ficar centralizado, no meio da TV. Tuas opções: 1. se tu colocar abaixo de 150 tuas caixas vão sofrer: podem dar ruido pois elas não suportam frequencia baixa. Se não der ruidos tudo bem... mas elas estão fazendo mais que podem. Elas VAO estourar com alguns anos de uso pois o grve que está chegando nelas é muito pesado. 2. Coloca a frequencia em 150. As caixas teoricamente suportam. Com isso existe a chance de elas estourarem com longo tempo de uso de graves, mesmo destro das especificações. Nunca coloco as minhas nesse ponto devido a isso: elas são 60, eu mato em 70. Dar folga. 3. Coloca 160 ou mais. Isso é para o cagão pobre, fazer as caixas durarem o máximo. O problema em colocar 160 (até 150 deve ser notavel): voz. Pega um Morgam Freeman da vida, a voz é pouco mais grossa. Quando essas pessoas falarem tu vai escutar, eventualmente, a voz saindo do woofer.

Putz, cara, muitíssimo obrigado! Acho que to entendendo isso agora. O fdp que instalou o Home deixou em frenquencia de risco então pras caixas (deixou 100Hz pra todas). E realmente eu já percebi ruído na caixa central.

Mas então, na config do receiver eu tenho que estabelecer a frequência de crossover pra cada caixa e para o sub. Pelo que você falou, tenho que colocar o crossover de 150 Hz pra cima para as caixas. Mas e pro sub? Eu coloco 150Hz também?

Ah sim, esqueci de mencionar que as caixas traseiras são diferentes. A especificação delas é:

Frequency Response: 38Hz – 20kHz (–10dB)

Isso quer dizer que para as caixas de trás eu devo colocar o crossover de 38 Hz pra cima?

feles

Tem de ver se essas tuas caixas trazeiras não são melhores que as frontais, normalmente as de traz sao iguais ou maior na frequencia minima, não menor. Pensa na logica: além de um monte de coisa que interfere na qualdiade, claro, essa caixas podem passar qualquer som de 36hz até 20khz.
E sim. O sub suporta tudo até 46. Coloca ele no valor que inciar as caixas, ou seja, se termina em 150 as caixas ele deve iniciar em 150. (e o som que vier abaixo de 46hz, os mais graves de todo, o receiver não vai fazer som algum ou apenas um ruidinho besta, normal isso, tem de ser caro para baixar dos 30 eu acredito)

sim, 38 para cima. Ta grande nesse valor. Coloca 50 que está ótimo.

Billy Lee Black

Quote from: feles on Jul 09, 2015, 11:52:41Tem de ver se essas tuas caixas trazeiras não são melhores que as frontais, normalmente as de traz sao iguais ou maior na frequencia minima, não menor. Pensa na logica: além de um monte de coisa que interfere na qualdiade, claro, essa caixas podem passar qualquer som de 36hz até 20khz. E sim. O sub suporta tudo até 46. Coloca ele no valor que inciar as caixas, ou seja, se termina em 150 as caixas ele deve iniciar em 150. (e o som que vier abaixo de 46hz, os mais graves de todo, o receiver não vai fazer som algum ou apenas um ruidinho besta, normal isso, tem de ser caro para baixar dos 30 eu acredito) sim, 38 para cima. Ta grande nesse valor. Coloca 50 que está ótimo.

Sim, as caixas traseiras são melhores. São daquelas de embutir no teto.

Mas o sub eu devo colocar em 150 Hz também? Não seria perto dos 46 Hz, visto que o é a faixa mínima dele? 

Achei que tinha entendido , mas acho que não :(

feles

150. E ele vai tocar tudo entre 150 e 46. Abaixo de 46 é onde ele morre, é o limite dele.
Ele aguenta de 250 até 46. Acima é agudo demais para ele. Abaixo ele é simples, não suporta, vai apenas tocar fora/desconsiderar o que vier abaixo de 46.

Billy Lee Black

Blz! Mas só pra entender direito isso:

O mínimo das caixas ser de 150 Hz, quer dizer que essa é a frequência mínima que elas aguentam, certo? Quando eu coloco 150Hz no crossover das caixas, eu to falando pro receiver jogar tudo que for abaixo disso pro Subwoofer, certo?

Agora, o que a frequência de crossover do Sub quer dizer? É o contrário das caixas? Eu to especificando a frequência máximo pro sub operar? Ou seja, se eu colocar o crossover do sub pra 150Hz,  tudo que for acima de 150Hz ele joga pras caixas?

feles

Certo.

E certo.

E sim, tu poderia colocar overlap - por exemplo, se tuas caixas suportassem 30hz poderia ser interessante cololcar o limite delas em 30, e o woofer em 60, para assim tu fazer o som mais pesado sair tantos das caixas como do subwoofer.
Por isso que são 2 medidas distintas e não apenas uma.

Billy Lee Black

aaaah, agora tudo faz sentido \o/

Valeu, feles, mais uma vez muito obrigado!