Main Menu

Emulação atual de PS2

Started by Baha, Nov 08, 2015, 17:04:09

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

Baha

Apesar da adição de última hora da série Persona, minha lista tirando o atraso em JRPGs (e similares) de PS1 está praticamente concluída. E agora chegou o momento de eu montar e jogar a lista de PS2!

Eu tinha pensado em arranjar um PS2 e jogar direto nele, só que poder dar uma filtrada e melhorada nos gráficos é sempre bom e agora que estou com uma máquina que possivelmente vai dar conta resolvi que também vou emular tudo, assim como fiz com o PS1.

Mas eu estou por fora há algum tempo da situação da emulação do console e o último tópico falando disso parece que não é comentado já faz um tempinho...

Qual o melhor emulador atualmente? Ainda é o PCSX2?

Eu preciso usar a BIOS com ele, certo? E parece que há várias versões pra BIOS de PS2. Qual é indicada eu pegar e onde posso arranjar ela?

Alguma dica de configuração não-óbvia que pode me ajudar a ganhar desempenho e/ou qualidade?

Strife

Baha, eu instalei o PCSX2 aqui e tá perfeito, só não jogo pq minha carroça de PC não aguenta nada acima de PS1/N64, coisa que pretendo remediar ano que vem. Achar as BIOS e configurações são muito fáceis, só lembro de pegar o primeiro tutorial que vi e seguir os passos.

Configuração de gráfico não tem uma específica, vai depender do jogo, mas a interface é bem simples de usar. Aquela coisa, quanto mais próximo do PS2 original melhor o desempenho, mas numa máquina boa, dá pra pegar jogos e melhorar bastante e ainda rodando melhor que o original.

Ainda tenho alguns jogos devendo da minha biblioteca de PS2 (Front Mission 5, Persona 4 etc), ano que vem será o ano de finalizar isso pra mim.

Qual a sua lista de pendências, já fez?

Baha

O emulador faz uso muito pesado de processador ou consegue fazer um bom aproveitamento de placa de vídeo? Porque apesar de ser razoavelmente recente e bem competente, meu processador é um "mero" i5.

Sobre a lista, ainda não fiz. Assim que eu tiver paciência vou percorrer a lista completa de games de PS2 no gamefaqs e ir adicionando os que me interessarem. Alguns já constam, ainda desordenados, naquela lista completona de "coisas pra eventualmente jogar" que eu postei algumas páginas atrás no tópico de jogos.

Strife

Quote from: Baha on Nov 08, 2015, 17:22:43
O emulador faz uso muito pesado de processador ou consegue fazer um bom aproveitamento de placa de vídeo? Porque apesar de ser razoavelmente recente e bem competente, meu processador é um "mero" i5.

Sobre a lista, ainda não fiz. Assim que eu tiver paciência vou percorrer a lista completa de games de PS2 no gamefaqs e ir adicionando os que me interessarem. Alguns já constam, ainda desordenados, naquela lista completona de "coisas pra eventualmente jogar" que eu postei algumas páginas atrás no tópico de jogos.

O meu também é i5, mas é um notebook que não possui placa dedicada, então no meu caso pesa sim o uso do processador. Impossível de jogar a maioria dos jogos.

Se quiser, essa é minha lista de RPGs terminados de PS2, é a maioria deles na verdade haha, como falei só falta Front Mission 5, Persona 4 e uns outros pingados como Dual Hearts (se é que ainda aguentarei jogar isso atualmente), e obviamente não tem os que eu considerei ruins demais pra terminar (como Jade Cocoon 2 e Unlimited Saga), mas te ajuda com os RPGs pelo menos:

63. Arc the Lad: Twilight of the Spirits
64. Atelier Iris: Eternal Mana
65. Baldur's Gate: Dark Alliance
66. Baldur's Gate: Dark Alliance 2
67. Breath of Fire V: Dragon Quarter
68. Dark Cloud
69. Dark Cloud 2
70. Dawn of Mana
71. Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King
72. Final Fantasy X
73. Final Fantasy X-2
74. Final Fantasy XII
75. Front Mission 4
76. Grandia II
77. Grandia III
78. Grandia Xtreme
79. Growlanser II: The Sense of Justice
80. Growlanser III: The Dual Darkness
81. Kingdom Hearts
82. Kingdom Hearts II
83. Legaia 2: Duel Saga
84. Lord of the Rings: The Third Age, The
85. Megaman X: Command Mission
86. Odin Sphere
87. Persona 3
88. Radiata Stories
89. Rogue Galaxy
90. Romancing SaGa: Minstrel Song
91. Samurai Legend Musashi
92. Shadow Hearts
93. Shadow Hearts II: Covenant
94. Shadow Hearts: From the New World
95. Shin Megami Tensei III: Nocturne
96. Shin Megami Tensei: Digital Devil Saga
97. Shin Megami Tensei: Digital Devil Saga 2
98. Star Ocean 3: Til the End of Time
99. Stella Deus: The Gate of Eternity
100. Suikoden III
101. Suikoden IV
102. Suikoden V
103. Tales of Legendia
104. Tales of the Abyss
105. Tsugunai: Atonement
106. Valkyrie Profile 2: Silmeria
107. Wild ARMs 3
108. Wild ARMs 4
109. Wild ARMs 5
110. Wild ARMs: Alter Code F
111. Xenosaga Episode I: Der Wille zur Macht
112. Xenosaga Episode II: Jenseits von Gut und Bose
113. Xenosaga Episode III: Also sprach Zarathustra
114. Ys: The Ark of Napishtim (Ys VI)

Baha

Bela lista. Vai ajudar bastante.

Notei que não tem nenhum dos .hack aí. Não gostou deles, não sentiu interesse ou esqueceu?

Strife

Não gostei.

Joguei o primeiro .hack e achei péssimo, avancei quase nada, mas ainda dei uma chance para o primeiro .hack G.U. (acho que é isso, são duas séries no PS2) que melhorou muito mas ainda assim é repetitivo demais e desisti com algumas horas.

Mas eu diria que, tendo tempo, é um jogo que eu revisitaria pra ver se minha opinião muda (somente o .hack G.U., não a série original). Tinha coisas interessantes ali, mas é repetitivo demais. As dungeons são todas corredores iguais, inimigos variam pouco, e mesmo os sistemas de jogo legais estavam atrás de interfaces ruins e pouco intuitivas.

Ainda tenho esse interesse pq os jogos são feitos pela CyberConnect2, que fez Silent Bomber, um dos meus jogos favoritos do PS1 (e que infelizmente, além de Asura's Wrath, quase que só faz jogo de Naruto hj em dia).

Dedu

Emulação de PS2 usa mais a CPU mesmo. A GPU só pesa pra valer se você aumentar a resolução nativa do jogo. Acho que tem um ou outro caso que ela faz bastante diferença na performance. Se você tiver um i5 bacana deve dar conta do recado tranquilo. No caso do Strife, o i5 deve pesar pelo fato de esses processadores de notebook serem mais focados na eficiência energética e não no desempenho.

De configuração o máximo que você vai ter que fuçar um pouco são os speedhacks que da pra habilitar, mas isso só se o jogo tiver rodando lento, e todos eles tem descrições bastante esclarecedoras sobre o que faz e qual o possível impacto. Só pegar o ultimo nightly la e ser feliz.

Baha

É, acho que não terei problemas pra emular PS2.

Acabei de fazer um teste com FFX e ele rodou cravado em 60fps (durante o pouco que joguei) o tempo todo na resolução interna que eu setei pra ele.

PS: E é impressionante como esse é um jogo que envelheceu BEM!

Billy Lee Black

Vai jogar PS2, Baha? Vixi, mermão, vai levar a vida toda nele. Saiu MUITO jogo bom pra ele. Vou postar os meus preferidos:

- Xenosaga episódios I, II, e III
- Shadow Hearts 2 e 3
- FFX
- Kingdom Hearts 1 e 2
- Persona 4
- Dragon Quest VIII
- Suikoden III e V
- Grandia III
- Front Mission 4
- Legaia 2
- Wild Arms 4

E se for jogar algo fora de RPG, esses aqui são imperdíveis:

- Shadow of The Colossus
- ICO
- Zone of The Enders 1 e 2

Se eu lembrar de mais algum eu posto aqui.

Baha

Felizmente dos seus não rpgs eu só não joguei ico!  E concordo plenamente no resto (mas zoe 1 é meio chatinho)

Billy Lee Black

ZoE1 é bem simples mesmo e o 2 é muito melhor. Mas eu gostei de ambos  :D

Quanto ao ICO, releve o gráfico e jogabilidade mais simples. É um jogo com uma experiência fantástica, IMO. E ele é curto.

Ah, e lembrei de mais alguns não RPGs legais:

- Bujingai
- Onimusha 3
- Sword of Etheria

Ah sim, e no PSX me lembrei de dois RPG tactics que eu gostei muito: Vanguard Bandits e Saiyuki Journey west. Já jogou?

Strife

Concordo com o Billy quanto ao Saiyuki: Journey West, terminei recentemente e é muito bom mesmo, diria que é um dos melhores SRPGs do PS1 até. Já o Vanguard Bandits acho tosquinho, mas nem investi muito nele.

Lembrei que tem alguns outros RPGs de PS2 que receberam patch de tradução muito depois (como FM5) e ainda preciso jogar: o remake do primeiro Phantasy Star e o remake de Dragon Quest V.

Quote from: Baha on Nov 08, 2015, 22:42:50
Acabei de fazer um teste com FFX e ele rodou cravado em 60fps (durante o pouco que joguei) o tempo todo na resolução interna que eu setei pra ele.

PS: E é impressionante como esse é um jogo que envelheceu BEM!

FFX é um jogo leve no PCSX2, eu tentaria um jogo pesado como Shadow of the Colossus, God of War II ou MGS3 para ver os limites da seu computador na emulação ;)

E engraçado, FFX é um jogo que quanto mais fico velho, menos gosto. Cada vez que re-jogo ele acho mais e mais defeitos. Só o sistema de batalhas continua top pra mim, mas caiu muito no meu ranking geral da série.

Se for falar de não-RPGs não é fácil tb, o PS2 é cheio de jogo foda em tudo que é gênero, e muita coisa desconhecida/underrated. Alguns que lembro de cabeça aqui:

God of War 1 e 2
Metal Gear Solid 2 e 3
Okami (obra-prima)
Shadow of Rome (um dos melhores jogos da Capcom para o PS2 que ninguém jogou)
Viewtiful Joe (só o primeiro, pode ignorar a continuação)
Tenchu 3: Wrath of Heaven (o melhor da série, e o Tenchu Kurenai/Fatal Shadows é muito bom tb)
Shinobido: Way of the Ninja (considero esse jogo mais Tenchu 4 do que o próprio Tenchu 4 que saiu para Wii)
Code of the Samurai (só saiu na Europa, mas recomendo demais, character designer de Rurouni Kenshin e um sistema de combate original, diferenciado e extremamente divertido)
Ace Combat 4, 5 e Zero (todos excelentes, mas o 5 é o melhor)
Darkwatch
XIII
Burnout Dominator (todo mundo só fala do 3 ou do Revenge, mas pra mim o melhor disparado é esse)
Castlevania: Lament of Innocence (ignore o Curse of Darkness, que é uma merda)
Psi-Ops: The Mindgate Conspiracy
Way of the Samurai (apenas o primeiro e absolutamente nenhum outro)
Final Fantasy VII: Dirge of Cerberus (podem falar o que quiser, mas achei um ótimo jogo de ação apesar do enredo fraco)
Drakengard (na verdade como jogo é marrom, mas o mundo, enredo e fases do dragão compensam)
Genji: Dawn of the Samurai (fantástico, pena que cagaram na continuação de PS3)
Steambot Chronicles
Klonoa 2: Lunatea's Veil (o melhor plataforma do PS2)
Rez (a coisa que mais me falta do X360 é não poder mais jogar Rez HD)
Disaster Report e Raw Danger (Raw Danger é Disaster Report 2 no Japão)
Legacy of Kain: Soul Reaver 2
Legacy of Kain: Blood Omen 2
Legacy of Kain: Defiance (sim, sou puta da série, gostei até do BO2)

Esse Sword of Etheria que Billy mencionou é um queridinho underrated, peguei na onda de pessoal do fórum (nem lembro quem mais), mas infelizmente achei muito, muito ruim. Jogabilidade travadíssima, desisti na primeira fase. O visual e a ideia são legais, mas a execução... meh.

Baha

Cara, eu terminei castlevania lament of innocence e odiei com todas as forças do meu estômago aquilo.

Strife

Sério? Pra mim foi o único Castlevania 3D divertido e decente que teve até sair o Lords of Shadow. Fiz 100% nele até.

OST foda:

https://www.youtube.com/watch?v=Ox2uW5Y6rj0

https://www.youtube.com/watch?v=5skhBmzOS90

Baha

Tinha algumas músicas bacanas, mas uma tentativa totalmente morna de transição da jogabilidade da série pra 3D + uma história ridícula (pros padrões da série!!!) e contada de forma extremamente tosca + um level design totalmente preguiçoso e que jogava fora qualquer imersão e sensação de que aquilo era de fato um castelo... Não deu... Sinceramente (MESMO) eu gostei bem mais dos de N64. Eles podiam ter limitações técnicas e falhas de execução, mas os conceitos eram perfeitos.

Fui dar uma olhada na série .hack (já que alfabeticamente é a primeira que aparece procurando pro JRPGs de PS2) e fiquei perdido com a quantidade de títulos dessa coisa. Quase todos interligados com séries/ovas de anime e com uma ordem altamente complexa pra jogar E assistir as coisas de forma a pegar a história na ordem certa... Acho que vou deixar isso num canto pra um futuro distante em que eu estiver com MUITO tempo livre.