Emulação atual de Saturn

Started by Baha, Nov 15, 2015, 14:34:56

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Baha

Boa tarde amegueenhos!

Agora que estou com a emulação de PS2 devidamente configurada pra quando eu chegar lá, lembrei que há coisas que eu quero jogar ainda da geração PS1, mas de outro console, o Sega Saturn! Mais especificamente Panzer Dragoon Saga! (Falando nisso tem uma ou outra coisa que preciso jogar de Mega Drive também...)

Sobre emulação de Saturn eu estou BEM por fora. Testei uma vez há alguns anos pra jogar Guardian Heroes e Radiant Silvergun, mas não lembro nem mesmo o nome do emulador que usei.

Então... valem as mesmas perguntas do tópico de PS2, alguém pode me ajudar?

Strife

Então, emulação de Saturn ainda é uma merda comparada com PS1, PS2 etc.

Tem dois emuladores que "prestam", o SSF e o Yabause. Recomendo baixar os dois pq provavelmente vai ter jogo que roda em um e não roda em outro etc. Dentre eles o melhor é o SSF, mas o Yabause se mostra melhor na compatibilidade de alguns jogos (apesar de ser podre em recursos). Dá pra jogar, mas emulação de Saturn ainda dá um pouco de trabalho (e não deve melhorar muito, vejo pouco interesse, boa parte dos projetos tão largados).

Recomendo testar:

Albert Odyssey: Legend of Eldean
Astal
Burning Rangers
Dark Savior
Guardian Heroes
Legend of Oasis
Magic Knights Rayearth
Radiant Silvergun
Shining Force 3 (apenas o Scenario 1 foi traduzido oficialmente, mas creio que existe patchs para os Scenarios 2 e 3)
Panzer Dragoon
Panzer Dragoon Zwei
Panzer Dragoon Saga

Eu tenho que tirar o atraso da maioria ainda, pois dou muito azar com emuladores de Saturn. Só devo testar de novo quando trocar de PC.

Seifer Almasy

Pessoal do MAME agora tão pegando pesado na emulação desses aparelhos, cada versão nova que sai, ta ficando melhor... porém longe de ser jogável ainda e sabe-se lá quando será.

Como já foi dito, Yabause ou SSF mesmo, tu podia tentar o Girigiri Hack se tu achar pra baixar e tiver uma maquina com o Windows XP, muitos jogos rodavam legal nele

Baha

Bom, como o próximo JRPG que pretendo jogar é Panzer Dragoon saga, resolvi pegar o SSF e toda a série Panzer Dragoon junto, já que eu só tinha jogado (e me encantado com) Panzer Dragoon 2 Zwei em locadora na época em que ele saiu, em torno de 20 anos atrás.

Levei umas horas pra conseguir rodar o primeiro Panzer Dragoon direito nele, mas a boa notícia é que o resultado final parece perfeito.

A principal dificuldade que eu tive começou com o fato de que o emulador não roda os games direto da imagem de CD, sendo preciso montá-las ou gravá-las. Mas o emulador tem sérios problemas de compatibilidade com os softwares de montagem!

Se o CD for montado com o esquema padrão do Windows ou usando o WinCDEmu, as duas alternativas mais simples e "limpas" para isso, o emulador simplesmente não reconhece como um CD válido.

Dentre os softwares que montam de forma que ele reconheça, o clássico Daemon Tools hoje em dia é um antro de Spywares, então não tive coragem de instalar aqui. A versão antiga dos bons e velhos tempos dá pau na hora de instalar, provavelmente por incompatibilidade com Windows 10.

O Virtual Clonedrive não trabalha com MDS/MDF, e eu precisei converter pra ISO para que ele pudesse montar. O emulador inicia o jogo, mas entre crashes para a Bios, algumas telas simplesmente resolvendo não carregar e ficando pretas, e fase ficando sem música de fundo quando finalmente tem a boa vontade de carregar, eu considerei injogável. Em especial eu fiquei com medo de a falta de música ser um problema normal da emulação, pois era simplesmente inaceitável jogar a primeira fase sem isso: https://www.youtube.com/watch?v=0rz-SlHMtkE&index=42&list=FLYrnVJ_3jWOt5TfqGhuZeng

No fim das contas, o Alcohol 52% conseguiu montar diretamente do MDS/MDF e a emulação resultante ficou perfeita. A única coisa triste é o estado arcaico da emulação gráfica, incapaz inclusive de renderizar as coisas numa resolução interna maior que a nativa. Meu deus, o Saturn era PÉSSIMO com 3D. Os caras tiraram leite de pedra no jogo tentando compensar a falta de capacidade técnica do console com visão artística. Infelizmente é difícil o resultado parecer, na maioria das vezes, alguma coisa melhor que uma salada de pixels estourados.

Uma coisa que me deixa triste é que, já que eu estou tentando jogar a série, isso deveria incluir Panzer Dragoon Orta... mas é um jogo do primeiro XBox, e é surpreendente o quão inexistente é o cenário da emulação dele, ainda mais levando em conta a similaridade da arquitetura dele com a de um PC! E esse jogo nunca teve nenhum re-release para plataformas mais modernas. É muito triste.

Baha

Uma atualização, coloquei Panzer Dragoon 2 pra rodar no Yabause. Achei o Yabause (após conseguir fazer funcionar) bem melhor que o SSF como software. Ele tem hotkeys que podem ser usadas quando você está jogando em tela cheia, roda os jogos direto das imagens de CD sem precisar montar e permite alterar a resolução interna de renderização, o que usa sua placa de vídeo no modo OpenGL e funciona muito bem. Eu estive jogando em 4K sem problemas.

Os pontos negativos são que o som dele é pior que o do SSF e há um problema estranho para usar controle de Xbox 360, que inclusive foi a dificuldade que eu tive pra fazer o jogo rodar. Aparentemente os jogos não inciam se você usar o driver de controle padrão que ele te sugere (SDL). Trocando para DirectX funciona, mas aí além de eu não conseguir mapear nada pros gatilhos, durante o jogo apertar muita coisa muito rápido as vezes o controle surta um pouco e reconhece errado alguma direção ou fica "travado" em outra até você soltar o direcional por um momento. Ainda assim é jogável, pois ao se acostumar com isso você aprende a evitar isso e a reconhecer quando acontece e se recuperar rapidamente.